Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

EXISTE um uso 'correto' ou 'indevido' de enteógenos ?

viniciusc

Cogumelo maduro
Membro Ativo
11/04/2008
839
65
E ae macacada, tava aqui sassaricando nuns galhos virtuais, reparei umas discussões, queria ver o que temos por aqui...

a primeira questão seria sobre o uso 'indevido' de enteógenos; antes de falar sobre isso, temos que pensar se isso existe de verdade, e em quais níveis. O mesmo pra segunda questão, que é sobre o uso 'correto' de enteógenos. existe isso mesmo? é igual pra cada um? existe um melhor e outro pior?

isso aê :pos:
 
A palavra já diz para o que serve. Particularmente, não acho o local adequado pra "brincadeiras", mas sim para uma busca maior... Ainda que - essa busca - comece e termine em você mesmo...

Diz assim no wikipedia:


"Enteógeno (ou enteogénico) é o estado xamânico ou de possessão estática induzida pela ingestão de substâncias alteradoras da consciência. É um neologismo que vem do inglês: entheogen ou entheogenic, tendo sido proposto em 1973 por investigadores, dentre os quais se pode citar Wasson, como sendo o termo apropriado para descrever tal estado.

O consenso entre os diversos estudiosos da área não é total mas existem aqueles autores que consideram que a expressão enteogénico um mero sinónimo de psicodélico e outros que consideram que tal não se verifica, já que nem todas as substâncias usadas num contexto sagrado provocam alucinações, julgando pejorativo o uso de alucinogénicos psicomiméticos e os seus congêneres, prejudicando "os estados transcendentes e beatíficos de comunhão com a divindade" característicos do uso tradicional de drogas visionárias.

De certa forma a distinção se apóia exclusivamente no contexto em que seu uso é feito, se for dentro de uma realidade religiosa, sagrada e tradicional a experiência e a substância são consideradas enteogénicas. Se for num contexto recreativo e associado à moderna cultura pop elas são consideradas psicodélicas.

A palavra enteógeno significa literalmente: "manifestação interior do divino", deriva de uma palavra grega obsoleta, que se refere à comunhão religiosa com drogas visionárias, ataques de profecia, e paixão erótica, e está relacionada com a palavra entusiasmo pelo mesma raiz. Entretanto este termo foi proposto como uma forma elegante de resolver o problema de se encontrar um termo culturalmente apropriado e não pejorativo para descrever o uso destas substâncias. A farmacologia ainda não chegou a acordo sobre o termo para descrever as suas ações farmacológicas, assim o termo alucinógeno continua sendo a designação predominante entre os cientistas mais tradicionais, apesar da maioria das substâncias não provocar alucinações no sentido clínico mais extenso. O termo psicodélico continua muito utilizado por cientistas de gerações mais recentes, em geral referindo-se apenas a substâncias cujos efeitos são semelhantes aos do LSD ou da mescalina."

Em inglês, está mais completo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Entheogen
 
Existe sim.
Exemplos:
fumar cogumelos, chá de ssálvia, chá de maconha etc.
o que a wikipedia diz nao corresponde a realidade.
se os cogumelos, plantas e etc necessitassem de respeito , experiencia e essas MERDAS que todo mundo cobra, elas nos pediriam POR ELAS PROPRIAS.
tem uma centena de cabeçudos que só querem COMPLICAR o uso e o acesso as substancias, à esses lixos humanos eu nem presto atençao.
nosso trabalho é desmistificar o croquete e mostrar que TODOS podem, basta quererem.
aqui quero ver nego me arroxar igual fizeram pelos outros galhos da internet.
vai rezar pra planta e descobrir que deus nao existe e planta nao fala.
nem exige nem prega nem muda nada.
tudo somos nós mesmos.
 
"nem exige nem prega nem muda nada."

Não te mudou nada?:eek:

"se os cogumelos, plantas e etc necessitassem de respeito , experiencia e essas MERDAS que todo mundo cobra, elas nos pediriam POR ELAS PROPRIAS."

Elas podem não cobrar, mas nosso corpo - e mente - cobram... Ou não???
 
"nem exige nem prega nem muda nada."

Não te mudou nada?:eek:

"se os cogumelos, plantas e etc necessitassem de respeito , experiencia e essas MERDAS que todo mundo cobra, elas nos pediriam POR ELAS PROPRIAS."

Elas podem não cobrar, mas nosso corpo - e mente - cobram... Ou não???

rebato com a mesma pergunta, cobram mesmo? ou é só opiniao alheia?
 
vai rezar pra planta e descobrir que deus nao existe e planta nao fala.
nem exige nem prega nem muda nada.
tudo somos nós mesmos.
posso concluir com isso que nao acredita em nada?
nada nada?
tambem nao estou me vestindo pra tomar ou comer nada.
mesmo assim posso pedir/rezar/pegar na mao e passear.


///////a primeira questão seria sobre o uso 'indevido' de enteógenos; antes de falar sobre isso, temos que pensar se isso existe de verdade, e em quais níveis. O mesmo pra segunda questão, que é sobre o uso 'correto' de enteógenos. existe isso mesmo? é igual pra cada um? existe um melhor e outro pior?///////

-E compliicado. Uso indevido seria tomar cha de cog. escondido dos pais_?
Mentir para os outros em relacao a eles?
Mas sim existe o uso Indevido no sentido da palavra.
/o uso correto. seria ate onde uso e ate onde me faz bem. busco algo e nao tomo por tomar como um gole de cerveja.

Mas ai tambem entra a parte recreativa ne?!
 
Acho que há o uso responsável e o uso irresponsável. Isso eu sei que há.

Quanto à questão do uso correto ou do uso indevido, acho que é tudo nóia mesmo. acho que "todos" podem, "todos" devem, isto é até interessante...

Acho que entendo plenamente o que o Mortan quiz dizer.
 
Sem querer ofender as convicções ou falta de convicções de alguém, creio que há uma grande camada dogmática se formando em torno do termo enteógeno.

Por exemplo, budistas experimentam enteógenos, mas eles não acreditam em Deus. São religiosos mas não teístas. Será que têm a experiência de contato com uma divindade? Pelos relatos que vi não.

Até onde o consciente e o inconsciente da pessoa, assim como o contexto, influenciam no que o "enteógeno" mostra?

Eu prefiro mesmo falar em psicodélico - o que manifesta o espírito.

Mesmo porquê certezas reveladas e contraditórias entre si, que levam a conflitos, são comuns por aí.

Tem que haver filtros lógicos, filosóficos, éticos e muita discussão nisso tudo.

Para que nos respeitemos. E evitemos a violência e a destruição.

Não há um caminho que sempre leve à verdade, quanto mais um caminho único.

Não há uma verdade que possa ser expressa em palavras.

Há um uso correto ou incorreto? Há convenções. E acho até que elas são úteis. Mas são só convenções.
 
Não há uma verdade que possa ser expressa em palavras.

Busco lá na grande mama maria sabina:
Ela nao sentia efeitos se tinha sexo com homens, dizia que perdia o DOM DE CURA.
acredito que é tudo escolha nossa.
ninguém tem culpa - se ninguém BOTAR culpa nos outros.
(isso nao deixa de ser um dogmatismo meu :D:pos: )
ninguém tem culpa.
 
Eu fico intrigado...

Tenho certas - na falta de palavra melhor(melhor?) - crenças metafísicas e filosóficas e minha busca com os enteógenos foi neste sentido (hoje adoto outras práticas para continuar meu Caminho, visto que já me "satisfiz" em relação a eles Quando uso é a calea erva-dos-sonhos ou "hemp"...).

Não acredito que a planta seja sagrada, não mais que um animal ou um rio ou uma montanha, ou seja: a natureza, enfim, de certa forma "sagrada". Sagrado, em um sentido absoluto, pelo menos PRA MIM, é Deus e nós mesmos, em nossa essência.

Não estou falando de religião, muito menos de igreja, isso é coisa do mundo.

Agora, eu fico intrigado, porque uma pessoa que não acredita em nada, um niilista total - não estou dizendo que exista alguém assim, aqui - essa pessoa hipotética, pra quê toma logo "enteógenos"?

Pra recreação? Não pode ser, a começar pelo gosto de, por exemplo, da huasca ou da jurema.
Não seria melhor uma cervejinha ou até um pó?

Gostaria que alguém me explicasse...
 
meu pitaco:

O sentido do uso 'indevido' de enteógenos, e de quase todas as outras coisas que vamos discutir aqui, só pode variar de pessoa pra pessoa. Alguns acham que é indevido fazer sexo antes, ou não se envolver num 'ritual' pra tomá-los.
Eu não acho que nenhum dos dois usos seja 'indevido', mas comer queijo por exemplo, já acho, pois quimicamente não teria os efeitos que procuro com os cogus. É uma opinão pessoal, igualzinha a qualquer outra, mas não desmereço ninguém que faça isso - porém sempre vejo pessoas derespeitadas por não usarem como a maioria.

Ecuador, concordo que 'psicodélico' seria mais adequado. Mas aí ficaria a dúvida sobre o 'enteógeno': cogumelos podem levar a experiências místicas, divinas, enfim... se eu tomo como psicodélico (pra manifestar meu espírito), e tenho uma experiência dessas, ele foi 'enteógeno'? se sim, todos os psicodélicos são potenciais enteógenos, mas nem sempre levam a isso.

O fim do seu post é demais, também acho que convenções são úteis, garantem alguma segurança, e também concordo que elas não devem ser impostas.

Pessoalmente não tenho muitas crenças metafísicas, e os psicodélicos são portas pro meu inconsciente, antes de qualquer porta pra outro mundo.
Sim digo isso porque a maior parte de minhas experiências foram relacionadas aos meus medos inseguranças prazeres sonhos, incoscientes. das primeiras vezes encontrei prazeres carnais mundanos, que não aproveitava como poderiam ser aproveitados... depois encontrei a morte, e muito logicamente - nunca fui a um enterro, velório, ou parei pra pensar de verdade no fim da minha existência e das implicações disso ao meu redor... também já encontrei o que acho ter sido a 'idéia de deus' - todos os temores conceitos etc guardados lá no fundo do meu baú, provavelmente elementos eventos da minha infância, e os que sobraram até agora. enfim acho que deu pra exemplificar...
Nisso tudo vejo que provavelmente uma parte das pessoas também seja assim. e como eu acredito nisso, muitas pessoas nessa mesma última experiência que eu citei, encontram deus e a luz reconfortante, que eu neguei e vivi toda uma história diferente...
 
Nao posso deixar de assumir que a experiencia me deixa com um sentimento de espiritualidade sanado.
Porém nao dou um caráter mais importante a este setimento do que as outras sensaçoes fisicas, mentais e psicodelicas que rolam antes durante e depois da tripp.
 
Bom, pelo menos chegamos a um consenso que o uso de tais "plantas" acaba acarretando num encontro com algo "espiritual", mesmo que não exatamente espiritual... Ou como disse "Ainda que - essa busca - comece e termine em você mesmo..."
E mesmo que a intenção inicial não tenha sido de buscar algo...
 
hm zigg acho que não necessariamente em... cada um encontra a 'espiritualidade' de acordo com o que é, verdadeiramente acredita e não só o que fala, mas acho que algumas pessoas dão maior ou menor valor a isso, e acabam encontrando 'mais' ou 'menos' dessa espiritualidade...
 
"EXISTE um uso 'correto' ou 'indevido' de enteógenos ?"
ehehhe, miquinho danado!

como disse anteriormente em outro canto um pouco mais agitado, não.
não creio existir um uso correto ou indevido dos alteradores de consciencia.
cada um bem sabe do próprio corpo e supostamente o bem entende e é livre para fazer o que bem lhe entender.

no entanto,precauções,prudências e segurança óbviamente devem existir, tais como não tomar dirigindo,se familiares não sabem , não tomar e ir para o almoço em familia, em lugares/situações que podem ocasionar morte ou dano,etc....
 
Agora, eu fico intrigado, porque uma pessoa que não acredita em nada, um niilista total - não estou dizendo que exista alguém assim, aqui - essa pessoa hipotética, pra quê toma logo "enteógenos"?

Pra recreação? Não pode ser, a começar pelo gosto de, por exemplo, da huasca ou da jurema.
Não seria melhor uma cervejinha ou até um pó?

Gostaria que alguém me explicasse...

Acho que posso explicar isto, não busco religiosidade, nem espiritualidade, nem nada do gênero, mas, talvez eu não seja um niilista total - vai saber né - só que eu busco a ampliação máxima de mente, da percepção. Também curto muito o efeito de desintegração completa do ser e continuar existindo, acho isso intrigante.

Apesar de não acreditar num deus, num todo poderoso, eu sei que existem mistérios. Uma cervejinha, um pó, nada disso nem arranha este mistério, somente as plantas de poder e, por incrível que pareça, foi através delas que vim a me livrar das minhas crenças, como também pude compreender um pouco mais sobre o funcionamento da minha mente e a mim mesmo.

Prazer em explorar o insondável, acho que é isso. Sem palavras.
 
Apesar de não acreditar num deus, num todo poderoso, eu sei que existem mistérios. Uma cervejinha, um pó, nada disso nem arranha este mistério, somente as plantas de poder e, por incrível que pareça, foi através delas que vim a me livrar das minhas crenças, como também pude compreender um pouco mais sobre o funcionamento da minha mente e a mim mesmo.

grande Cacto... compartilho com teu pensamento.... parece que já procuramos por outros caminhos... bonito esse teu parágrafo...

EXISTE um uso 'correto' ou 'indevido' de enteógenos ?

Acredito na liberdade... que o universo nos deu... de fazer tudo o que temos possibilidade... cogumelo não tem alma.. é apenas um ser vivo como uma planta que comemos para nos nutrir... mas os cogus nutrem nossa mente... como Aldous Huxley disse: "a chave das portas da percepção"...

Acredito que existe, como tudo, a melhor forma de usufruir dos benefícios.... você pode comer uma cenoura crua ou pode cozinhá-la e perder os nutrientes... da mesma forma com os cogus... se você não preparar todos os fatores que contribuem para uma boa trip não terá uma... a escolha sempre será sua..

... ou seja, não existe uso correto ou indevido mas sim o MELHOR uso... e isso envolve, entre outras coisas, respeito...

.
 
Pessoalmente não tenho muitas crenças metafísicas, e os psicodélicos são portas pro meu inconsciente, antes de qualquer porta pra outro mundo.


O meu pitaco é que o inconsciente de cada um engloba vários outros mundos.

Lá estão as divindades, os paraísos, os infernos e até os ETs que tantos procuram.

São realidades e conhecimentos tão inesperados e além do que podemos compreender que lhes damos vários nomes e inventamos vários conceitos para tentar enquadrá-los.
 
"Acho que posso explicar isto, não busco religiosidade, nem espiritualidade, nem nada do gênero, mas, talvez eu não seja um niilista total - vai saber né - só que eu busco a ampliação máxima de mente, da percepção. Também curto muito o efeito de desintegração completa do ser e continuar existindo, acho isso intrigante."

Não Cacto, vc não é um "niilista total":pos:. E acho que ninguém aqui é... Que bom!
 
O meu pitaco é que o inconsciente de cada um engloba vários outros mundos.

Lá estão as divindades, os paraísos, os infernos e até os ETs que tantos procuram.

São realidades e conhecimentos tão inesperados e além do que podemos compreender que lhes damos vários nomes e inventamos vários conceitos para tentar enquadrá-los.

exatamente o que dizia, cada inconsicente é um repertório de todas as sensações experiências instintos que um ser trouxe até aquele momento no tempo. não significa que uma pessoa que racionalmente não acredite em deus ets infernos e paraísos não os 'traga consigo' e não os encontre na experiência, pelo contrário, encontra e muito, porque nela a 'razão' não é nada, crenças ou descrenças são anuladas, tem gente que se assusta de tão cru que é né heheh
 
Back
Top