Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Epidemia de Verticillium spp

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Gente o pessoal tem que se ligar 80% dos cultivos estao tendo problemas com Verticullum.
Vamos estudar ae como é a profusão dele e possiveis metodos de profilaxia.
Tá espalhando de uma forma que me assusta.
Temos que ver se está nos carimbos se está mesmo só no ar ou o que está acontecendo.
E agir logo antes que nao consigamos sequer um cultivo sem essa contaminaçao.
Fica o espaço pra trocarmos idéias sobre o assunto.
 
Epidemia de Verticullum spp

Um extrato feito de folhas de hortelã pode ser usado para tratar Verticillium spp em plantas, acho que teria também um efeito satisfatório nos cogumelos. Resta saber agora como aplicar isso na micologia.

Pelo o que eu descobri, o Verticillium tem a possibilidade de causar keratitis nos humanos, portanto, todo cuidado é pouco.
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Eu sabia disso já... pode vasculhar os diários no fórum.. os mais recentes. Tá cheio de fotos com verticillium. Não to falando de manchinha marrom não.. to falando de cogumelos COMIDOS pelo verticillium filho da puta...

Essa porra me fez perder a strain thai. antes disso eu nunca havia tido problemas com verticillium. Agora que estou tentando o PE6 todo cuidado é pouco. Ao menor sinal dessa putaria eu não quero nem saber.. jogo a porra toda fora logo e recomeço.

Deveria ter itens FIXOS nesse tópico. Inclusive acho que este tópico deveria ser organizado certinho e fixado.

Poderia começar falando sobre verticillium, como surge, se pode ser transmitido através de carimbos, etc. Já ouvi gente dizendo que é uma bactéria.. mas até onde eu li o verticíllium é um fungo. Por tanto deve esporular, não? (Se eu estiver errado alguém me corrija)

Se isso ocorre mesmo.. é bem capaz de carimbos feitos com cogumelos contaminados serem portadores do fungo maldito. :mad:
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Sim, é um fungo.
Ele gosta de materiais em decomposição (substratos).
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Nossa que bixo sinistro heim
Alguem poderia colocar uma foto de cogumelos infectados para a gente ver ?
ainda não conhece esse fungo ..
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Juliano... como eu disse muitos cultivos recentes se você observar, foram contaminados. SÓ QUE NINGUÉM AVISA AO CULTIVADOR!!! :(

Por exemplo... olha essas duas fotos do cultivo do CordeiroImolado e observe bem as deformidades no píleo (chapéu) do cogumelo. um sulco/risco/cavidade NITIDAMENTE comprometendo o desenvolvimento pleno do cogumelo. Na outra foto observe que os cogumelos parecem ter "celulite". ficam todos esburacadinhos e com aspecto enrrugado. Pode ainda apresentar listras marroms ou mais escuras como um tom preto que se estende ao longo do estipe. Há casos tão severos que os cogumelos ficam totalmente arregaçados, verdadeiras aberrações. Cogumelos assim não se desenvolvem como deveriam e creio eu que não deveriam ser comidos nem retirado carimbos. É preciso que estudemos mais sobre esse contaminante. Segue as fotos de que falei:

View attachment 10789 View attachment 10790
h1[1].jpgh9[2].jpg
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Então realmente o Verticillium(dry bubbe) ta pegando grande parte do pessoal, eles são muito comuns, tive problemão com ele em um dos meus cultivos, mas provavel descuido(terrário grotesco) meu(como sempre);)...

Os verticillium são "discretos", quem não conhece não percebe, acha que o cogu é mutante...

O Verticillium esporula sim, isso acontesse quando o corpo dos cogus parece ficar meio acinzentado(foi o que li em agum lugar), mas as vezes não da pra perceber! :!:INFORMAÇÃO NÂO CONFIRMADA!:!:


Eu ACHO que não deve-se colher esporos dos cogus aparentemente contaminados e/ou com aparencia dúvidosa...

Medidas de prevenção que eu usaria seria:

Apenas recolher esporos de cultivos 100% livres do contaminante, se for recolher esporos de um cogumelo contaminado com verticillium, é provavel que ele carregará os esporos da contaminação...

Quando se mexe com substratos em micro ambientes, é importântíssimo manter a higiêne local, no manuzeio, etc...

OBS: tudo que estou dizendo é coisas que li, muito pode-se estar errado!
.
Como nosso amigo tripman falou, os verticillium são causadores de muitas aberrações, como um cogumelo "seco", por isso o contaminante tem o apelido de "Dry-bubble"(bolha-seca) pois o cogu fica Completamente defeituoso, esbranquiçado e morto... nestes caso é porque o contaminante está MUITO forte, este é mais cruel sintoma do contaminante!
.
Uma vez li que o verticillium é comumente encontrado em selvagens, porém não dúvido também que ele seje pouco menos "cruel" com os cogus, afinal, na natureza tem predador pra tudo até pro nosso amiguinho aeh...

EU nunca encontrei um cogu todo estranho na natureza, pelo menos não tortos, com riscos e manchas... Todos são lindões!! Mas acontece sim!

Espero por mais informações do pessoal!


Paz, luz para vocês e Higiêne nos Cultivos por favor!:):pos:
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

É,
muito bom uma pesquisa nessa área.

Na natureza, acredito que os cogumelos estejam livres desse mal, verticullum é na maioria das vezes, contaminação de cultivos indoor.

Bem, alguém aí já percebeu verticullum em algum pin, e a medida que o cogumelo vai se tornando adulto, o verticullum desaparecer?
Eu já fiz essa observação, e acabei consumindo os frutos sem problema algum.

Mais alguém percebeu isso?
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Quero saber se faz algum mal ingerir cogumelos contaminados com Verticullum?
pois em um dos meus cultivos esse contaminante apareceu e deixou varios cogus riscados de marrom (levemente) e mesmo assim os cogus foram secos e ingeridos posteriormente..

Obrigado.
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Então,

Experiências com cogumelos contaminados, seja qual for o tipo de contaminação, é por conta e risco de qualquer ser.

Já foi falado que a melhor forma de ingerir cogumelos com verticullum, é a secagem, pois ela elimina quase que totalmente ou até totalmente qualquer risco com essa anormalidade nos frutos.

Assim, o nível de intoxicação cai tendendo a zero, muitas vezes até despercebidos. É claro que o fruto tem que estar perfeitamente seco, e em condições.

Frutos secos em que se percebe formação de outros fungos, devem ser descartados, sob o risco de uma verdadeira soltura intestinal:D
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Juliano... como eu disse muitos cultivos recentes se você observar, foram contaminados. SÓ QUE NINGUÉM AVISA AO CULTIVADOR!!! :(

Por exemplo... olha essas duas fotos do cultivo do CordeiroImolado e observe bem as deformidades no píleo (chapéu) do cogumelo. um sulco/risco/cavidade NITIDAMENTE comprometendo o desenvolvimento pleno do cogumelo. Na outra foto observe que os cogumelos parecem ter "celulite". ficam todos esburacadinhos e com aspecto enrrugado. Pode ainda apresentar listras marroms ou mais escuras como um tom preto que se estende ao longo do estipe. Há casos tão severos que os cogumelos ficam totalmente arregaçados, verdadeiras aberrações. Cogumelos assim não se desenvolvem como deveriam e creio eu que não deveriam ser comidos nem retirado carimbos. É preciso que estudemos mais sobre esse contaminante. Segue as fotos de que falei:

View attachment 10789 View attachment 10790

CARALHO! HIHI, ESSA EU N SABIA ·¦?S·

Afinal, eh Verticullum ou Verticillium?

E o que são essas keratits que o Roland falou?!

:confused:
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

CARALHO! HIHI, ESSA EU N SABIA ·¦?S·

Afinal, eh Verticullum ou Verticillium?

E o que são essas keratits que o Roland falou?!

:confused:

É Verticillium spp. (não sabemos ao certo a variedade que atinge nossos filhotes).

Keratitis é uma inflamação da córnea (olho), sendo as vezes necessário uma cirurgia reparadora.

Segue foto.

keratitis.jpg
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

carai... ·¦?((((((((((

e essa infecção se transmisse pela ingestão do fungo pelo contato do olho com os esporos, ou o fungo?
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Acredito que em contato com os olhos, mas mesmo assim é muito raro acontecer e não foi provado ainda se ele causa. Por enquanto é só uma hipótese.
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Maravilha de tópico !!!

Estar a parte de tudo o que vem acontecendo, inclusive dos contaminantes é essencial para aprimorarmos nossos cultivos....

Parabéns pela autoria do post !!!!

Trofeu Doritos verdinho pro autor.....:)
 
Upvote 0
Epidemia de Verticullum spp

Esta é uma informação valiosíssima para começarmos nossas teorias e nossas buscas por informações já existentes. Me refiro a esta informação:

"Nunca vi cogumelos selvagens contaminados com verticillium..."

O QUE DIFERE O MEIO AMBIENTE DO NOSSO TERRÁRIO?

Talvez a falta de O2 ou exesso de CO2 tenha uma influência grande quanto a isso. Tudo deve ser considerado.

Uma boa oxigenação como ocorre na natureza poderia evitar de que os cultivos fossem contaminados.. mas é só uma hipótese. São inúmeros os fatores que possivelmente contribuem para que ocorra a contaminação.

Porém, é muito importante pensar seguindo esta linha:

Porque na natureza não ocorre ou ocorre tão raramente?

E a partir daí tentar IMITAR a natureza. Pois é exatamente esse o objetivo de um cultivo indoor: Fazer DENTRO o que é possível a natureza fazer FORA.
 
Upvote 0
Back
Top