A constar, verificando no caso do processo do sujeito preso por comercializar cogumelos mágicos, ele também estava enviando alguns
esporos, a princípio em cultura líquida em seringa, e por isso o material foi periciado, a perícia, obviamente, concluiu pela inexistência de psilocibina no material, e mesmo identificando que se tratavam de esporos de cogumelos psilocibe cubensis, qualificou como não constante na lista de substâncias proscritas, ou seja, não seria possível criminalizar nem a posse nem a venda das seringas. A respeito do tema, já existe jurisprudência inclusive a respeito do porte de sementes de maconha, ter as sementes consigo, judicialmente, não vai gerar uma condenação, pois a semente não contém o THC, que é o que é proibido.
Sobre produzir para o próprio consumo, bom, dá pra escrever um livro sobre a controvérsia, mas vou tentar ser suscinto, veja o que diz o art. 28 da lei de drogas:
Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:
I - advertência sobre os efeitos das drogas;
II - prestação de serviços à comunidade;
III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
E agora o art 33, na parte que interessa
Art. 33. Importar, exportar, remeter, [...] ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
§ 1º Nas mesmas penas incorre quem:
II - semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas;
Bom, se vc tem a droga para consumo próprio, hoje, mesmo plantando, o que vem sendo entendido é que vc deve ser submetido a penas administrativas, pq o que conta é a "intenção" não a forma, então, se é pra consumo próprio, não dá cadeia.
Mas é sempre bom ficar esperto, pq, tem dispositivo de lei que te dá uma pena de 5 anos por cultivar, e Brasil né, a gente conhece a realidade, nunca é bom contar com a sorte, principalmente quem mora na periferia, é bem triste saber, que a depender da cor da tua pele a pena pode mudar. Inda mais que o pessoal dos cogumelos sempre pesa o quanto vai comer, e geralmente tem balancinhas de precisão, e a polícia adora apontar a existência de balança de precisão como elemento pra qualificar como trâfico.
No geral, quem está produzindo pra consumo próprio dificilmente, mas muito dificilmente mesmo, vai ser preso. Pra policia entrar na tua casa, tem que estar em flagrante delito, ou tem que ter mandato, e se vc não vende, como é que vai configurar flagrante delito??? e mandato pra buscar cogumelo é quase impensável.