- 07/03/2016
- 43
- 11
- 28
Pois é cara mais nao posso fazer os testes, vou ter que usar a panela de uma vez , e nunca usei uma PP , só queria saber quanto a galera usa pra ter uma noção.Faz um teste com a PP só com água, pelo tempo que faria a esterilização, pra testar se não fica seca dentro. Se der certo, não deve queimar os panos se a água não acabar dentro da PP durante a autoclavagem.
Verdade , essa era minha outra preocupação , então usarei até 1/3 dos copos como garantia.O limite de água das PP são os parafusos que sustentam o cabo, mas não faça isso!
A recomendação é que a água fique numa altura cerca de 1/3 dos copos. Eu coloco metade, e nunca tive problemas. A questão é evitar que a água entre no copo com o substrato. Se você for encher a PP, vai fazer um substrato imprestável para cultivo devido ao excesso de umidade, já que os copos vão estar submersos.
Com o limite da panela , eu estava pensando em usar vários panos só para garantir que a água não seque , mais meu medo é a água perder altura e deixar os panos de cima expostos. É verdade que eles queimam?
Vou aproveitar e perguntar uma coisa , a agulha da seringa é muito pequena e talvez ela não consiga penetrar toda a camada de vermiculita. Se eu injetar na camada de vermiculita a água escorre até o substrato ou a vermiculita inorgânica vai absorver a água com esporos? (Obs: eu procurei aqui e só achei um tópico sobre isso)
Valew