Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

fui sacrificado numa piramide asteca

A sociedade é uma abstração... Um jogo de sobrevivência, enquanto todos não se enojarem de seu próprio egoísmo, de sua preguiça, de seu amor pelas facilidades erguidas sobre o lombo dos desfavorecidos, dos infelizes. Não é uma sociedade. É um bando.

Há um outro conceito de valor que é: a humanidade e a vida. Sob estes valores deveria ser erguer a tábua de valores de uma futura sociedade e não sob o a vontade incessante de dinheiro, da aparência, da moda, das facilidades... Do ego...

É preciso vomitar esse mal do mundo de dentro de si mesmo. É preciso muito menos pra viver. Mas VIVER muito mais, também é necessário.

E eu devia reduzir essa bosta de computador ao seu devido lugar, ou seja, um pouco, só um pouco mais importante que a televisão e menos, muito menos, que a geladeira ou o fogão...
 
E Ecuador, vc arrisca dizer como vai ser essa iluminação?
Porque dentro de um fórum de enteogenia é onde há um foco de psiconautas. E muitos já tiveram experiências profundas de desprendimento, de conexão una e etc. Nessas andanças vc já vivenciou algo do tipo, segundo relato que li há alguns dias em algum tópico no qual há uma referência sua ao estado de Silêncio.

Eis o paradoxo: no estado de Silêncio importa a família? Importam as pessoas que amamos? Ou aquele estado é tão completo em si mesmo que todos os laços sociais são só pequenos detalhes pouco ou nada importantes? Se a humanidade evoluir para a iluminação, ao mesmo tempo evolui para o fim da vida social, pelo menos desse modelo que herdamos. Então o que estamos buscando afinal em nossas atitudes sociais se não a manutenção da distância que nos separa do estado de completude?

Socialmente falando a iluminação seria devastadora. Posses? Esquece. Consumo? Esquece. Sexo? Esquece. Pra não fugir do tema do tópico, é um sacrifício...

Um futuro modelo de sociedade que tenha evoluído, espiritual e culturalmente, do atual ainda será recheado de defeitos. E ainda: se a iluminação passa pela ideia de união com o todo, como seria possível unir toda a humanidade dentro de determinados valores e condutas com tanta diferença cultural e tanto espaço geográfico aparente e isolado? Já deu, não tem volta.

Mirador, Insider, Lysergic, Figura, não falo de ignorar a sociedade. Viver como um ermitão é como ser revolucionário, só muda de lado, apesar que o ermitão pelo menos sabe como conservar mais sua energia. Eu falo de valor. Volto a questão: o que vcs buscam passa necessariamente pelo modelo de sociedade? É preciso atuar e se dedicar a essa sociedade para atingir o que vcs buscam? Se a resposta é sim, fico por aqui. Pergunto se vale a pena apostar as fichas nesse modelo de sociedade milenar, velho, sujo e cego e ter alguma esperança de mudança enquanto as poucas décadas de suas vidas passam brevemente.

O que é mais importante: a mudança ou a desconstrução? Remodelar ou recomeçar? Amadurecer ou renascer?

Eu acho a enteogenia o verdadeiro milagre desse mundo. Tão grande é o mundo perceptivo que passamos a descobrir e é inevitável a consciência de que vivemos num mundo tão pequeno, onde quase a totalidade das nossas ações não leva a nada. Já estamos tão imersos nesse caldo de repetições, remodelagens e criações horizontais que caminham em círculos que só uma boa dose de enteógenos pra nos verticalizar. Não me importa mais essa sociedade e sigo vivendo nela, trabalhando para o meu sustento, consumindo para o meu conforto, amando para o meu prazer. Eu não sirvo a sociedade, eu me sirvo dela enquanto esse jogo durar.

O que foi dado já foi dado, o que foi mostrado já foi mostrado. não tem volta. Eu aposto no novo, eu aposto no fim, eu aposto na morte.

A Enteogenia é o grande milagre!
 
A Enteogenia é o grande milagre!

Por você eu tiro a máscara de palhaço (que caga balões, segundo o vídeo), afinal não é tão engraçado brincar com você. :)

Eu me vejo dentro de uma sociedade, não tenho interesse em ser hermitão como L. M. Turreau foi, a realidade é que estou aqui, em sociedade para lutar junto de vós por alguma coisa que também me traz satisfação. Ontem notavelmente discuti feio com o visinho que estava tentando eliminar/sacrificar/assassinar umas tiribas só porquê elas roeram o fio da antena dele (para fazer ninho). Depois de quase comer os olhos do "coléga", com a idéia de comprar ou fazer uma proteção para as fiações chegamos a um acordo e por incrível que pareça, ele topou, amanhã vou lá com ele procurar materiais (Paciência, necessária paciência). Então, a luta é isso, dentro da sociedade lutar para ajudar, ajuda consciênte, sinto-me bem lutando em sociedade pela vida e assim vivo, como você, em sociedade, pela sociedade.

A sociedade não é ruim, vai depender de como você luta dentro dela, lute para o bem e torne ela benéfica.

Sobre as importâncias que você citou, nenhuma se sobrepõe a outra em importância. Como um todo são consequências das nossas ações (consciêntes ou não) como sociedade, que podera quem sabe vir a desencadear a latencia de alguma(s) dela(s). Como um todo (se não todas) estão ocorrendo de alguma maneira em algum lugar, com um grupo de pessoas, ou uma pessoa que seja, caso estejam ocorrendo, podem vir a se tornar grande parte da realidade da sociedade, pois enquanto não há extinção dos pensamentos, há chances de a roleta virar para novos rumos.

De verdade, gosto muito de ti, os enteógenos mudam as pessoas de dentro para fora, se a sociedade mudar por consciência própria, acredito que será da mesma forma (não necessáriamente com enteógeno). Minha função como a de qualquer outro, é esta, ajudar a sociedade a se ajudar, não a seguir atrapalhada.








obs: não vale a pena assistir o video da Lian!
 
E Ecuador, vc arrisca dizer como vai ser essa iluminação?
Porque dentro de um fórum de enteogenia é onde há um foco de psiconautas. E muitos já tiveram experiências profundas de desprendimento, de conexão una e etc. Nessas andanças vc já vivenciou algo do tipo, segundo relato que li há alguns dias em algum tópico no qual há uma referência sua ao estado de Silêncio.


Ah, a Iluminação.

O convidado sempre aguardado mas que não chega.

Para alguns a Liberação deste plano e de suas dualidades.

Ou a Salvação e a entrada no Paraíso.

Tantos conceitos e palavras para aquilo que só conseguimos vislumbrar algumas poucas vezes e depois se vai, aumentando a sede.


Eu prefiro histórias com finais felizes, então gosto de pensar que a iluminação, a transcendência definitiva, está aqui, entre nós, a uma respiração ou colada às nossas sombras. E que todos nós a alcançaremos algum dia, por diversos caminhos, vidas. Que a conquistaremos por trabalho árduo ou simplesmente tropeçaremos nela. E várias outras opções. E que nos encontraremos todos lá, embora talvez não já não venha a ter importância nenhuma.

Nos perderemos no Bramhan. Ou ficaremos de joelhos aos pés de lótus de Khrisna. Ou adentraremos o Céu cristão e sentraremos à direita do Pai. Ou conheceremos o Nirvana. Ou seremos o Tao. O que não tem nome.


Mas embora as palavras e as teorias sejam um meio para chegar lá, são somente passos para a completude final.

Não respondi o que você perguntou, mas como poderia? Estou aqui buscando, como todos nós. Mas sempre podemos conversar sobre o “mundo onde tudo aconteceu e tudo é sabido”.
 
O sacrifício interno e pela sociedade eh o que vale, mesmo um pequeno sacrifício como esse do figurinha com seu vizinho mala :eek:
Concordo que enquanto não há extinção dos pensamentos, há chances de a roleta virar para novos rumos.

O sacrifício do surtur pode ser uma representação arquetípica..

Não há pq assumirmos uma postura separativista e egoísta se somos parte do todo..

Tbm prefro histórias com finais felizes, mas essas saum tbm relativas.. e acredito mesmo que quanto menos eu for em busca da iluminação, mais perto eu chegarei dela, poi eh algo que escapa das mãos e da própria idéia de poder.. a trascendência tah na lufa-lufa do cotidiano ordinário, acho mto mais fácil tropeçaremos nela.. talvez seja o agora puro e cruo com td a sua simplicidade e fluidez, sem os estorvos da mente que nos fazem ter essa idéia errônea do trabalho arduo.. eh possível trabalhar com prazer e ímpeto e aprender mto mesmo com as bads.. por isso eh que eu agradeço mto mais as bads que as viagens coloridinhas e bunitinhas..
 
Mas sempre podemos conversar sobre o “mundo onde tudo aconteceu e tudo é sabido”
valeu Ecuador

o que eu vejo é que a completude é realmente completa, apesar da redundância, conceitos, familias, pessoas etc não existem, no outro lado, apenas qdo a gente descobre que elas são partes do nosso desenho da realidade
é cada um de nós mudando as peças do jogo em tempos diferentes e tudo se conclui no mesmo momento, mas não necessariamente no mesmo tempo, cada estágio, que inclui as bads tb são parte da história total
viver em sociedade também é parte do que faz a gente chegar lá, e o nesse modo o tempo é composto de "segundos"
essa ansiedade por a gente não perceber pequenas mudanças...
como vai ser depois? queria muito saber, a minha trip só percorre até um certo ponto
 
Estou aqui embaixo da pirâmide juntando as cabeças que rolam.

Quando encher um saco delas vou levar devolta aí em cima, se virem com elas !
 
Eis o paradoxo: no estado de Silêncio importa a família? Importam as pessoas que amamos? Ou aquele estado é tão completo em si mesmo que todos os laços sociais são só pequenos detalhes pouco ou nada importantes? Se a humanidade evoluir para a iluminação, ao mesmo tempo evolui para o fim da vida social, pelo menos desse modelo que herdamos. Então o que estamos buscando afinal em nossas atitudes sociais se não a manutenção da distância que nos separa do estado de completude?

Socialmente falando a iluminação seria devastadora. Posses? Esquece. Consumo? Esquece. Sexo? Esquece. Pra não fugir do tema do tópico, é um sacrifício...

Não chegamos nesse estágio ainda, precisamos escalar um degrau de cada vez, a ideia de evoluir na sociedade não é que todos viremos santos e esqueçamos o que é sociedade, acredito que seja apenas vivermos a vida social de verdade e não essa invenção de democarcia e que estamos contribuindo para o nosso maravilhoso quadro social.
Precisamos evoluir a ponto de que as vontades sejam respeitadas e que as idéias sejam livre e não direcionadas ou massificadas, deve haver educação para formar seres humanos conciêntes de si mesmos, dá sociedade a sua volta e não apenas repetidores de conhecimento inútil.
Não sou religioso, mas tudo se resume à: Faça aos outros o quer pra você.
Quando esse conceito estiver enraizado nas pessoas ai podemos começar a pensar em evoluir para esse plano ai que você citou!
 
Estou aqui embaixo da pirâmide juntando as cabeças que rolam.

Quando encher um saco delas vou levar devolta aí em cima, se virem com elas !

Lok, você me lembra Mui a vida como ela é! :)

Os comentários estão produtivos, parabéns aos participantes!

VICTOR, concordo com você em relação à evolução, em que todas as vontades devem ser respeitadas, minha dúvida é se essa evolução apesar de um auto nível de compreenção pode vir a ser realmente funcional, e o principio "faça aos outros o que gostaria que fosse feito por/para você" pode ser bem bacana mesmo, mas por algum motivo, EU ACHO (com possibilidade de erro) que estamos seguindo um caminho que tem nos levado a um grande desvaneio, gostamos e deixamos de gostar muitas "coisas", umas semelhantes, outras não. Na natureza como ela, esta(s) regra não existe, sendo de certo modo algo bastante conflitante as vezes, equilibrado na maior parte dos casos, mas conflitante.

Talvez necessitemos de uma evolução genética que nos torne realmente iguais, para então deixarem de existir os "machos alfa". Ou que faça todos virem a ser como os atuais "machos alfa"

Se fossemos como um grande formigueiro a nossa sociedade seria bacana, quem pode reproduzir reproduz, quem pode cavocar, colher plantas e cultivar fungos que o faça, quem pode defender e limpar o formigueiro que o faça! Mas faça por todos, compreendendo e respeitando a função de todos, pois todos recebem suas limitações e suas funções. Ainda que um formigueiro onde o respeito é mutuo, ele ainda sim precisará de soldados, precisa enfrentar a fome do grande tamanduá (um dos exemplos, eu sou o outro), bem como as formigas vão sempre viver a vida em que ocorrem alguns "sacrificios" como ela certamente é!
 
Lok, você me lembra Mui a vida como ela é! :)

Os comentários estão produtivos, parabéns aos participantes!

VICTOR, concordo com você em relação à evolução, em que todas as vontades devem ser respeitadas, minha dúvida é se essa evolução apesar de um auto nível de compreenção pode vir a ser realmente funcional, e o principio "faça aos outros o que gostaria que fosse feito por/para você" pode ser bem bacana mesmo, mas por algum motivo, EU ACHO (com possibilidade de erro) que estamos seguindo um caminho que tem nos levado a um grande desvaneio, gostamos e deixamos de gostar muitas "coisas", umas semelhantes, outras não. Na natureza como ela, esta(s) regra não existe, sendo de certo modo algo bastante conflitante as vezes, equilibrado na maior parte dos casos, mas conflitante.

Talvez necessitemos de uma evolução genética que nos torne realmente iguais, para então deixarem de existir os "machos alfa". Ou que faça todos virem a ser como os atuais "machos alfa"

Se fossemos como um grande formigueiro a nossa sociedade seria bacana, quem pode reproduzir reproduz, quem pode cavocar, colher plantas e cultivar fungos que o faça, quem pode defender e limpar o formigueiro que o faça! Mas faça por todos, compreendendo e respeitando a função de todos, pois todos recebem suas limitações e suas funções. Ainda que um formigueiro onde o respeito é mutuo, ele ainda sim precisará de soldados, precisa enfrentar a fome do grande tamanduá (um dos exemplos, eu sou o outro), bem como as formigas vão sempre viver a vida em que ocorrem alguns "sacrificios" como ela certamente é!

Se fôssemos um formigueiro só no planeta inteiro, não nós preocupariamos com os predadores! (por enquanto!!!rsrs)

Já estamos conflitando com a natureza faz tempo e se todos estiverem juntos em um só porpósito, daria pra se adequar novamente a ela.

Os leões estão em extinção na africa!
 
Já estamos conflitando com a natureza faz tempo e se todos estiverem juntos em um só porpósito, daria pra se adequar novamente a ela.

Os leões estão em extinção na africa!

A vida parece de um determinado ponto de vista ser um sacrificio, mas não somente. Se sacrificios naturais não ocorrem, ocorrerão os sociais. A nossa verdade parece ser de que substituimos parcialmente a impiedosa seleção natural pela NOSSA seleção social (que também ocorre em outras espécies).
Os Tigres e Leões estão enfrentando alguns riscos, mas "o homem, lobo do próprio homem" não, e assim continua a batalha.

Ecuador disse:
Muito grato pelo tópico! :)
 
eu sinceramente discordo q "todos os seres humanos são iguais" e discordo mto mais que "todas as vontades devam ser respeitadas". na natureza humana existem sim "castas", foi isso q permitiu o surgimento e desenvolvimento das antigas (e grandes) civilizações, todas estas tinham divisões sociais pois existem sim diferentes hierarquias, tal como existem homens impulsionados ao sacerdócio existem homens com instintos de escravos que se submetem a força cega dos pensamentos e aspirações das grandes massas. a humanidade começou a declinar qdo foi dado aos cegos o poder d conduzir os cegos, se fossemos todos iguais q nescessidade haveria d leis, d punição, d policia? nem d organização social seria preciso. vivemos atualmente numa hierarquia artificial ditada pela situação economica das pessoas, acham q seu valor é medido pelo dinheiro q possuem e impõe suas leis como bem entendem, manipulam e ocultam aquilo que desejam. muitos ocultistas dizem que o sacerdócio da terra - composto por homens capacitados a isso - ainda existe e está oculto das multidões. somos livres sim, e por isso mtos escolhem seguir as forças cegas da natureza, seguir o que as massas segueminclusive sua intolerancia, preconceito e impulsos dos mais primitivos (talvez estas pessoas simplesmente "respeitaram as vontades" que a circundavam; o sucesso e a evolução nas sociedades antigas se deu porque reconheceram tal hierarquia, existia uma classe d iniciados bem como uma classe de profanos; naturalmente um nivel podia ascender a outro, esta possibilidade d acenssão, de evolução existe bem como existe uma determinada hierarquia, a igualdade completa é, na minha opinião, um devaneio. nada existe no mundo se não existirem matizes, tais matizes são nescessárias em qualquer concepção de unidade, d igualdade, d "humanidade". quanto aos sacrificios nas civilizações antigas haviam seres humanos q PEDIAM para morrerem sacrificados, morrer em sacrificio a um deus era uma honra ao sacrificado (desde que sendo um integrante da civilização em questão, quanto aos derrotados em guerra a questão é um pouco distinta).
 
Iguais os homens não são não. Mas todos têm os mesmos direitos e deveres.

Quanto às tais classes privilegiadas, eu prefiro as atuais às antigas castas, geralmente determinadas por nascimento.

Lutamos muito pelo atual estado de direito e acho que com razão. O sistema ocidental de valores sociais não é perfeito, e sua implementação também está longe disso, mas para sociedades organizadas como as que surgiram após o advento da agricultura não vi ainda nada melhor.
 
Ecuador said:

Sim, o motivo do sacrifício era dar vida aos deuses, que por sua vez garantiriam a vida no mundo.

Agora, como chegaram a esse raciocínio ou dogma eu não sei.


Basta olhar o ciclo de vida natural de um cogumelo, que no fim se reabsorve em si mesmo (se nenhum adepto comê-lo antes.... rsrsrsrsrs!).




figurinha said:

Depois de quase comer os olhos do "coléga", com a idéia de comprar ou fazer uma proteção para as fiações chegamos a um acordo e por incrível que pareça, ele topou, amanhã vou lá com ele procurar materiais (Paciência, necessária paciência)


Camarada! Esse foi o melhor post desse tópico.

Debaixo dos cabelos de todas as punhetações que a mente humana possa fabricar, o que importa é a SOMA.

O esforço, a busca e o progresso, sejam por sucesso material ou por alcançar algum estado idealizado podem constituir mais obstáculo do que solução.

Wei Wu Wei

Alguém já assistiu Motorama? É um filme besta, meio absurdo, mas que eu percebi que passa essa mensagem...




NeuroFX said:

Socialmente falando a iluminação seria devastadora. Posses? Esquece. Consumo? Esquece. Sexo? Esquece. Pra não fugir do tema do tópico, é um sacrifício...

Um futuro modelo de sociedade que tenha evoluído, espiritual e culturalmente, do atual ainda será recheado de defeitos. E ainda: se a iluminação passa pela ideia de união com o todo, como seria possível unir toda a humanidade dentro de determinados valores e condutas com tanta diferença cultural e tanto espaço geográfico aparente e isolado? Já deu, não tem volta.


NeuroFX, cara, você é um dos meus ídolos aqui, Highlanderzaço do pico. Veja os seguinte questionamentos apenas como forma de entabular uma reflexão profunda e nada mais:

De onde você tirou que "iluminação" seja devastadora para a sociedade?

Quem se ilumina é um ser individual?

Se for, como ele consegue ser realmente iluminado vendo o sofrimento dos outros seres?? Claro, ele pode alegar que já não cria dicotomia entre sofrimento-felicidade, porque não se prende a detalhes no espaço-tempo. Ele não estará de todo errado, mas para o ser em sofrimento, ele pouco poderia fazer. Poderia? De que valeria, então, sua iluminação?

Por que motivo o sexo seria algo separado da iluminação? Aliás, o que é iluminar-se, enfim?

A humanidade e todos os seres já estão unidos por um código gravado nos corpos: sobreviver.

Talvez não tenha volta aqui, mas há zilhões de planetas.

O que importa é fazermos nosso melhor. Hoje está uma bosta? Esperar os escombros para dançar em cima não seria uma atitude pessimista demais?

É complicado, mermão, mas não se pode simplesmente largar mão. Cruzar os braços talvez até seja bom, pois agir sem pensar é pior, mas pensar demais e não agir pode ser pior ainda.


Pra não fugir do tópico, o sacrifício que mais tem a ver com Amor (Ágape - Prem - Ishk) parece ser o exposto pelo figurinha: paciência, compreensão, generosidade....

Ver-se sacrificado num sonho ou numa trip pode muito bem ser o sinal de que se está preparado para isso ou que seja necessário algum sacrifício a respeito de algo em sua vida.

Ainda mais quando com final auspicioso como esse!

Pode ser uma vontade de ser degustado. Mil coisas. Depende do contexto! Acho o menos provável que você tenha sido um guerreiro sacrificado.



Abraços cogumelados pra tod@s!
 
Eu tive uma viagem com os mexicanos que cada lóbulo do meu cérebro era um sol, como estrelas gemeas irradiando muita energia, queimavam como sois, me sentia com uma grande inteligência universal!!

Mas eu acho que tu assistiu aquele filme do mel gibson!!!!rsrs

Uma música do Zé ramalho diz: Amanita matutina e que transparente cortina ao meu redor.. neblina turva e brilhante em meu cérebro coágulos de sol
 
Back
Top