Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Em andamento 1º Cultivo PFTEK - Golden Teacher

Diário de cultivo completo.
DIÁRIO DE CULTIVO


STRAIN: Golden teacher
PROCEDÊNCIA: Carimbo presente de aniversario


---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO
---------------------------------------------

PF TEK (X) Sim ( ) Não

Selo com Vermiculita
( ) Sim (X) Não

---------------------------------------------

Método de preparação e esterilização do substrato:
Primeiro passo foi comprar bolo de pote pois achei o pote interessante. Aparentava ser de PP, mas não achei o numero 5 e nenhuma outra informação nele e decidi testar assim mesmo.
Segui o guia de cultivo ilustrado aqui do fórum com algumas adaptações.
Depois de comer muito bolo (5 potes rsrsrsrs) lavei normalmente, utilizei álcool 70, posteriormente fervi por 10 minutos e utilizei novamente álcool 70 (O Carimbo quem trouxe foi um amigo de Campinas-SP e eu sou de Cascavel-PR, tentei ao máximo evitar contaminação pois caso contrario não sei quando conseguiria outro carimbo).
Deixei os potes de lado, misturei o substrato exatamente como diz o guia, preenchi os potes e levei para panela de pressão por 1 hora com um pano embaixo pois nunca vi aquele suporte.
Retirei, deixei dentro do micro-ondas (desligado) para esfriar e fui tomar banho, quando saí minha namorada havia retirado o alumínio dos potes para "ajudar a esfriar mais rápido".
Decidi por não tampar no momento pois pensei que abrir o micro-ondas (que havia limpado) seria pior que deixa destampado la dentro.
No outro dia preparei a seringa com água mineral fervida, utilizei um jaleco descartável, uma esponja para assepsia e luva cirúrgica (peguei tudo do laboratório da faculdade).
Prossegui para a inoculação.

Fiz esse processo todo de madrugada e com pressa pois estava corrido a faculdade com provas e trabalhos, mas tentei apreciar o esquema com a maior calma possível.

-------------------------------------------------

INOCULAÇÃO: Data 17/05
-------------------------------------------------

(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro:

GloveBox?
( ) Sim (X) Não

---------------------------------------------

Inoculei os 5 com diferentes quantidades e localizações diferentes por potes para testar se influenciaria no crescimento, anotei em um papel e grudei com fita isolante no canto de cada pote.
A inoculação eu aproveitei os potes já sem tampa e apenas depois cobri com alumínio (não tem furos, pelo que li não precisa, mas pode ajudar, de troca gasosa pelo menos ate 80% de colonização, se estiver errado me corrijam)
3 dos potes eu utilizei isqueiro para aquecer a seringa e os outros 2 utilizei outra seringa sem aquecer, pois fiquei em duvida já que a agulha deve vir esterilizada.
Fiquei preocupado com contaminação e então enchi de alumínio (esqueci que não conseguiria ver o crescimento assim).
Quando fui passar fita isolante no 5 pote fui estourar ela com a mão (iniciante) e acabei derrubando e espalhando tudo pelo chão.
Restaram 4.

-------------------------------------------------

INCUBAÇÃO:
-------------------------------------------------

Comprei um aquecedor com termostato de aquário 25w por 80 reais, achei muito caro mas queria naquele momento e foi o lugar mais barato que encontrei aqui.
Optei por 25w mesmo pois coloquei em uma garrafa de Prats de 1,7l e acredito ser suficiente pelo menos para a incubadora.
Temperatura caiu até 6C e o aquecedor não parecia dar conta, posteriormente entendi que o piso aqui é de granito, então ele esfriava e passava para a caixa de papelão que estava no chão.
Coloquei uma manta embaixo da caixa, enrolei ela em outra e coloquei camiseta velha e limpa dentro.
Com isso manteve uma temperatura estável e o aquecedor quase não precisa ligar.

Hoje, 26/05, estão assim:

WhatsApp Image 2019-05-26 at 21.43.58 (2).jpegWhatsApp Image 2019-05-26 at 21.43.58 (3).jpeg



(Não estão muito bonitos, sou uma negação em organização e tive que empurrar um pedaço do alumínio para cima pois estava cobrindo quase todo o pote e com duas camadas de fita isolante)

-------------------------------------------------

Dia 28/05:

WhatsApp Image 2019-05-28 at 14.40.10.jpegWhatsApp Image 2019-05-28 at 14.40.25.jpegWhatsApp Image 2019-05-28 at 14.40.36.jpeg

Resolvi fazer furos e colocar fita microporosa.
Motivo: Achei que parecia estar seco demais e também para acelerar um pouco o processo.

-------------------------------------------------


Essa semana já vou preparar o terrário. Vou utilizar perlita, fazer um mini compressor de ar caseiro (se der certo) e se o frio voltar vou comprar outro aquecedor para colocar um de cado lado do terrário e um termo-higrômetro no meio), não pretendo colocar umidificador antes de testar como fica a umidade. A iluminação vou utilizar uma lampada LED de pilhas que comprei pela internet um tempo atras, ainda estou em duvida se coloco uma no meio do terrário ou se seriam necessárias uma para cada 2 bolos.


Obs: Amanha de dia quando estiver mais claro, tiro fotos melhores. Queria aproveitar o tempo livre de agora para escrever o diário.

Não consegui deescobrir como colocar a TAG
 
Última edição:
Evolução dos bolos:
WhatsApp Image 2019-06-26 at 09.15.53 (3).jpegWhatsApp Image 2019-06-26 at 09.15.53 (2).jpeg

Essa massa branca embaixo de alguns cogumelos é devido a excesso de umidade após pinagem, certo?
Dica para iniciantes: não gastem dinheiro naquele termohigrometro (não serve pra nada, sempre marca 99%)
(Vou atualizar esse post no decorrer dos dias e tentar tirar fotos na mesma orientação :ROFLMAO:)

------
Pensando um pouco decidi retirar o perlom e deixar os furos inferiores abertos, já que também pode ser falta de remoção do CO2
------
WhatsApp Image 2019-06-27 at 08.33.29.jpeg
O maior de trás já rompeu o véu, vou esperar mais um pouco pra facilitar o carimbo.
 
Última edição:
Isso mesmo !Da uma maior troca no ar aos poucos... sem perder em escencia a umidade do substrato !
Tao lindos os GT !
 
Dia 27/06
Flush de 1 dos bolos:
WhatsApp Image 2019-06-27 at 11.10.51 (2).jpegWhatsApp Image 2019-06-27 at 11.10.51 (1).jpegWhatsApp Image 2019-06-27 at 11.10.51.jpegWhatsApp Image 2019-06-27 at 11.10.51 (3).jpeg

Me impressionou o numero de abortos, acredito que para o próximo cultivo consiga reduzir.
Dedo para comparação de tamanho rsrsrs.
Depois de limpos estão secando no ventilador em um canto escuro.
----
No dunk, vou tentar um bulk (humus e pó de coco) depois disso.
Sei que é difícil voltar para micélio vegetativo, mas é isso ou enterrar na natureza.
Vou viajar essa semana e minha namorada não quer ter que se preocupar com isso e vai cuidar se for só olhar e colher. (Ela gosta do processo de cultivo, mas não tem interesse em consumir - Vai entender...)

Bolos que sobraram no terrário:
WhatsApp Image 2019-06-27 at 11.34.03.jpeg
 
Última edição:
Quantos gramas deu o primeiro flush, @Texugo?
Sai procurar balança pra comprar, tive que ir em 7 lugares pra achar uma com precisão 0,1g.
Agora, depois de 5 horas no ventilador, tá com 25g (um bolo de 500ml). Quando tiver crackerdry eu atualizo o peso final.
Outro bolo já tá abrindo o véu pra colher também.
 
Parabens por a coleita !
Sabia medicina na tus maos agora.....

As de cocina de 1 grs serve tb e nao sao tao sospeitas nem de ter.. nem de comprar..
Abz
 
Dia 02/07
Primeiro flush rendeu 12g secos, mas acho que minha técnica de secagem foi ineficiente para o ultimo bolo, azularam muito, por isso foram os primeiro que consumi, mas me parece que perderam potência.
Comentei que faria um bulk, mas a temperatura baixou com previsão de até -1C - não teria como controlar.
No terrário o aquecedor está a 32 para manter 22/24
Li vários diários e decidi que 1 semana dava pra tirar mais um flush e depois vou devolver pra natureza.
O bolo com maior 1 flush, vai continuar sendo para o 2.
Dá pra perceber que os cogumelos estão vindo maiores e mais grossos devido a maior hidratação.
Obs: Recomendo esses potes com bombinha para deixar vácuo. Estou usando pra guardar tanto os cogumelos secos, quanto os carimbos.

WhatsApp Image 2019-07-02 at 08.10.33.jpegWhatsApp Image 2019-07-02 at 08.21.55.jpeg
 
Dia 02/07
Primeiro flush rendeu 12g secos, mas acho que minha técnica de secagem foi ineficiente para o ultimo bolo, azularam muito, por isso foram os primeiro que consumi, mas me parece que perderam potência.
Comentei que faria um bulk, mas a temperatura baixou com previsão de até -1C - não teria como controlar.
No terrário o aquecedor está a 32 para manter 22/24
Li vários diários e decidi que 1 semana dava pra tirar mais um flush e depois vou devolver pra natureza.
O bolo com maior 1 flush, vai continuar sendo para o 2.
Dá pra perceber que os cogumelos estão vindo maiores e mais grossos devido a maior hidratação.
Obs: Recomendo esses potes com bombinha para deixar vácuo. Estou usando pra guardar tanto os cogumelos secos, quanto os carimbos.

View attachment 107566View attachment 107567
Legal irmão. Aqui a secagem normalmente dá certo. Eu deixo os recém colhidos 24 horas no ventilador, as vezes até um pouco mais. Eles saem de lá bem murchos, mas ainda molengões ?.
De lá, vão direto pra um pote hermético com bastante sílica laranja. As trips que tenho feito são com secos que estão prestes a completar 2 anos guardados. E continua bom.
 
Legal irmão. Aqui a secagem normalmente dá certo. Eu deixo os recém colhidos 24 horas no ventilador, as vezes até um pouco mais. Eles saem de lá bem murchos, mas ainda molengões ?.
De lá, vão direto pra um pote hermético com bastante sílica laranja. As trips que tenho feito são com secos que estão prestes a completar 2 anos guardados. E continua bom.

Os dois primeiros bolos deixei 24 horas, mas o ultimo deixei só 12, não aguentava mais o barulho do ventilador haha.
Vou fazer um túnel de vento quando voltar e comprar a sílica.
Obrigado, não sabia se era normal saírem molengões.
 
Sempre deixo que perdam ate 70 % de Agua e isso ocorre nas 24 hotas com um ventilador ARNO DE 6 pas na maxima potencia..

Logo na silica multiplicando por 10 o peso logo de essas 24 horas..

Mais 48 na silica e logo nas capsulas...craker dry.

Tento tb coleitar a maior quantidade de frutos para secar todo de uma vez..(economia e ecologia ).
Abz
 
Obrigado pelas dicas.
Acabei de colher o ultimo flush, fiquei feliz com o resultado geral, me trouxe muito aprendizado.
IMG_20190703_011249.jpg
Vou enterrar todos na natureza para seguirem o ciclo.
Não vou compartilhar os carimbos desse primeiro cultivo pois não sei se ficaram livre de contaminantes.
Mais uma vez agradeço a todos que disponibilizaram tempo para ler e me auxiliar - @Gteach @Abzû @Galadhrim @Kvasir @Psicosmos @guaxinim
Se algum adm (@Ecuador, @gldtn) puder colocar como completo, agradeço.
 
Obrigado pelas dicas.
Acabei de colher o ultimo flush, fiquei feliz com o resultado geral, me trouxe muito aprendizado.
View attachment 107578
Vou enterrar todos na natureza para seguirem o ciclo.
Não vou compartilhar os carimbos desse primeiro cultivo pois não sei se ficaram livre de contaminantes.
Mais uma vez agradeço a todos que disponibilizaram tempo para ler e me auxiliar - @Gteach @Abzû @Galadhrim @Kvasir @Psicosmos @guaxinim
Se algum adm (@Ecuador, @gldtn) puder colocar como completo, agradeço.
Muito bom, espero que em breve possa aniverssariar os meus, acho que até a semana que vem, no máximo
Se conseguir produção tão boa, estarei feliz.
 
Back
Top