---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO
PF TEK (X) Sim ( )
Método de preparação e esterilização do substrato:
Primeiro passo foi comprar bolo de pote pois achei o pote interessante. Aparentava ser de PP, mas não achei o numero 5 e nenhuma outra informação nele e decidi testar assim mesmo.
Segui o guia de cultivo ilustrado aqui do fórum com algumas adaptações.
Depois de comer muito bolo (5 potes rsrsrsrs) lavei normalmente, utilizei álcool 70, posteriormente fervi por 10 minutos e utilizei novamente álcool 70 (O Carimbo quem trouxe foi um amigo de Campinas-SP e eu sou de Cascavel-PR, tentei ao máximo evitar contaminação pois caso contrario não sei quando conseguiria outro carimbo).
Deixei os potes de lado, misturei o substrato exatamente como diz o guia, preenchi os potes e levei para panela de pressão por 1 hora com um pano embaixo pois nunca vi aquele suporte.
Retirei, deixei dentro do micro-ondas (desligado) para esfriar e fui tomar banho, quando saí minha namorada havia retirado o alumínio dos potes para "ajudar a esfriar mais rápido".
Decidi por não tampar no momento pois pensei que abrir o micro-ondas (que havia limpado) seria pior que deixa destampado la dentro.
No outro dia preparei a seringa com água mineral fervida, utilizei um jaleco descartável, uma esponja para assepsia e luva cirúrgica (peguei tudo do laboratório da faculdade).
Prossegui para a inoculação.
Fiz esse processo todo de madrugada e com pressa pois estava corrido a faculdade com provas e trabalhos, mas tentei apreciar o esquema com a maior calma possível.
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 17/05
(X) Seringa Multiesporos
( )
( )
GloveBox?
( )
Inoculei os 5 com diferentes quantidades e localizações diferentes por potes para testar se influenciaria no crescimento, anotei em um papel e grudei com fita isolante no canto de cada pote.
A inoculação eu aproveitei os potes já sem tampa e apenas depois cobri com alumínio (não tem furos, pelo que li não precisa,
3 dos potes eu utilizei isqueiro para aquecer a seringa e os outros 2 utilizei outra seringa sem aquecer, pois fiquei em duvida já que a agulha deve vir esterilizada.
Fiquei preocupado com contaminação e então enchi de alumínio (esqueci que não conseguiria ver o crescimento assim).
Quando fui passar fita isolante no 5 pote fui estourar ela com a mão (iniciante) e acabei derrubando e espalhando tudo pelo chão.
Restaram 4.
INCUBAÇÃO:
Comprei um aquecedor com termostato de aquário 25w por 80 reais, achei muito caro mas queria naquele momento e foi o lugar mais barato que encontrei aqui.
Optei por 25w mesmo pois coloquei em uma garrafa de Prats de 1,7l e acredito ser suficiente pelo menos para a incubadora.
Temperatura caiu até 6C e o aquecedor não parecia dar conta, posteriormente entendi que o piso aqui é de granito, então ele esfriava e passava para a caixa de papelão que estava no chão.
Coloquei uma manta embaixo da caixa, enrolei ela em outra e coloquei camiseta velha e limpa dentro.
Com isso manteve uma temperatura estável e o aquecedor quase não precisa ligar.
Hoje, 26/05, estão assim:

(Não estão muito bonitos, sou uma negação em organização e tive que empurrar um pedaço do alumínio para cima pois estava cobrindo quase todo o pote e com duas camadas de fita isolante)
Dia 28/05:

Resolvi fazer furos e colocar fita microporosa.
Motivo: Achei que parecia estar seco demais e também para acelerar um pouco o processo.
Essa semana já vou preparar o terrário. Vou utilizar perlita, fazer um mini compressor de ar caseiro (se der certo) e se o frio voltar vou comprar outro aquecedor para colocar um de cado lado do terrário e um termo-higrômetro no meio), não pretendo colocar umidificador antes de testar como fica a umidade. A iluminação vou utilizar uma lampada LED de pilhas que comprei pela internet um tempo atras, ainda estou em duvida se coloco uma no meio do terrário ou se seriam necessárias uma para cada 2 bolos.
Obs: Amanha de dia quando estiver mais claro, tiro fotos melhores. Queria aproveitar o tempo livre de agora para escrever o diário.
Não consegui deescobrir como colocar a TAG
Última edição: