Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Esterilização com uso de Panela de Pressão

um copo normal de vidro,aguentaria 1h na panela de pressao?
o normal seria eles nao aguentarem certo?

3) Fechar a panela de pressão com a tampa, porém não colocar o peso que controla a saída do vapor no pino central da tampa da panela.

4) Acender o fogo e deixar ferver em fogo alto. Quando iniciar a saída de vapor pelo pino central da tampa, marcar cerca de 3 a 5 minutos para que todo o ar existente na panela seja eliminado e o jato de vapor saia de forma contínua. A presença de ar misturado ao vapor d’água dentro da panela faz com que a temperatura de ebulição da água seja menor do que quando se tem somente vapor d’água, prejudicando a eficiência da esterilização.

5) Colocar o peso no pino da tampa da panela com o auxílio de uma luva grossa de PVC de cano longo para evitar queimaduras com o vapor que está saindo.


minha panela de pressão não tem como tirar o pino ,como seria se eu fizesse o mesmo processo com o pino desde o inicio da esterilização?

Com 15 minutos,a agua da panela de pressao,fazendo feijao, seca quase totalmente.Como seria isso com 1h de esterilização? provavelmente a agua secaria antes disso,poderia adicionar agua depois de 15 minutos,e recomeçar o processo?fazendo isso ate dar 1h?
 
Última edição por um moderador:
um copo normal de vidro,aguentaria 1h na panela de pressao?
o normal seria eles nao aguentarem certo?

Copos de vidros aguentam muito bem mais de uma hora na panela de pressão.

minha panela de pressão não tem como tirar o pino ,como seria se eu fizesse o mesmo processo com o pino desde o inicio da esterilização?

Faça normalmente com o pino. Vai funcionar. Isso de tirar o pino é informação antiga.



Com 15 minutos,a agua da panela de pressao,fazendo feijao, seca quase totalmente.Como seria isso com 1h de esterilização? provavelmente a agua secaria antes disso,poderia adicionar agua depois de 15 minutos,e recomeçar o processo?fazendo isso ate dar 1h?

Coloque mais água no início. E lembre-se de abaixar o fogo logo que a pressão do vapor estabilizar.


Mais uma observação, @gustavocf3:

:teo_seta_direita:Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo. Isso quer dizer, não postem novas mensagens com pouco espaço de tempo entre elas ou sem mensagens de outros usuários entre elas.

https://teonanacatl.org/wiki/regras-do-forum/

 
Com 15 minutos,a agua da panela de pressao,fazendo feijao, seca quase totalmente.Como seria isso com 1h de esterilização? provavelmente a agua secaria antes disso,poderia adicionar agua depois de 15 minutos,e recomeçar o processo?fazendo isso ate dar 1h?

Oi @gustavocf3,
Você pode colocar alguma base ou recipiente na panela de pressão para deixar os potes mais altos e assim colocar mais água dentro da panela.
 
Com 15 minutos,a agua da panela de pressao,fazendo feijao, seca quase totalmente.Como seria isso com 1h de esterilização? provavelmente a agua secaria antes disso,poderia adicionar agua depois de 15 minutos,e recomeçar o processo?fazendo isso ate dar 1h?

Devido a sua falta de perspicácia, sem ofensa, e para evitar qualquer acidente com a sua pessoa, sugiro que faça um teste com a panela de pressão antes de esterilizar os potes:
  • Encha a sua panela até a metade com aǵua e marque com alguma régua ou fita métrica (ou sei lá, qualquer coisa) a altura do volume d'água.
  • Feche a panela corretamente e ligue em fogo alto. Quando o pino começar a fazer barulho, diminua o fogo e marque uma hora no relógio.
  • Depois de uma hora desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente (NÃO ABRA A TAMPA DA PANELA!! Se não você irá explodir o seu bairro inteiro. Acredite.)
  • Depois de mais ou menos 1 hora do fogo desligado, remova o pino e verifique se não há mais pressão na panela. Abra a tampa e veja o quanto diminuiu de água.
  • Compare com a marcação que você fez anteriormente e anote em algum bloco de anotações.
  • Ou seja, essa será a medida mínima de água que você deverá por na panela toda vez que for esterilizar os potes por 1 hora. Por segurança, recomendo que coloque a mais uns 2 ou 3 centímetros de água.
Se ainda assim tiver dúvidas quanto ao manuseio da panela, peça a orientação de alguém experiente ou leia com atenção o manual de instruções da panela.

Boa sorte e bem vindo ao mundo mágico da micologia amadora!
 
Última edição:
olá, esse suporte metálico que não acho, vi que um cara fez o procedimento com um pano no fundo, também da certo ou tem que ser esse suporte metálico mesmo?
 
olá, esse suporte metálico que não acho, vi que um cara fez o procedimento com um pano no fundo, também da certo ou tem que ser esse suporte metálico mesmo?

Isso, pode fazer, dobre um pano de louça em 4 partes, ou mais, coloque ao fundo, ele deve ficar totalmente submerso na água, caso contrário pode queimar as pontas, ou rebarbas que ficam soltas acima da água. O suporte metálico é opcional.
Muito cuidado ao manusear panelas de pressão!
 
obrigado Tupy, quando dar inicio ao meu bolo, irei postar no site!
 
Existe alguma possibilidade de esterilizar vermiculita na panela de pressão amarrada em um pano completamente submerso em água?
 
Última edição:
Existe alguma possibilidade de esterilizar vermiculita na panela de pressão amarrada em um pano completamente submerso em água?

Não há como "amarrar" o pano lá dentro. Mais fácil limpar a vermiculita no microondas. Mas se insiste em usar a PP para esterilizar antes a vermiculita, coloque ela em copos, umedecida, e coloque na PP, como se fosse já esterilizar o substrato, mesmo processo.
https://teonanacatl.org/threads/vermiculita-cuidado-com-contaminantes.6805/

Faça o teste do "pingo de água na tampa" da panela para ver se ela está alcançando a temperatura ideal
https://teonanacatl.org/threads/teste-para-a-panela-de-pressão.80/

E claro, todo CUIDADO é POUCO quando usamos a nossa Panela de Pressão!

panela de pressao.jpg
 
Depois de esterilizar (ou seja, quando desligar a panela de pressão) os potes podem ficar lá guardados por 48Horas se não abrir a panela?
Estou a esterilizar neste momento mas, à partida, só consigo inocular daqui a quase 48horas, terei de ligar novamente o lume com a panela ou não há necessidade tendo em conta que a panela permanecerá fechada até lá?
 
Depois de esterilizar (ou seja, quando desligar a panela de pressão) os potes podem ficar lá guardados por 48Horas se não abrir a panela?
Estou a esterilizar neste momento mas, à partida, só consigo inocular daqui a quase 48horas, terei de ligar novamente o lume com a panela ou não há necessidade tendo em conta que a panela permanecerá fechada até lá?

Há inferências no fórum de que há chances de entrada de contaminantes pela válvula da panela de pressão.

No entanto, eu já deixei a panela de pressão mais de 48 horas parada depois da autoclave e não teve problema com a inoculação (5º cultivo):
Inoculação: enchi o banheirinho de álcool 70% para esterilização do ambiente, mais luvas de látex, touca e máscara cirúrgicas. Feito no dia 10/11/2015. Detalhe é que as panelas de pressão ficaram aguardando a inoculação por mais de 48 horas, mas não houve contaminação visível até o momento.

Ou seja, não precisa repetir a autoclave :coffee:. No entanto, recomendo que a PP fique num ambiente que seja razoavelmente limpo, também, pra não dar azar. Vai que... :LOL:
 
Obrigado pelas respostas!

Pelos vistos mais pessoas já tinham tido esta dúvida e outras terão pelo que, certamente, irá dar jeito mais vezes. :)
 
Quanto tempo demora para eu poder abrir a panela?
Posso colocar na geladeira pra acelerar o processo?
 
Quanto tempo demora para eu poder abrir a panela?
Posso colocar na geladeira pra acelerar o processo?
Se está com tanta pressa assim levante a válvula até sair toda a pressão. Não use técnicas como jogar água sobre a panela porque se cair alguma gota no vidro o choque térmico vai quebrar os vidros.
 
Quantos centímetros a água tem que ficar acima dos panos na panela de pressão , para os panos não queimarem?

E as panelas de pressão tem limite de água? Pois se não tiverem eu vou colocar bastante água só pra garantir.
 
Última edição:
Quantos centímetros a água tem que ficar acima dos panos na panela de pressão , para os panos não queimarem?

Faz um teste com a PP só com água, pelo tempo que faria a esterilização, pra testar se não fica seca dentro. Se der certo, não deve queimar os panos se a água não acabar dentro da PP durante a autoclavagem.

Eu não uso pano, e os copos de vidro nunca trincaram, nem quebraram. Só ficam fazendo barulho mesmo. :coffee:

E as panelas de pressão tem limite de água? Pois se não tiverem eu vou colocar bastante água só pra garantir.

O limite de água das PP são os parafusos que sustentam o cabo, mas não faça isso! :cartaovermelho:

A recomendação é que a água fique numa altura cerca de 1/3 dos copos. Eu coloco metade, e nunca tive problemas. A questão é evitar que a água entre no copo com o substrato. Se você for encher a PP, vai fazer um substrato imprestável para cultivo devido ao excesso de umidade, já que os copos vão estar submersos. :bigode:
 
Back
Top