Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fuck you sick society. Yeah!

Tudo parte do princípio que ela foi desenvolvida em cima de várias falácias, que presumem que o aquecimento global é de origem antropogênica (Falso), que a água está acabando (WTF?), que gastamos energia demais e nossa única fonte de energia polui (Falso) e por fim que a sociedade é assim porque todos a veem assim e se portam de maneira tal que esta é a única sociedade possível de existir.

Ando de carro e fico preso em engarrafamentos também, mas fui eu que planejei a cidade? Fui que escolhi que os únicos métodos viáveis de transporte geralmente emitem milhares de metros cúbicos de gases nocivos a saúde? Fui eu que defini que trabalhadores tem que trabalhar em bairros super distantes dos seus, gerando assim excesso de veículos e consumo de recursos desnecessários ao não aprovar nenhuma medida de apoio ao emprego próximo do lar? Fui eu ou qualquer um dos que estão na rua submetidos a serviços públicos precários, transporte precário, planejamento urbano precário, cultura popular precária, segurança precária e qualidade de vida precário que cunhou esta situação?

A quem serve toda essa hipocrisia de suposta contracultura se não ao próprio sistema? A sociedade já está tão solidificada em seus manuais que o que sobra de real e livre é muito pouco. Ser revolucionário, ecológico, vegetariano, dentre outras opções da nova onda social, são atitudes de fato de longo prazo? Apesar de eu acreditar nas boas intenções desses atos, ao mesmo tempo vejo certa cegueira do real problema. Lutamos e defendemos nossas causas sociais, mas elas só sustentam a sociedade. Por exemplo: adotar o discurso ambientalista agora pode retardar a escassez de recursos, mas aí é que tá, retarda, mas resolver jamais. Se protocolos ambientais fossem criados e cumpridos o planeta poderia ganhar mais alguns anos de recursos, mas eles vão acabar, seja daqui a 50 ou 500 anos. Há pontos de não-retorno, a sociedade não vai deixar de andar de carro ou abolir a indústria. As mudanças que virão por aí serão paliativas a curto e a longo prazo. Isso sem contar que o discurso atual dos governos e as recentes reuniões em Cancún para discutir o meio ambiente são observadas com olho gordo pelas novas empresas ecológicas que estarão espalhadas em breve por aí cobrando seus ecosserviços e mantendo o capitalismo vivo como sempre, afinal de tempos em tempos é preciso remodelar o sistema. A última crise econômica acabou de passar e o ambientalismo é a vanguarda da nova era do capital.

A pergunta mais sincera para nós seres humanos, nascidos neste tempo, vivendo sob essas condições de caminhada para extinção não é o que nós devemos fazer pelo planeta ou pela sociedade, mas o que devemos fazer por nós mesmos.

A ideia ou o desejo de muitos de que o mundo caminhe pra uma evolução homogenea, coletiva, global e altruísta é ilusória, quando o que acontece é o inverso: a cada dia que passa novas formas de "ismos" pipocam e a sociedade vive inteiramente mergulhada neles. Os ismos são os verdadeiros manuais, versões sociais do nosso DNA. Hoje nossa relação com o planeta e seus recursos naturais e as próprias relações interpessoais são regidas pelo capitalismo. Daí para nos ajudar a perceber e entender a grandiosidade disso tudo existir recorremos aos ismos religiosos. Budismo, judaísmo, hinduísmo, confucionismo, tem pra todos os gostos. E então partimos para os mais variados ismos específicos. Do sexismo surge o feminismo, que se junta com o movimento de resistência negra e cria o movimento feminista de mulheres negras e por aí vai. A sociedade está cada vez mais partida, mais dividida em seus próprios e infinitos interesses. Globalização de ideais? Não aposto nem um centavo. Não nesse modelo de sociedade milenar. Mais que modificar o que está posto é recriar o que está posto. Mais que enfatizar a sociedade é enfatizar o indivíduo como ser. Mais que agir socialmente é agir filosoficamente. Agir, não pensar. Aí eu apostaria minha vida.

Há muita ideia vagando nesse mundo regido por idealismo e o que aparentemente surge de novo é novo uma ova! Todas as tentativas de contracultura e revolução eram na verdade um reordenamento do jogo de interesses. O que vai nascer dessa árvore com raíz podre serão sempre frutos podres. O mundo está lotado de engodo, de ideias que sustentam o vazio, o vazio que somos nós, patéticos em dar vida ao nada, que dedicamos nosso pouco tempo investindo em perder tempo. Que se dane esse vazio, há horizontes muito mais reais, níveis de percepção mais completos, interações naturais reveladoras e conhecimento direto transbordando pelo ar louco para entrar em nossos cérebros e nos fazer entendidos de nossa humanidade.

Muito pretensioso romper com milênios de atividade sócio-cultural que em NADA serviram para explicar o sentido da vida, do ser humano e que nos mantêm horizontais, presos em nós mesmos?

Se eu fosse o cara da corda eu a cortaria, mas pro lado de cá não traria ninguém.

"Todas as tentativas de contracultura e revolução eram na verdade um reordenamento do jogo de interesses. O que vai nascer dessa árvore com raíz podre serão sempre frutos podres. "

Assino em baixo e reitero: é sempre a mesma b*sta, só mudam as moscas (mudam?).

Acho que a gente espera demais do governo, da sociedade, mas este mundão realmente não tem para nos dar.

Por isso o alento em contemplar o infinito, onde está o verdadeiro poder e a verdadeira sociedade da alma.
Mas mesmo do outro lado, encontraremos associações e sócios, regras estabelecidas, padrões a serem seguidos.

Eu ainda acredito que devemos tentar mudar esses padrões de sociedade que são tão negativos, fazendo a nossa parte. Podemos mudar pelo menos alguma coisa na nossa micro sociedade, que é nossa família, e também agirmos de forma correta nas nossas relações com a sociedade, sem se igualar nem se comparar com padrões negativos, como ambição desmedida, pequeno poder, injustiça e diferenças sociais, raciais, sexuais, etc.

A tal de sociedade está abalada também pelas mudanças que acontecem no planeta, e não se trata de apenas aquecimento, furacões, congelamento do globo, etc. As mudanças estão sendo energéticas e morais, não tem como não perceber e muito menos negar. Todos nós estamos revendo conceitos, passando por processos de cura variados, e a tal da sociedade, que somos nós e os outros, também somos afetados. Por mais que se tente disfarçar e se apegar aos padrões inertes, a sociedade muda sim quando nós mudamos, e é uma grande covardia nossa nos isolarmos da sociedade, devemos atuar nela como se amássemos seus padrões, nos infiltrarmos em cada canto, mesmo que podre e fétido, tentando com o máximo vigor e muitas vezes de forma propositalmente invisível, quebrar o sistema errado dela.

Bom, essa é minha visão, se tem um corredor onde a gente sempre passa e os demais passam também, e o chão está sujo, está assim por que nós mesmo pisamos com nossos pés sujos. Se deixarmos de pisar, irá continuar sujo. Se ficarmos reclamendo que tais sujeitos pisaram com o pé cheio de barro e sujaram mais do que a gente, também o simples protesto não irá ajudar na limpeza. Eu sou do time dos que acreditam que, quando ninguem está olhando e ninguem irá passar no corredor, vai na surdina e passa um pano limpo. A atitude não irá manter o corredor limpo, mas foi feito um trabalho de limpar mais importante e construtivo que sujar ou criticar, e ainda poderá abrir a consciência (em alguns casos) e deixará o próximo transeunte sem graça de pisar com o pezão sujo.

Me inspira muito o discurso do NeuroFx, me mantem sempre no FOCO.
Ver que um cara que ta ae pelo menos a 10 anos a mais que eu se mantem firme e forte, na luta pessoal dele.
Legal mesmo neuro, desculpa a puxada de saco mas ainda sou seu fa, sinto muito a falta dos seus posts aqui.

Existem coisas na vida que só a gente interpreta diferente dos outros!

Isso é o que nosso ego nos diz: Você é diferente, é especial, é vistoso, lúcido, interpreta as coisas de uma forma especial, é melhor que esses caretas, é melhor que a média da sociedade, sábio.

Será?

A verdade é que a verdade pode e deve estar na opinião do outro, ou na nossa opinião em conjunto, ou não irá bater nesse fórum humano (ou sociedade CM.org).
Eu por exemplo, quando expresso minha opinião é para que os outros opinem contra, possam ampliar ou me mostrar algo diferente, superior, inferior, mas que saia do meu ponto de vista e me faça refletir ou até mudar de opinião. Se tivesse aqui o botão curtir ou só gente concordando com tudo, aí, na minha opinião, seria melhor escrever num papel e colar na cabeceira da cama de forma estática.

Bom, essa é minha visão, se tem um corredor onde a gente sempre passa e os demais passam também, e o chão está sujo, está assim por que nós mesmo pisamos com nossos pés sujos. Se deixarmos de pisar, irá continuar sujo. Se ficarmos reclamendo que tais sujeitos pisaram com o pé cheio de barro e sujaram mais do que a gente, também o simples protesto não irá ajudar na limpeza. Eu sou do time dos que acreditam que, quando ninguem está olhando e ninguem irá passar no corredor, vai na surdina e passa um pano limpo. A atitude não irá manter o corredor limpo, mas foi feito um trabalho de limpar mais importante e construtivo que sujar ou criticar, e ainda poderá abrir a consciência (em alguns casos) e deixará o próximo transeunte sem graça de pisar com o pezão sujo.

Concordo em muito aspectos com tudo que foi dito pelo neuro, zigg e danimel.
Minha frustração é conviver dia a dia no meio da multidão e perceber o quão estão hipnotizados com seus artefatos tecnologicos que como disse mackenna, apenas nos distânciam de nós mesmo, dá interação de você com seu próprio corpo e próprio universo, tão distantes de si mesmo que cagariam no chão que vc limpou e nem se dariam conta disso.

Manter uma atitude de revolta contra o sistema é so uma maneira de me manter um pouco menos lunático, pra conseguir visualizar que tipo de estratégia estão utilizando pra manter as pessoas nesse enclausuramento padronizado, não tenho nada contra a tecnologia e admiro o quanto conseguimos evoluir em pouco tempo, mas o que chega para as massas são inutilidades tecnologicas.

Concordo com lance da continuidade, sempre que entrar alguém pra tomar o poder, por mais revolucionário que seja, sempre acaba dominado e realmente não adianta querer mudar tudo de uma vez pois o calapso seria bem pior do que o atual, mas acredito na mudança pra melhor, acredito nas pessoas que estão se mobilizando pra informar as massas. O maior problema no meu caso é que sou imediatista e ansioso, então quero as mudanças pra já, quero agora, e isso nunca vai acontecer, precisamos tocar nos assuntos que nos incomodam agora, pra daqui algumas gerações conseguirmos mudanças significativas.

Espero que de tempo!

E realmente esse lance de tudo "ecologico" é nicho de mercado, quem realmente faz alguma coisa pra ajudar om certeza não aparece na tv e nem tem um site que aceita cartão de crédito.

It is a fucking actually sick society, but it worths.

A sociedade (nós) é como um mar, é pura em seu íntimo, mas existem os que jogam poluição e degradam o todo, mas como mar, assim como a sociedade, irão se recuperar desses detritos pequenos, e em breve.

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quere passar além do Bojador
tem que passar além da dor.
Deus, ao mar o perigo e o abysmo deu
mas nelle é que espalhou o céu.

Fernando Pessoa

A nossa parte é:

1° viver de acordo com os pontos fundamentais para a continuidade da própria vida.

2° observar e analizar, escreva em um papel tudo que compreende ser benéfico para si e para os seres vivos ao redor (inclui sociedade), e de preferencia aos beneficios a longo prazo. Leia o que o mundo (como um todo) tem escrito de bom, e ao menos procure preservar isto.

Como quase tudo no mundo somos "tendenciosos", seja lá qual for a tendencia que vocÊ se enquadra, provavelmente as tendencias aconteçam naturalmente como no caso das formigas seguindo o rastro de outras formigas na tentativa de encontrar a fonte da própria sobrevivencia.

Façam o que acreditam, façam o melhor por vocês, ou por nós, mas façam algo se assim desejarem.

Tudo o que aconteceu na sociedade humana foi como toda evolução, nos adaptamos a diversos estímulos que ocorreram aleatóriamente ou não (tanto faz), e se ocorreram não tem mais volta. Talvez a grande colonia um dia acabe, ou se torne diferente, talvez ela aprenda uma grande lição, talvez um dia nossos questionamentos venham a fazer sentido.

Também concordo com os posts anteriores.

Isso é o que nosso ego nos diz: Você é diferente, é especial, é vistoso, lúcido, interpreta as coisas de uma forma especial, é melhor que esses caretas, é melhor que a média da sociedade, sábio.

Será?

A verdade é que a verdade pode e deve estar na opinião do outro, ou na nossa opinião em conjunto, ou não irá bater nesse fórum humano (ou sociedade CM.org).
Eu por exemplo, quando expresso minha opinião é para que os outros opinem contra, possam ampliar ou me mostrar algo diferente, superior, inferior, mas que saia do meu ponto de vista e me faça refletir ou até mudar de opinião. Se tivesse aqui o botão curtir ou só gente concordando com tudo, aí, na minha opinião, seria melhor escrever num papel e colar na cabeceira da cama de forma estática.

será que eu vou ter que desenhar o que eu escrevo aqui, tá dificil de me entender??

Gostaria de deixar claro alguns pontos tbm:

O que é digno de lástima e deve ser abandonado o mais rápido possível, é o SISTEMA. Esse é podre em sua lógica... Já SOCIEDADE, pra mim, essa não existe, a não ser pros sócios, os aquisitores, os grandões, esses sim tem a sua sociedade já há milênios e é um grande negócio, que funciona muito bem pra eles.

De resto temos um bando, que enquanto não descobrirem que estão FORA da SOCIEDADE S.A, e se tocarem que são todos irmãos e UM só, nunca poderão formar a GRANDE IRMANDADE do planeta Terra, que engloba homens, mulheres, bichos, plantas e fungos!

Gostaria de deixar claro alguns pontos tbm:

O que é digno de lástima e deve ser abandonado o mais rápido possível, é o SISTEMA. Esse é podre em sua lógica... Já SOCIEDADE, pra mim, essa não existe, a não ser pros sócios, os aquisitores, os grandões, esses sim tem a sua sociedade já há milênios e é um grande negócio, que funciona muito bem pra eles.

De resto temos um bando, que enquanto não descobrirem que estão FORA da SOCIEDADE S.A, e se tocarem que são todos irmãos e UM só, nunca poderão formar a GRANDE IRMANDADE do planeta Terra, que engloba homens, mulheres, bichos, plantas e fungos!

De acordo, mas estamos associados em paralelo com nossas carteiras de trabalho, nossas contas a pagar no começo do ano, etc. Vivemos em sociedade talvez sem perceber, estamos a todo momento nos associando com pessoas semelhantes. Embora como o Neuro já citou, essa sociedade esta se tornando cada vez mais fragmentada, isso ocasionalmente causaria a quebra dela mesma.

A sociedade poderia funcionar com outros tipos de sistema, mas atualmente da a enteder que é um sistema voltado para poucos "lucrarem" em cima do mundo como um todo. Talvez isso volte para o tópico dos sacrificios, mas eu acredito que dentro da sociedade todos "lucram", em proporções extrondosamente desproporcionais porém.

Independente de como você obteve algum "lucro" na grande parte dele, fazendo você parte da sociedade movimentada pelo sistema que está, "algo" no mundo vai pagar com sacrificio pelos lucros que você obteve (obtem) e garanto que grande parte de quem paga não é um humanóide.

Caracoles, to gostando muito do papo cabeca, otimos posts ,ta bem deep a tematica, compartilho muito das opinioes expostas ai! :pos::pos::pos:

Não acredito na falha do sistema todo, e sim na existência de um vírus da ignorância e ambição, que está contaminando as unidades do sistema. Semelhante a um vírus de computadores mesmo, onde existem poucas unidades infectadas que conseguem se beneficiar, enquanto controlam as demais unidades infectadas, não se beneficiam disso e só ainda ajudam a propagar mecanicamente.

Como antivirus apenas o conhecimento e a benevolência, que também são vírus, mas que só trazem benefícios. O difícil é fazer com que os vírus do conhecimento e da benevolência propagem-se em um sistema já amplamente infectado pela ignorância e ambição.

Bom tópico! Concordo com o tronco principal da discussão. Ultimamente esse assunto tá em alta aqui.

danimeel333:
O virus é a ambição/ganância/poder.
A vacina é o Amor.

A cura da vida é a vida.

---

A contra cultura tem seus bons expoentes, como por exemplo alguns personagens desse forum. Não se trata apenas de mais um tentáculo da máquina, é também, em alguns casos, mas ainda tenho fé na contra cultura legítima. Temos muitos artistas, filosófos e cientistas verdadeiros por aí. Mesmo dentro, estão fora.

Eu acho que atitudes verdadeiras e conscientes são válidas para o desenvolvimento/transformação individual. Ser ecologista, vegetariano e revolucionário é válido para aqueles que sentem isso pulsando dentro de si. Tem os modistas e os sem opção também, mas pra esses é sempre mais do mesmo.

O impacto dessas atitudes no macro pouco importam. A mudança individual ou ainda no núcleo social do indivíduo vale mais do que 1000 tratados filosóficos para a saúde social. Mudar o mundo é mudar a sí mesmo antes de tudo, mesmo que o mundo esteja sendo dizimado por nossa ignorância, temos que tentar mudar a nós mesmos e aos nossos.

Livremo-nos do materialismo espiritual e do proselitismo intectual:

Desenvolver sanidade básica é um processo de trabalhar a si mesmo em que o próprio caminho, em vez de um objetivo a ser alcançado, se torna a base do trabalho. O próprio caminho é o que constantemente nos inspira, no lugar de — como no exemplo da cenoura amarrada na frente do burro — promessas sobre algumas realizações que estão adiante de nós. [...]
A diferença entre materialismo espiritual e transcender o materialismo espiritual é que, no materialismo espiritual, promessas são usadas como uma cenoura na frente do burro, nos atraindo para todo tipo de jornada.
Transcendendo o materialismo espiritual, não há nenhum objetivo. O objetivo existe em cada momento de nossa situação na vida, em cada momento de nossa jornada espiritual. Dessa maneira, a jornada se torna tão excitante e bonita como se já fôssemos Buda.
Há novas descobertas constantes, mensagens constantes, avisos constantes. Há também cortes constantes, lições dolorosas constantes, assim como lições prazerosas. A jornada de transcender o materialismo espiritual é uma jornada completa, em vez de uma que depende de um objetivo externo.

Chogyam Trungpa (Tibete, 1939 – Canadá, 1987)
“Crazy Wisdom

Pra mim tá dentro dos conformes a sociedade, acho que até pela primeira vez estamos num grau de conhecimento geral muito superior.

Existem alguns que são responsáveis pela revolução dos conceitos como sempre.

Fico do lado da indignação e da atitude. O galão de gasolina é meu maior aliado.

E o meu aliado é uma caixinha de fósforos. =)

Só o fogo purificará!

mirador disse:
Bom tópico! Concordo com o tronco principal da discussão. Ultimamente esse assunto tá em alta aqui.

É Importante estes temas estarem em alta aqui, acho que todos estamos concluindo coisas úteis para nós mesmos. teonanacatl.org sempre foi uma ferramente muito funcional para este tipo de discussão.

E o meu aliado é uma caixinha de fósforos. =)

Só o fogo purificará!

iuauahuahaua caraaaaaiiiiiii véio!

Voces se esqueceram das meias do Papai noel??? Feliz Natal!!! hahahahha... Vamos utilizar dos Souveniers, dos presentinhos do clima favorável para continuar nessa maravilhosa trajetoria em rumo à montanha!!! De la a vista é privilegiada!!! e uma dica... SALVE-SEM...

Back