Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

fui sacrificado numa piramide asteca

Mudar governo e governantes, tomada de consciência da população, revoluções limpas etc e etc, isso tudo é utópico demais, tão absurdo quanto ainda existir comunistas com a visão revolucionária do século XIX no Brasil.

O capitalismo é sujo e imoral, mas nasci durante seu apogeu e quem sou eu, na minha parcela ínfima de participação no todo social pra tentar mudar isso? Prefiro usar meu tempo de outra forma. Faltou o POSTULADO que diz que não há governo único para todos. A cultura, e por que não a natureza humana, é complexa demais a ponto de nos tornar seres idênticos uns aos outros com as mesmas formas de percepção, convivência e aspirações.

Concordo com o Zigg, a sociedade é só espelho. Secundária? Terciária. Antes de entender e me perder nisso que chamam de vida (social) quero mais é descobrir a Vida.
 
Como descobrir a Vida pisando na vida de outros? Conseguiríamos evitar os sacrifícios do cotidiano se encontrássemos a Vida? Será que pisar nas cabeças alheia faz parte da jornada? Será por isso que esses povos antigos sacrificavam os seus? Para alcançarem a Vida?

Essas discussões sempre descambam para o lado político mas eu acho que o caminho das pedras é religioso. A humanidade só vai se encontrar quando se iluminar, quando cada indivíduo encontrar o Entheos que habita o ser. Eu creio mesmo que há uma sabedoria perene a todas as religiões que emana da fonte da vida - e deve ser bebida para que nos encontremos no espelho do real.

É como uma escadinha:
O indivíduo se encontra
O indivíduo encontra outro indivíuo
A nação (cultura) se encontra
A nação encontra a outra nação

Aí podemos partir para outros mundos...

---

Figurinha,
Eu amenizo os sacrifícios na minha vida deixando de contribuir com as corps sanguinárias que empregam mão de obra barata/infantil e desrespeitam o meio ambiente; evitando comer carne e embutidos; tentando minimizar ao máximo os danos desnecessários durante minha caminhada aí pela Vida.
E ainda sou ignorante sobre muitas causas de sacrificios, mas a medida que minha consciência vai se abrindo e pessoas novas vão aparecendo, a coisa vai se ampliando e sinto que é um bom caminho.
 
Será que pisar nas cabeças alheia faz parte da jornada?


Todo mundo pisa na cabeça dos outros. Mesmo os que hoje não querem fazê-lo duvido que possam olhar para o passado e dizer que nunca fizeram. Então, ao que parece faz parte.



Será por isso que esses povos antigos sacrificavam os seus? Para alcançarem a Vida?


É um conjunto de conceitos bem diferente dos nossos:

"Sacrificar seres humanos aos deuses, era para os Astecas uma missão, enquanto povo escolhido pelo seu deus Huizilopchtli. Os sacerdotes ficavam com os vencidos para os sacrifícios , o deus era apaziguado. Era tal a obsessão de sacrifício, que para eles as frequentes campanhas bélicas acabaram por não se dirigir à conquista de territórios, mas tornaram-se uma forma de encontro ritualizado, de conflitos cerimoniais, a que se deu o nome de "Guerra Florida", com a qual era possível obter sempre novas vítimas para os sacrifícios aos deuses. O seu destino final, como acontecia com os prisioneiros mortos no templo, era a glória de acompanhar o Sol no seu caminho celestial. Esta "Guerra Florida" foi instituída no reinado de Moctezuma I, por Tlacaelel, uma espécie de grão-vizir. Com este fim, Tenochtitlan selou uma aliança tripla com o estado Acolhua de Texcoco (do outro lado do lago) e com o pequeno estado de Tlacopán, numa luta permanente contra os estados de língua Nahualt de Tlaxcala e Huexotzingo. A finalidade de ambos os lados era simplesmente ganhar cativos para serem sacrificados.

A morte em combate ou na pedra sacrificial era o destino mais elevado do guerreiro, e conduzia-o para o mais alto céu. A base do pensamento religioso e da actividade ritual provinha da ideia de que era necessário manter uma relação constante de intercâmbio com o sobrenatural. Oferecendo aos deuses a energia vital necessária para manter a actividade, poder-se-ia continuar a receber dele os dons que permitiam a existência humana, como a luz, o calor, a água, a caça, os produtos da terra, etc. No inicio pouco numerosos, durante a época da conquista, não se passava um dia sem que se fizesse pelo menos um sacrifício. Quanto mais alta fosse a categoria da vítima mais valiosa era para o fim em vista."


mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Sacrifício_humano_na_cultura_asteca ou http://en.wikipedia.org/wiki/Aztec


Por outro lado duvido que os astecas tivessem conceitos comparáveis aos que temos atualmente sobre economia, sociologia, classes, exploração etc.

São visões diferentes de mundo. E de vez em quando eu não vejo como poderíamos escolher uma ou outra como mais ou menos verdadeira.
 
E esse dia da iluminação, quando vai chegar? O que nós devemos fazer para isso acontecer?
Quem é mais sacrificado: o funcionário pisado e explorado pelo patrão, o bandido que não teve acesso à educação, o animal que serve de alimento ou aquele que sofreu uma desilusão amorosa? De sacrifício todo mundo tem um pouco.

Esse mundo já deu, a evolução tecnológica e cultural não tem caminho de volta. Quem tem não vai querer deixar de ter, quem não tem não vai deixar de querer ter.

Nisso a sociedade se constroi e reconstroi andando em círculos, remodelando as novas ovelhas que nascem.

O que é ser humano? É deixar de comer carne? É ser solidário? É ser revolucionário? É rezar todos os dias?
As ações em prol da sociedade servem de alimento para as religiões e claro, para o próprio sistema. É a roda que sempre gira. Ela é a prisão. É ela que nos impede de reter as experiências enteógenas e numa atração quase irresistível nos fixa novamente no eixo da cegueira.

Quanto mais tempo perdemos dando valor à sociedade mais nos afastamos da Vida. Todas as decisões, escolhas e pensamentos são filtrados pelo social e perdem o sentido do novo, do desconhecido. Já deu. Não importa a compaixão, não importa a fé, não importa o pensamento.
 
E esse dia da iluminação, quando vai chegar?


Posso arriscar?

Para todos, não importa quanto tempo leve. E para cada um, no seu devido tempo. Sei que é vago, mas ...



O que nós devemos fazer para isso acontecer?


Cada qual vai fazer o que for necessário no seu caso, talvez até mesmo melhorar a sociedade material na qual vivemos.
 
E esse dia da iluminação, quando vai chegar? O que nós devemos fazer para isso acontecer?
Quem é mais sacrificado: o funcionário pisado e explorado pelo patrão, o bandido que não teve acesso à educação, o animal que serve de alimento ou aquele que sofreu uma desilusão amorosa? De sacrifício todo mundo tem um pouco.

Esse mundo já deu, a evolução tecnológica e cultural não tem caminho de volta. Quem tem não vai querer deixar de ter, quem não tem não vai deixar de querer ter.

Nisso a sociedade se constroi e reconstroi andando em círculos, remodelando as novas ovelhas que nascem.

O que é ser humano? É deixar de comer carne? É ser solidário? É ser revolucionário? É rezar todos os dias?
As ações em prol da sociedade servem de alimento para as religiões e claro, para o próprio sistema. É a roda que sempre gira. Ela é a prisão. É ela que nos impede de reter as experiências enteógenas e numa atração quase irresistível nos fixa novamente no eixo da cegueira.

Quanto mais tempo perdemos dando valor à sociedade mais nos afastamos da Vida. Todas as decisões, escolhas e pensamentos são filtrados pelo social e perdem o sentido do novo, do desconhecido. Já deu. Não importa a compaixão, não importa a fé, não importa o pensamento.


Até que enfim!
 
O capitalismo é sujo e imoral, mas nasci durante seu apogeu e quem sou eu, na minha parcela ínfima de participação no todo social pra tentar mudar isso?

Vc é uma parte de tudo isso...

E claro que abolir o capitalismo no seu apogeu(hj em dia) é utópico. Mas só porque o capitalismo e a nossa sociedade eh suja e imoral não quer dizer que devemos IGNORA-LA como um caso perdido com esse pensamento de que por ser uma parcela tao ínfima não vamos mudar nada...

Eu também uso meu tempo pra fazer outras coisas em vez de ir tentar mudar o mundo como uma ínfima parcela do todo social... eu entendo isso.. mas como vc já deve saber... MUITA coisa já mudou gracas a milhões de ínfimas parcelas do todo social em diversos tipos de ativismos.... eu respeito muito certos ativistas políticos que tentam influenciar e mudar coisas na sociedade... porque enquanto eu e você não estamos perdendo o nosso precioso tempo pra tentar mudar a sociedade suja e imoral tem gente que sim está, e já conseguiram muito, e talvez vc e eu estamos aqui usufruindo certos privilégios porque antes, e muito antes outros mexeram o bumbum na tentativa de mudar o mundo....

Ou seja, eu nunca desconsideraria a nossa ínfima parte como parte capaz de fazer uma mudança considerável. Não á necessidade de dispensar essa ideia.
 
Ecuador,

Claro que esses povos tinham outra visão de mundo, mas a minha questão era sobre a motivação essencial do sacrifício. Lí todo aquele texto que você postou e não entendi outro motivo senão a Vida para o sacrifício. A vida nos termos daquele espaço-tempo determinados por fatores muito diversos aos nossos. Levar a complexidade de uma sociedade como medida para suas atitudes de sobrevivência ou valor me parece estranho.

--

Ok NeuroFX, digamos que todos queiram aderir a sua visão. E agora? Votamos pras cavernas? Não entedo seu modelo. É simplesmente uma questão de abandonar o barco e viver na própria ilha?
Vejo isso como derrota. A tecnologia e a cultura são perversas mas foram elas que nos trouxeram a esse forum e para muitos as plantas e os fungos.

Quando tomo atitudes em prol da sociedade estou tomando por MIM e não pelos outros, para minha vida isso faz sentido, para minha própria iluminação. Prefiro não fazer juízo de valor sobre a sociedade, pois ela mesmo não se conhece.
E realmente não me importa quando vai chegar o dia da iluminação, e se vai chegar. Quero apenas viver a minha Vida.

Pra mim, só é possível uma experiência enteógena completa se estiver vivendo de acordo com minha consciência, e ela se revelou atrealada ao resto da humanidade, pois a humanidade está no mundo e mundo está em mim. Como me sentir no Todo se excluo uma parte dele? Só eu sou assim?

Não entendo mesmo.
 
O mundo como um todo (digo, a cabeça de todos os habitantes do planeta Terra) não vejo como alguém pode mudar, com um simples ato...

mas você pode mudar alguns, na base da sugestão, por exemplo, com um livro, uma boa conversa, uma experiência poderosa.

Ainda assim e ainda que depois essa pessoa(s) pense que POR UM FELIZ ACASO acabou te conhecendo ou lendo tal livro e assim mudou totalmente sua visão de mundo, devemos saber que não foi POR ACASO que essa pessoa chegou a essa VERDADE:
Mas por simples e grandiosa VONTADE.
Que moveu-a até esse feliz momento do destino, esse meio-dia de sua existência, esse momento de iluminação.

Cada um tem seu tempo, na medida de sua VONTADE.

Portanto, não vejo como - por mais que a verdade seja dita a enorme massa de seres-humanos, sofredores ou não, pobres ou não - fazê-los ouvir senão houver chegado o tempo, senão houver VONTADE de ouvir.

Procure e achará, peça e lhe será dado.
 
Sugestão:
Vamos todos juntar nossos poderes sociais, comprar um pasto, fundar uma comunidade onde possamos plantar e colher. Vamos trabalhar apenas para a Vida e sacrificar todos os dias quantos egos for preciso para que possamos viver em Paz^^.
obs. Meu salario juntando com meu 13º é ínfimo mas ja deve dar meio metro quadrado de pasto talvez mais ou menos.
 
Ecuador,

Claro que esses povos tinham outra visão de mundo, mas a minha questão era sobre a motivação essencial do sacrifício. Lí todo aquele texto que você postou e não entendi outro motivo senão a Vida para o sacrifício.


Sim, o motivo do sacrifício era dar vida aos deuses, que por sua vez garantiriam a vida no mundo.

Agora, como chegaram a esse raciocínio ou dogma eu não sei.


De certo modo até hoje nós matamos em nome da vida, embora sem chamar diretamente de sacrifícios. E ainda que utilizando raciocínios diferentes dos astecas, que queriam com os sacrifícios alimentar os deuses.

Mas no fundo em nome do mesmo fim.
 
o maluco que iniciou o tópico deve estar desanimado!!!!rsrs

Só pra esclarecer uma coisa, por mais que pareça politica, minha visão é completamente humanista, estou preocupado com o andamento da civilização e individuo no geral, mas feliz ou infelizmente a politica parece a maneira mais lógica de resolver essas questões nos dias atuais.

Neuro está certo do ponto de vista egoico, quem toma cogumelos quer descobrir a si mesmo e acaba por deixar a civilização de lado, mas se a civilização não caminhar bem, vc como individuo caminhará para o mesmo buraco.

Passei muito tempo achando e ainda acho que devemos deixar a civilização pra lá e viver nossas vidas, mas começo a perceber que é impossivel fazer isso, você pode até comprar um terreno no meio do nada e plantar o que comer e dizer que está livre de tudo, quando vc menos esperar o governo toma sua propriedade pra passar uma autoestrada bem no meio!

Tenho conciência que não dá pra mudar o capitalismo de uma hora pra outra, mesmo que eu ache extremamente necessário, mas precisamos de pessoas que lutem por algo, sinto tudo muito parado e conformado, precisamos de movimento.

E não vejo lugar melhor pra discutir isso, do que aqui. A internet é um passo importante para mudanças temos contato com o mundo e muita informação limpa, mas ao mesmo tempo já percebo algumas mudanças escondedo certas informações e aumentando o numero de repetições da mesma falácia.

deja vu.....acho que já disse isso em algum lugar!
 
Já tentei entender um milhão de vezes algumas culturas muito antigas e distantes e acho que no final das contas isso é uma perda de tempo terrível visto que nem entendemos direito a nossa que está no cotidiano e dispõe de todos os métodos para estudá-la. Podemos observá-la.

A coisa aqui na nossa sociedade ainda vai piorar muito antes das pessoas se tocarem que não existe isolamento e abstração da "sociedade".

Essa merda em que nos encontramos é consequência direta de nossa letargia e esperança de que alguém ou algo aconteça para viabilizar essa mudança. Os tais dos sacrifícios que fazemos sob outro nome são valorosos de mais para abrirmos mãos.

Gostamos e apreciamos o supermercado, o shopping (Físico ou virtual) e todas essas coisas. Gostamos do hospital pra reparar as cagadas que fazemos com nosso corpo, gostamos do carrinho pra nos levar aos lugares etc... O que há de mal nisso?

Caminhamos todo esse tempo através da evolução pra descobrir que não queremos nada disso?

Acho errado criticar essas coisas em si e não atacar o sistema que é o problema real. Todo nosso potencial jogado no lixo, todo esse caos que vivemos nunca vai acabar, mas pode ser amenizado e parte da vontade de quem está no poder, seja político, religioso ou humano, os que tem poder pra mudar algo não querem...

Mesmo com tudo isso, eu consigo perceber que existe uma mudança bem lenta no sentido de tomada de consciência pela humanidade no geral. LITERALMENTE ESTAMOS NO SALÃO DOS ESPELHOS.

Tenho acompanhado a situação global em termos de idéias e vi que muita coisa no mundo está mudando e essa crise é criada pra devolver o controle para a mão daqueles que sempre estiveram no poder. Não tá dando muito certo e está cada dia mais evidente esse complo.

Se eles não obtiverem o controle da internet em mais 3 ou 5 anos todo mundo vai saber de tudo e dai por diante ninguém segura mais nada. Já não estão segurando mas as coisas se mantém relativamente estáveis, as instituições antigas ainda estão nos trilhos.

No que se refere a relação do indivíduo com a sociedade impera novamente o equilibrio, precisamos dela e ela precisa de nós, não existe esconderijo num planeta redondo, TUDO nos afeta e nos afetará, portanto cabe a cada um nós se importar sim com a sociedade. Viva sua vida e se importe fazendo o que tiver ao seu alcance.

Se todos continuarem com esse pensamento de que precisam viver só a sua vida e foda-se os outros, irão conhecer um futuro bem ruim e bem mais negro do que o que vivemos agora.

Nos próximos 5 anos será o momento para mudarmos alguma coisa, oportunidade melhor acho que não virá em milênios....
 
Uai, não era 2012?

Deja vú
 
Se você quiser levar ao pé da letra o que os outros dizem por ai, é 2012. Se você ler o que eu disse em todos os meus posts aqui no CM vai perceber que eu sempre me refiro a 2012 como uma data de referência e nada em concreto como 2012 "o ano".

Agora mesmo em 2011 estamos vivendo muitas coisas que representam 2012... Enxerga quem quer ver e não enxerga mesmo aqueles que não querem ver, na verdade tem mesmo é que furar o olho pra não ver...

Agora até documentos secretos da alta diplomacia do maior império do mundo estão disponíveis pra qualquer um ver na internet a vontade. Fora a vida de tudo e todos bem como o próprio lugar em si, podem ser vistos por qualquer 1.

1984? Ou a famosa queda das cortinas falada sobre 2012?

As mentiras estão caindo uma por uma e nem começamos a ano de 2011. A NASA mesmo vai "liberar" agora que sabe da existência de vida extraterrestre.

Eu devo ser definitivamente um maluco que acredita piamente no primeiro spam que recebe e que precisa ser incessantemente e urgentemente desacreditado por você.
 
Vida que segue ...


Não se preocupe, Mortandello, você é especial.



Ah, porque tentar entender culturas antigas? Pense. Pode ter um motivo.

Ah, culturas antigas? Pense.

Ah, porque tentar entender? Pense. Pode ter um motivo.

Tentar entender?

Tentar?

Entender?

Pense.
 
hehehe esse tópico ta ficando bem rico.

Bom, de certo modo eu também sou capaz de ser compreensivo suficiente de que, fuder com algo ou alguém para atingir minhas ambições e renovar meus prazeres é algo interessante. Nesta perspectiva, sou totalmente favoravel de que nesta sociedade deve-se ter no mínimo um pouco mais de compreenção quanto aos atos PSICOPÁTICOS de pessoas que sentem muito, MAS MUITO prazer "BRINCANDO" com a filhinha dos "POBREZINHOS" (IRONIA MALIGNA) da nossa sociedade e que isto, bem como outros sacrifícios, passa então a ser absolutamente NORMAL dentro de nossos valores. Que portanto deve ser respeitado como direito de um psicopata ser feliz, o que imagino ser facilmente compreensivel para muitos (heheh).

Mesmo porque, se tudo em nome da vida é absolutamente necessário, eu ficaria feliz em vêr de perto aonde a sociedade iria chegar e principalmente como algumas CABEÇAS iriam mudar se esta tendencia do pisa-pisa fosse assim, tão soltinha. Tenho certeza que alguns OLHUDOS iriam mudar um "bucadinho bão" ao se deparar com a realidade da dor e do sofrimento!

Eu por exemplo adoraria brincar de hannibal com alguns de vocês, "quem quer brincar comigo põe o dedo aqui se não vai fechar" hehehe Só não vale chamar o Chapolin colorado!

Os perdedores sabem a real.
Os que não perderam o suficiente estão com um olho gordo, esperando o momento da realização de um grande sonho! Mas que por fim acabará por chorar e lamentar como nenhum outro olho jamais chorou!

Valores, qual o seu valor? E para quem esse valor de fato existe?

As BADs sempre ensinam, mesmo que você implore para não aprender.
 
Back
Top