Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Ecuador & Australian

Diário de cultivo completo.
Salve pessoal do forum, venho relatar mais um diario de cultivo aqui com vcs ... Creio que esse é meu 6° cultivo mas dessa vez utilizei algumas tecnicas novas, primeiramente quero agradecer o @Poeiraviva pelo carimbo de Ecuador que era uma strain que eu realmente queria poder cultivar, demorou mas ta aqui o cultivo ... Estava com um cultivo ja na reta final rolando no meu terrario, esperei os casing pinar pela ultima vez e dei por encerrado o ciclo.Pro inicio do novo ciclo irei utilizar milho pra colonização do micélio, casing/bulk para a frutificação e no total foram inoculados 2 potes de 500ml e 4 copos de 200ml (copo americano) então vamo nessa ... :cool:

Tindalização & Esterilização do milho

07/07 - Separei umas 600/700g de milho de pipoca espalhei por 2 potes e 4 copos depois coloquei em uma panela submerso na agua e coloquei pra ferve ... quando a agua levanto fervura contei 10 minutos e desliguei, 24hrs de descanso e no dia seguinte coloco denovo no fogo até levanta fervura e desligo, mais 24hrs de descanso e repito o mesmo processo. Passei o milho pra um escorredor de macarrão deixei escorrer e levei pra geladeira (frost free) ficou na gaveta onde guarda os frios, 24 hrs depois tirei da geladeira separei nos copos e potes com 2 tampas de papel aluminio presa com fita isolante e uma solta, foi pra panela de pressão por 50min.

Inoculação
10/07 - Inoculei todos os potes.Vale lembrar que nesse cultivo utilizei 2 métodos de inoculação.
Os copos e pote de Ecuador foram inoculados com uma seringa multiesporos que preparei no dia 08/07, ja os de Australian foi inoculados com uma tentativa de isolamento no papelão. No dia 26/06 eu tinha tentado um experimento de "isolamento" . transferi um grão colonizado pra um pedaço de papelão
esterilizado submerso na agua no microondas por 5 minutos e depois de 5 dias estava assim.

WhatsApp Image 2020-08-04 at 17.22.48.jpeg

No dia 10/07 inoculei todos os potes usando as tecnicas citadas acima em um banheiro fechado sem passagem de ar previamente limpo com Lysoform, confesso que fiquei meio em duvida se o micélio de Ecuador ia realmente se desenvolver pois no preparo da seringa percebi que os esporos praticamente não apareciam na solução com agua dentro da seringa, mas pra minha surpresa o micélio se desenvolveu, foi lento mas se desenvolveu.
Depois de 7 dias olhei os copos e nada apareceu em todos os copos, ja fiquei mais em duvida ainda se ia rola pois nos meus cultivos depois de 7 dias pelo menos um ponto de micélio aparece nos copos, mas fui paciente e decidi olhar somente depois de 20 dias e pra minha surpresa hoje no dia 04/08 os copos ja estão quase 100% segue fotos ...

WhatsApp Image 2020-08-04 at 17.01.19 (2).jpeg WhatsApp Image 2020-08-04 at 17.01.19.jpeg

Os copos sem marcação são de Ecuador ...
Como ja citado acima vou usar o método de casing/bulk pra frutificação estou só esperando os copos estarem 100% pra dar procedencia no cultivo, por enquanto é só isso, logo trago novidades pra vocês, até mais !!! :alien:
 
Boua amigos ... Como tinha informado no post anterior estava preparando o micelio de Australian pra preparar o casing e assim foi feito, acabei deixando o micélio dunkar por uns 3 dias pois ja estavam a um bom tempo na incubadora e dei procedencia ao preparo.
A proporção usada foi de 50/50 sendo vermiculita/pó de fibra de coco esterelizados no microondas por 10 minutos com uma pausa pra mexer no meio.
Vale lembrar que esse micélio foi obtido apartir de um papelão colonizado com micéio da strain.
Espero ter bons resultados com essa tek, pois achei bem interessante o papelão e estou esperando um bom momento pra clonar um boa genética a partir de um tecido vivo de um exemplar :LOL:✌️

WhatsApp Image 2020-10-18 at 18.10.26.jpeg

O casing seguiu para incubadora com 28° continuos.
Ja o casing de Ecuadores que estava pinando me rendeu certa de 90G frescas sendo 2 lindos exemplares.
Tirei um belo carimbo desse maior e mais 2 carimbos com chapéis de tamanho semelhante mas a estipe só desses que eram compridas assim, cerca de 15cm, segue fotos

WhatsApp Image 2020-10-16 at 10.32.46.jpeg WhatsApp Image 2020-10-16 at 10.32.44.jpeg WhatsApp Image 2020-10-16 at 10.32.46 (1).jpeg

Depois de colher todos os frutos o casing foi pra um dunk de umas 36H e ja esta de volta ao terrario para o segundo flush.

Só tenho a agradecer ao amigo @Poeiraviva por me fornecer um lindo carimbo de Ecuadores ... ja havia um tempo que eu namorava essa strain e ver ela crescer foi realmente gratificante.

Por enquanto é só ... Até mais !
 
Última edição:
Satisfação meu querido! Sempre bom doar e ver os resultados. Geralmente os cogus dessa strain são bem homogêneos apesar de 1 vez ou outra aparecerem alguns exemplares um pouco maiores. Belo cultivo! Grande abraço.
 
Salve amigos !!!!!

Enfim pinaram os Australians ... !
Mais um diario concluido com sucesso, Obrigado a todos que acompanhou até aqui ... nos vemos na próxima !


03/11 (ontem)
WhatsApp Image 2020-11-04 at 14.11.29.jpeg WhatsApp Image 2020-11-04 at 14.11.29 (1).jpeg

04/11 (hoje)

WhatsApp Image 2020-11-04 at 14.11.54.jpeg WhatsApp Image 2020-11-04 at 14.11.54 (1).jpeg
 
[...] usei vermiculita, pó de fibra de coco e uma sobra de esterco de curral que eu tinha aqui, a proporção foi de 3/3/2 vermiculita/pó de fibra de coco/spawn. Misturei bem todo o substrato umideci bem con agua filtrada e levei pro microondas por 10 minutos com uma pausa no meio pra misturar bem e por um pouco mais de agua, esperei esfriar pra misturar os grãos colonizados

@izdihar foram apenas 10 minutos de microondas para pasteurizar a vermiculita, pó de fibra de coco e esterco? Tudo junto?

Porque tipo, aqui no fórum mesmo eu tinha lido um processo de pasteurização de vermiculita (de um usuário com bastante credibilidade até) que utilizava 3x 10 minutos de microondas com intervalos de 30 minutos à cada 10 minutos... E ainda sim, tive um índice alto de contaminação...

Daí queria esclarecer isso. Pra saber se foi o excesso de microondas que "limpou demais" o substrato e favoreceu as contaminações que tive aqui...
 
@izdihar foram apenas 10 minutos de microondas para pasteurizar a vermiculita, pó de fibra de coco e esterco? Tudo junto?
Salve amigo ... exatamente isso, 5 minutos ai vc tira e mexe com uma colher e mais 5 minutos, lembrando que esse não é o método indicado mas como eu testei em meus primeiros cultivos e NUNCA tive contaminaçoes não vejo motivo pra mudar :LOL:

Porque tipo, aqui no fórum mesmo eu tinha lido um processo de pasteurização de vermiculita (de um usuário com bastante credibilidade até) que utilizava 3x 10 minutos de microondas com intervalos de 30 minutos à cada 10 minutos... E ainda sim, tive um índice alto de contaminação...

Daí queria esclarecer isso. Pra saber se foi o excesso de microondas que "limpou demais" o substrato e favoreceu as contaminações que tive aqui...
Bom ... como ja deve saber, nem sempre saberemos da onde vem a contaminação, em seu cultivo pode ser que a pasteurização funcione mas contamine em outro ponto e vice e versa.
 
Back
Top