Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

EXISTE um uso 'correto' ou 'indevido' de enteógenos ?

O meu pitaco é que o inconsciente de cada um engloba vários outros mundos.
Lá estão as divindades, os paraísos, os infernos e até os ETs que tantos procuram.
São realidades e conhecimentos tão inesperados e além do que podemos compreender que lhes damos vários nomes e inventamos vários conceitos para tentar enquadrá-los.

Eu entendo que seja o contrário/oposto. É o incosciente coletivo e não individual.
:pos:
 
encontrei o mortandello dentro do inconsciente COLETIVO e trouxe-o pro meu incosnciente pessoal.
ele mesmo explica:
Sou um ser pluriniversal, ligado por cordas quanticas que vibram psicodelicamente.
Sempre existi em lugar nenhum, e hoje nenhum lugar ocupa minha existencia real imaginária.
 
primeiro parabéns aos macacos daqui, muitas visões diferentes mas sem rasgação e imposição

agora queria saber, pra você (cada um que responder) qual é a forma 'correta' e 'indevida' de usar psicodélicos/enteógenos ? existem exceções de pessoas, ambientes, ou outras variáveis nesses conceitos ?
 
primeiro parabéns aos macacos daqui, muitas visões diferentes mas sem rasgação e imposição

agora queria saber, pra você (cada um que responder) qual é a forma 'correta' e 'indevida' de usar psicodélicos/enteógenos ? existem exceções de pessoas, ambientes, ou outras variáveis nesses conceitos ?

Em todos os lugares/dosagens é válido, basta que não prejudique ninguém e nem você mesmo, tá valendo...
Em todas as situações aprendemos, só temos que ter em mente quais os nossos limites nas diversas condições/interações.

Eu, por exemplo, sou solitário e gosto do escuro e do silêncio, mas algumas trips durante o dia, em rios, praias, matas, montanhas, ou até mesmo em festas, podem ser legais e enriquecedoras. Mas preferência mesmo é noite, lugar escuro e silêncio, mas uma boa companhia muda isso.

Quanto a pessoas que possam ou não usar, acho que pessoas com problemas de saúde, pessoas que possam ter crises convulsivas, psicóticas, ou com limitações orgânicas que possam se agravar, acho que estas pessoas devam se abster de doses fortes, ou mesmo de usar, no mais, por mim, acho que não importa mais nada, deveria sair o chá pronto na torneira uma vez por mês em todas as casas do planeta, kkkkk.

Bom fim de semana, muito chá...
 
EU tenho uma visão, pode se resumir em uma palavra: Respeito.
não há um codigo de conduta que diga o que é esse respeito, está em cada um.
se vc sente-se satisfeito com o modo como utiliza é o que vale, nõ podemos ser hipocritas e fazer como lemos em algum lugar ou que escutamos de alguem com experiencia(com exeção de quando vc aceita participar de um ritual, por exemplo, depois de aceitar tem que se submeter).cada um tem sua maneira e nenhuma é melhor que outra.
existem muitos caminhos e todos levam ao mesmo lugar, uns são mais faceis, outros mais dificeis, cada um escolhe o que irá seguir.so acho que todos devem seguir um caminho

mais uma vez vou dizer, é apenas a minha visao...
 
mais uma vez vou dizer, é apenas a minha visao...

:D o guiguii com medo de levar um xavasso!!!
hehe
fica frio mano
teu ponto de vista é muito válido, é ético.
Ética & Respeito
:pos:

agora queria saber, pra você (cada um que responder) qual é a forma 'correta' e 'indevida' de usar psicodélicos/enteógenos ? existem exceções de pessoas, ambientes, ou outras variáveis nesses conceitos ?

Essa pergunta é muito transeunte cara :eek:
 
Eu entendo que seja o contrário/oposto. É o incosciente coletivo e não individual.
:pos:


E eu por acaso escolhi o individual?

Não obstante está em cada um de nós. Difícil de entender ...


Individuais ou grupais (uma variação do individual, com mais gente) são as ego-trips tentando nomear o que não tem nome (fixo).
 
Pois bem, como é intrínseco em nós tentar entender o que muitas vezes não iremos entender.

O que fazemos aqui é o início de um estudo. Talvez chegamos a uma conclusão, uma concordância mútua, ou não chegamos a lugar algum. Mas vejo que não é tempo perdido não, vale a pena sim.

Difícil de entender, assino embaixo Ecuador.

Quanto aos enteógenos, volto a dizer, é preciso ter ética.
Se não o tiver, vai dançar, se não agora, depois volta pra reclamar.
 
Por todas as trips de diversas coisas que já tive, acredito que a experiência é extremamente individual.

Por exemplo, já experimentei enteogenia com M.D.M.A e LSD =/ e em bem maior quantidade do que Ayahuasca...

Sou da opnião da viajem ao subconsciente, cada um tem a sua. Minha relação com a natureza é bem antiga e não deixo de sentir aquela ligação e sentimento de união, unidade com coisas sintéticas, por conta disso atribuo a experiência pessoal. Vejo a natureza sem nem usar coisas naturais.

Estou hoje me voltando para a natureza, pois estou seguindo a filosofia de deixar as dicas da vida te empurrarem para as experiências, atualmente vejo cogumelos por toda parte, por isso estou aqui. =D

Acho que o uso correto seria com Ética e respeito e nem mesmo "correto" seria o nome... Com ética e respeito o uso será menos "danoso" para o usuário e os demais.

Quanto a perpectiva divina... Se durante uma trip vier uma mão gigante e um sentimento de plenitude, grandeza infinita, conforto etc... Maioria vai pensar da "mão" de deus... Tem gente que vai pensar que era uma mãozona mesmo, como poderia ser qualquer outra coisa.

Você dá significado as coisas, não as coisas que dão significado a você.
 
Um bom exemplo:
Uso correto, uso indevido.

Erythroxylum coca (folha da coca)!
 
Legal esse tópico! Muitas opiniões interessantes.
Eu sempre achei que o uso devido fosse aquele em que se respeitasse as plantas/fungos e as pessoas/animais, o que eu chamo de uso ético. Todo o resto é subjetivo e válido. Acho que qualquer fórmula ou pré-concepção apesar de poder limitar a experiência, pode também desvendar caminhos novos.

Não procuro por nada durante as experiências, tento sempre ser apenas um instrumento guiado, um olho viajando por espaços desconhecidos. Mas tenho vontade de viajar baseado em alguma coisa pra ver no que dá. Por exemplo, viajar pensando algum livro ou conceito, ou ainda sobre a mitologia de algum povo. Mas acho que pra conseguir "guiar" uma experiência forte é necessário muita experiência e talvez nem seja possível.

Outra coisa é a individualidade da experiência. As vezes penso na possibilidade de viajar em grupo, utilizando alguns métodos como dança, canto ou música. Será que a experiência poderia ser diferente e alcançar um nível coletivo?
 
Você é um psiconauta mirador :D

Sobre a viajem em turma, pode ter certeza que se todos tiverem um bom auto-conhecimento e o ritual estiver nos conformes para todos do grupo a viajem coletiva será obtida. Mas acho também que depende muito da dosagem e da substância ultilizada.

Em termos gerais, com qualquer coisa e com qualquer um, acho bem difícil isso acontecer.
 
O uso devido exige o mínimo de responsabilidade, pois não estamos lidando com um brinquedo, pra simplesmente ficar doidão.. além exige respeito também, e sobretudo saber do que se trata, quais os efeitos e em td o que implica seguir por esse caminho antes de mergulhar de cabeça.. tbm um certo nível de auto-conhecimento ajuda um bocado, inclusive para trilhar o caminho de volta pós experiência.. compreender os arquétipos e a própria psique(coisas que através do cogu podemos aprender inclusive)..
 
Lendo e analisando esse tópico, creio que esse conceito de correto/incorreto estaria mais ligado ao set/setting da experiência. Em se reservar para experiência, ou em ser um Noiazinho de M querendo só ficar "muito louco". Nota-se que na segunda observação têm-se grande chance de trauma significativo para bem ou para mal. Mas todo mundo acaba achando seu caminho...
 
Não existe essa coisa de correto ou incorreto, o importante é usar com responsabilidade, e saber que pode ser perigoso e causar experiências difíceis, pois tem gente que acha q o uso correto seria dentro algum "ritual" ou coisa parecida e usar para simples diversão é errado, acho q esse tipo de pessoa tende levar a experiencia muito a serio tentando interpretá-la, enquanto alguém q usa por simples recreação se divertirá muito mais e irá tirar mais proveito da experiência.

Acho q a gente tem q usar pra curtir mesmo, mas com responsabilidade e estar atento ao set/setting.
 
Lendo e analisando esse tópico, creio que esse conceito de correto/incorreto estaria mais ligado ao set/setting da experiência. Em se reservar para experiência, ou em ser um Noiazinho de M querendo só ficar "muito louco". Nota-se que na segunda observação têm-se grande chance de trauma significativo para bem ou para mal. Mas todo mundo acaba achando seu caminho...

Eu nao acho que o uso de drogas, para diversão, seja motivo para considerar uma pessoa como Noia.
Não acho correto tambem, minha juventude(14-18anos) inteira foi fazendo esse tipo de merda, e eu fico me perguntando como seria se eu fosse "normal"(normal considerando os parâmetros da nossa sociedade porca).
Mas no fim, prefiro a minha visão de mundo, que não foi comprada nem enfiada guela abaixo, mas sim formulada no que eu vi e vivi.
Se eu não tivesse me envolvido com certos tipos de coisa, hoje eu não conheceria o mundo pelo lado que conheço, nem a natureza odiosa humana. Eu poderia ser um alienado, sem vontade própria. Acho que todo tipo de experiência é valida. O conceito de certo e errado é uma grande contradição, por isso eu digo:
"Faça oque tu queres, pois é tudo da lei."


Uma coisa que eu tento levar como estilo de vida:

1 - O espaço é livre. Todos têm direito de ocupar seu espaço.
2 - O tempo é livre. Todos têm que viver em seu tempo, e fazer jus às promessas, esperanças e armadilhas.
3 - A colheita é livre. Todos têm direito de colher e se alimentar do trigo da criação.
4 - A semente é livre. Todos têm o direito de semear suas idéias sem qualquer coerção da INTELEGÊNZIA ou da BURRÍCIA.
5 - Não existe mais a classe dos artistas. Todos nós somos capazes de plantar e de colher. Todos nós vamos mostrar ao mundo e ao Mundo a nossa capacidade de criação.
6 - "Todos nós" somos escritores, donas-de-casa, patrões e empregados, clandestinos e careta, sábios e loucos.
7 - E o grande milagre não será mais ser capaz de andar nas nuvens ou caminhar sobre as águas. O grande milagre será o fato de que todo dia, de manhã até a noite, seremos capazes de caminhar sobre a Terra.
 
Eu nao acho que o uso de drogas, para diversão, seja motivo para considerar uma pessoa como Noia.
Não acho correto tambem, minha juventude(14-18anos) inteira foi fazendo esse tipo de merda, e eu fico me perguntando como seria se eu fosse "normal"(normal considerando os parâmetros da nossa sociedade porca).
Mas no fim, prefiro a minha visão de mundo, que não foi comprada nem enfiada guela abaixo, mas sim formulada no que eu vi e vivi.
Se eu não tivesse me envolvido com certos tipos de coisa, hoje eu não conheceria o mundo pelo lado que conheço, nem a natureza odiosa humana. Eu poderia ser um alienado, sem vontade própria. Acho que todo tipo de experiência é valida. O conceito de certo e errado é uma grande contradição, por isso eu digo:
"Faça oque tu queres, pois é tudo da lei."

Uma coisa que eu tento levar como estilo de vida:

1 - O espaço é livre. Todos têm direito de ocupar seu espaço.
2 - O tempo é livre. Todos têm que viver em seu tempo, e fazer jus às promessas, esperanças e armadilhas.
3 - A colheita é livre. Todos têm direito de colher e se alimentar do trigo da criação.
4 - A semente é livre. Todos têm o direito de semear suas idéias sem qualquer coerção da INTELEGÊNZIA ou da BURRÍCIA.
5 - Não existe mais a classe dos artistas. Todos nós somos capazes de plantar e de colher. Todos nós vamos mostrar ao mundo e ao Mundo a nossa capacidade de criação.
6 - "Todos nós" somos escritores, donas-de-casa, patrões e empregados, clandestinos e careta, sábios e loucos.
7 - E o grande milagre não será mais ser capaz de andar nas nuvens ou caminhar sobre as águas. O grande milagre será o fato de que todo dia, de manhã até a noite, seremos capazes de caminhar sobre a Terra.

Eu chamei de NOIA quem é NOIA. Filinho de papai querendo se aparecer na baladinha e ser o maluquinho para as menininhas! Por esse lado eu chamaria de NOINHA... do resto, é tudo da LEI
 
Eu chamei de NOIA quem é NOIA. Filinho de papai querendo se aparecer na baladinha e ser o maluquinho para as menininhas! Por esse lado eu chamaria de NOINHA... do resto, é tudo da LEI

e com razão... Até quando era mais novo e fazia certas coisas, eu já desprezava esse tipo de pessoa.
 
Pode parecer egoísmo, mas simplesmente não gosto de quem usa os mágicos pra recreação, só pra "pirar"...
Se é pra pirar, vai na esquina e compra 2 pinos e uns baseados e se vire. Cogumelo não é droga. Não é pra brincar. O propósito dele é outro.
Mas cada um sabe o que faz. Uma hora o troco vem ;)
 
Nao acho que seja errado usar para recreação, mas a pessoa tem que ter em mente que não é tao facil assim como maconha ou outras drogas comuns, pois ele é um psicodélico, e tem que estar atendo ao set/setting. Todas as vezes que usei foi para diversão mas depois eu vi que a experiencia é muito mais abrangente e me ajudou muito.
E o divertimento é um dos propósitos de se ter uma experiencia psicodélica além de outros.
Mas usá-lo só para "pirar" porque está entediado ou nao tem oque fazer pode trazer experiencias dificeis.
 
Back
Top