Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fibra de coco caseira e possivel substituto de vermiculita e argila expandida, AJUDA!!!

Zer0

Esporo
Cadastrado
10/10/2020
13
3
23
Eae meu povo, suave?... Então, moro em uma cidade que o mercado é muito fraco, dar ideia a vocês aqui só tem 4 mercearias na cidade inteira e uma unica loja de construção e de jardinagem, então né, fica meio impossível eu arranjar todos os materiais para fazer um terrário e um bolo de qualidade, estou tentando fazer uma fibra de coco caseira pra usar nos bolos.
Porém essa vai ser minha primeira vez com o cultivo do cubensis, e eu queria saber oque vocês tem a me dizer sobre isso, se tem como fazer o terrario usando essa fibra de coco no fundo no lugar da vermiculita/argila expandida/perlita, ou se é melhor eu colocar água pura no fundo do terrário...

Não adianta falar "a compra pela internet" ou "a procura direito", minha cidade fica onde judas perdeu as botas e mais um pouco, dar ideia no meu estado ela é a terceira pior em questão de PIB, e um frete de são paulo pra cá fica em torno de 35$, nem mesmo termômetro daqueles mais barato de parede eu achei pra comprar aqui, é tenso...

Sobre a temperatura e umidade eu ja li por aqui que tem como saber a umidade observando o "suor" nas paredes do terrário e ficando de olho na evolução do micelio para ver se ele não fica mais peludinho e tals, além do que eu não achei um termômetro imagina um higrômetro, e a temperatura relativa da minha região fica 34-28 graus porém dentro de casa fica uns 31-26 então acho que não precisarei de aquecedor, sem falar que aqui não vende termômetro pra ficar olhando a temperatura então vou confiar no clima mesmo...

A minha strain vai ser um GT, ja comprei o carimbo e logo logo chega, fiz minha própia água destilada para a seringa, tendo em vista que aqui tambem não vende, a unica coisa de util que achei aqui para comprar foi a fita microporo...

Eu sinceramente já estou quase colocando os esporos do carimbo em um pão de sal e dando para uma vaquinha comer e ver se nasce cogu no pasto mesmo kkk...

Eae alguém tem como me ajudar?...
 
Garrafa Pet de 3 litros pra terrário

Itens de jardinagem não tem por aí no interior? Argila expandida é mato. Fibra de coco... não sei se funcionaria. Colocar água pura e simples no fundo não transfere umidade pro terrário, que eu saiba, mas vamos ver se você descobre... sempre tem uma surpresa pelo fórum.

Mas relatos de tentativa de fazer fibra de coco caseira dizem que dá bastante trabalho. Não tem uma cidade vizinha onde você possa ir numa loja de jardinagem pra resolver com as argilas expandidas? Possivelmente vermiculita também.

Vermiculita de 100 litros vendida no site da Leroy Merlin mesmo com frete alto sai muito barato, menos de 1 real/litro e rende mais de ano. Mesmo que tivesse acessível aí perto de você a velha e boa caixinha da Dimmy de 2 litros (5 a 6 reais/litro), ainda assim recomendo a compra do sacão de 100 litros.

Da mesma forma, sílica gel não tem como, só via internet. Ou usa uma dessas soluções de antimofo que o pessoa cita pelo fórum.

Farmácia pra comprar seringas e potes de coleta de fezes pra fazer as seringas de esporos. Talvez álcool 70 líquido.

Supermercado ou loja de conveniência pra comprar papel alumínio e álcool 70 (agora vende em qualquer lugar) pra esfregar nas mãos já que não tem acesso a luvas de látex. Compra também o espargidor se comprar álcool líquido. E se quiser outro espargidor pra borrifar no terrário Pet. Em supermercado, comprar também Arroz Integral que será quebrado no liquidificador.

Pra secar os cogumelos em vento, pendura eles na frente do ventilador.

...

Termômetro e higrômetro: dispensáveis. A mera referência a higrômetro mostra como a maioria dos tutoriais do Teo estão datados sobre certos procedimentos e itens laboratoriais - mesmo que ainda perfeitamente funcionais. Termômetro só é útil em caso de se morar em regiões de calor ou frio excessivos, que não é seu caso. Sua faixa de temperatura é tranquila pra um bom rendimento (na fase mais fria) ou rendimento tolerável (na fase mais quente), só procurar deixar o terrário de Pet em local fresco, arejado da casa. De preferência com uma boa corrente de ar - ao contrário das orientações antigas - pra ajudar na circulação mecânica de oxigênio gerada pela garrafa Pet ou qualquer outro terrário que use.

A umidade se verifica por um leve suor nas paredes, sem excesso.

...

No mais, faz uma viagem até uma cidade vizinha que tenha mais coisas já com uma lista do que quer comprar que não tenha conseguido em sua cidade e que considere essencial. Eu compraria máscaras, mas elas estão muito caras. Então, o melhor é só usar essa de pano que geral usa por causa da pandemia, lavada, e já resolveu. E alguma coisa pra reter o cabelo, que são as toucas cirúrgicas, ou o que mais você possa inventar, nas fases críticas de assepsia (feitura de seringa, inoculação dos bolos e, menos um pouco, feitura de carimbos).

...

O que mais falta?.... Deixa eu pensar... Ah, tesoura e fita isolante. Deve ter loja de material de construção pra comprar a fita isolante em conta, senão vai no supermercado.

Os copos de vidro da sua casa podem ser usados para a colonização. E a Panela de Pressão pra autoclave.

A boca do seu fogão para manipulação em assepsia.

... O que mais...?

Potes herméticos pra conversação final. Se não tiver, basta fazer chá sempre que os colher ou após a secagem e conservar o chá no congelador da geladeira até o dia anterior à experiência.

... o que mais?.....

Acho que só.

Espero ter ajudado.
 
Última edição:
rapaz... antes de tudo, muito obrigado pela sua atenção...

sobre os itens, como eu ainda to esperando o carimbo chegar vou tentar arrumar um bico aqui e descolar um dinheiro para ir na cidade vizinha e ver se acho essa argila expandida ou vermiculita...

otimo que bom que não precisarei desses "materiais laboratoriais", porque esses eu duvido que eu ia descolar mesmo kkk...

sobre o ambiente eu peguei um banheiro da minha roça e dei uma isolada nele tlgd... fechei as entradas de ar tipo a porta e a janelinha, dei uma limpada pesada la dentro com cloro desinfetante e tals, tampei as entradas do ralo e do vaso sanitario e passei alcool em tudo la dentro, dar ideia ficou baita cheiro de hospital la dentro e até o teto eu dei uma geral...

sobre os ultensilios de hospital eu consegui arrumar na farmacia daqui, achei o preço salgado mas deu pra pegar 2 pares de luvas 2 seringas e toca sirurgica, a mascara eu pensei nisso mesmo, lavar a minha que ja tenho aqui, pera eu preciso mesmo desses potinhos de fezes? n pode ser em um copo comum esterelizado n?...

bem... a fibra de coco eu ainda to produzindo kkk, já comecei a 3 dias, então quero pelo menos tentar usar ela nem que seja em metade dos bolos se eu arrumar essa vermiculita...

a silica eu vou comprar pela internet msm, essa pelo oq vi n tem jeito, é indispensável, mas vai demorar 2 meses pra colher ainda então arrumo até lá...

o terrario eu tinha feito duas garrafa pet de 2 L e arrumei uma caixa de isopor pro resto... vou ver oq consigo fazer com isso, mas vou tentar arrumar um galão de 5 litros, pelo o que pesquisei por aqui e por ali é o mais eficiente em questão de custo beneficio...

tesoura, fita, papel aluminio e panela de pressão eu ja tinha em casa...
 
Não precisa ser o pote de coleta de fezes não. Eu só sugeri porque custam cerca de 1 real e vem esterelizado com pazinha esterelizada dentro. Mas se vc fizer uma autoclave com uma faca e um copinho (pequeno de preferencia) eles sairao esterelizados tb.

Algumas pessoas só lavam bem e fervem antes de usar.
 
Back
Top