Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Esterilização com uso de Panela de Pressão

Faz um teste com a PP só com água, pelo tempo que faria a esterilização, pra testar se não fica seca dentro. Se der certo, não deve queimar os panos se a água não acabar dentro da PP durante a autoclavagem.
Pois é cara mais nao posso fazer os testes, vou ter que usar a panela de uma vez , e nunca usei uma PP , só queria saber quanto a galera usa pra ter uma noção.

O limite de água das PP são os parafusos que sustentam o cabo, mas não faça isso! :cartaovermelho:

A recomendação é que a água fique numa altura cerca de 1/3 dos copos. Eu coloco metade, e nunca tive problemas. A questão é evitar que a água entre no copo com o substrato. Se você for encher a PP, vai fazer um substrato imprestável para cultivo devido ao excesso de umidade, já que os copos vão estar submersos. :bigode:
Verdade , essa era minha outra preocupação , então usarei até 1/3 dos copos como garantia.
Com o limite da panela , eu estava pensando em usar vários panos só para garantir que a água não seque , mais meu medo é a água perder altura e deixar os panos de cima expostos. É verdade que eles queimam?

Vou aproveitar e perguntar uma coisa , a agulha da seringa é muito pequena e talvez ela não consiga penetrar toda a camada de vermiculita. Se eu injetar na camada de vermiculita a água escorre até o substrato ou a vermiculita inorgânica vai absorver a água com esporos? (Obs: eu procurei aqui e só achei um tópico sobre isso)

Valew :)
 
É verdade que eles queimam?

Nunca usei panos... Faz então assim, tenta arrumar um suporte que caiba no fundo da sua panela que possa manter os copos mais pra cima e assim você pode botar água sem medo de que vá secar. :coffee:
 
pooshmeu, eu faço assim:

Coloco um pano da loiça dobrado no fundo da panela já molhado, se quiseres coloca dois. Em alternativa podes usar aquelas protecções metálicas que se colocam por baixo das panelas quentes na mesa.
Depois coloco os copos que irei esterilizar. Em seguida verto água em cima do pano, evitando molhar o alumínio do topo dos copos, até que chegue a pouco mais de 1/3 dos copos.
Fecho bem a panela, coloco a válvula de pressão e meto no fogão.
Ligo o lume em médio e deixo que comece a sair vapor fazendo a válvula rodar. Aí vejo a hora e aumento um pouco o lume por 50 ou 60 minutos contados desde que a válvula começou a rodar. Quando terminar esse tempo desligo o lume.

Para não teres problema com acabar a água:
Fica por perto da panela, dificilmente a água vai acabar mas se acontecer vais notar que a válvula começa a rodar bem mais devagar, o que significa que a água está a terminar. Nesse momento em que notes que a rotação fica fraca (é bem notório pois a rotação fica lenta como no início quando começa a sair pouco vapor), mesmo que o tempo dos 50 a 60 minutos ainda não tenha chegado ao fim, desligas o lume e deixas arrefecer normalmente. Assim não queima.
 
Ligo o lume em médio e deixo que comece a sair vapor fazendo a válvula rodar. Aí vejo a hora e aumento um pouco o lume por 50 ou 60 minutos contados desde que a válvula começou a rodar.


Desculpe, mas, não faz sentido em aquecer a panela até pegar pressão em fogo mais baixo e depois aumentar o fogo.

O roteiro que temos aqui é o contrário. Aquecer a panela em fogo alto até pegar pressão e depois abaixar o fogo. Uma vez que pegue pressão não é preciso o fogo alto para continuar a gerar vapor e manter a temperatura e pressão da panela.

Temos um roteiro adaptado no link https://teonanacatl.org/wiki/esterilizacao-com-uso-de-panela-de-pressao/
 
Última edição:
Desculpe, mas, não faz sentido em aquecer a panela até pegar pressão em fogo mais baixo e depois aumentar o fogo.

O roteiro que temos aqui é o contrário. Aquecer a panela em fogo alto até pegar pressão e depois abaixar o fogo. Uma vez que pegue pressão não é preciso o fogo alto para continuar agerar vapor e manter a temperatura e pressão da panela.

Temos um roteiro adaptado no link https://teonanacatl.org/wiki/esterilizacao-com-uso-de-panela-de-pressao/
Talvez não. Li algures, talvez aqui, talvez noutro lugar, que seria ideal fazer dessa forma para evitar estalar os potes caso sejam de vidro.

Seja isso uma boa justificação ou não, certamente não fará grande diferença. Quanto ao aumentar o fogo, julgo que irá gerar uma temperatura maior na panela e aumentar a taxa de sucesso de esterilização. Faz sentido?
 
Seja isso uma boa justificação ou não, certamente não fará grande diferença. Quanto ao aumentar o fogo, julgo que irá gerar uma temperatura maior na panela e aumentar a taxa de sucesso de esterilização. Faz sentido?


Não faz sentido. A temperatura máxima do interior da panela é 120 graus celsius, que é alcançado quando todo o interior da panela está preenchido por vapor e pressurizado. Depois disso aumentar o fogo só vai aumentar a taxa de conversão de água em vapor, e portanto esgotar mais rapidamente a água.
 
Última edição:
Back
Top