Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Frankenstein Tek kkk Puerto Rican

Diário de cultivo completo.
Não existe um nome pra essa tek e não posso dizer q criei uma nova, na verdade ela é uma mistura de várias, umas q li pelo fórum aqui, outras de livros e mais um pouco dos meus experimentos/gambiarras.

Strain: Puerto Rican
Procedência: carimbo comprado a uns 4-5 anos nem lembro onde, fui cultivando e clonando desde então.
Método de clonagem: Ágar papelão shauehua, é real, só é mentira a parte do ágar, é papelão puro. Eis a foto:
18600526_647667798691034_2108285573_n.jpg

Substrato: PF TEK adaptado, troquei a vermiculita por pó de côco, também adicionei vinagre. É uma composição de 2 partes de pó de côco pra 1 de farinha de arroz, água tem q testar apertando um punhado do substrato porque o pó de côco pode vir bem seco ou bem úmido. Vinagre até o pH chegar em 5,5.

Preparação: Fiz a mistura sem adicionar vinagre, deixei em repouso por 24h, então adicionei o vinagre até o pH 5,5, coloquei em sacos de polipropileno, coloquei tubos de alumínio e filtros. Então deixei na panela de pressão por 40 min. As fotos a seguir são uma explicação melhor do que posso escrever.
Materiais:
Cabine.jpgTubos.jpg Sacos.jpg saco e tubo.jpg tesoura.jpg elastico.jpg filtro.jpg saco pronto.jpg pano.jpg panela pronta.jpg inóculo1.jpg inoculo.jpg

Inoculação:
View: https://www.youtube.com/watch?v=8pnYFDZuKGc&feature=youtu.be


Resultados:
Primeiros 2 cogus:
IMG_20181001_213126.jpg 43155775_1869092619805038_1860779720405155840_n.jpg
Outros vindo:
1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg
 
Última edição:
Você já tentou reutilizar esses filtros?
Já sim, mas vários deles ficam bem amassados e começa a abrir uns furos, talvez reutilizar 1 vez até vai, mais que isso não vale a pena, todo o trabalho que leva pra fazer o saco mais material do substrato, não da pra correr o risco de contaminar por causa do filtro que custa 10 centavos cada kkk.

esse sacos que voce utilizou para colonizar o substrato é aqueles de assar frango no microondas?
Esses eu comprei numa loja de embalagens mesmo, saco de polipropileno, eles vendem por kg. Acho que o de assar frango é do mesmo material mas são bem maiores e mais caros.

Ja sou seu fã! Gênio. Espero um dia, com perseverança, alcançar esse nível
Valeu aí! Pode crer que você chega lá sim. O negócio é que quanto mais você erra, mais você aprende, eu já fiz tanta coisa dar errado que agora ja conheço quase todos os possíveis erros hasuaheu.
 
Já sim, mas vários deles ficam bem amassados e começa a abrir uns furos, talvez reutilizar 1 vez até vai, mais que isso não vale a pena, todo o trabalho que leva pra fazer o saco mais material do substrato, não da pra correr o risco de contaminar por causa do filtro que custa 10 centavos cada kkk.


Esses eu comprei numa loja de embalagens mesmo, saco de polipropileno, eles vendem por kg. Acho que o de assar frango é do mesmo material mas são bem maiores e mais caros.


Valeu aí! Pode crer que você chega lá sim. O negócio é que quanto mais você erra, mais você aprende, eu já fiz tanta coisa dar errado que agora ja conheço quase todos os possíveis erros hasuaheu.

Eu comprei 100 para testar, ainda não sei no que vou usar, talvez vou usar pra fazer CL esterilizando no micro-ondas, testei se a tampa fechava por cima do papel e parece que sim.


Se for usar vou usar uma vez só então, achei tyvek barato na internet, tinha pedido porque queria fazer os potes com filtro e tal.
 
Valeu aí! Pode crer que você chega lá sim. O negócio é que quanto mais você erra, mais você aprende, eu já fiz tanta coisa dar errado que agora ja conheço quase todos os possíveis erros hasuaheu.

Voce teria alguma leitura sobre o procedimento de inoculacao que utilizou? Seria ele mais complicado para iniciantes?
 
Última edição:
Eu comprei 100 para testar, ainda não sei no que vou usar, talvez vou usar pra fazer CL esterilizando no micro-ondas, testei se a tampa fechava por cima do papel e parece que sim.


Se for usar vou usar uma vez só então, achei tyvek barato na internet, tinha pedido porque queria fazer os potes com filtro e tal.
Boa, se puder postar aqui quais foram seus resultados, ou manda o link do seu diário, se tiver, valeu!

Voce teria alguma leitura sobre o procedimento de inoculacao que utilizou? Seria ele mais complicado para iniciantes?
É um pouco mais complicado que o cultivo normal com seringas lá, envolve umas etapas a mais e bem mais controle com a esterilidade do ambiente. Sobre a leitura, eu recomendaria ler o primeiro livro do Paul stamets, acho que o título é the mushroom cultivator, vc acha facil procurando pelo google, tem link aqui no forum pra baixar. Aí lê o capítulo que fala sobre spawn. Hoje em dia estou usando grãos colonizados pra inocular os sacos.
 
Meu irmão!!! O que é isso !?

Casca grossa !!! Ah eu vou tentar ! Muito maneiro !!!!
 
Não sei se alguém vai tentar essa técnica, ou alguma coisa dela, pra atualizar um pouco eu ia recomendar 3 coisas:

Usar grãos colonizadois como inóculo fica muito mais fácil, não aquilo que eu fazia de cortar pedaços de bolo colonizado.

A segunda é que nem precisa do vinagre, a maioria dos vinagres de álcool estão vindo com conservante INS alguma coisa que impede o crescimento dos fungos, inclusive o cubensis., Vale mais a pena por bastante inóculo, que aí ele coloniza bem rápido e dificilmente contamina.

Outra medida é deixar pouco úmido, com o pó de côco o ponto da mistura é quando eu aperto muito forte escorre uma gota de água entre os dedos. Se pingar umas 2-3 gotas pra mais é melhor por mais pó de côco pra dar uma secada na mistura. Sempre que fica um pouco mais úmido, o cubensis demora muito pra crescer e nas partes mais encharcadas crescem bactérias.

Estou pensando em cultivar cubensis novamente pra renovar o estoque pessoal, aí posto umas fotos aqui.
 
Última edição:
Depois de um baita susto e quase perder a cepa de Porto Rico que está comigo a mais de 5 anos, ela voltou com força pra me levar pra outras dimensões, inoculada no dia 27/09, hoje está assim:
IMG_5453.JPGIMG_5454.JPG

Em breve vou inocular uns sacos de pó de côco e farinha de arroz, aí posto aqui os resultados.
 
Esse teu cultivo foi sensacional !
Aguardo pra ver a parte 2 desse cultivo mágico 🍄🌈🍄
vou tentar essa tek de substrato em sacos com filtro em breve ! Eu tava indo em busca de um monotub mas vou optar por essa tek para ver se funciona por aqui haha
O simples parece funcionar melhor na cultura dos mágicos 🔭🐧
 
Esse teu cultivo foi sensacional !
Aguardo pra ver a parte 2 desse cultivo mágico 🍄🌈🍄
vou tentar essa tek de substrato em sacos com filtro em breve ! Eu tava indo em busca de um monotub mas vou optar por essa tek para ver se funciona por aqui haha
O simples parece funcionar melhor na cultura dos mágicos 🔭🐧

boaa, qualquer dúvida pode perguntar aí, antes eu tava com dificuldade pra conseguir os tubos de desodorante, mas aí fui num centro de reciclagem e comprei 3kg de tubos de desodorante por uns 15 reais kkk. Tem q cortar eles e lixar bem os cantos pra usar nos sacos, cada desodorante rende uns 3 tubos cortados.
Boa sorte aí! E quando você fizer um diário manda aí pra eu acompanhar.
 
Ontem usei um dos potes com sementes de trigo que já estava 95% colonizado, pra inocular 3 potes de centeio esterilizado e mais 3 pacotes de Frank. Tek, o pote das sementes estava um pouco melhor que esse: IMG_5503.JPG

Detalhe do novo brinquedo que veio do ali express (lâmpada UVC, pra ajudar a deixar o ambiente perto da esterilidade):
IMG_5489.JPG
Ali estavam 6 potes de centeio, 3 pacotes de Frank. Tek e mais pinças, garfo e furador de ágar, todos dentro de um saquinho de tnt com elásticos.

Usei um isolamento feito em ágar pra inocular os outros 3 potes de centeio. O isolamento estava assim:
IMG_5505.JPG

Hoje os potes e sacos estão assim:
IMG_5502.JPGIMG_5504.JPG
 
Última edição:
Oloco meu kkkkkkkk cultivo monstruoso
Gostei da ideia dos saquinhos, vou aderir, super prático
E parabéns pelo excelente cultivo
 
Notou diferença usando a lâmpada pra manter o local esterelizado ? Se possível deixa o link da compra 😀

Também quero saber da eficácia dessa lâmpada.

Mano, estava aqui me perguntando qual seria a função do vinagre na sua TEK. Você poderia explicar? Grande abraço!
 
Notou diferença usando a lâmpada pra manter o local esterelizado ? Se possível deixa o link da compra 😀
Eu nao fiz algum teste que comprove mesmo que a lampada tornou mais estéril o meu processo, mas essas lâmpadas tem comprovação científica de que funcionam, tanto que tem nas cabines de fluxo laminar mais avançadas do mercado. Tem q tomar cuidado pq vc não pode se expor à luz, tente evitar o máximo isso, nunca olhar diretamente pra lampada acesa, não manipular nada sob a luz pra nao queimar a pele e por aí vai. Vc limpa o ambiente, liga a luz e sai fora, 10-30 min dps vc volta, desliga e manipula as coisas. Tem q ser lâmpada UV-C, a que eu comprei nem vou recomendar pq levou mais de 60 dias pra chegar.
Oloco meu kkkkkkkk cultivo monstruoso
Gostei da ideia dos saquinhos, vou aderir, super prático
E parabéns pelo excelente cultivo
Valeu aí! Realmente eles são uma mão na roda, ficou bem mais fácil depois de usar sacos plásticos.
Boa sorte no seu cultivo!
Também quero saber da eficácia dessa lâmpada.

Mano, estava aqui me perguntando qual seria a função do vinagre na sua TEK. Você poderia explicar? Grande abraço!
O vinagre eu usava pra acidificar o meio, porque bactérias se desenvolvem muito bem em pH neutro porém sofrem muito em meio ácido, o cubensis assim como outros fungos filamentosos aguentam bem uma variação no pH, assim eu deixava o meio um pouco mais difícil pro cubensis e quase impossível pra maioria das bactérias.

Mas tem um negócio, hoje em dia quase todo vinagre de álcool tem um conservante INS alguma coisa que impede o crescimento de fungos também, então se for pra acidificar o meio tem q usar outro ácido.
 
MELHOR TEK QUE ENCONTREI PRA MINHA SITUAÇÃO ATÉ HOJE!!!

Esses sacos com filtro improvisados vão com certeza acabar com minhas horas intermináveis de esterelização de trocentos potes de conserva numa panelinha de pressão. Fico eternamente grato por essa TEK. GAMECHANGER!!!
Pra alguém pão duro e que ama uma gambiarra como eu, essa é a melhor tek sem dúvidas
 
Última edição:
Back
Top