Tem sim gente que foi presa este ano só por vender cogumelo seco. O que me intriga é que tantos sites vendem cogumelo seco há anos e a polícia nada faz. Cogumelo seco é vendido a kilo no mercado livre e tudo bem. Aí um cidadão como nesta reportagem vai preso por fazer a mesma coisa? Eu não entendo, gostaria que me explicassem.
Homem que cultivava cogumelos alucinógenos é preso por tráfico de drogas em Santa Maria | GZH
E que é prisão em flagrante e depois solta pra fazer a defesa em liberarde.
O que não teve é gente realmente presa, com decisão em segunda instância, que é o que realmente vale aqui.
O mais avançado que tenho conhecimento ainda está aguardando sentença em primeira instância, que sai em fevereiro.
O mercado livre remove os anúncios do tipo.
Os sites seria mais pela dificuldade de fiscalização.
Com maconha e cocaína recebe muito mais atenção.
Eu sempre falo aqui, todo mundo fala que é liberado, mas só vende em site ou com motoboy, em loja física não coloca pra vender.
Bom, um fez isso, colocou em loja e vendeu por um bom tempo, até que tudo foi apreendido, o funcionário preso e vai responder processo. Ganhou bastante dinheiro enquanto vendeu.
Mas se fosse comparar, ele falaria que não é ilegal, porque vendeu por muito tempo, mas no final acabou tendo dor de cabeça.
Talvez ele consiga "se livrar", tomara.
Ou talvez não e já vai gastar um monte com advogado e ansiedade, além de que se a renda da pessoa depender disso, ela não tem muita saída...
Via de regra, você acaba sendo preso por denuncia ou mesmo por popularidade.
Ninguém vai entrar na sua casa do nada e também não fazem nada com quem compra ou é apenas consumidor.
Mas se estiver vendendo em site, pode demorar pra fazerem algo, já que nossa polícia tem poucos recursos, muito menos para crimes que acontecem pela internet.
Além de que de todos os problemas, cogumelo não seria a prioridade. Maconha e cocaína movimentam toda uma rede de tráfico, milícia e política, enquanto cogumelo é mais individual.
Mas o processo que falei da sentença acima é porque o correios acharam "substância estranha" nas encomendas e chamou a polícia. Também não foi por estar vendendo por site ou Instagram, mas pela verificação interna do correios.
Se estiver vendendo em loja física ou na rua é mais fácil, porque as pessoas começam a falar, contar um para o outro, chegando em um policial, que é obrigado a verificar e até onde chega a informação, não há dúvidas que é proibido, ele só faz o trabalho dele.
A divulgação que é zona cinzenta, que não é ilegal você só encontra em sites que vendem, pessoas falando no Instagram ou afins.
Talvez até tenha alguma interpretação extremamente específica, mas nenhum dos casos (acho que foram uns 3) o juiz teve essa dúvida nas preliminares (antes do processo realmente iniciar).
Alias, eles até afastaram essa possibilidade, que todos tentaram usar para se defender.
Então se os juizes de 1 instância entendem dessa forma, eles sabem muito mais de direito do que nós ou pessoas no Instagram.
Mesmo assim ainda é possível se defender e como não tem nenhum julgado em todas as instâncias possíveis (até agora nem na 1•), daria esperança.
Em 1 instância você recorreria e não seria preso ainda, na 2 você poderia ser preso e ainda recorrer, mas cada vez vai ficando mais caro os advogados, menor a chance e mais demorado, se não tiver dinheiro pra bancar, vai perder tudo que ganhou vendendo e mais, além da liberdade.
O motivo de existerem mais sites é porque mais pessoas confiam que não é ilegal.
Todo mundo tem certeza que a maconha é proibida, então tem menos sites apenas pelas plataformas removerem, mas também por menos gente ter coragem de colocar a cara na frente.
Mas tem loja de semente de maconha, que já não é crime.
Temos vários exemplos de colegas que vendiam em sites e após os primeiros problemas com outras pessoas aparecerem eles deletaram ou removeram.
Um deles vendia apenas kit de cultivo e
esporos, mas removeu tudo, porque esse pagou advogado e consultou a opinião dele, não seguiu a opinião da internet.
Como não era a única fonte de renda, decidiu que não valia o risco.
Outras pessoas acreditam que a opinião da internet e uma meia leitura da portaria da Anvisa é suficiente.
Resumindo, é ilegal, mas tem uma ínfima chance de conseguir se livrar, que vai depender de gastar com advogado, arriscar a liberdade e etc, isso se você for indiciado. Se não for, nunca vai acontecer nada...
O principal é que tem pouca pessoa com inquérito aberto contra elas, quando entrei aqui era praticamente 0, hoje já tem mais de 5. Além de que os cogumelos são muito, mas muito mais conhecidos hoje do que antes, então tende a aumentar.
Agora, se você cultiva pra consumo próprio, ninguém nunca vai entrar na sua casa, afinal, não vão nem saber que você faz isso. Cogumelo não dá cheiro, não faz barulho e não incomoda ninguém.
A maior chance é comer eles, ter badtrip, chamar ambulância e vir policial junto, quem sabe aí crie problemas.
Mas sendo consumidor, você ainda consegue usar esse argumento, que é válido, até falar que é pra sua saúde mental, pra depressão.
Se você vende falando que é pra depressão, que é remédio, você está cometendo ainda mais crimes, como curandeirismo.
Se você faz pra uso próprio, é questão de crença e liberdade individual.
De qualquer forma, eu não andaria com cogumelo no bolso nem se fosse pra consumo próprio. Eu como em casa ou levo chá pronto. Evitar problema é melhor do que esperar dar dor de cabeça para resolver.
O texto ficou bagunçado e repetitivo, mas dá um desconto, to de ressaca ainda.