Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!

Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!

Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!

1. Este site utiliza cookies. Ao continuar utilizando esse site, você concorda em usar nossos cookies. Saiba Mais.
  2. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dispensar Aviso

Em Andamento Ecuador - PF Tek e MiniBulk - 1° Diário

Discussão em 'Diário de cultivo' iniciada por Catlledz, 2 Dez 2018.

1. Catlledz

Catlledz Esporo
    Membro Novo

:
    16 Mar 2018
    :
    4
    :
    4
    :
    2
    :
    +4 / 1 / -0
    ==================
    DIÁRIO DE CULTIVO
    ==================

STRAIN: Ecuador.
    PROCEDÊNCIA: Cultivo retrasado.

(Ultimo carimbo. Tive que abandonar o cultivo passado por questões pessoais. Espero muito que dê certo.)

---------------------------------------------
    SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
    ---------------------------------------------
    (x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
    Selo com Vermiculita
    (x) Sim ( ) Não

GRÃOS:
    (Pacote pronto com 7 grãos)

Arroz Integral
    Arroz Selvagem (com casca)
    Aveia Integral
    Trigo Integ.
    Centeio
    Cevada
    Tricale

Método de preparação e esterilização do substrato:
    09/11/18

- Fiz a mistura do PF Tek e coloquei em copos limpos com hipoclorito > água fervida > álcool 70. 5 copos eram de 190 ml e outro tinha mais que 250 mls (não sei ao certo). Total de 6 copos.
    - Mandei todos para a panela de pressão por 1h25min. Depois desse tempo esperei até o próximo dia para poder esfriar.

-----------------------------------------------
    INOCULAÇÃO: 10/11/18
    -----------------------------------------------

(x) Seringa Multiesporos
    ( ) Cultura Líquida
    ( ) Outro

GloverBox?
    ( ) Sim (x) Não

- Preparei uma mesa. Limpei com hipoclorito e depois álcool 70.
    - Limpei minhas mãos, coloquei touca e mascara e fui preparar o material da seringa dentro de um pote coletor que já vinha estéril.
    - Depois da seringa estar pronta, inoculei os copos com 5 furos. ( 1 central e outros 4 equidistantes).

Obs: não deu pra eu tirar foto dos copos recém inoculados.

-------------------------

- Dois dos copos estavam 100% colonizados no dia 23/11/18.

20181126_112115.jpg 20181126_112150.jpg

- Um outro copo que estava aproximadamente 90% colonizado (um de aparencia fraca/seco), eu deixei para fazer um "mini bulk" posteriormente. Também não tirei foto desse copo.

--------------------------
    Aniversário dos Copos

27/11/18

- Depois de um dunk de aprx. 24 horas, mandei para o terrário os 2 copos que já estavam 100%.

20181128_103209.jpg 20181128_103450.jpg 20181128_103136.jpg

- Restaram quatro copos.

- O do copo maior aparentou estar estagnado. Talvez pelo formato do copo, acabou compactando demais.

- Um outro copo, que estava crescendo meio risomórfico, aparentou estar lutando contra uma contaminação bacteriana.
    20181122_111734.jpg 20181122_111634.jpg 20181122_111722.jpg 20181122_111615.jpg

- O copo que iria eu fazer o bulk, já estaba 100%.

Obs: perdão por não ter fotografado todos os copos. Eu não iria fazer o diário desse cultivo, uma peça do meu pc quebrou e não gosto de digitar tanto pelo celular. Agora resolvi escrever o diário pois necessito da ajuda de vocês na observação dos bolos enquanto estão no terrário. Preciso ter êxito nesse, caso contrário não poderei cultivar tão cêdo.

------------
    Mini BULK
    ------------

29/11/18

Fiz esse mini bulk com um dos copos que já estava 100%. Preferi arriscar em fazer pois o micelio parecia meio fraco em relação aos que foram pro terrário.

Substrato bulk:
    1,5 copo de vermiculita + 1,5 copo de humus de minhoca.

"Pasteurização":
    Como meu termômetro não chegou ainda, improvisei:

- Com o substrato bulk em banho-maria, deixei pegar fervura e descansar por 20 minutos onde estava. Repeti o processo 3 vezes e deixei esfriar para posteriormente misturar ao spawn do copo de 190ml.

20181129_162900.jpg 20181202_125001.jpg

Sobre os outros bolos

- 3 já foram "usados": 2 estão no terrário e 1 foi feito o mini bulk.

- Sobre os 3 que restaram, dois me parecem contaminados e outro estagnado (talvez, também contaminado). A contaminação do bolo que postei anteriormente, esta bem mais visível.

Obs: as duas primeiras fotos são do copo estagnado e a outra é a do copo contaminado que eu já havia postado.

20181202_125140.jpg 20181202_125122.jpg 20181202_125324.jpg

Pretendo fazer um outdoor em algum vaso com plantas daqui de casa, com esses bolos, outro que nao tirei foto, mais esterco e húmus.

---------------------------------
    Minha preocupação e dúvida
    ---------------------------------

Os bolos do terrário aparentam estar ficando mais sêcos na parte superior. Porém, não tenho certeza.

20181202_124524.jpg 20181202_124450.jpg

O que acham desses bolos? Eu fui fotografar com uma câmera, porém estava descarregada. Caso não consigam vizualizar direito, mais tarde eu fotografo melhor.

Desde já, agradeço a ajuda de vocês nessa questão!

Arquivos Anexados:

• Curtir Curtir x 2
    • Otimista Otimista x 1
  2. Mitopilubare

Membro

:
    18 Mar 2018
    :
    149
    :
    168
    :
    14
    :
    +284 / 26 / -0
    Raça Preferida:
    Spectrum
    Técnica Preferida:
    Casing
    Ecuardores :unhas:
    Esses bolos que tão no terrário vão te render uma bela collheita hermano :cool:

Seguinte; pelo tamanho do seu terrário, não precisa dessa argila expandida, no máximo um dedinho de água no fundo do terrário com umas gotinhas de água oxigenada e o bolo em cima tampa sem essa vermiculita em baixo, com ela você poderia fazer um roll pra melhorar a umidade dos bolos, e pode borrifar água diretamente nos bolos também, umas 3x ao dia, vai que é sucesso (y)

• Curtir Curtir x 1
    • Amigável Amigável x 1
  3. Catlledz

Catlledz Esporo
    Membro Novo

:
    16 Mar 2018
    :
    4
    :
    4
    :
    2
    :
    +4 / 1 / -0
    Pôxa.. muito bom ler isso. Espero que realmente venham bons frutos. Pois estou com receio de nao vir nada kkk :$

Sobre o terrário, montei ele dessa maneira pois aqui onde estou, que fica na Bahia, ta quente... sem contar que o cômodo onde está o terrário é meio abafado, quente e sem circulação de ar. Ai eu acho que se eu tirar as argilas e diminuir a água, a humidade vai cair bastante. Mas não tenho certeza...

- Aqui na cidade a temperatura ta em torno de: min 23° - max 30°

- Vc falou pra tirar as argilas pois acha que a humidade ta alta? Tô achando eles com aspecto um pouco sêco...

Muito obrigado, Mitopilubare!

• Curtir Curtir x 1
    #3 Catlledz, 3 Dez 2018
    Última edição: 3 Dez 2018
  4. Mitopilubare

Membro

:
    18 Mar 2018
    :
    149
    :
    168
    :
    14
    :
    +284 / 26 / -0
    Raça Preferida:
    Spectrum
    Técnica Preferida:
    Casing
    - A argila expandida segura um pouco de água nas suas "brechas" e libera partículas de água, mas isso não seria um diferencial tão grande no seu terrário, quanto menos coisa dentro do terrário, menos chance para contaminantes :alien: Fica essa dica.
    Apenas uma lâmina de água no fundo do terrário já daria conta de manter a umidade relativa do ar dentro do terrário.

- E quanto a umidade dos bolos, você poderia usar a vermiculita que está no chão da tampa e envolver nos bolos fazendo o roll, garantindo maior umidade diretamente aos bolos, e, umas 3x ao dia, poderia borrifar água diretamente nos bolos, e se necessário nas paredes do terrário também. Se notar que está muito seco mesmo, você pode fatiar esse bolo com uma faquinha de serra esterilizada com álcool 70 em 2 ou 3 fatias e borrifar água diretamente neles algumas vezes ao dia...(y)

Sem medo que vai da certo :contente:

• Amigável Amigável x 1
  5. Catlledz

Catlledz Esporo
    Membro Novo

:
    16 Mar 2018
    :
    4
    :
    4
    :
    2
    :
    +4 / 1 / -0
    ---------------------------
    Atualização - 05/12/18
    ---------------------------

=Mini bulk=

20181204_130445.jpg
    -Tenho que esperar colonizar 100% e fazer uma camda de casing ou oque?

=Roll=

20181203_124357.jpg
    -
    Fiz o rol recomendado e um dia depois os bolos já aparentaram estar menos sêcos.

• Curtir Curtir x 1