Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fechamento do cerco - ANVISA e AASP

Muito boa a discussão toda, e uma fatalidade a conclusão a que cheguei. Pensei mesmo que produzir e vender os cogus seria viável mas após ler todas as análises aqui chego a conclusão que o mais prudente a se fazer é ficar de fora desse mercado até que tenhamos a possibilidade de fazê-lo legalmente OU correr o risco de puxar cadeia igual um traficante do morro. Trágico.
O Estado abole qualquer forma de alteração da percepção. Proíbe e enquadra como crime. Precisam nos manter dentro da caixa. Não podemos cobrar do Estado como é gasto nosso dinheiro, quanto dinheiro é perdido com corrupção, salários vitalícios para ex-governadores, pensões para suas viúvas, auxílios dos mais variados para figurões, etc. Precisam nos manter no pão & circo. Quem enfrenta o sistema, se dá mal.
 
Acho que algum repórter da Globo acessa o Teo


Oi!!! Como vai?? Manda um abraço pro boninho!
Vi a mesma reportagem na BBC hoje pela manhã Como ‘vazio legal’ impulsiona consumo e venda de cogumelos psicodélicos no Brasil - BBC News Brasil.
 
Essa reportagem é uma merda, sem referências. BTW é a mesma que postei acima, a Globo tem os direitos de reproduzir coisas da BBC.
“Na farmacologia, primeiro é preciso compreender as moléculas de uma substância encontrada na natureza para eventualmente poder sintetizá-las - e nesse caso ainda não passamos desse estágio”, afirma Clarice Madruga.
Como não passaram? Psilocibina/cina e os mais diversos caralhos já foram sintetizados antes mesmo de eu nascer.

Tudo que é de mainstream sobre o tópico é uma mistura entre verdades e mentiras, ceticismo e fábulas.
 
Salve, pessoal. Como estão todos vcs?

Muito rica toda a discussão sobre esse ponto. Obrigado a todos que trouxeram tantas informações!

A preocupação com a segurança do fórum e seus membros sempre foi uma tônica daqui desde o início. Há quase 20 anos atrás já existiam preocupações sobre sermos criminalizados.

Eu venho acompanhando todo esse boom de comercialização dos cogumelos e não me surpreende que chegamos a esse cenário ou que vamos chegar em um ainda mais restritivo num futuro próximo. É evidente que a comercialização traria os holofotes e entendo que ela contribui para um acesso maior ao enteógeno. Em contrapartida, pode diminuir ou dificultar a responsabilidade de uso, abrindo margem para um aumento do preconceito e condenação do tema. Sem clichês moralistas aqui. Por exemplo: o acesso à uma experiência com psilocibina de alguém que veio aqui no fórum, tomou conhecimento sobre o assunto e fez a utilização tende a ser bem diferente da de alguém que viu um post no instagram, comprou e consumiu de forma aleatória (não que eu desacredite no poder que uma dose homérica no primeiro uso pode ter).

Esse ciclo de alta exposição deve trazer algumas consequências ruins como algumas ações punitivas que vcs já narraram neste tópico e eu acho que a tendência é de haver um recrudescimento sim por algumas razões que já levantaram aqui: desconhecimento, ilegalidade e conservadorismo. Ah, e medo, claro. Mas o engraçado é que, em paralelo, as notícias sobre avanços terapêuticos da psilocibina pipocam em todo mundo e esse boom científico divulga o tema por um caminho otimista e responsável. Eu acredito plenamente que essa última narrativa vai vencer.

Meu convite é que só sejamos responsáveis, desde o entendimento do porquê buscamos a Enteogenia, como fazemos isso e o que deixamos de legado para os que desejam trilhar caminhos similares. O cuidado para com a Enteogenia, por assim dizer. Se estamos em um ciclo que aspira um cuidado maior, passos atrás e responsabilidade com a lei, ok. Como disse no início, essa sempre foi uma tônica nossa e nada disso impediu que tantas pessoas tivessem acesso ao conhecimento que tratamos aqui.
 
Não me recordo exatamente se foi nesse post. Mas fiz um apanhado de jurisprudências dos tribunais de alguns estados, procurando por condenações por venda de cogumelos, e as únicas menções que encontrei foram de prisões em que haviam outras drogas envolvidas, ou seja, pelo menos em segundo grau não localizei processos contra vendedores só de cogumelos, em contrapartida haviam alguns milhares de processos por tráfico de maconha.

No caso, do tráfico privilegiado, é só parar de vender.

Nem só de más notícias vivem os comerciantes:


— Nova Súmula S
 
Triste ver isso, mas é esperado sim. Não esperava que continuaria a venda aberta assim sem ter um pushback de alguma forma. O bom é que o cultivo de cogumelos é tão rápido e simples que qualquer pessoa consegue aprender a cultivar e colher de um kit pronto em uns 20 dias. E se tiver o esporo e o know-how dá para cultivar o suficiente para a pessoa e todos os seus conhecidos que querem experimentar conduzir um ritual sagrado.

O importante é garantir que quem precisa da cura do cogumelo consiga ter sem se sentir criminosa e sem achar que tem que ficar paranóica porque está consumindo cogumelo. Além disso, eu sinto algo de ruim em vender os cogumelos. Por um ano eu trabalhei na When Nature Calls, smartshop em Amsterdam, e a nossa loja sempre teve muito respeito pelos cogumelos que eles vendem lá, mas depois de um ano eu parei de trabalhar lá vendendo as trufas psicodélicas (psilocibina também, mais potente que o cogumelo) por que eu sentia que não estava fazendo algo bom. Mas ao mesmo tempo, eu não vejo nada de errado em vender o cogumelo, mas ainda assim, eu acho que o futuro não é o cogumelo legalizar e ser comercializado em massa, eu acho mais interessante que cada pessoa cultive o seu próprio cogumelo.

Bom, eu tenho trabalhado no YouTube agora falando sobre a experiência psicodélica e redução de danos sem ter intenção de lucrar com o canal:

 
Com devido máximo respeito a todos, na minha humilde opinião foi um tiro no pé o surgimento de tantas lojas assim...
 
Tem sim gente que foi presa este ano só por vender cogumelo seco. O que me intriga é que tantos sites vendem cogumelo seco há anos e a polícia nada faz. Cogumelo seco é vendido a kilo no mercado livre e tudo bem. Aí um cidadão como nesta reportagem vai preso por fazer a mesma coisa? Eu não entendo, gostaria que me explicassem. Homem que cultivava cogumelos alucinógenos é preso por tráfico de drogas em Santa Maria | GZH
E que é prisão em flagrante e depois solta pra fazer a defesa em liberarde.

O que não teve é gente realmente presa, com decisão em segunda instância, que é o que realmente vale aqui.

O mais avançado que tenho conhecimento ainda está aguardando sentença em primeira instância, que sai em fevereiro.

O mercado livre remove os anúncios do tipo.
Os sites seria mais pela dificuldade de fiscalização.
Com maconha e cocaína recebe muito mais atenção.

Eu sempre falo aqui, todo mundo fala que é liberado, mas só vende em site ou com motoboy, em loja física não coloca pra vender.
Bom, um fez isso, colocou em loja e vendeu por um bom tempo, até que tudo foi apreendido, o funcionário preso e vai responder processo. Ganhou bastante dinheiro enquanto vendeu.
Mas se fosse comparar, ele falaria que não é ilegal, porque vendeu por muito tempo, mas no final acabou tendo dor de cabeça.

Talvez ele consiga "se livrar", tomara.
Ou talvez não e já vai gastar um monte com advogado e ansiedade, além de que se a renda da pessoa depender disso, ela não tem muita saída...

Via de regra, você acaba sendo preso por denuncia ou mesmo por popularidade.
Ninguém vai entrar na sua casa do nada e também não fazem nada com quem compra ou é apenas consumidor.

Mas se estiver vendendo em site, pode demorar pra fazerem algo, já que nossa polícia tem poucos recursos, muito menos para crimes que acontecem pela internet.
Além de que de todos os problemas, cogumelo não seria a prioridade. Maconha e cocaína movimentam toda uma rede de tráfico, milícia e política, enquanto cogumelo é mais individual.

Mas o processo que falei da sentença acima é porque o correios acharam "substância estranha" nas encomendas e chamou a polícia. Também não foi por estar vendendo por site ou Instagram, mas pela verificação interna do correios.

Se estiver vendendo em loja física ou na rua é mais fácil, porque as pessoas começam a falar, contar um para o outro, chegando em um policial, que é obrigado a verificar e até onde chega a informação, não há dúvidas que é proibido, ele só faz o trabalho dele.

A divulgação que é zona cinzenta, que não é ilegal você só encontra em sites que vendem, pessoas falando no Instagram ou afins.
Talvez até tenha alguma interpretação extremamente específica, mas nenhum dos casos (acho que foram uns 3) o juiz teve essa dúvida nas preliminares (antes do processo realmente iniciar).
Alias, eles até afastaram essa possibilidade, que todos tentaram usar para se defender.

Então se os juizes de 1 instância entendem dessa forma, eles sabem muito mais de direito do que nós ou pessoas no Instagram.
Mesmo assim ainda é possível se defender e como não tem nenhum julgado em todas as instâncias possíveis (até agora nem na 1•), daria esperança.

Em 1 instância você recorreria e não seria preso ainda, na 2 você poderia ser preso e ainda recorrer, mas cada vez vai ficando mais caro os advogados, menor a chance e mais demorado, se não tiver dinheiro pra bancar, vai perder tudo que ganhou vendendo e mais, além da liberdade.

O motivo de existerem mais sites é porque mais pessoas confiam que não é ilegal.
Todo mundo tem certeza que a maconha é proibida, então tem menos sites apenas pelas plataformas removerem, mas também por menos gente ter coragem de colocar a cara na frente.
Mas tem loja de semente de maconha, que já não é crime.

Temos vários exemplos de colegas que vendiam em sites e após os primeiros problemas com outras pessoas aparecerem eles deletaram ou removeram.
Um deles vendia apenas kit de cultivo e esporos, mas removeu tudo, porque esse pagou advogado e consultou a opinião dele, não seguiu a opinião da internet.
Como não era a única fonte de renda, decidiu que não valia o risco.
Outras pessoas acreditam que a opinião da internet e uma meia leitura da portaria da Anvisa é suficiente.

Resumindo, é ilegal, mas tem uma ínfima chance de conseguir se livrar, que vai depender de gastar com advogado, arriscar a liberdade e etc, isso se você for indiciado. Se não for, nunca vai acontecer nada...
O principal é que tem pouca pessoa com inquérito aberto contra elas, quando entrei aqui era praticamente 0, hoje já tem mais de 5. Além de que os cogumelos são muito, mas muito mais conhecidos hoje do que antes, então tende a aumentar.

Agora, se você cultiva pra consumo próprio, ninguém nunca vai entrar na sua casa, afinal, não vão nem saber que você faz isso. Cogumelo não dá cheiro, não faz barulho e não incomoda ninguém.
A maior chance é comer eles, ter badtrip, chamar ambulância e vir policial junto, quem sabe aí crie problemas.

Mas sendo consumidor, você ainda consegue usar esse argumento, que é válido, até falar que é pra sua saúde mental, pra depressão.

Se você vende falando que é pra depressão, que é remédio, você está cometendo ainda mais crimes, como curandeirismo.
Se você faz pra uso próprio, é questão de crença e liberdade individual.

De qualquer forma, eu não andaria com cogumelo no bolso nem se fosse pra consumo próprio. Eu como em casa ou levo chá pronto. Evitar problema é melhor do que esperar dar dor de cabeça para resolver.

O texto ficou bagunçado e repetitivo, mas dá um desconto, to de ressaca ainda.
 
Última edição:
Uau... Não sei há quanto tempo não lia algumas pessoas aqui...

Minha opinião se condensa no que foi escrito anteriormente. O que acrescento é:

Trabalho com cibersegurança, vivo no mundo corporativo. É chato, massante, vivo estudando para continuar um completo ignorante e sempre me sentir incapaz... Cultivar cogumelos, vendê-los, vender esporos, materiais de cultivo é tentador para mim.

Contudo, a pureza de vir aqui no fórum, aprender, ler, receber o primeiro carimbo, fracassar, tentar de novo, conseguir o primeiro flush e depois a primeira trip, extrair esporos e depois passar para frente aquela genética que livremente chegou a mim, completando o ciclo.... Não tem preço! É uma das melhores partes da minha vida.

Notem: todo apoio recebido aqui no fórum foi sem nenhuma segunda intenção. Ninguém quis me vender nada, tirar vantagem de mim nem nada. Só queriam compartilhar seus conhecimentos enquanto eu começava a aprender. Me enviaram esporos sem pedir nada em troca. Em última instância, não vicia, não faz mal e ainda há fortíssimos indícios que seja um remédio físico, mental e espiritual tremendo.

Uma vez que alguém venda para ganhar dinheiro, já tem um interesse. A melhor propaganda, a melhor manipulação, o melhor argumento leva. E ainda leva em detrimento dos outros... Vender cogumelos (ou comprar), faz com que o consumo esteja atrelado de alguma forma a segundas intenções.

Se psilocibina permitisse abuso ou viciasse, fazendo a pessoa adicta, pior ainda seria. Cannabis entra nessa esfera, até onde vivenciei, vicia... Não sou contra, fui usuário muitos anos... Parei justamente por querer me desvincular de correntes de crime, brigas, polícia, controvérsias...

Entendem o ponto? É tudo briga por dinheiro. Não quero ser moralista, a cada curso, diploma, projeto eu procuro um salário maior. Não sou contra ganhar dinheiro. Mas sou a favor da espiritualidade pura e sem segundas intenções.

Uma substância que expande a mente, tem maior potencial antidepressivo que uma fluxetina, maior potencial ansiolítico que um zepan-da-vida, tem mais poder de convencimento que um pastor (nada contra também, sou super cristão, só não sigo nenhuma religião)... Os megacapitalistas e ideologias estatais querem poder. Nos querem nas redes sociais assistindo propaganda, perdendo nosso tempo enquanto dominam a nossa opinião. Quem controla mais pessoas tem mais poder. Uma ferramenta de libertação é nociva para eles.

Tudo é briga por interesses! Já dizia um certo terraplanista (não sou dessa teoria kkk e nem ele era - tratava-se sobre uma aula sobre defesa de tese onde todos os argumentos que refutam precisavam ser respondidos e alguns ainda não tinham resposta - que por ventura não era terraplanista kkk), que o mundo é controlado por 3 grandes poderes: Ocidental - Financeiro, Geopolítico - Eurasiano, Religioso - Islamismo. Mega poderes que hora brigam entre si, hora se aliam. O ponto é: tudo que vivemos acaba sendo reflexo dos interesses deles.

Por fim...

Não vou dizer o que ninguém deve fazer (assim como espero que ninguém diga o que devo fazer), se quiserem trabalhar com isso, são livres.

Mas a beleza está na pureza, na espiritualidade. Ganhar dinheiro requer competição e tirar dinheiro de outra pessoa. Não existe ganha-ganha igualitário nesse jogo.

Quem quiser ir para a guerra jurídica, capitalista e brigar com interesses alheios para ganhar o pão dessa forma, é livre para isso. Inclusive, abrem frente para discussões engavetadas como esta, o que é muito válido!

Quem quiser ficar na paz, aprender, cultivar e participar dessas espirais positivas, tmj!
 

Polícia descobre fábrica de chocolates recheados com cogumelos alucinógenos na Grande SP​



A polícia investiga quem financiava a produção de chocolates recheados com cogumelos alucinógenos. A fábrica, localizada em Mairiporã, a 50 km de São Paulo, foi descoberta depois que um adolescente entrou em surto após comer o doce. A venda e o cultivo desse tipo de cogumelo são proibidos no Brasil, mas o produto é facilmente encontrado na internet.

Polícia descobre fábrica de chocolates recheados com cogumelos alucinógenos na Grande SP
 
Olá, amigos.

Venho aqui relatar algumas situações, talvez preocupantes, pra nós que vivemos da produção e venda dos cogus.
Primeiro: semana retrasada, dia 22/03/2023, minha loja da nuvemshop foi desativada por causa de uma notificação da ANVISA, onde constava que a comercialização do p. cubensis era proibida por conter substâncias proscritas. Fui lá eu e criei uma outra loja em plataforma própria.
Segundo: hoje, dia 07/04/2023, recebi uma notificação da AASP (associação dos advogados de são paulo), me dando 24 horas para interromper as vendas das cápsulas p/ microdose e das barrinhas de chocolate.
Terceiro: essa semana mesmo uma conhecida que trabalha com a venda de produtos contendo CBD também foi notificada e ameaçada, tendo que interromper os trabalhos. Não estou muito a par da situação, mas sei que ocorreu de fato.


As duas foram ações à nível nacional, sendo enviadas notificações à todas as lojas que eles identificaram como sendo comercializadores dos ditos produtos.

Vou anexar os documentos que me enviaram (um da nuvemshop e dois da aasp) para que vocês possam ler.
Ainda vou dar uma olhada, mas creio que os argumentos listados não tenham a devida validade, pois não consta nada na RDC da anvisa citando o encapsulamento em específico como sendo elemento que configure medicamento fitoterápico, que é o tema da RDC, e pelas outras descrições creio que não se enquadraria mesmo. E sobre a parte do chocolate nem chega a ser apresentada uma fundamentação legal.

De qualquer forma, na RDC está listada somente o stropharia(olha que absurdo) cubensis. Ainda restam ainda aí quase 200 espécies com as quais podemos trabalhar.

Att,
Luz

Olá, amigos.

Venho aqui relatar algumas situações, talvez preocupantes, pra nós que vivemos da produção e venda dos cogus.
Primeiro: semana retrasada, dia 22/03/2023, minha loja da nuvemshop foi desativada por causa de uma notificação da ANVISA, onde constava que a comercialização do p. cubensis era proibida por conter substâncias proscritas. Fui lá eu e criei uma outra loja em plataforma própria.
Segundo: hoje, dia 07/04/2023, recebi uma notificação da AASP (associação dos advogados de são paulo), me dando 24 horas para interromper as vendas das cápsulas p/ microdose e das barrinhas de chocolate.
Terceiro: essa semana mesmo uma conhecida que trabalha com a venda de produtos contendo CBD também foi notificada e ameaçada, tendo que interromper os trabalhos. Não estou muito a par da situação, mas sei que ocorreu de fato.


As duas foram ações à nível nacional, sendo enviadas notificações à todas as lojas que eles identificaram como sendo comercializadores dos ditos produtos.

Vou anexar os documentos que me enviaram (um da nuvemshop e dois da aasp) para que vocês possam ler.
Ainda vou dar uma olhada, mas creio que os argumentos listados não tenham a devida validade, pois não consta nada na RDC da anvisa citando o encapsulamento em específico como sendo elemento que configure medicamento fitoterápico, que é o tema da RDC, e pelas outras descrições creio que não se enquadraria mesmo. E sobre a parte do chocolate nem chega a ser apresentada uma fundamentação legal.

De qualquer forma, na RDC está listada somente o stropharia(olha que absurdo) cubensis. Ainda restam ainda aí quase 200 espécies com as quais podemos trabalhar.

Att,
Luz
Esse 6 já deixa bem claro amigo...com certeza você não chegou nesse ponto por causa dos cubensis desidratados.

Tem sim gente que foi presa este ano só por vender cogumelo seco. O que me intriga é que tantos sites vendem cogumelo seco há anos e a polícia nada faz. Cogumelo seco é vendido a kilo no mercado livre e tudo bem. Aí um cidadão como nesta reportagem vai preso por fazer a mesma coisa? Eu não entendo, gostaria que me explicassem. Homem que cultivava cogumelos alucinógenos é preso por tráfico de drogas em Santa Maria | GZH
O cara tinha 3 antecedentes,incluindo tráfico,também tinha uma arma na casa kkkk aí é fod* irmão.
 

Anexos

  • Screenshot_20240220-215023_Drive.jpg
    Screenshot_20240220-215023_Drive.jpg
    361.1 KB · Visualizações: 16
Esse 6 já deixa bem claro amigo...com certeza você não chegou nesse ponto por causa dos cubensis desidratados.

Apenas um print assim perdido não ajuda...
Precisa falar de onde tirou, se é da defesa, do juíz, de um jornal da internet

Pela resposta do 7, não parece ser decisão judicial.
Consequentemente, não teria valor além de argumentativo.
 
Parece que o próprio criador do tópico já está tendo dores de cabeça...não faltaram alertas, mas pessoas são insistentes e teimosas.



1713470511980.png



edit: Pelo visto a dor de cabeça está indo muito além do site fora do ar....quando a galera vai entender que isso não é brincadeirinha?

Depois que o cidadão toma o enquadro, percebe que o buraco é mais embaixo e não tem "interpretação" que vá dar jeito...
 
Última edição:
Back
Top