Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experimentos com Água Oxigenada (Peróxido de Hidrogênio H2O2)

Pedro

Cogumelo maduro
Membro Ativo
14/07/2005
132
73
43
Olá pessoal!

Depois de muito ler e pensar sobre o uso da água oxigenada como esterilizante, bolei o método que estou testando. (discrição mais a frente)


Os princípios do meu método são os seguintes:

  • Água Oxigenada mata os esporos que estiverem no meio (substrato).
  • Água Oxigenada é instável, se desfazendo com o calor

Com isso procedi da seguinte maneira:

Fervi grãos de milho por 20min. sem deixá-los previamente de molho, o motivo é que a água oxigenada mata os esporos e não o organismo vivo.

Após a fervura, escorri num escorredor de macarrão e exaguei com água fria para interromper o cozimento e escorri de novo.

Depois de bem escorrido eu acondicionei os grãos em 3 potes de vidro (de maionese), como notei que ainda havia água no fundo do ponte, coloquei-os de ponta cabeça apoiados em folhas de papel toalha dobradas, assim a água que escorrer fica nas folhas de papel (1 folha dobrada por pote).

Quando me pareceu que não tinha mais água para escorrer, desvirei os potes e com a bisnaga de água oxigenada 10 volumes, borrifei o suficiênte para conseguir molhar todos os grãos quando chacoalhasse os potes, a medida foi no "olhometro" mas a idéia é que a água oxigenda chegasse em todos os grãos e não sobrasse muito no fundo dos potes, depois disso todos foram fechados e chacoalhados.

Percebi em poucos segundos que havia bolhas dentro dos potes, sinal que a água oxigenada estava cumprindo seu papel.

A partir desse estágio, cada pote teve uma destinação diferente.

Pote 1 - Pote controle

Para fazer o controle, decidi usar um pote pequeno, ele após ser fechado foi guardado e servirá de controle, vou verificar quantos dias leva para aparecer algum contaminante, na teoria não deve aparecer nenhum.
Está com um pouco de água no fundo, mas, mais uma vez, na teoria isso não deve ser problema.
Estou pensando em drená-la desrrosqueando um pouco o pote de ponta cabeça, esse procedimento não deve ser muito suscetível a contaminação.

Pote 2 - Inoculado com micélio vivo

Esse pote foi inoculado com micélio que eu havia separado em papelão, apenas peguei o pedaço de papelão, joguei água oxigenada sobre o mesmo e depois o coloquei dentro do pote que foi então lacrado.

Parece que o micélio reage com a água oxigenada, porque surgiram bolhas em poucos segundos.

Pote 3 - Inoculado com esporos

Como eu pretendo inocular com esporos e, como já dito lá em cima, água oxigenada mata os esporos, usei o segundo princípio na tentativa de neutralizar a água oxigenada, o calor.

Para isso deixei a água oxigenada agir por uns 20min. e então coloquei o pote no microondas com a tampa desrosqueada.
Depois de 2 minutos o substrato estava fervendo dentro do pote.

Por causa da temperatura, tive que esperar o pote esfriar sem rosquear a tampa, porque se fizesse isso, assim que abrisse a tampa para colocar os esporos, a pressão sugaria bastante ar que poderia contaminar todo o processo.

Até o momento o pote 3 não esfriou totalmente, mas já deu para fechar a tampa.

edit:
Já inoculado com esporos de Oyster, foi por transfusão direta, porque não seria viável adicionar mais água, fazendo uma seringa com esporos.

Vou postando minhas observações ou outros procedimentos.

Aceito sugestões e opiniões. :pos:

Abraço!
 
Fala Pedro

Esse experimento com H2O2 é muito interessante.

A panela de pressão, nem sempre disponível, poderia ser substituída.


Mas algumas considerações por verificar:

1 - Todos os grãos devem ser tratados com H2O2 para ser eficiente a esterilização.

Dependendo da quantidade de milho, pode ser grande a quantidade de H2O2.

2 - A H2O2 não atingirá o miolo do milho, e no miolo pode haver um inseto ou microorganismo que se não for cozido sob pressão gera contaminação.

3 - Ter que escorrer a água acumulada no fundo do pote é uma porta para contaminação.

O vapor úmido dentro da panela de pressão, circula por dentro do pote de substrato por 1 hora para fazer uma esterilização eficiente.
 
Olá Maurício!

É mais ou menos essa a finalidade dos testes.

Mas eu parti do pressuposto de que o quê contamina os cultivos são esporos que estão por fora do milho e não que o milho já esteja previamente contaminado com alguma outra coisa.

Eu escorri o máximo que deu da água, mas ficou com uma aparência úmida.

Estou para fazer outro teste para verificar se o calor do forno de microndas realmente neutraliza a água oxigenada, para isso vou usar meu aquário.
Um dos métodos de se eliminar algas em um aquário é aplicando diretamente sobre as alguas H2O2, isso produz bolhas visiveis a olho nu.

Então irei colocar uma seringa com h2o2 e depois de passá-la no microndas, farei a tal aplicação, se borbulhar, minha teoria do calor é furada... hehehe...

Depois posto os resultados.

Edit:

Primeiro teste, um pouco desanimador, coloquei por 1min. a seringa com 1ml de h2o2 e depois injetei num tronco, que está começando a ser infestado por algumas, que tenho no meu aquário e borbulhou... ou seja h2o2 ativo.

Vou tentar outro coisa, deixar por 2min. como eu fiz com o substrato e experar até esfriar completamente.
h2o2.jpg
 
Fala Pedro

Eu seleciono o milho antes de por de molho.

Retiro os grãos que estão escuros, com bicho dentro, etc.

Essa medida pode ajudar bastante no seu experimento.

H2O2 decompõem-se com luz e calor.

O frasco de água + H2O2 que utilizo para borrifar no terrário fica enrolado com papel alumínio e guardado no frio para evitar a decomposição.

Acho que depois de esterilizado você pode deixar o pote sob a luz do Sol que a H2O2 decompõem-se em alguns minutos.

Cuidado com a seringa dentro do microondas pode gerar pressão e explodir.
 
Olá Maurício e demais pessoas! :D

A seringa não tem risco de explodir não, em uma das tentativas a água simplesmente vazou para fora, para resolver isso é só deixar bastante ar dentro dela que não acontece nada.

Mas a dificuldade está em recriar um ambiente em que demore o mesmo tempo que o substrato leva para resfriar, porque a seringa resfria rapidinho fora do microndas.
Minha próxima tentativa será colocar a seringa com H2O2 dentro de um copo com água e então submete-los ao microndas e esperar que tudo esfrie, deve ser próximo ao tempo do substrato.


De qualquer forma, esse experimento tem se mostrado estranho, hoje é o terceiro dia e o único pote que mostrou contaminação foi justamente o de Controle, que não tem nada...
Ou eu falhei em algum procedimento, ou esse método é ineficaz mesmo.

De qualquer forma, estou mantendo os outros potes para ver no que vai dar.

Os outros 2 estão bem, o que foi inoculado com micélio, está se desenvolvendo nos milhos e o com esporos não apresentou nenhuma mudança.
controle 003.jpg
 
Dia 4 do Experimento - 10/01/2007

O pote que foi inoculado com o micélio no papelão continua se desenvolvendo bem, sendo possível ver micélio pelo pote todo. (Foto anexa)

Fiquei com uma dúvida sobre pote "controle", não sei realmente se os pontos brancos que surgiram nele são realmente contaminantes, pensei na hipótese de ser apenas o amido do milho, de qualquer maneira continuo com ele em observação, até o momento sem sinais de nenhum fungo.

O pote inoculado com esporos não apresentou nenhuma alteração, nem os pontos brancos do pote "controle".

O pote que foi inoculado com o micélio no papelão continua se desenvolvendo bem, sendo possível ver micélio pelo pote todo. (Foto anexa)
milho 004.jpg
 
Dia 6 do Experimento - 12/01/2007

Boas notícias!
O pote que foi inoculado com esporos (transferência direta) apresenta micélio vivo! (Oyster - comestível)

Com isso tenho 2 potes com micélio e sem contaminantes e 1 pote controle aparentemente também sem contaminantes.

Fotos 1 e 2 - Pote inoculado com esporos (transferência direta)
Foto 3 - Pote inoculado com micélio (papelão)
milho1 003.jpgmilho1 002.jpgmilho1 004.jpg
 
Fala Pedro

Seria um quebra cabeça se o pote controle contaminasse, e os outros 2 seguissem ilesos.

O experimento traz a possibilidade de ter esterilização a frio, com agente não tóxico.

Os potes estão vedados, sem furos nenhum para troca de ar ?

Isso mantém as condições internas sem interferencia.
 
Olá Mauricio!

Sim, os potes estão vedados e sem furos.
Eu não tenho a tampa do pote inoculado com micélio, então o fechei com 2 camadas de papel alumínio e fita isolante, parece-me bem vedado.

Penso em iniciar outro teste só que com sementes para pássaros, mas nesse caso não pretendo fervê-las, apenas deixá-las préviamente de molho, para tentar então uma esterilização realmente a frio.

O milho foi fervido porque é um grão bem duro, caso contrário acho que o micélio teria muita dificuldade em colonizá-lo.

Abraço!
 
Fala Pedro

Quando faço bolos com arroz e milho de pipoca, eu apenas passo os grãos no moedor.

Não cozinho a mistura de arroz, milho, linhaça e níger, apenas junto água e vermiculita, ponho nos potes e esterilizo.

Dá um pouco de trabalho moer o milho de pipoca, porque é muito duro, mas assim a esterilização é mais eficaz, o grão está quebrado.

Você poderia tentar moer o milho para acessar mais o miolo do grão.
 
Boa idéia, mas eu não tenho moedor... :(
Tentei o liquidificador mas virou farinha de milho, um grão interessante é o trigo, gostei muito de cultivar nele.

Quanto ao experimento, por enquanto tudo continua indo bem, nada de contaminanes e micélio se desenvolvendo.

Abs!
 
11o dia do experimento - 17/JAN

Os três potes continuam livres de contaminantes.

Não sei até quando continuar postando o progresso desse experimento, mas pelo que observei até agora, o uso do H2O2 tem se mostrado extremamente eficiênte na esterlização dispensando o uso da panela de pressão.

O pote inoculado com esporos, que geralmente demora bem mais para colonizar do que um pote inoculado com micélio, já está praticamente todo colonizado, o que reduz em muito a hipótese de surgir algum contaminate.

O que foi inoculado com micélio deu uma estagnada, não sei o real motivo, mas não tem contaminantes.

O pote controle continua isento de contaminantes também.

Peço a quem puder, que tente repetir esse experimento para sabermos se realmente é eficiente em outras condições.

Acho que seria de interesse de todos ter uma técnica que dispense todas aquelas precauções excessivas de limpeza e higiêne.

Fotos:
1- esquerda: Controle, meio: inoculado c/ micélio, direita: inoculado com esporos
2- Inoculado com esportos

agua 004.jpgagua 008.jpg
 
Tentei reproduzir o que vocês fez.
Inclusive fiz duas sessões de peróxido num vidro.

Pipoca lavada e cozida num vidro. Peróxido no vidro. Tampa. Chacoalhar o vidro. Tira tampa e tapa com papel toalha duplo. Emborca o vidro no papel toalha apoiado na outra mão. Chacoalha e move o vidro no papel toalha para tirar o excesso de H2O2. Selo de papel filtro amarrado. Umas 6 horas depois a pipoca mostra sinais de que secou bastante por fora. Repete a operação com H2O2. Sela o vidro com papel filtro e papel Al. Inocula com seringa multiesporos.
Num outro vidro nada foi feito, apenas a mesma pipoca cozida foi colocada no vidro.
Um terceiro vidro foi esterilizado na PP por 1h 20min.

Foto em anexo.

Vidro com H2O2 cresceu um troço que não é micélio. Boca diz que é bolor de pão.
No controle não cresceu nada.
No da PP micélio normal.

indisp.png
 
Olá pessoal!

Hoje é o 101 dia (e último) do experimento e meu pote controle não apresentou nenhum tipo de contaminação.
1.00006.jpg
 
Realmente é uma grande opção para quem não dispõe de panela de pressão.

O cozimento do milho para hidratar e amolecer o miolo e posterior tratamento com peroxido é eficaz.

Baseado em seus experimentos troquei o peroxido por hipoclorito (água sanitária) e obtive bons resultados.

O milho foi cozido, depois deixei de molho em solução de água sanitária por 24 horas.

Escorri, sequei com fralda de pano e guardei em bacia.

A bacia está coberta com filme de PVC transparente e na geladeira a mais de 15 dias. Nenhum crescimento de microorganismo até agora.
 
Olá Mauricio,

Água Sanitária pode ser uma boa alternativa, sem falar que é muito acessível.
Mas como neutralizá-la para que o micélio não morra também?

Abraço!
 
Já inoculei 12 potes tratados dessa maneira.

Depois do molho em água sanitária eu seco com fralda, coloco em potes, cubro com tampão e ponho em banho maria em panela comum fechada com tampa por 1 hora.

A aquecimento neutraliza o agente promotor da esterilização (ácido hipocloroso)
 
Interessante esse seu experimento, acredito que o hipoclorito possa ser diluido em água, a qual concetração você usou?

Abraço.
 
Usei 2 colheres de sopa para 20 litros de água de torneira.

Ficou 24 horas de molho, calculei que nesse tempo o miolo seria atingido.

O milho que precisei usar coloquei em pote e fervi em banho-maria.

O que restou está guardado coberto com filme de PVC na geladeira.
 
Muitoo bom esse jeito que voce explico
bem explicado bem feito vou tentar aqui qualquer dia desses
e posto aqui novamente para ver se obtive sucesoo :D

Abrasos!
 
Back
Top