Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Finalmente, 1° cultivo! (Australian)

Diário de cultivo problemático.
Olá, amigos micológicos.

Antes de ir ao diário de cultivo, gostaria de dizer uma palavra acerca da importância pessoal que essa experiência tem pra mim. Se quiser, é só pular essa parte, não vou ficar magoado.

A primeira vez que entrei aqui no fórum foi a quatro anos. Não sabia absolutamente nada a respeito dos mágicos, ou de biologia. Desde cara fui tomado por uma paixão pelos P. Cubensis, em todos os aspectos: O cultivo por hobby, a enteogenia, o estudo micológico...

Fui juntando materiais desde cedo, mas minha personalidade meio disfuncional e desatenta nunca me permitiu conciliar disponibilidade de tempo, recursos e vontade suficientes.
Até que, fazendo parte de uma reforma íntima que tem tomado todos os aspectos da minha vida, decidi pedir os esporos uma segunda vez e iniciar de vez o cultivo. E tem dado muito certo!
Obrigado CM por ter sido minha fonte de conhecimento durante esses últimos anos, absorvi muita informação a respeito de cultivos, enteogenia e até sobre a vida com os usuários experientes deste fórum cheio de amor.

Terminado o rompante emocional, vamos ao diário:

Diário de Cultivo

Dados:
  • Strain: Australian, proveniente da PróFungos.
  • Substrato: Bolo FAI clássico, na proporção de 1/1/2 (farinha, água, vermiculita, respectivamente)
  • Data de início: 02/07/2013, primeira inoculação.
  • Confecção da Seringa
Comecei o cultivo com pouca fé. Não dispunha de todos os materiais ideais... Mas, bem, quem tem, no primeiro cultivo?!
Munido de um carimbo da PróFungos, uma seringa de 20mL, água de torneira, poucas técnicas assépticas à mão e muita animação, tirei tudo de dentro do meu banheiro, lá pelas 2 da manhã, e borrifei uma solução de 10% de água sanitária por todas as superfícies e pelo ar, especialmente dentro do box, onde realizaria a operação.
Enquanto aguardava os 30 minutos necessários para a desinfecção por contato com o cloro, mantive a porta trancada e fui limpar os materiais.
Não tinha uma glovebox, então usei simplesmente uma "caixa de ar estático", como o pessoal do Mycotopia dizia, que consiste simplesmente de uma caixa deitada de lado.
Esterelizei a água no microondas, cobrindo um pote de vidro com papel alumínio.
"Como assim, você pôs papel alumínio no microondas?". Sim, coloquei, e vi um espetáculo lindo de arcos voltaicos enquanto um medo latente de explosões tomava conta de mim.
Mas tudo ficou bem.
Passada a meia hora, entrei no box, abri a caixa que também tinha sido esterilizada, coloquei a seringa (que só abri lá dentro), o carimbo, o shot glass, meu anel de inoculação, tudo dentro da caixa. O isqueiro e o álcool ficaram de fora; Não é uma boa ideia acender um isqueiro dentro da GB ou da caixa, pois cria arrasto de ar, que é justamente o que tentamos acabar quando temos um acessório desses.
Fiz a seringa, utilizei cerca de um quarto de carimbo para 20mL. Dobrei o carimbo e guardei.
  • Confecção, esterilização e inoculação dos bolos
Minha receita de bolo foi a clássica, com 1/1/2. Ficou meio seco, eu achei, mas ainda encharcava a mão quando apertado sem juntar água no fundo do pote onde misturei, então beleza.
Usei potes de polipropileno de 350mL comprados para este fim, e que acabaram se saindo muito bem. Preparei 9 bolos, limpando a borda (cerca de 1cm de profundidade) para a aplicação do selo de vermiculita seca.
  • 1ª leva
6 foram para a geladeira, pois só 3 couberam na panela de pressão. Usei uma toalha e uma pequena malha de arame como separadores no fundo da panela, que se saíram muito bem também, pois mesmo depois de 70 minutos de pressão a água não tinha acabado.
Enquanto terminavam de esfriar, montei o mesmo esquema da confecção da seringa no banheiro.
Só abri a panela no ambiente asséptico. Afrouxei o papel alumínio sobre os potes antes de levá-los à caixa. A inoculação correu bem, mas gastei mais solução do que devia com 3 bolos!
Recolocado o papel alumínio, os potes nem saíram da caixa estéril, que só foi tampada e levada às condições de incubação. Marquei os bolos com a data de inoculação e a strain (2/7/13, Aus).
  • 2ª leva
Foram 4 bolos, dos quais:
3 copos de vidro, com uma tampa feita de papel alumínio bem fixa com arame;
1 pote de PP como os outros, com a diferença de que o bolo possuía um reservatório interno de vermiculita, conforme receita do Psilocybe Fanaticus (vou colocar as referências quando fizer o upload das fotos, relaxem).
Não usei caixa de ar estático, a panela de pressão foi aberta acidentalmente pela minha vó (hehe) e o tempo entre esterilização e inoculação foi de cerca de 30 horas. Se eu espero contaminação de alguma leva, com certeza é dessa.
Mas a inoculação correu bem e rapidamente, pois o conforto de não usar a caixa me permitiu trabalhar com precisão (i.e. não derrubei nada, não incendiei nada, etc).
Marquei a data: 5/7, Aus.
  • 3ª leva
Tive uma ideia de glovebox para os dois últimos bolos, que acabou se mostrando perfeita, pois permitia fechamento total da caixa até estar esterilizada, a caixa poderia ser recuperada sem nenhum furo e a visibilidade e mobilidade eram bem mais que o suficiente. Vou postar fotos e, se alguém quiser, um tutorial (não sei se alguém já postou aqui, mas é uma ideia simples).
Essa foi a leva 8/7, Aus.
  • Colonização
A primeira leva apresentou sinais de micélio já no 2ºdia! Estão em cerca de 50%. Nenhum dos bolos contaminou até a presente data (10/7).
A segunda leva apresentou micélio visível no terceiro dia e vai muito bem, obrigado. Nenhum dos bolos contaminou, contrariando todas as expectativas. Estão em 30~40%.
A terceira leva está em 10%, e nenhum dos bolos contaminou também.
Ao todo, são 9 bolos sem nenhuma perda pra contaminação (até agora) e com colonização mais que satisfatória.

EDIT: FOTOS!!!
Todas elas foram tiradas hoje (11/07).
As linhas vermelhas foram feitas ontem(10/07), para marcar crescimento do micélio.

Primeira leva, 2/7/13:
2.7.13.JPG rizo.JPG rizo_2.JPG

Segunda leva, 5/7/13:
5.7.13.JPG

Terceira leva, 8/7/13:
8.7.13.JPG


Micélio feliz:
micelio_feliz.JPG

All together now:


Minha glovebox improvisada e a área de trabalho:
area_de_trabalho.JPG

Incubadora, mantida lindamente entre 25ºC e 30ºC:
incubator.JPG

EDIT: Diário estelar, data 150713...
Hoje é dia 15/07 e o micélio já começa a fechar totalmente os primeiros bolos...
É o 13º dia da primeira leva e, considerando que os potem têm 350mL (mais do que os 239mL usados nos "canning jars" que tem na gringa), foi uma colonização rápida!
Vou deixá-los 5 dias ainda em condições de incubação para o micélio se consolidar, e logo logo vamos pro dunk.
Aguardem!!!
~~~~

Complementei este diário com a descrição de como fiz a GB improvisada e a preparação da área estéril (que considerei um sucesso, pois tive 0% de contaminação). Este tópico está aqui.
Aguardem fotos, paz e good vibes!!!!allcakes.JPGallcakes2.JPGgb_01.JPGgb_04.JPGgb_04.JPG
 
Última edição:
Parabéns pela iniciativa!:)

No aguardo das imagens....

Abs,
Thug
 
Parabéns! Tenho certeza que vai dar tudo certo. Quando se decide por uma verdadeira mudança interior, tudo conspira para o sucesso...
Até os problemas de contaminação, etc. diminuem quando chega a hora certa do encontro com o cogumelo.
No início eu tomava precauções exageradas para os cultivos darem certo mas alguma coisa interna minha estava errada. Então sempre ocorria algum problema e adeus cogs...
Quando fiz uma reforma interior, começou a dar certo. Tomando apenas os cuidados básicos, tenho conseguido belos cultivos.
Mensagem para quem está começando: Tão importante quanto o estudo do processo de cultivo é a preparação interior para o encontro com o espírito do cogumelo.
Abçs...
 
Tudo certinho por enquanto. Só faltou as ibaaagens

edit: só a água que vc poderia ter usado as de copinho, mas acho q n deve ter maiores complicações...


Fotos novas!!!


Parabéns! Tenho certeza que vai dar tudo certo. Quando se decide por uma verdadeira mudança interior, tudo conspira para o sucesso...
Até os problemas de contaminação, etc. diminuem quando chega a hora certa do encontro com o cogumelo.
No início eu tomava precauções exageradas para os cultivos darem certo mas alguma coisa interna minha estava errada. Então sempre ocorria algum problema e adeus cogs...
Quando fiz uma reforma interior, começou a dar certo. Tomando apenas os cuidados básicos, tenho conseguido belos cultivos.
Mensagem para quem está começando: Tão importante quanto o estudo do processo de cultivo é a preparação interior para o encontro com o espírito do cogumelo.
Abçs...


Obrigado pelas palavras de carinho!
Tenho me preparado pra isso já há algum tempo, e pelo passo com que o cultivo anda, os cogus querem vir até mim.
Abç!
 
Boa sorte nos cultivos, boas vibrações!
 
Sucesso no cultivo!!

Inspirando, expirando e esperando pela semana que vem!

Vou reativar os trabalhos por aqui, de volta ao basico (PF), depois de duas tentativas com milho mal sucedidas!

Seguimos acompanhando..
 
Micélio lindo cara!

Que bom que está cultivando, é realmente uma medicina, pré e pós experiência! Acompanhando.
 
Olá, amigos rizomórficos.

Demorei um pouco pra postar, a internet não andou colaborando muito comigo esses dias.

Enfim, os três bolos da primeira leva estão no terrário já, desde o dia 21. Hoje é o quarto dia deles após o "nascimento". Detalhe: Deixei eles no dunk por 15 horas antes de irem pro terrário.

essa.JPG

E tá aí o filhotão; Só uma coisa me preocupa, esse micélio que está ficando super "fofo" nos três bolos, e chega a fazer a vermiculita sumir. Até agora, nada de pins.
É normal?
essa.JPGessa2.JPGessa3.JPGessa4.JPG


Ah, detalhe: A temperatura no terrário chegou a atingir 14ºC esses dias, por causa dessa friaca infernal que atingiu a região sul/sudeste. Agora estou usando uma bomba de calor pra manter a temperatura perto dos 22ºC.
Paz e luz!!!
 
É totalmente normal esse micélio "fofo", todos os meus PFs até hoje, de todas as strains, fizeram isso :)
Tá lindo isso ae amigo, vem cubensis ae =))
 
rsrsrs...estou com 3 copos de trigo e 3 de centeio cultivando Australian aqui.

Mano, eu fiz em pftek e adorei os resultados do Australian, enormes... imagino que no Centeio vai ser coisa linda de se ver! quando tiverem prontos, nao esquece do diário pra nós em hehehehe
 
Estes bolos estão muito promissores, parabéns!

Edit: Após o aniversário é normal o micélio dar uma afofada, note que quando o bolo cansar ele ficará mais liso.
 
Back
Top