Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Experimento G.C.

Diário de cultivo completo.
---Experimento Grama Centeio---

Strain: F+
Seringa Multi Esporos


Procedimentos até agora realizados

Materiais:

- 1 medida de grama cortada e triturada no liquidificador
IMG_2115.jpg IMG_2116.jpg
- 1/2 medida de centeio triturado
IMG_2117.jpg IMG_2118.jpg
- 1/2 medida de água filtrada
IMG_2119.jpg

Misturado e espremido para retirada de excesso de água
IMG_2120.jpg IMG_2121.jpg

Colocado em potes de Polipropileno 750ml
IMG_2122.jpg IMG_2123.jpg IMG_2124.jpg

Vedado com 2 folhas de alumínio
IMG_2130.jpg

Será esterilizado por 1:30h na pressão...
 
Última edição por um moderador:
Manda mais informacoes @F.J.P. !
Fotos do terrario? Quantos furos?
Como voce ta fazendo a troca de ar? Com que intervalos?
A luz ta dentro do terrario?

To muito curioso sobre como o PC vai comer essa grama!
Boa sorte e Paz!;)
 
Manda mais informacoes @F.J.P. !
Fotos do terrario? Quantos furos?
Como voce ta fazendo a troca de ar? Com que intervalos?
A luz ta dentro do terrario?

To muito curioso sobre como o PC vai comer essa grama!
Boa sorte e Paz!;)
os parametros estão os mesmos dos cultivos anteriores, janelas com tecido para entrada de ar, a temperatura é gerada pela lâmpada, fica entre 27º a 30º....

OBS: estou desligando a lâmpada durante a noite, a temperatura aqui na cidade está ficando amena nas noites, assim que acordo ligo a lâmpada que fica ligada o dia todo.

A umidade é argila expandida e água mineral de garrafa com um pouco de água oxigenada para prevenir contaminantes.

O meu terrário tem 2 furos laterais, um deles mais baixo, em outra lateral tem mais uma janela e uma janela em cima, totalizando 4 entradas de ar. A umidade dentro está boa, não sei exatamente a porcentagem mas o visor de plástico fica cheio de gotículas de água...

Também estou na expectativa para ver esses frutos... vou manter atualizado, assim que surgir algum sinal de pins posto imagens!
 
a temperatura é gerada pela lâmpada, fica entre 27º a 30º....
OBS: estou desligando a lâmpada durante a noite, a temperatura aqui na cidade está ficando amena nas noites, assim que acordo ligo a lâmpada que fica ligada o dia todo.
Tire essa lampada de dentro do terrario! Coloque em cima dessa janela superior e se a temperatura baixar muito o jeito eh colocar um aquecedor de aquario com termostato na agua da argila expandida.
A temperatura ideal de pinagem eh de 22-25 graus, e isso deve ser mantido durante todo o tempo de frutificacao. Nao eh a toa que muitos cultivadores usam uma garrafa plastica com agua congelada dentro do terrario: Pra estimular a pinagem. Eu mesmo ja usei essa tecnica quando a temperatura nordestina nao deixava meus bolos pinarem!:)

A umidade é argila expandida e água mineral de garrafa com um pouco de água oxigenada para prevenir contaminantes.

O meu terrário tem 2 furos laterais, um deles mais baixo, em outra lateral tem mais uma janela e uma janela em cima, totalizando 4 entradas de ar. A umidade dentro está boa, não sei exatamente a porcentagem mas o visor de plástico fica cheio de gotículas de água...
A principio as goticulas de agua na janela sao sim um bom sinal de umidade. Argila expandida tambem eh uma tecnica consolidada entao esse nao eh o problema. Porem o @Anatman me disse que goticulas podem ser um sinal de gradiente de temperatura, e nao de alta umidade. Confirmei colocando um higrometro no meu terrario e verifiquei que a umidade tava em 80%.
Fonte:
Tem que ter cuidado porque condensação na parede só significa que há um gradiente de temperatura, e não necessariamente que a umidade está alta, mas monos geralmente produzem muita umidade. Infelizmente nem nos higrômetros "china" que usamos pode-se confiar cegamente, ainda mais nos eletrônicos.
A umidade ideal para pinagem é 95% e no pós pinagem, 90%, sendo cubensis muito adaptativos. A luz ideal é a fluorescente com temperaturas de 6000K - 7000K.

Se nao houver nenhum meio de medir a umidade (Que precisa estar na casa constante dos 95% para bolos) tente fechar uma dessas janelas para diminuir a troca de ar MAAAAS cuidado com Cobweb!:alien:
Quando vc postar mais fotos do Seting da pra te auxiliar melhor.
Bola pra frente que pra nossa sorte cubensis sao muito tolerantes com esses erros!
Ja ja vao te dar muitas alegrias!:)
 
valeu pelas dicas!:)
como disse esses parâmetros estão iguais dos meus cultivos anteriores onde bolos e casing frutificaram muito bem, creio que esse atraso seja pela técnica que usei e não pelos parâmetros do terrário. Alguma coisa nessa composição de grama e centeio fez com que o bolo em si não absorvesse muita água. Mas tem coerência a ideia de fechar uma janela, também pensei nisso, por que afinal muita umidade pode estar escapando por essa abertura.

Acho que quando se usa uma técnica diferente tem que fazer pequenas modificações ou ir observando como o bolo se comporta e é isso oque está acontecendo. Vou tentar fechar essa janela e vou mantendo o processo atualizado. Bom dia!:)
 
procedimento: as manchas azuladas estavam aumentando muito e criando certas gosmas estranhas...retirei os bolos limpei-os em água limpa e passei mais vermiculita, umedeci bem e retornei ao terrário agora com uma janela a menos... o micélio já esta passando por cima da vermiculita, agora é só esperar para ver oque acontece...

fiz um teste na janela superior, pus uma tampa de plástico vedando nela, em horas a tampa estava "suada" confirmando que por ali estava escapando muita umidade, deixando o interior do terrário mais seco...
 
hoje visualizei um PIN em desenvolvimento... :)
em breve ...fotos

finalmente o experimento começa a dar resultados concretos!
IMG_2310.jpg
ai estão os pins saindo por baixo do bolo!
IMG_2308.jpg IMG_2309.jpg
OBS: Injetei 10ml de água em cada bolo (água mineral de copo)
 
Última edição por um moderador:
retirei 3 cogumelos que estavam em desenvolvimento, eles estavam com buracos na cabeça, tipo uma contaminação estranha...:amuado:

assim que cortei os talos azulou instantaneamente, fiquei assombrado com o azulamento, chegou a ficar roxo escuro!!!:cyclops:

não sei por que apodreceu estes cogumelos, alguém ai sabe alguma coisa deste fenômeno?
 
alguém ai sabe alguma coisa deste fenômeno?

Há muitas possibilidades como; rosecomb, bolor bacterial, falha genética, etc. Pesquisar o fórum também ajuda. Ou postar alguma foto, sabe como é, telepatia é um processo meio cansativo para muitos alienígenas.
 
retirei 3 cogumelos que estavam em desenvolvimento, eles estavam com buracos na cabeça, tipo uma contaminação estranha...:amuado:

assim que cortei os talos azulou instantaneamente, fiquei assombrado com o azulamento, chegou a ficar roxo escuro!!!:cyclops:

não sei por que apodreceu estes cogumelos, alguém ai sabe alguma coisa deste fenômeno?
Muita umidade @F.J.P. E clima também... Só isso!. Só!!! Tenho quase certeza!

Fala mais! Sobre o substrato do casing!
 
Última edição por um moderador:
acho que já sei oque houve...foram os que nasceram na vermiculita que tinha dado uma encharcada de água...a alta umidade fez o chapéu nascer derretendo:unhas:... só pode ser isso, pois não tem cheiro ruim, nem outros indícios de contaminação, só como se fosse um cogumelo com uma parte bem molhada... valeu! o_O
 
agora sim fotos do pleno desenvolvimento, muitos dias para chegar a esse ponto...mas valeu a pena...
Os F+ são lindos, e vieram carnudos, azulando DEMAIS!
unnamed.jpg unnamed (1).jpg unnamed (2).jpg unnamed (3).jpg unnamed (4).jpg unnamed (5).jpg unnamed (6).jpg unnamed (8).jpg

unnamed (3).jpg unnamed (1).jpg unnamed (2).jpg
 
Última edição por um moderador:
Segue mais algumas fotos do fim do 3º flush...
agora irei limpá-los novamente (em água limpa) e refazer a rolagem na vermiculita, limpar o prato e dar um geral para ver se aparece mais um flush...
unnamed (11).jpg unnamed (12).jpg unnamed (13).jpg unnamed (14).jpg unnamed (15).jpg unnamed (16).jpg unnamed (17).jpg unnamed (18).jpg unnamed (19).jpg unnamed (20).jpg unnamed (21).jpg unnamed (22).jpg unnamed (23).jpg
:)---
 
Back
Top