Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Em andamento 1º Cultivo PFTEK - Golden Teacher

Diário de cultivo completo.
DIÁRIO DE CULTIVO


STRAIN: Golden teacher
PROCEDÊNCIA: Carimbo presente de aniversario


---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO
---------------------------------------------

PF TEK (X) Sim ( ) Não

Selo com Vermiculita
( ) Sim (X) Não

---------------------------------------------

Método de preparação e esterilização do substrato:
Primeiro passo foi comprar bolo de pote pois achei o pote interessante. Aparentava ser de PP, mas não achei o numero 5 e nenhuma outra informação nele e decidi testar assim mesmo.
Segui o guia de cultivo ilustrado aqui do fórum com algumas adaptações.
Depois de comer muito bolo (5 potes rsrsrsrs) lavei normalmente, utilizei álcool 70, posteriormente fervi por 10 minutos e utilizei novamente álcool 70 (O Carimbo quem trouxe foi um amigo de Campinas-SP e eu sou de Cascavel-PR, tentei ao máximo evitar contaminação pois caso contrario não sei quando conseguiria outro carimbo).
Deixei os potes de lado, misturei o substrato exatamente como diz o guia, preenchi os potes e levei para panela de pressão por 1 hora com um pano embaixo pois nunca vi aquele suporte.
Retirei, deixei dentro do micro-ondas (desligado) para esfriar e fui tomar banho, quando saí minha namorada havia retirado o alumínio dos potes para "ajudar a esfriar mais rápido".
Decidi por não tampar no momento pois pensei que abrir o micro-ondas (que havia limpado) seria pior que deixa destampado la dentro.
No outro dia preparei a seringa com água mineral fervida, utilizei um jaleco descartável, uma esponja para assepsia e luva cirúrgica (peguei tudo do laboratório da faculdade).
Prossegui para a inoculação.

Fiz esse processo todo de madrugada e com pressa pois estava corrido a faculdade com provas e trabalhos, mas tentei apreciar o esquema com a maior calma possível.

-------------------------------------------------

INOCULAÇÃO: Data 17/05
-------------------------------------------------

(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro:

GloveBox?
( ) Sim (X) Não

---------------------------------------------

Inoculei os 5 com diferentes quantidades e localizações diferentes por potes para testar se influenciaria no crescimento, anotei em um papel e grudei com fita isolante no canto de cada pote.
A inoculação eu aproveitei os potes já sem tampa e apenas depois cobri com alumínio (não tem furos, pelo que li não precisa, mas pode ajudar, de troca gasosa pelo menos ate 80% de colonização, se estiver errado me corrijam)
3 dos potes eu utilizei isqueiro para aquecer a seringa e os outros 2 utilizei outra seringa sem aquecer, pois fiquei em duvida já que a agulha deve vir esterilizada.
Fiquei preocupado com contaminação e então enchi de alumínio (esqueci que não conseguiria ver o crescimento assim).
Quando fui passar fita isolante no 5 pote fui estourar ela com a mão (iniciante) e acabei derrubando e espalhando tudo pelo chão.
Restaram 4.

-------------------------------------------------

INCUBAÇÃO:
-------------------------------------------------

Comprei um aquecedor com termostato de aquário 25w por 80 reais, achei muito caro mas queria naquele momento e foi o lugar mais barato que encontrei aqui.
Optei por 25w mesmo pois coloquei em uma garrafa de Prats de 1,7l e acredito ser suficiente pelo menos para a incubadora.
Temperatura caiu até 6C e o aquecedor não parecia dar conta, posteriormente entendi que o piso aqui é de granito, então ele esfriava e passava para a caixa de papelão que estava no chão.
Coloquei uma manta embaixo da caixa, enrolei ela em outra e coloquei camiseta velha e limpa dentro.
Com isso manteve uma temperatura estável e o aquecedor quase não precisa ligar.

Hoje, 26/05, estão assim:

WhatsApp Image 2019-05-26 at 21.43.58 (2).jpegWhatsApp Image 2019-05-26 at 21.43.58 (3).jpeg



(Não estão muito bonitos, sou uma negação em organização e tive que empurrar um pedaço do alumínio para cima pois estava cobrindo quase todo o pote e com duas camadas de fita isolante)

-------------------------------------------------

Dia 28/05:

WhatsApp Image 2019-05-28 at 14.40.10.jpegWhatsApp Image 2019-05-28 at 14.40.25.jpegWhatsApp Image 2019-05-28 at 14.40.36.jpeg

Resolvi fazer furos e colocar fita microporosa.
Motivo: Achei que parecia estar seco demais e também para acelerar um pouco o processo.

-------------------------------------------------


Essa semana já vou preparar o terrário. Vou utilizar perlita, fazer um mini compressor de ar caseiro (se der certo) e se o frio voltar vou comprar outro aquecedor para colocar um de cado lado do terrário e um termo-higrômetro no meio), não pretendo colocar umidificador antes de testar como fica a umidade. A iluminação vou utilizar uma lampada LED de pilhas que comprei pela internet um tempo atras, ainda estou em duvida se coloco uma no meio do terrário ou se seriam necessárias uma para cada 2 bolos.


Obs: Amanha de dia quando estiver mais claro, tiro fotos melhores. Queria aproveitar o tempo livre de agora para escrever o diário.

Não consegui deescobrir como colocar a TAG
 
Última edição:
Um detalhe, se está com aparência de seco, o melhor seria mantê-los fechados e não fazer os furos !
De qualquer maneira, é melhor um substrato com aparência de seco que um encharcado !
Acompanhando o seu diário e emanando boas vibrações para o cultivo !
 
Um detalhe, se está com aparência de seco, o melhor seria mantê-los fechados e não fazer os furos !
De qualquer maneira, é melhor um substrato com aparência de seco que um encharcado !
Acompanhando o seu diário e emanando boas vibrações para o cultivo !

É que meu pensamento foi que aqui a umidade lá fora tem ficado no minimo 90% porque ta chovendo todo dia.
Vou atualizar o post, o único pote que colonizou mal foi o que não fiz os furos, porém, não pela minha ideia da umidade, acredito que pela falta de troca gasosa, pois ele estava ficando com formato de algodão na parte superior.
Ontem a noite furei ele e já começou a colonizar novamente.

-----------------------------------------------------------------------------------
Dia 04/06


Os dias aqui estão variando de 6 °C a noite, até no máximo 21°C dia. Mesmo com o aquecedor a 30°C não está transmitindo bem para a caixa.
WhatsApp Image 2019-06-04 at 15.55.32.jpegWhatsApp Image 2019-06-04 at 15.55.31 (1).jpeg
Essa é minha incubadora no momento e o lado dos potes menos colonizados.

WhatsApp Image 2019-06-04 at 15.55.30 (1).jpegWhatsApp Image 2019-06-04 at 15.55.31.jpeg
Esse é o lado mais colonizado e o pote que estava sem furos ate ontem, todos inoculados no mesmo dia.
Acredito que estão colonizando a parte que fica mais perto do aquecedor, por isso estou virando.

O terrário não consegui fazer a bomba de ar caseira e vou deixar sem nesse primeiro cultivo, o aquecedor vou deixar em contato com a água da perlita para ver se transmite melhor o calor, se não, comprarei outro pra por no canto oposto.
Esses potes são de 500ml, quero ver o rendimento pois parece que o tempo de colonização está muito grande, no próximo cultivo penso em usar 250ml.


Domingo atualizo vocês.
 
Última edição:
Parabéns pela iniciativa :) Onde você conseguiu comprar perlita ?
Aqui é a cidade com maior produção agrícola do Paraná (E com mais agrotóxicos na água)
Liguei em varias lojas de jardinagem/paisagismo e não tinham, quando fui procurar nas de insumos agrícolas consegui achar, mas a parte difícil foi comprar em pouca quantidade.
É mais fácil achar em lojas que trabalham com hidroponia.
 
O bolo que estava atrasado na colonização está contaminado.
Não fiquei surpreso porque era o bolo que eu estava utilizando para entender como funciona o processo.
Abri ele diversas vezes sem cuidado e foi o que ficou por cima dos outros na panela de pressão.
Mexi no bolo com uma colher pra ter noção de como estaria a colonização por dentro
Ficam as fotos pro aprendizado
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.20 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.20 (2).jpeg
    141.8 KB · Visualizações: 30
  • WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.20 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.20 (3).jpeg
    202.7 KB · Visualizações: 30
  • WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.20 (4).jpeg
    WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.20 (4).jpeg
    196.8 KB · Visualizações: 28
  • WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.20.jpeg
    WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.20.jpeg
    109.6 KB · Visualizações: 31
  • WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.21.jpeg
    WhatsApp Image 2019-06-07 at 03.24.21.jpeg
    95.5 KB · Visualizações: 32
Dia 16/06 - Aniversário

WhatsApp Image 2019-06-16 at 20.05.43.jpegWhatsApp Image 2019-06-16 at 20.06.07.jpegWhatsApp Image 2019-06-16 at 20.18.34.jpeg


Ficarão no guarda-roupas, uma vez que tenho gatos em casa e nenhum lugar é seguro perto deles, principalmente por acharam que vermiculita é areia de gato.
Preparei o terrário e logo em seguida coloquei os bolos, a umidade já subiu para 99%, espero conseguir diminuir depois que os pins surgirem.
Talvez eu tenha exagerado um pouco no roll, mas não sei...
Não fiz dunk para o primeiro flush.
Já tenho outra lampada LED dessa, mas esqueci de comprar pilha. Amanha comprarei para conseguir distribuir a luminosidade. Se consumir muita pilha vou puxar um fio e pendurar uma lampada mesmo.
Deixei a bombinha de ar (4l/min) pendurada para fazer menos barulho, mas vou tentar colocar em uma garrafa como vi uma dica aqui no fórum.
 
Se o terrario ficara dentro de um armario fechado,uma ou duas veces por dia eu recomendo uma renovaçao total de ar.

Essa lanterna serve provisoriamente..Vc vai querer trocar logo..

Boa coleita !
 
Se o terrario ficara dentro de um armario fechado,uma ou duas veces por dia eu recomendo uma renovaçao total de ar.

Essa lanterna serve provisoriamente..Vc vai querer trocar logo..

Boa coleita !

Como é o primeiro cultivo é aquele negocio: acorda e olha, chega pra almoçar e vai dar uma olhada e ai a noite fica olhando toda hora hahaha
Ai nessas horas eu to abanando.
Já comprei o bocal de lampada, vou organizar e fazer um cantinho mais bonito pros pequenos.
Obrigado
 
Legal! a área de cultivo parece um altar. Maneiro!
 
Legal! a área de cultivo parece um altar. Maneiro!

Nunca fui uma pessoa de espiritualidade, mas recentemente descobri que por todo esse tempo eu senti falta disso, só não sabia.
O cogumelo foi uma coisa que fez acentuar esse lado, então criei um carinho por ele.
Até hoje não achei nenhum culto que realmente me ligou ou me fez querer voltar. Mas ainda faltam muitos para conhecer.
Então tentei canalizar essa falta neles, criando um local com as coisas que eu gosto. Os 2 desenhos e a luminária foram presentes de pessoas importantes na minha vida e as velas estiveram presentes em momentos que guardarei para sempre na memoria, por isso vão fazer parte desse espaço.
 
To dando uma arrumada aos poucos, conforme tenho tempo livre vou ajeitar, ainda tenho ideias para deixar mais polido.
Já troquei a lampada de pilha.
Agora vou dar um tempo para eles ficaram em paz.
View attachment 107463View attachment 107464View attachment 107465
Acho que quando observamos coisas aparentemente mundanas usando uma mentalidade especial, elas se modificam, e se tornam especiais não somente aos nossos olhos, mas também aos olhos de outros! É dai que sairão os alteradores de consciência mais poderosos e seguros disponíveis para o homem!

Sugiro que voce troque a lampada por uma luminaria!
Essa bombinha é foda mesmo, faz muito barulho, mas modifica bem a humidade!
 
Acho que quando observamos coisas aparentemente mundanas usando uma mentalidade especial, elas se modificam, e se tornam especiais não somente aos nossos olhos, mas também aos olhos de outros! É dai que sairão os alteradores de consciência mais poderosos e seguros disponíveis para o homem!

Sugiro que voce troque a lampada por uma luminaria!
Essa bombinha é foda mesmo, faz muito barulho, mas modifica bem a humidade!

Obrigado pela dica, poderia apenas me explicar qual a melhora e qual seria a mais indicada? A luminária seria por ter a luz mais focada?

Fotos do dia 21/06
WhatsApp Image 2019-06-21 at 13.38.02.jpegWhatsApp Image 2019-06-21 at 13.38.12.jpeg


Um dos bolos apresenta essa manchinha, meio azul escuro pro preto, alguém teria alguma ideia do que possa ser? (Já faz 3 dias que eu vi e está estagnada ali, não cresceu nem mudou nada - acho que já está ali desde a incubação, eu que não notei antes)
WhatsApp Image 2019-06-21 at 13.38.46 (1).jpegWhatsApp Image 2019-06-21 at 13.38.46.jpeg
 
Screenshot_2019-06-21-14-24-04.png

Recomendo !
6500 k
1500 lm
 
Última edição:
View attachment 107488

Recomendo !
6500 k
1500 lm

Obrigado pela especificações, fico feliz de ter seu auxilio.
Providenciarei uma lampada mais forte desse tipo, só que preciso esperar uns dias pois já tive muitos gastos com manutenção do meu apartamento.

--------

O primeiro bolo contaminado lá em cima (o que não desenvolveu) mostrou seu primeiro pin!
Enterrei em um vaso que ia jogar fora e cobri com uma camada fina de vermiculita e hoje vi isso aqui:
WhatsApp Image 2019-06-21 at 16.21.44.jpegWhatsApp Image 2019-06-21 at 16.22.40.jpeg

É um mini cogumelo mas fiquei imensamente feliz ao ver que ele sobreviveu sem nenhum controle, as vezes dava uma borrifada em nuvem apenas para ajudar na umidade.
Mas não parece que vá crescer muito, atualizarei vocês caso apareçam mais.
Tem sinais de duende verde no mesmo vaso, então vou manter bem longe do cultivo indoor e borrifar h2o2 apenas na mancha.

-----------

22/06 - 5/6 dias após aniversário
Primeiro PIN avistado em um dos bolos.
Não gostei muito do lado que ele decidiu nascer, é quase no plástico, vou ver como organizo melhor a iluminação para tentar endireitar.
IMG_20190622_095950.jpg

O outro bolo está começando, alguém tem alguma dica de como evitar que nasçam embaixo? Seria falta de oxigenação/umidade?
IMG_20190622_104356.jpg

Coloquei luva e virei o bolo de lado, tinham muitas primordias nascendo ali, espero não ter comprometido o desenvolvimento.
 
Última edição:
Primeira vez que vejo alguém usar recipiente plástico pra fazer o bolo. Achei que era desrecomendado porque podia ou derreter ou intoxicar o fungo, mas pelo jeito deu certo aí contigo! Parabéns!
 
Primeira vez que vejo alguém usar recipiente plástico pra fazer o bolo. Achei que era desrecomendado porque podia ou derreter ou intoxicar o fungo, mas pelo jeito deu certo aí contigo! Parabéns!

Na verdade é bem comum, mas eu mesmo já troquei pra copo de vidro. Esses potes eu comprei de uma amiga que vende bolo de pote, então meio que foi "de graça". Depois comprei um jogo de 3 potes de 1 litro por 21 reais.
Fui em uma loja dessas de 1,99, 6 copos de vidro 300ml por 9 reais, por isso decidi que não vale o plastico.
Esses potes já estão cheio de substrato novo, mas deu pra perceber que a vida útil vai ser mais umas 2/3 vezes e descartar.
O único requisito é que sejam de polipropileno, mas consegui fazer um furo em um deles porque acabou a água da panela de pressão e não notei. (claro que contaminou esse pote)
Até agora o único beneficio que achei neles é o formato diferenciado, que pode quadrado, acredito que isso possa influenciar a quantidade de pins (tipo o casing seccionado que tem um post do mortandello).
WhatsApp Image 2019-06-24 at 16.03.16.jpegWhatsApp Image 2019-06-24 at 16.08.08.jpegWhatsApp Image 2019-06-24 at 16.16.51.jpeg

Estou apenas esperando os meus pins crescerem e também o carimbo do @jesteriruka chegar para inocular todos eles.
 
Última edição:
Back
Top