A palavra já diz para o que serve. Particularmente, não acho o local adequado pra "brincadeiras", mas sim para uma busca maior... Ainda que - essa busca - comece e termine em você mesmo...
Diz assim no wikipedia:
"Enteógeno (ou enteogénico) é o estado xamânico ou de possessão estática induzida pela ingestão de substâncias alteradoras da consciência. É um neologismo que vem do inglês: entheogen ou entheogenic, tendo sido proposto em 1973 por investigadores, dentre os quais se pode citar Wasson, como sendo o termo apropriado para descrever tal estado.
O consenso entre os diversos estudiosos da área não é total mas existem aqueles autores que consideram que a expressão enteogénico um mero sinónimo de psicodélico e outros que consideram que tal não se verifica, já que nem todas as substâncias usadas num contexto sagrado provocam alucinações, julgando pejorativo o uso de alucinogénicos psicomiméticos e os seus congêneres, prejudicando "os estados transcendentes e beatíficos de comunhão com a divindade" característicos do uso tradicional de drogas visionárias.
De certa forma a distinção se apóia exclusivamente no contexto em que seu uso é feito, se for dentro de uma realidade religiosa, sagrada e tradicional a experiência e a substância são consideradas enteogénicas. Se for num contexto recreativo e associado à moderna cultura pop elas são consideradas psicodélicas.
A palavra enteógeno significa literalmente: "manifestação interior do divino", deriva de uma palavra grega obsoleta, que se refere à comunhão religiosa com drogas visionárias, ataques de profecia, e paixão erótica, e está relacionada com a palavra entusiasmo pelo mesma raiz. Entretanto este termo foi proposto como uma forma elegante de resolver o problema de se encontrar um termo culturalmente apropriado e não pejorativo para descrever o uso destas substâncias. A farmacologia ainda não chegou a acordo sobre o termo para descrever as suas ações farmacológicas, assim o termo alucinógeno continua sendo a designação predominante entre os cientistas mais tradicionais, apesar da maioria das substâncias não provocar alucinações no sentido clínico mais extenso. O termo psicodélico continua muito utilizado por cientistas de gerações mais recentes, em geral referindo-se apenas a substâncias cujos efeitos são semelhantes aos do LSD ou da mescalina."
Em inglês, está mais completo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Entheogen