Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

estraguei um carimbo ¬¬

Freakazoid

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/03/2008
75
58
34
bom gente, depois de esperar tanto fui preparar minha seringa
li tudo a respeito e fui preparar, raspei o carimbo moh de leve mas o aluminio começou a rasgar, ateh ai beleza, ai eu fui pinga o detergente q eu tinha lido aki
mas a besta num tinha prestado atençao q era uma gota pra um litro e eu pinguei uma gota em uma seringa ¬¬
fez uma espuma do caramba
ai qndo eu li q tinha errado resolvi jogar fora akela e preparar outra
ai peguei a otra metadezinha q sobro e preparei a seringa, to com moh receio de perde o carimbo, se bem q eu tenho outro, mas esperei tanto por esse =/

tem algum jeito de saber se a q eu fiz fico realmente certa ou se eu usei poco esporos???
e tem como eu deixar hidratando apenas 12 horas??

vlwww ai pra todos
 
Não são mesmo necessários. Com a tampa de papel alumínio solta o vapor entra e sai pelas beiradas.

Quando for inocular você fura o alumínio direto com a agulha. Eu costumo dar uma limpada com álcool 70 logo antes de inocular, mesmo guardando os copos em um lugar o mais limpo possível desde a saída da panela de pressão até a hora da inoculação.

Apenas um adendo, eu costumo colar pedaços de durex no alumínio antes de furar com a agulha.

Para quem assim como eu ainda não é muito habilidoso, facilita para o alumínio não rasgar quando se vira o copo para poder ver a inoculação.

Jah Bless!
 
Em São Paulo capital, vc encontra em praticamente toda loja de "1,99" que exista plantas ou vasos, casa de material de construção, jardinagem "shopping garden", lero merlin, carrefour, extra, e alguns outros.:)
Pois é Dara mas eu cheguei a ligar em muitas casas de jardinagem e é muito difícil encontrar mesmo assim. Bom, pelo menos no Extra, Carrefour (onde encontrei pó de coco), e Lero daqui da Zona Norte. Procurarei em outras regiões então.

Pergunta: O pó de coco é muito pior substituto que vermiculita?

Farei a "via sacra" na semana que vem então.

Obrigado pelas dicas:idea: .
 
Pois é Dara mas eu cheguei a ligar em muitas casas de jardinagem e é muito difícil encontrar mesmo assim. Bom, pelo menos no Extra, Carrefour (onde encontrei pó de coco), e Leroy daqui da Zona Norte. Procurarei em outras regiões então. Quando for na leroy procure pelas caixas amarelas da marca dymy, vou te dizer uma coisa que é triste, mas real, mesmo nessas lojas a maioria dos vendedores não sabem o que é vermiculita. No tatuapé garden vc também encontra.
 
Quando for na leroy procure pelas caixas amarelas da marca dymy, vou te dizer uma coisa que é triste, mas real, mesmo nessas lojas a maioria dos vendedores não sabem o que é vermiculita. No tatuapé garden vc também encontra.

É verdade, é difícil encontrar alguém que sabe o que é.

Estava pesquisando no CM e encontrei isso:

Shoping de Jardinagem: Tatuapé Garden, com 2 endereços em São Paulo:
-Avenida Salim Fará Maluf n°2211, tel (11)6193-500;
-Avenida dos Bandeirantes 5900, tel (11)5591-5555.

Cobasi
da Av. Washington Luis, 5103
COBASI Imigrantes(11) 5058-7887
COBASI CEASA (11) 3831-8303
COBASI Morumbi (11) 3744-4746

Center Flora Paisagismo‎ Av. Prof. Vicente Rao, 1150.

Não será tão "sacra" assim a minha via agora.


Obrigadaço Dara
 
É verdade, é difícil encontrar alguém que sabe o que é.

Estava pesquisando no CM e encontrei isso:

Shoping de Jardinagem: Tatuapé Garden, com 2 endereços em São Paulo:
-Avenida Salim Fará Maluf n°2211, tel (11)6193-500;
-Avenida dos Bandeirantes 5900, tel (11)5591-5555. (esse fica nas proximidades da estação São Judas do Metrô, mas só de carro)

Cobasi
da Av. Washington Luis, 5103
COBASI Imigrantes(11) 5058-7887
COBASI CEASA (11) 3831-8303
COBASI Morumbi (11) 3744-4746

Center Flora Paisagismo‎ Av. Prof. Vicente Rao, 1150.

Não será tão "sacra" assim a minha via agora.


Obrigadaço Dara
 
Para finalizar minha "Saga" (esta, pelo menos), decidi enviar umas fotos. Creio que tenha ido tudo por água abaixo, mas mesmo assim, tentarei explicar:

Hoje, após 10 dias da inoculação e de aguardar pacientemente os copos dentro do isopor/incubadora, decidi desistir de tudo, pois não havia visto nenhum sinal de colonização e também por não estar botando muita fé que não haveria problemas.

Ao retirar os papéis alumínio logo percebi que há pequenos focos de mofo, ou pelo menos acho que é. Se parece como uma névoa e com pequenas teias de aranha (cobweb). Pelo que já tinha visto, em outras fotos. Só que no meu caso é numa escala menor pois ao rachar o bolo ele contém mais dessa névoa.

As fotos não ficaram muito boas mas considerem que estas partes esbranquiçadas são o que eu acredito que seja, contaminação(ões).

Perguntas:

Sendo que:
Agora estou com vermiculita (substituía por pó de coco). E também termostato e termômetro (usava garrafa com água quente). Pretendo preparar novos substratos hoje, posso, amanhã, ao inocular, colocar os copos bem vedados (esses das fotos) junto, para ver se vinga? Ou é muito arriscado a contaminação de um se alastrar pro outro?


Obrigado
Copo feio.jpgcopo feio2.jpg
 
não estou "são" agora, mas não consegui ver contaminação nessa primeira foto...

a segunda foto é um pote aberto visto de cima?
 
a segunda foto é um pote aberto visto de cima? Tem vários focos de cobweb no meio do copo. Mas nas beiradas tem outro tipo de fungo...

PS: Essa po**a de cobweb invadiu minhas plantas (salvia, morning glory, pimenta e tomate, etc). Comecei a tratar com iodopovidina(iodo) diluido em agua. Até agora surtiu efeito (usei meio na louca, nem sei se é bom para plantas...).
Com cubensis com certeza não é uma boa idéia, pois, iria matar o micelio...
Eu não arriscaria deixar perto nenhum pote com cobweb. Esse troço é que nem mato, se alastra por tudo...
 
Temperatura ideal para uma boa incubação seria 29 graus abaixo q isso pode da errado.

Melhor não inverter as coisas... Não passe adiante informações erradas. Acima de 29 graus é que pode dar errado!

Pretendo preparar novos substratos hoje, posso, amanhã, ao inocular, colocar os copos bem vedados (esses das fotos) junto, para ver se vinga? Ou é muito arriscado a contaminação de um se alastrar pro outro?

O segundo copo (da foto acima) que você abriu pode descartar, se não estava contaminado, contaminou na hora que abriu. O outro que continua lacrado, pode deixá-lo junto aos outros sim, aguarde mais alguns dias para ter certeza se é mesmo contaminante.
 
Última edição:
A desculpa me atrapalhei quis dizer acima confesso meu erro, esse meu micelio incubo em 29
peço desculpa Cosmik vai uma foto do micelio incubando acordei quase agora e um prenssadão na mente
da nisso hehe peço desculpa a todos.
005.JPG
 
O segundo copo (da foto acima) que você abriu pode descartar, se não estava contaminado, contaminou na hora que abriu. O outro que continua lacrado, pode deixá-lo junto aos outros sim, aguarde mais alguns dias para ter certeza se é mesmo contaminante.

Mr. Cosmik, valeu pelas dicas!!! Preparei substratos com tudo como manda o figurino PF-Tek (Vermiculita, FAI, àgua mineral, Giz (calcário) e Cremogema. Coloquei (como suas dicas explicam) apenas camadas (três) de Papel Alumínio, sem filtro de café, cordões e outros "badulaques".
Hoje à noite farei a inoculação com a seringa( guardada em meu guarda-roupa) e borrifarei Lysol ao redor e diretamente na seringa, antes de inocular.

Detalhes e dúvida:

Não abro a panela de pressão há 30 horas. Tenho medo da proliferação da praga cobweb. Sendo assim, levarei a dita cuja na casa de minha namorada pois ela tem um banheiro pequeno (fácil limpeza) e nunca antes utilizado, novinho em folha (acaba de ser construído). Não quero cometer nenhum erro com a assepsia.

Será que os copos esterilizados devem passar por mais uma sessão de "pressão e calor"?

PS: Borrifo de 12 em 12 horas, Lysol na tampa da panela. Vai saber né!

Minha incubadora está muito melhor agora:

Antes: Caixa de isopor pequena, de três litros.
Agora: Caixa de isopor grande (/média?!) de 55 litros com um Termostato de 100w e um termômetro de precisão (mercúrio).

Considerações

Sabendo que o meu carimbo pode ter ido por água abaixo (conforme o título do tópico), e nada do que eu faça vá remediar meus primeiros erros, tentarei novamente até que a perfeição da PF-Tek me advenha pois pretendo passar para outras fases também. Mesmo tendo que abortar o processo futuramente.
Ah...!!! quando chegar meus outros carimbos: Mais substratos, mais copos, mais tentativas.

Agradeço a todos que estão "de olho no lance" para mim bolo e sladeabdala. Sabemos que também aprendemos também quando cometemos erros, escritos ou praticados. O importante e o mais difícil é assumi-los.

PS2: A próxima postagem será em um diário, antes que eu leve uma "bronca". Farei um "Compacto dos melhores momentos" antes. Para que outros entendam. Está um verdadeiro Frankeinstein de informações espalhadas. (rs)


Aquele... a todos!!!
 
Mr. Cosmik, valeu pelas dicas!!! Preparei substratos com tudo como manda o figurino PF-Tek (Vermiculita, FAI, àgua mineral, Giz (calcário) e Cremogema. Coloquei (como suas dicas explicam) apenas camadas (três) de Papel Alumínio, sem filtro de café, cordões e outros "badulaques".
Hoje à noite farei a inoculação com a seringa( guardada em meu guarda-roupa) e borrifarei Lysol ao redor e diretamente na seringa, antes de inocular.

Algum motivo especial pra não guardar a seringa na geladeira?? Guarda roupa é uma fábrica de fungos rsrsrs


Detalhes e dúvida:

Não abro a panela de pressão há 30 horas. Tenho medo da proliferação da praga cobweb. Sendo assim, levarei a dita cuja na casa de minha namorada pois ela tem um banheiro pequeno (fácil limpeza) e nunca antes utilizado, novinho em folha (acaba de ser construído). Não quero cometer nenhum erro com a assepsia.

Será que os copos esterilizados devem passar por mais uma sessão de "pressão e calor"?

eu iria esterelizar por mais 1 hora...Melhor não dar chance pro azar né??


S2: A próxima postagem será em um diário, antes que eu leve uma "bronca". Farei um "Compacto dos melhores momentos" antes. Para que outros entendam. Está um verdadeiro Frankeinstein de informações espalhadas. (rs)
boa idéia essa do diário hem rsrsrsr To no aguardo..
 
Boa sladeabdala.

Seringa
Usarei o pote (de exames) que está hermeticamente fechado (fita adesiva e filme de conservar alimentos) no refrigerador então. É que teria que preparar uma GB novamente, pois a minha, improvisada com caixa de papelão), joguei fora. Confeccionarei uma nova a caixa organizadora que comprei. Queria evitar o trabalho achando que uma boa flambada e um algodão com álcool resolveria o problema de fungos de guarda-roupa.

"Pá nelas!"
Mais uma hora de pressão então.

Até...
 
Back
Top