Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Ecuador & Australian

Diário de cultivo completo.
Salve pessoal do forum, venho relatar mais um diario de cultivo aqui com vcs ... Creio que esse é meu 6° cultivo mas dessa vez utilizei algumas tecnicas novas, primeiramente quero agradecer o @Poeiraviva pelo carimbo de Ecuador que era uma strain que eu realmente queria poder cultivar, demorou mas ta aqui o cultivo ... Estava com um cultivo ja na reta final rolando no meu terrario, esperei os casing pinar pela ultima vez e dei por encerrado o ciclo.Pro inicio do novo ciclo irei utilizar milho pra colonização do micélio, casing/bulk para a frutificação e no total foram inoculados 2 potes de 500ml e 4 copos de 200ml (copo americano) então vamo nessa ... :cool:

Tindalização & Esterilização do milho

07/07 - Separei umas 600/700g de milho de pipoca espalhei por 2 potes e 4 copos depois coloquei em uma panela submerso na agua e coloquei pra ferve ... quando a agua levanto fervura contei 10 minutos e desliguei, 24hrs de descanso e no dia seguinte coloco denovo no fogo até levanta fervura e desligo, mais 24hrs de descanso e repito o mesmo processo. Passei o milho pra um escorredor de macarrão deixei escorrer e levei pra geladeira (frost free) ficou na gaveta onde guarda os frios, 24 hrs depois tirei da geladeira separei nos copos e potes com 2 tampas de papel aluminio presa com fita isolante e uma solta, foi pra panela de pressão por 50min.

Inoculação
10/07 - Inoculei todos os potes.Vale lembrar que nesse cultivo utilizei 2 métodos de inoculação.
Os copos e pote de Ecuador foram inoculados com uma seringa multiesporos que preparei no dia 08/07, ja os de Australian foi inoculados com uma tentativa de isolamento no papelão. No dia 26/06 eu tinha tentado um experimento de "isolamento" . transferi um grão colonizado pra um pedaço de papelão
esterilizado submerso na agua no microondas por 5 minutos e depois de 5 dias estava assim.

WhatsApp Image 2020-08-04 at 17.22.48.jpeg

No dia 10/07 inoculei todos os potes usando as tecnicas citadas acima em um banheiro fechado sem passagem de ar previamente limpo com Lysoform, confesso que fiquei meio em duvida se o micélio de Ecuador ia realmente se desenvolver pois no preparo da seringa percebi que os esporos praticamente não apareciam na solução com agua dentro da seringa, mas pra minha surpresa o micélio se desenvolveu, foi lento mas se desenvolveu.
Depois de 7 dias olhei os copos e nada apareceu em todos os copos, ja fiquei mais em duvida ainda se ia rola pois nos meus cultivos depois de 7 dias pelo menos um ponto de micélio aparece nos copos, mas fui paciente e decidi olhar somente depois de 20 dias e pra minha surpresa hoje no dia 04/08 os copos ja estão quase 100% segue fotos ...

WhatsApp Image 2020-08-04 at 17.01.19 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-08-04 at 17.01.19.jpeg

Os copos sem marcação são de Ecuador ...
Como ja citado acima vou usar o método de casing/bulk pra frutificação estou só esperando os copos estarem 100% pra dar procedencia no cultivo, por enquanto é só isso, logo trago novidades pra vocês, até mais !!! :alien:
 
Que maravilha! No aguardo por novidades.
 
Demaais irmão! Não tem nada que agradecer. Bota dedicação aí que tá tudo certo rsrs. To acompanhando, abração.
 
Que maravilha! No aguardo por novidades.
Opa amigo, logo logo venho com boas novas sobre esse cultivo q me parece ser muito promissor pois os potes inoculados com papelão tem um micélio lindo e bastante rizo ... mais tarde posto uma fóto só dele aqui. ✌


Demaais irmão! Não tem nada que agradecer. Bota dedicação aí que tá tudo certo rsrs. To acompanhando, abração.
Boa irmão, irei me dedicar a essa linda strain pode ter certeza ;)
 
É aqui que vai rolar aquele bulk maroto no balde? Tá massa mano @izdihar !
Não tenho esta paciência de tindalizar o milho de pipoca... mas que ficam lindos ninguém pode negar.
Acompanhando
 
É aqui que vai rolar aquele bulk maroto no balde? Tá massa mano @izdihar !
Bem lembrado man hahaha o balde eu coloquei pra aniversariar nesse exato momento. Tinha preparado ele exatamente assim ... Fiz 4 furos com forma quadrada no balde, cobri os furos com fita isolante e dei inicio a confecção do balde com a proporção 4/4/4/4 (pó de coco/vermiculita/esterco de curral/spawn colonizado).
Na boca do Balde coloquei uma toca de hospital (transparente) pra fazer o movimento de respiro quando for pra fase de frutificação e coloquei ele dentro de duas sacolas pretas pra deixar tudo escuro enquanto o spawn coloniza o substrato, como eu nao tenho uma incubadora que cabe o balde, deixei ele em no ambiente mais quente possivel da casa e por isso demorou pra colonizar Lembrando que esse processo foi realizado no dia 07/07 e só colononizou totalmente hoje no dia 05/08 segue fotos do balde

WhatsApp Image 2020-08-05 at 13.01.12.jpeg

Na foto acima o balde tava com fita isolante, tirei antes de trocar por filtro de café (de inicio queria mesmo era usa lã acrilica mas como não achei optei pelo filtro mesmo) e na foto abaixo ele ja está em condições de frutificação ...

WhatsApp Image 2020-08-05 at 13.17.37.jpeg

Não tenho esta paciência de tindalizar o milho de pipoca... mas que ficam lindos ninguém pode negar.
Acompanhando
De inicio eu tambem não curtia muito essa idéia mas depois de alguns cultivos percebi que o milho pra mim é a melhor tecnica a ser usada pois o milho é barato e eu só uso tecnica de casing/bulk nos meus cultivos, ja usei bolo pf pra casing e os resultados com milho foram muito mais satisfatório.
 
Salve amigos, peço desculpas pela demora pra atualizar o diario ... aconteceu um problema na minha internet e fiquei alguns dias off, mas agr esta tudo em ordem e vim relatar algo meio estranho que aconteceu com o balde que eu tinha preparado, depois de alguns dias com ele em fase de frutificação pinou um outro tipo de fungo o qual eu nunca vi, segue fotos ...

WhatsApp Image 2020-08-18 at 19.16.33.jpeg WhatsApp Image 2020-08-18 at 19.16.33 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-08-18 at 19.16.34 (1).jpeg


Me assustei quando vi kkkkk
se alguem souber oque é, por favor ...

Sobre os potes na incubadora todos ja estão 100% estou esperando alguns dias pra consolidação e vamos de aniversario :):cool:
 
Daee irmão boa noite. Que loucura aconteceu aí 🤪. Tô meio que recusando a ideia de ser outro cogumelo. Vou chutar que são abortos. Seria bom verificar a umidade do substrato. Talvez ele esteja mto seco. Abração
 
Daee irmão boa noite. Que loucura aconteceu aí 🤪. Tô meio que recusando a ideia de ser outro cogumelo. Vou chutar que são abortos. Seria bom verificar a umidade do substrato. Talvez ele esteja mto seco. Abração

Então eu até cogitei ser aborto mas realmente não é, tenho quase certeza que é um outro fungo que cresceu por um acaso no balde porque quando eu machuco esse fungo ele não fica azul e tem esse "caule" preto estranho ... enquanto o balde tava em colonização eu mudei de casa e deve ter sido ai que desandou o balde mas felizmente os copos de Ecuador e da tentativa de isolamento com papelão está com bom aspecto preste a aniversariar, segue fotos

Ecuador

WhatsApp Image 2020-08-19 at 11.35.54.jpeg

"Isolamento" no papelão

WhatsApp Image 2020-08-19 at 11.35.54 (1).jpeg
 
Saudaçoes amigos ... trago atualizações sobre esse diario. :geek:

O balde com aqueles fungos estranhos foi descartado ... tomei cuidado na hora de descartar pra não por em risco esse cultivo de agora, segue atualizações sobre o mesmo.

Depois de um tempo com os copos incubado enfim preparei um casing com dois dos copos de 200ML (copo americano) de spawn e tambem usei vermiculita, pó de fibra de coco e uma sobra de esterco de curral que eu tinha aqui, a proporção foi de 3/3/2 vermiculita/pó de fibra de coco/spawn. Misturei bem todo o substrato umideci bem con agua filtrada e levei pro microondas por 10 minutos com uma pausa no meio pra misturar bem e por um pouco mais de agua, esperei esfriar pra misturar os grãos colonizados ... Antes de tudo eu coloquei os dois copos de spawn em um dunk por volta de umas 5H e só depois fiz todo o processo descrito acima.

WhatsApp Image 2020-08-24 at 18.33.28.jpeg WhatsApp Image 2020-08-24 at 18.35.07.jpeg

Depois de pronto levei pra incubadora que fica em torno de 28/30°

WhatsApp Image 2020-08-24 at 18.38.10.jpeg

Eu usava um casing um pouco menor no qual eu conseguia usar apenas 1 copo de spawn depois de algum tempo percebi que um desse um pouco maior é muito mais produtivo ... Em um casing menor eu usava 1 copo de spawn e 2 copos de fibra de coco/vermiculita e me rendia por flush umas 30/40g de cogu fresco ja um desse maior dobrando a proporção de spawn/substrato me rende em torno de 100/120g ...

Os outros copos segue incubado, como só cabe um casing na incubadora tenho que fazer um e espera colonizar pra preparar o outro ... depois de uns 6/7 dias vou fazer o outro e aniversariar esse.
Quero deixar no terrario apenas a strain Ecuador pra não ter o risco de contaminar os carimbos que pretendo tirar com outra strain vi em algum diario aqui pelo fórum que pode ocorrer isso, é realmente possivel?

Bom ... por enquanto é só, daqui uns dias torno aqui com mais novidades, até mais ✌
 
Boa noite mano! Bom ver que desistir não é algo do seu feitio, parabéns!
Sim, os carimbos podem contaminar com qualquer coisa, inclusive com esporos de outra strain. Se vc cultiva-las no mesmo terrário vão ter milhares de esporos das 2 strains no terrario e eles podem ser compartilhados entre os cogus.
Dica: pela minha experiência com a strain ecuador, ela produz MUITOS esporos. Então, cuidado pra não deixar eles abrirem muito os chapéus pois, da última vez que tive que viajar, quando voltei meu terrario de 68L estava com a perlita completamente preta e as paredes roxas rsrsr. Foi uma trabalheira pra limpar. Abração irmão!
 
Muito legal o cultivo e o diário, @izdihar.

Sobre os corpos frutíferos de fungo desconhecido, podem ocorrer sim em substratos que não sejam de arroz integral, onde apenas o Cubensis frutifica. No caso aí foi uma contaminação até bonitinha, de vez em quando aparecem uns monstros em diários kkk.
 
Muito legal o cultivo e o diário, @izdihar.

Sobre os corpos frutíferos de fungo desconhecido, podem ocorrer sim em substratos que não sejam de arroz integral, onde apenas o Cubensis frutifica. No caso aí foi uma contaminação até bonitinha, de vez em quando aparecem uns monstros em diários kkk.
Boa noite @ExPoro. Nesse caso o spawn de milho foi 100% colonizado pelo contaminante e aquele micélio que vimos não é de cubensis? Ou alguns fungos não precisam colonizar todo spawn?
 
Boa noite @ExPoro. Nesse caso o spawn de milho foi 100% colonizado pelo contaminante e aquele micélio que vimos não é de cubensis? Ou alguns fungos não precisam colonizar todo spawn?

Nem o cubensis precisa. :) Eles colonizam o substrato disponível, em regra. Quando não tem mais nada não-colonizado, frutificam.
 
Sobre os corpos frutíferos de fungo desconhecido, podem ocorrer sim em substratos que não sejam de arroz integral, onde apenas o Cubensis frutifica. No caso aí foi uma contaminação até bonitinha, de vez em quando aparecem uns monstros em diários kkk.
De fato nesse balde usei apenas milho como spawn ... oque me deixou em duvida foi que com esse mesmo spawn que fiz o balde, tambem preparei 2 casing que frutificaram lindamente belos Cubensis, acredito que a contaminação ocorreu depois da transferencia do spwan pro balde.
 
Amigos ... me desculpem pelo "abandono" do diario, nessa correria do dia a dia e com um filho a caminho fiquei meio sem tempo pra postar aqui, mas continuei cuidando do cultivo. Tirei algumas fotos do primeiro flush que me rendeu o casing aniversariado no dia 03/09

No dia do Aniversario 🎈

WhatsApp Image 2020-09-27 at 13.44.13.jpeg

Alguns cogus ja colhidos

WhatsApp Image 2020-09-15 at 11.26.34.jpeg WhatsApp Image 2020-09-13 at 20.32.13.jpeg

Deu pra perceber que pinaram pequenos né?! mas acredito que seja pela semana de calor que fez aqui na minha cidade, durante a semana que pinou chegou a bater até uns 33° durante a tarde e anoite uns 28° me espantou ainda ter pinado ... Sinceramente achei que esse calor ia impedir eles de nascerem.

O casing pinou lentamente no primeiro dia alguns maduros e outros amadurecendo e no dia seguinte quando ia colher os que tinha sobrado apareciam mais uns 5 crescendo e esse ciclo se repitiu umas 4x :LOL:
No total colhi umas 100g frescos, achei uma quantidade boa levando em conta o calorão que tinha feito. Segue fotos de todos os cogus que pinaram ja desidratados, foram exatamente 10g de cogus desidratados !

WhatsApp Image 2020-09-27 at 13.58.58.jpeg

Depois de colher todos levei o casing pra um dunk de 24H e hoje no dia 27/09 o segundo flush ja vem brotando, mas como a temperatura esta mais amena, acredito que a pinagem pode ser mais abundante, segue fotos do segundo flush pinando

WhatsApp Image 2020-09-27 at 14.03.57.jpeg


Uma coisa engraçada sobre esse cogu grandão meio amassado é que ele pinou durante o dunk dentro da geladeira, no dia seguinte quando tirei pra colocar de volta no terrario ele tava la ja meio amassado e continuou crescendo lentamente.
No dia 25/09 eu preparei mais um casing desse da strain Ecuador e ja foi pra incubadora a 28° ... daqui 7 dias mais ou menos eu pretendo aniversariar. Por enquanto é só isso amigos, até a próxima ✌:cool:
 
Uma coisa engraçada sobre esse cogu grandão meio amassado é que ele pinou durante o dunk dentro da geladeira, no dia seguinte quando tirei pra colocar de volta no terrario ele tava la ja meio amassado e continuou crescendo lentamente.

É, bem comum.

Hoje inclusive sem querer notei que um bolo que deixei 2 semanas num dunk não morreu - o que contraria e refuta a tese predominante de que não pode passar de 48 horas, que já não fazia nenhum sentido em face da existência de CL (culturas... líquidas!).

O micélio faz muita coisa debaixo de água. Uma delas é conseguir respirar. Outra é desenvolver pinos e cogumelos, o que é raro, mas possível.
 
É, bem comum.

Hoje inclusive sem querer notei que um bolo que deixei 2 semanas num dunk não morreu - o que contraria e refuta a tese predominante de que não pode passar de 48 horas, que já não fazia nenhum sentido em face da existência de CL (culturas... líquidas!).

O micélio faz muita coisa debaixo de água. Uma delas é conseguir respirar. Outra é desenvolver pinos e cogumelos, o que é raro, mas possível.
Eu normalmente tenho abortos dos pins após 30hrs, em bolos/casing, mas já tive alguns cogumelos que surgiram debaixo da água e conseguiram crescer de boa, o fundo de um terrário em jarra tinha colocado água para tentar parar o surgimento de pins no fundo, não adiantou muito eles continuaram na lateral acima da água kkk, a solução nesse caso foi virar o micelio inteiro dentro da jarra.
 
Hoje inclusive sem querer notei que um bolo que deixei 2 semanas num dunk não morreu - o que contraria e refuta a tese predominante de que não pode passar de 48 horas, que já não fazia nenhum sentido em face da existência de CL (culturas... líquidas!).
Uma vez deixei o casing na geladeira por exatas 48h mas nesse dia eu nao tinha como tampar o casing e quando voltou pro terrario nunca mais pinou ... acredito que deixar o casing em dunk sem tampa pode ser nocivo ao micélio. Mas com tampa ja deixei casing em dunk na geladeira por até 5 dias
 
Salve amigos ... trago atualizaçoes !!!
Preparei mais um casing com o ultimo Spawn de Ecuadores que eu tinha na proporção 50/50 sendo vermiculita/pó de fibra de coco no dia 29/09, levei pra escubadora e ficou por 7 dias e ai sim foi hora de aniversariar. O casing começeu a pinar no dia 12/10 e hoje no dia 15/10 segue assim

WhatsApp Image 2020-10-14 at 23.38.44.jpeg

Pretendo fazer belos carimbos desses lindos Ecuadores :love:

E sobre aqueles copos que eu inoculei com papelão em uma tentativa de "isolamento" da strain Australian ... nesse caso eu não cheguei a selecionar o micélio e transferir pra outro papelão pois era só um teste pra ver se o micélio coloninazava e deu muito certo até agora.
Tinha na incubadora dois copos e uma pote com milho 100% colonizado apartir desse papelão, peguei os copos e coloquei pra dunkar e amanhã pretendo montar um casing com eles na mesma proporção 50/50 (vermiculita/pó de fibra de coco) e discartar o primeiro casing de Ecuadore que esta indo ja pro seu 4° flush e ja ta bem fraquinho.

WhatsApp Image 2020-10-14 at 23.54.33.jpeg

Por enquanto é só, até mais amigos da psicodelia !!!
 
Back
Top