Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Epidemia de Verticillium spp

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Gente o pessoal tem que se ligar 80% dos cultivos estao tendo problemas com Verticullum.
Vamos estudar ae como é a profusão dele e possiveis metodos de profilaxia.
Tá espalhando de uma forma que me assusta.
Temos que ver se está nos carimbos se está mesmo só no ar ou o que está acontecendo.
E agir logo antes que nao consigamos sequer um cultivo sem essa contaminaçao.
Fica o espaço pra trocarmos idéias sobre o assunto.
 
Epidemia de Verticullum spp

Postando denovo para exemplificar o que eu quis expor acima:

Quando eu comecei a cultivar há um tempo atrás, eu não tinha argila expandida nem perlita, nem umidificador nem nada. Então eu cheguei até mesmo a inventar bolos feitos com as mais variadas bizarrices que eu imaginava para conseguir me virar. Eu também não tinha vermiculita. Então eu usava plantas para umidificar o ambiente no interior do terrário e ao mesmo tempo prover a troca gasosa. Já que as plantas respirariam o CO2 dos cogumelos e liberaria O2 pra eles.

Me lembro de certas vezes em que quando já tinha-se acabado alguns flushes eu deixava num terrário improvisado em um descuido total pensando: "se der algo deu, se não der.. tudo bem..."

O descuido era grande com esses cultivos que eram descartados, eu não dava a mínima pra eles e as condições de assepsia dentro do terrário eram CÔMICAS!

Mas incrívelmente eu observei que os cogumelos cresciam GRANDES, fortes, e nunca contaminaram naquela época. Eram PESA.

Fico imaginando... porque não contaminaram em uma situação de assepssia tão ruin? teria as plantas alguma coisa haver com isso?
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

(...)

"Nunca vi cogumelos selvagens contaminados com verticillium..."

O QUE DIFERE O MEIO AMBIENTE DO NOSSO TERRÁRIO?

Talvez a falta de O2 ou exesso de CO2 tenha uma influência grande quanto a isso. Tudo deve ser considerado.

Uma boa oxigenação como ocorre na natureza poderia evitar de que os cultivos fossem contaminados.. mas é só uma hipótese. São inúmeros os fatores que possivelmente contribuem para que ocorra a contaminação.

(...)


Segundo o que li no Shroomery o calor e a falta de circulação de ar favorecem o crescimento do Verticillium.

.
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Então Tripman, tudo que a gente tenta fazer, é imitar as condições naturais ideais para a frutificação de cogumelos do gênero P. Cubensis.

Só que , estamos longe da perfeição da mãe Natureza.

Outra condição que não deve ser esquecida, é a existência de micróbios, bactérias e principalmente, radiação solar e raios ultra-violetas, que lutam ao nosso favor em cultivos outdoor.

Sua idéia com as plantas foi muito boa.
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Pode crer Muilok, eu sei que todos estes fatores são importantes e que a natureza é infinitamente perfeita.

Porém, devemos lembrar que cultivos indoor PODEM ser feitos sem contaminantes e perfeitamente! Isso quer dizer que o aparecimendo e desenvolvimento de verticillium tem causas mais ESPECÍFICAS.

Claro que aí no meio tem um descuido na assepsia. Mas mesmo assim eu acho que não é só isso NEM DE LONGE. Tem mais coisa nisso aí... Shroower.. fala aí pro pessoal o carimbo que você recebeu uhashuashua.. o carimbo era literalmente psicodélico não era? verde, cor-de-rosa, amarelo, azul, branco, marrom, roxo...

O pessoal tem que ter cuidado na confecção dos carimbos e NÃO carimbar cogumelos suspeitos. NÃO VALE A PENA ficar mechendo com cultivo contaminado.

Em merda quanto mais se meche, mais fede.

Eu acho que deve haver um método de prevenir sim o aparecimendo de verticillium RADICALMENTE mesmo com uma falta de assepsia considerável. Logo, seria ainda MUITO mais fácil prevenir em um ambiente cuidado e limpo.

Tem várias coisas aí que favorecem o verticillium.. e como o Ecuador falou aí em cima... até agora o que eu sei que ajuda esse miserável é a falta de troca de ar e o calor.

Contudo, tenho acompanhado algums cultivadores que mesmo com temperatura IDEAL e bombinha de aquário ligada 24hrs relataram um aparecimendo de verticillium NITIDAMENTE PERCEPTÍVEL.

Neste caso o que penso é que pode ter sido um erro na assepssia. Vai saber...
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Eu acho que devería-mos fazer o seguinte:

deveria ser exposto aqui vários métodos de identificação do verticillium, fotos, descrições e etc.

Os cultivadores que tiveram problemas com este contaminante devem então se livrar de todos os carimbos provenientes desses cultivos e se enviou para outros cultivadores, avisar o mesmo para jogar o carimbo fora.

Os cultivadores que tiveram esse problema usem hipoclorito nas suas limpezas. (água sanitária). É um dos produtos mais eficazes que você pode usar pra limpar as coisas.


Eu estou sem carimbo nenhum para doar no momento, mas estou TENTANDO retomar meus cultivos. Só que o calor e mais algumas besteirinhas estão me dando uma baita dor de cabeça.


(Só uma informação que eu não tenho certeza: Verticillium pode ser transmitido através dos carimbos?)
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Procurando informações sobre o sujeitinho encontrei algo relativo aos morangos, talvez ajude em algo...

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Verticilose[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]É causada por Verticillium spp, um habitante do solo. Os sintomas normalmente aparecem na primavera, em condições de estresse, devido à alta temperatura, alta insolação ou seca, que interrompem o clima ameno do início do ciclo. As folhas externas ficam de coloração marrom, murcham, as centrais tendem, a permanecer verdes e túrgidas e, finalmente a planta morre.
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]A doença tende a ser mais severa no período de produção, principalmente em lavouras com alto nível de nitrogênio.

Creio que esse excesso de nitrogênio no caso refere-se a presença dele no solo da lavoura, fico tentando imaginar qual seria a causa para o verticilliumaparecer nos cultivos.....

E para minha decepção, o melhor combatente no caso das lavouras de morangos é outro vilão implacável Trichoderma.
[/FONT]​
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Fibra de côco, pó de café sao ricos em nitrogenio.
Se nao forem utilizados com parcimônia podem ser uma provável fonte de alimento direto e bio-disponível para o contaminante.
Outro ponto a se ponderar e a assepssia geral do ambiente em que se encontram os cultivos, bem como a assepssia do cultivador em todas suas intervenções ao terrrario.

Palavras de alienardo, um grande amigo e aliado.
"Durante a fase de frutificaçao o bolo fica suscetível a contaminantes pois concentra suas forças na formaçao de corpos frutiferos.
É nessa hora que a assepssia deve ser impecável tanto relativa ao terrario quanto ao cultivador."
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

é eu também fui vitima do bichinho ai!!!

percebi que o trip man cometnou que a falta de o2 e co2 pode influenciar, talvez, porque depois que viajei e fiquei uma semana fora e o terrário uma semana sem abrir que ocorreu até então não tinha ocorrido.

mas agora o que será que favoreceu a epidemia?? temos que procurar informações da biologia deste ser:
temperatura de tolerância, ciclod e vida e combatermos este vilão da pisicodelia
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

é eu também fui vitima do bichinho ai!!!

percebi que o trip man cometnou que a falta de o2 e co2 pode influenciar, talvez, porque depois que viajei e fiquei uma semana fora e o terrário uma semana sem abrir que ocorreu até então não tinha ocorrido.

mas agora o que será que favoreceu a epidemia?? temos que procurar informações da biologia deste ser:
temperatura de tolerância, ciclod e vida e combatermos este vilão da pisicodelia

Simplesmente muito calor e troca de ar inadequada. Eu fiz testes aqui para ver isso. 2 baldes. Por íncrível que pareça o que estava quase aberto não contaminou. O outro foi pro saco. Além do mais o Paul Stamets já falou sobre isso... é que eu imaginava que poderia haver mais fatores. E realmente há.

Até mesmo o PH do substrato pode deixá-lo vulnerável à contaminantes.

Assepssia também é fundamental na prevenção.
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Estou pesquisando aqui, um provável fator para o aparecimento do verticillium:

a presença de água sanitária na solução ao fundo do terrário. Sendo que, essa mesma água está presente na atmosfera do terrário, pois é ela que evapora através do uso de argila expandida ou perlita.

O que me levou a pensar nesse fator, é que não percebi a incidência deste contaminante em alguns cultivos em casings outdoors.

Vamos ver a partir de agora, estou com cultivos em andamento, e não utilizando água sanitária na solução, e o terrário foi muito bem lavado para evitar qualquer presença de meio ácido no ambiente.

Se alguém aí tiver mais alguma observação pertinente, é válido postar nesse tópico.

:pos:
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Estou pesquisando aqui, um provável fator para o aparecimento do verticillium:

a presença de água sanitária na solução ao fundo do terrário. Sendo que, essa mesma água está presente na atmosfera do terrário, pois é ela que evapora através do uso de argila expandida ou perlita.

:pos:


Não sei, Muilok. Já vi Verticillium nos meus cultivos e nunca usei água sanitária.

Aliás água sanitária, em si, é um ótimo desinfetante.
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

pessoal achei um link dando algumas informações mais concretas sobre o verticillium.

aqui segue a tradução do link com alguns termos que não conheço discriminado ainda em inglês. quem puder melhorar de uma forcinha ae...

tá aberta a campanha de combate! rsrsrsrs:D

Verticillium é um gênero de fungos na divisão Ascomycota. Dentro do gênero, diversos grupos são formados compreendendo saprófitas e parasitas de plantas superiores, insetos, nematóides, moluscos ovos e outros fungos, assim, constata-se que o gênero é um vasto grupo de táxons caracterizado por simples mas, mal definido caracteres. O gênero pode ser amplamente divididos em três grupos baseados ecologicamente 1) mycopathogens 2) entomopatógenos (Zare e Gams, 2001) e 3) plantas e patógenos relacionados com saprofitas (Barbara e Clewes, 2003). As mais conhecidas espécies de Verticillium dentro da planta patogenicidade ecotype, Vertcillium dahliae e Verticillium albo-atrum murcha que causam doenças em espécies vegetais economicamente importantes, como a do algodão, tomate, batata, eggplants, pimentas, ornamentais plantas lenhosas, bem como em plantas Vegetação natural comunidades.

Os sintomas são semelhantes superficialmente a Fusarium wilts. A rotação das culturas, a utilização de variedades resistentes cultura e profunda plowing, pode ser útil no controle Verticillium murcha.

algumas espécies

Verticillium dahliae Kleb.
Verticillium lecanii Viegas - Esta espécie de fungo foi descrita em 1861. Tem uma distribuição mundial, encontradas em insetos. Em horticultura e da agricultura, às vezes, é usada como um entomopathogen (infecta insetos) para controlar insetos e pragas como mealybugs ácaros e pulgões. É um bio-pesticide/Bio-Insecticide que é pulverizado sobre insetos, enquanto eles estão na alimentação. Os insetos são infectados quando eles entram em contacto com o sticky fúngicas esporos, que depois crescer e invadir o corpo, assim pathogenesized, os insectos órgãos internos são consumidos, levando à morte insetos.
Verticillium albo-atrum Reinke & Berthold - Causas Verticillium Wilt ou Maple Wilt. Primeiro identificados a partir de batata na Alemanha em 1870. Esta espécie ataca mais de 300 diferentes plantas cultivadas e pode persistir como um organismo saprofita vive no solo durante mais de 15 anos. onde acaba infectando árvores ornamentais como Maples, Elms, Aspen, Ash, Beech, Catalpa Oak plus muitos mais os primeiros sintomas são midsummer ressecamento de um lado de uma árvore ou ramo. O alburno tem esverdeada ou acastanhada estrias e, a infecção pode levar alguns anos para avançar para o resto da árvore ou mover rapidamente. Os fungos universalmente deslocar-se a navios xilema. Em árvores frutíferas a infecção é conhecida como "Black Heart" e é comum em damascos e, por vezes, efeitos amêndoas, pêssegos, ameixas e abacate. Este Fungus também efeitos herbáceas ornamentals e legumes como Crisântemo, balas, Lychnis, tomates, eggplants, okra, no ruibarbo. Causando murcha e morte. A identificação pode ser feita pela procura de um-células conídios, hialina ronda de ellipsoid que se formam no dicas de whorled ramos. Eles são facilmente separados das pontas.



meu ingles não é lá grande coisa, dá pra quebrar o galho

o link original tá ai: http://en.wikipedia.org/wiki/Verticillium abraços a todos!
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Acho legal se a gente montasse um resumo disso tudo e fosse rpa biblioteca com introduçao, desenvolvimento e conclusao.
precisamos saber EXATAMENTE -
Ele vem pelo ar?
Ele vem pelos esporos?
Ele vem pelo cultivador?
se desenvolve somente no corpo frutifero?
como erradicar?
conclusão sobre a epidemia.

ah
e se algum moderador puder mudar o titulo do topico pra VERTICILIUM
eu sou meio doido as vezes e encano com nomenclaturas erroneas.
dá licensa deu ser excentrico?
 
Upvote 0
Upvote 0
Olha que interessante isso!
algum dos afetados tem arvores frutiferas em casa?
Em árvores frutíferas a infecção é conhecida como "Black Heart" e é comum em damascos e, por vezes, efeitos amêndoas, pêssegos, ameixas e abacate.
Na outra casa onde de vez em quando eu tinha o problema, eu tnha abacate, pessegos e cajus.
e se eu me lembro bem o cajueiro tava com o miolo todo podre!
 
Upvote 0
Aqui é na base do ou da Romã, pitanga, acerola, ameixa, tangerina, limão, figo, amora e gabiroba ou guavirova.....

Não notei ainda o Verticillium nessas mencionadas....
 
Upvote 0
Bom.. Meu primeiro Flush do meu primeiro cultivo veio todo com verticillium.. Foi meio triste mas me livrei de todos cogumelos.. Acredito que assim, contaminou? nao brinque, jogue tudo fora ou enterre no quintal.

Com o verticillium, tive uma experiencia legal esses tempos, em um terrario tinha uns bolos PF de Ecuador, eu fui viajar por 2 dias (ai o terrario se manteve a 25-27 graus, porque nao tinha quem trocar as garrafinhas congeladas) quand ovoltei, tinha muitos pins listrados com verticillium em um dos bolos, como reparei que esse bichinho gosta de calor, isolei esse bolo em um outro terrario que tenho que serve apenas para testes (é um terrario bem pequeno) e coloquei uma garrafa de 2 litros congelada. resultado: no outro dia os pins estavam do mesmo tamanho porem a listra tinha sumido em alguns deles.. entao segui o processo por uns 4 dias, todos os pins cresceram muito pouco nesses dias, porem as listras sairam completamente, coloquei o bolo de volta ao terrario original e depois de 3 dias colhi cogumelos saudáveis e enormes.

quem puder testar se a técnica funciona para confirmar meus experimentos, me manda um pm caso de certo ;)

Paz
 
Upvote 0
Bom.. Meu primeiro Flush do meu primeiro cultivo veio todo com verticillium.. Foi meio triste mas me livrei de todos cogumelos.. Acredito que assim, contaminou? nao brinque, jogue tudo fora ou enterre no quintal.

Com o verticillium, tive uma experiencia legal esses tempos, em um terrario tinha uns bolos PF de Ecuador, eu fui viajar por 2 dias (ai o terrario se manteve a 25-27 graus, porque nao tinha quem trocar as garrafinhas congeladas) quand ovoltei, tinha muitos pins listrados com verticillium em um dos bolos, como reparei que esse bichinho gosta de calor, isolei esse bolo em um outro terrario que tenho que serve apenas para testes (é um terrario bem pequeno) e coloquei uma garrafa de 2 litros congelada. resultado: no outro dia os pins estavam do mesmo tamanho porem a listra tinha sumido em alguns deles.. entao segui o processo por uns 4 dias, todos os pins cresceram muito pouco nesses dias, porem as listras sairam completamente, coloquei o bolo de volta ao terrario original e depois de 3 dias colhi cogumelos saudáveis e enormes.

quem puder testar se a técnica funciona para confirmar meus experimentos, me manda um pm caso de certo ;)

Paz

Acho que não é necessário testar, basta manter os parãmetros ideais de cultivo que ele não deve aparecer não !!!

Mas quem preferir o teste, essa dica do Caruero me parece ser uma ótima tentativa....

Paz e Luz !!
 
Upvote 0
Então galera, acho que estamos chegando a uma conclusão..
Fiz 2 bulks para testar a velocidade de crescimento e diminuição de abortos
Mas acabei descobrindo algo mais..
O 1º bulk foi feito com 3 colheres de borra de café e a tampa de plástico não possui ventilação, faço a troca de gazes 3 vezes ao dia abrindo a tampa, neste bulk os cogumelos crescem com listras amarelo forte, quebrados e todos deformados e também pode notar o alto numero de abortos.
O 2º bulk tem o mesmo substrato mas apenas 1 colher de borra de café e a sua tampa tem 9 furos de 1cm cada, fica bem mais fresco e não muito abafado, nesse bulk os cogumelos crescem saudáveis sem qualquer traço de verticullum e com apenas uns 2 ou 3 abortos.

Então estamos começando a entender do que ele gosta, calor e talvez a borra de café de uma força a mais para ele crescer ...

Mas de onde ele vem ? eis a questão :/

OBS: todo o processo foi feito com esterilização total e pasteurização do substrato...

Pode ser que no cultivo de alguém o verticullum estava lá mas as temperaturas não deixaram ele expandir deixando os cogumelos com aparência de saudáveis, sem deixar sinais e o cultivador tirou carimbo sem os perceber, ai quando chega na nossa casa e fica nessas condições ideais ele aparece do nada...

Vamos tentar matar esse bicho feio que mata nossos cogumelinhos :!::pos:
 
Upvote 0
Back
Top