Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experimentos com Água Oxigenada (Peróxido de Hidrogênio H2O2)

Pedro

Cogumelo maduro
Membro Ativo
14/07/2005
132
73
43
Olá pessoal!

Depois de muito ler e pensar sobre o uso da água oxigenada como esterilizante, bolei o método que estou testando. (discrição mais a frente)


Os princípios do meu método são os seguintes:

  • Água Oxigenada mata os esporos que estiverem no meio (substrato).
  • Água Oxigenada é instável, se desfazendo com o calor

Com isso procedi da seguinte maneira:

Fervi grãos de milho por 20min. sem deixá-los previamente de molho, o motivo é que a água oxigenada mata os esporos e não o organismo vivo.

Após a fervura, escorri num escorredor de macarrão e exaguei com água fria para interromper o cozimento e escorri de novo.

Depois de bem escorrido eu acondicionei os grãos em 3 potes de vidro (de maionese), como notei que ainda havia água no fundo do ponte, coloquei-os de ponta cabeça apoiados em folhas de papel toalha dobradas, assim a água que escorrer fica nas folhas de papel (1 folha dobrada por pote).

Quando me pareceu que não tinha mais água para escorrer, desvirei os potes e com a bisnaga de água oxigenada 10 volumes, borrifei o suficiênte para conseguir molhar todos os grãos quando chacoalhasse os potes, a medida foi no "olhometro" mas a idéia é que a água oxigenda chegasse em todos os grãos e não sobrasse muito no fundo dos potes, depois disso todos foram fechados e chacoalhados.

Percebi em poucos segundos que havia bolhas dentro dos potes, sinal que a água oxigenada estava cumprindo seu papel.

A partir desse estágio, cada pote teve uma destinação diferente.

Pote 1 - Pote controle

Para fazer o controle, decidi usar um pote pequeno, ele após ser fechado foi guardado e servirá de controle, vou verificar quantos dias leva para aparecer algum contaminante, na teoria não deve aparecer nenhum.
Está com um pouco de água no fundo, mas, mais uma vez, na teoria isso não deve ser problema.
Estou pensando em drená-la desrrosqueando um pouco o pote de ponta cabeça, esse procedimento não deve ser muito suscetível a contaminação.

Pote 2 - Inoculado com micélio vivo

Esse pote foi inoculado com micélio que eu havia separado em papelão, apenas peguei o pedaço de papelão, joguei água oxigenada sobre o mesmo e depois o coloquei dentro do pote que foi então lacrado.

Parece que o micélio reage com a água oxigenada, porque surgiram bolhas em poucos segundos.

Pote 3 - Inoculado com esporos

Como eu pretendo inocular com esporos e, como já dito lá em cima, água oxigenada mata os esporos, usei o segundo princípio na tentativa de neutralizar a água oxigenada, o calor.

Para isso deixei a água oxigenada agir por uns 20min. e então coloquei o pote no microondas com a tampa desrosqueada.
Depois de 2 minutos o substrato estava fervendo dentro do pote.

Por causa da temperatura, tive que esperar o pote esfriar sem rosquear a tampa, porque se fizesse isso, assim que abrisse a tampa para colocar os esporos, a pressão sugaria bastante ar que poderia contaminar todo o processo.

Até o momento o pote 3 não esfriou totalmente, mas já deu para fechar a tampa.

edit:
Já inoculado com esporos de Oyster, foi por transfusão direta, porque não seria viável adicionar mais água, fazendo uma seringa com esporos.

Vou postando minhas observações ou outros procedimentos.

Aceito sugestões e opiniões. :pos:

Abraço!
 
Tentei reproduzir o que vocês fez.
Inclusive fiz duas sessões de peróxido num vidro.

Pipoca lavada e cozida num vidro. Peróxido no vidro. Tampa. Chacoalhar o vidro. Tira tampa e tapa com papel toalha duplo. Emborca o vidro no papel toalha apoiado na outra mão. Chacoalha e move o vidro no papel toalha para tirar o excesso de H2O2. Selo de papel filtro amarrado. Umas 6 horas depois a pipoca mostra sinais de que secou bastante por fora. Repete a operação com H2O2. Sela o vidro com papel filtro e papel Al. Inocula com seringa multiesporos.
Num outro vidro nada foi feito, apenas a mesma pipoca cozida foi colocada no vidro.
Um terceiro vidro foi esterilizado na PP por 1h 20min.

Amigo, realmente esse "bolor" branco não é nenhum micélio...
O Peróxido de Hidrogênio é um oxidante forte, mesmo em baixas concentrações (10volumes é equivalente a dizer que tem 3% de H2O2 diluídos em 97% de água no frasco)
O que ocorreu aí, é que o H2O2 oxidou o milho (material orgânico) e como consequência o mesmo ficou branco.
Eu tenho peróxido de hidrogênio 200 volumes aqui no meu laboratório...Esse se jogar em material orgânico entra em combustão, pega fogo em poucos segundos.
 
po muito boa a experiencia, acho otimo quando tem fotos explicando o processo pq sou leigo e muitas coisas explicadas podem ser confundidas sem as fotos. Vlw pelo post e os coments adicionais. abs.
 
Tentei reproduzir o que vocês fez.
Inclusive fiz duas sessões de peróxido num vidro.

Pipoca lavada e cozida num vidro. Peróxido no vidro. Tampa. Chacoalhar o vidro. Tira tampa e tapa com papel toalha duplo. Emborca o vidro no papel toalha apoiado na outra mão. Chacoalha e move o vidro no papel toalha para tirar o excesso de H2O2. Selo de papel filtro amarrado. Umas 6 horas depois a pipoca mostra sinais de que secou bastante por fora. Repete a operação com H2O2. Sela o vidro com papel filtro e papel Al. Inocula com seringa multiesporos.

Então man, na hora em que vc bota ele de cabeça pra baixo no papel toalha vc não acha que o papel livre de estar esterilizado quando entra em contato com o milho não seria um possível vetor de contaminação ?
 
Já inoculei 12 potes tratados dessa maneira.

Depois do molho em água sanitária eu seco com fralda, coloco em potes, cubro com tampão e ponho em banho maria em panela comum fechada com tampa por 1 hora.

A aquecimento neutraliza o agente promotor da esterilização (ácido hipocloroso)

aprovado mauricio .. nenhum contaminante ... ainda estou com aquele clone de shitake .... o micélio me pareceu meiu que uma poeira branca ... mais inoculei em grãos 24 na agua ...24 na candida ...fervidos por 10 min.... e PP 1hrs ...

(tome de esterelizar ... os grãos estavam feios ...por isso)...

to no aguardo porém ta tudo limpinhu ... caso não colonize acredito ser o clone que não rolou e a poeira branca solidificação da cultura liquida por algum motivo...

vamu que vamu ...:D:pos:
 
Bem, eu odeio abrir novos tópicos para esclarecer pequenas duvidas, pelo que te peço desculpa Pedro por estar a faze-lo no teu tópico.

Como estão a falar de esterilização, a uns dias li um tut que para corrigir o PH do milho de pipoca que tenha sido mergulhado numa solução de água sanitária, ou lixívia como dizemos aqui, ou ainda hipoclorito de sódio, se deve adicionar calcário para eliminar qualquer traço de acidez deixado pela água sanitária.

Ora bem, a solução de aquosa de hipoclorito de sódio está traduzida em baixo:

NaClO => Na + ClO

ClO + H2O => HClO + OH-

logo a capacidade do NaClO doar iões H é praticamente nula, então temos uma solução extremamente básica e não acida, para terminar pergunto-vos o porque da adição de calcário quando a solução esta demasiado básica e não acida?
 
o micelio foi ...que foi...dei uma fervida no milho após o hipoclorito e depois escorri e esterelizei ...mesmo assim coloquei casca de ovo em pó pois acreditei que ela estabilizaria alguma acidez... to testando em shitakes e o micelio do shitake nem ligou para acidez ..se fikou ...

...

coloquei agua oxigenada em uma pequena contaminação no terrario e sumiu ... fikei só um pequeno azulamento pois tive que trabalhar e fikou pouco húmido...achu que vai rolar esse teste ...

...
 
Shitake ? Maravilha !!! :eek:

Algum dia quero cultivar em casa esse tipo e também o Agaricus Blazei Muril.

Quando fiz testes com peróxido colocava primeiro um pedaço de papel toalha na regição a ser tratada e então pingava o peróxido neste papel. A ideia é não deixar o peróxido se difundir muito para dentro do bolo, supondo que a contaminação não seja muito profunda.

Boa sorte :pos:
 
Realmente é uma grande opção para quem não dispõe de panela de pressão.

O cozimento do milho para hidratar e amolecer o miolo e posterior tratamento com peroxido é eficaz.

Baseado em seus experimentos troquei o peroxido por hipoclorito (água sanitária) e obtive bons resultados.

O milho foi cozido, depois deixei de molho em solução de água sanitária por 24 horas.

Escorri, sequei com fralda de pano e guardei em bacia.

A bacia está coberta com filme de PVC transparente e na geladeira a mais de 15 dias. Nenhum crescimento de microorganismo até agora.
Olá Mauricio!
Não disponibilizo nem de panela de pressão ou forno a seco, para esterilização de meus casing, e queria saber se posso esterilizar as marmitas aonde o micélio será colocado com agua sanitária, tenho os micélios prontos já, consegui esterilizar eles em outro local antes de prepara-los, mas agora estou sem disponibilidade... Não mataria meu micélio e destruiria meu cultivo inteiro?
Queria algumas dicas também de como usar a agua sanitária para melhor sucesso...

Obrigado! Fique com Jáh :D

Obrigado! Fique com Jáh !
 
Back
Top