Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático ecuador - 1º cultivo

Diário de cultivo problemático.
eu não sei se vai sair no "formato" que vcs contumam utilizar aqui no forum por nunca ter usado ele... então des de já pesso desculpa caso não saia igual aos que eu constumo ler....

enfim, gostaria de pedir a ajuda de vcs pois em todos meus vidros tem partes meio escuras no micelio. Não sei se é devido ao substrato ser um pouco escuro, ou se é contaminação
vim pedir a ajuda de vcs para identificar isto.

como isso ocorreu em todos meus vidros, acho que se for contaminação, ou veio do carimbo ou eu fiz algum erro na seringa, uma vez que todos vidros estão do mesmo jeito...

bom, é isso.... obrigado

(coloquei isso na "sinopse" na hora de fazer o post, e não sei "onde foi parar" ehehhe

olá, sou novo aqui... depois de muito ler aqui na comunidade de vcs a aprender bastante, comecei meu primeiro cultivo...

utilizei a tecnica pf tek com:
1 de vermiculita
1 farinha de arroz integral
2 mistura de semente para passaros

por não conseguir agua destilada usei soro fisiologico para fazer a seringa

utilizei tudo novo (seringa, pote de coleta e agulha) pq já vem esterelizado, o soro tb só foi aberto na hora de montar seringa, tinha tomado banho com sabonete protex e espirado spray lisol
PIC_2411.JPGPIC_2412.JPGPIC_2415.JPGPIC_2421.JPG
 
a imagem n ta mto clara mas pelo q eu consigo ver ta tudo ok.. vai na fé guerrerinho!

paz
 
Seu micélio parece saudável até o momento.

Muito cuidado com essas "orelhas" que você deixou no papel aluminio, podem vir ser portas para contaminação. Quanto mais cuidados, menor o índice de contaminações que possam vir a surgir.

O ideal é cortá-las, e lacrar novamente com fita.

A tecnica PF-TEK consiste em 2 partes de vermiculita para 1 parte de substrato. Como você utilizou muito substrato e pouca vermiculita, estude sobre casings, camadas de casings, dunk & roll, pois você pode enfrentar problemas na frutificação, por baixa aeração no bolo.

No mais, só aguardar chegar ao 100% de colonização.

Bem vindo ao fórum:)
 
muito lindo, muito saudável.
parabens e tenha uma otima frutificaçao.
 


Esse texto do tópico que usou como base é muito parecido com um que eu escrevi para a GH em 2000 ou 2001, fazendo um apanhado do que tinha lido mais a minha experiência de cultivo na época. Provavelmente é o mesmo texto, que eu já encontrei por aí em outros sites, adaptado ou copiado mesmo.

Na época me lembro que os Matias Romero estavam frutificando com essa fórmula de 1/4 vermiculita (1 copo), 2/4 sementes de pássaros (2 copos) e 1/4 farinha de arroz integral (1 copo) .

A strain Ecuador, que cultivei por esses tempos, parece mais sensível a diversos fatores. Mas creio que vale a pena tentar com os bolos sem fazer o casing "real". Faça aquele "double casing", que consiste em colocar uma boa camada de vermiculita úmida em cima e em baixo dos bolos.

A questão da vermiculita não é só a aeração. Uma mistura de sementes pode ficar tão bem aerada quanto vermiculita. E coloniza muito bem mas na hora de frutificar é muito mais difícil. Se forem usadas somente sementes no bolo é melhor partir para o casing.


Depois desisti da farinha e passei a usar direto dois copos de smentes de pássaros e 1 de arroz integral inteiro. Cozinhava 30 minutos, o que fazia o volume aumentar bem, escorria o excesso de água e misturava depois com 3 copos de vermiculita seca. Essa certamente funciona para os Ecuador.
 
mais alguns dias meus bolos estarao 100% colonizados, e agora ?

se eu for fazer um casing é necessario, opcional ou não se deve fazer dunk & roll ?
o casing gera mais frutos ?
 
mais alguns dias meus bolos estarao 100% colonizados, e agora ?

se eu for fazer um casing é necessario, opcional ou não se deve fazer dunk & roll ?
o casing gera mais frutos ?
Já que fez bolo PF, mantenha assim! Dão ótimos carimbos e frutos. Prefira casings de grãos, como milho, centeio, trigo, etc...
Dunk and roll é para bolos mesmo. O dunk hidrata o micélio, e o roll é na vermiculita seca para estimular o micélio à frutificar. Não esqueça do cold-shock. Quando estiver 100% coloque o bolo num ziplock com água e leve à geladeira por no mínimo 12 e no máximo 24h depois role os bolos na vermiculita e leve para o terrário.
Sucesso!
Paz e Luz!
 
será que da certo se eu enjetar agua neles sem tira-los do copo ao inves de coloca-los em um zip-lock ?
terça feira fazem 35 dias que eu inoculei e ainda o fundo não está colonizado, essa demora é normal ?
 
será que da certo se eu enjetar agua neles sem tira-los do copo ao inves de coloca-los em um zip-lock ?
terça feira fazem 35 dias que eu inoculei e ainda o fundo não está colonizado, essa demora é normal ?


A imersão no próprio copo dá certo sim. Conforme se passam os dias o meio encolhe um pouco e abre espaço. Nos meus potes de 500 ml consigo injetar de 70 a 100 ml após 30 dias de colonização. Eu não injeto no bolo mas sim na lateral do pote.

A colonização pode demorar esse tempo. Para ajudar você pode tentar um furo no lacre e fechar com micropore, ou com um segundo lacre de papel de filtro. A troca de gases costuma dar uma acelerada final na colonização.
 
fiz o drunk e depois passei os bolos colonizados na vermiculita seca e coloquei no terrario.... nao sei se era bem ao certo assim que era pra fazer, mas enfim...
os bolos estavam no terrario a duas semanas ou mais, quando eu decidi cortar um bolo no meio pra ver oq acontecia... cortei um dos bolos e coloquei cada metade numa xicara. acho que abri o terrario uns 2 dias depois e pra minha surpresa CRESCERAM dois cogumelos, de outros bolos (não do que eu parti), acho que a humidade do meu terrario não está boa, pois o unico metodo q esteva utilizando era a argila expandida no funto (eu não caprichei mto pq me desanimou saber que eu iria ter problemas com a frutificação)...

enfim, ao partir o bolo eu fi q por dentro ele fica completamente cheio de micelio, não imaginava que era assim... ele virou praticamente uma massa solidade.
estou pensando em pegar os bolos e fazer um casing, será que dá certo ?

outra duvida, eu comprei uma bomba de aquario, mais meu, aquilo faz MUITO barulho... é normal isso ou a bomba é mto tosca ?

valeu gente, até mais.
em breve começarei meu segundo cultivo e posto aqui com mais detales.
 
não tomei o cuidado devido e tem uns mosquitinhos em um dos meus case, parecem aquelas "moscas de banana". as moscam ficam no substrato e não nos corpos frutiferos! devo descartar o case ?
 
Provavelmente você vá encontrar larvas nos frutos que colher, o mais indicado é evitar comer frutos infectados pois a qualidade é atingida e ainda há o risco de serem larvas tóxicas.

Mas se isso te conforta eu já comi cogumelos de pasto que tinham larvas que mais pareciam lesmas e nunca tive nenhum efeito colateral perceptível.


Eu manteria o casing isolado para ver no que vai dar,e revisaria a vedação do terrário pois normalmente os parasitas entram por qualquer buraquinho que eles possam passar, procure tapar os furos com pelo menos duas camadas de esparadrapo micropore (procure por microporosa também e se ainda assim não achar pessa "esparadrapo permeável) qualquer farmácia tem.

Acho que o teu equívoco principal assim como o de muitos(inclusive o meu) foi tentar frutificar bolos com equipamento precário, certamente se você tivesse feito casings com todos os bolos a esta hora estaria conhecendo o multiverso.

Casings são menos "enjoados" na hora de frutificar do que bolos, acho que você deveria pegar os bolos que estão com aparência melhor e fazer casings. Se for fazer isso,mantenha o casing infectado em um ambiente diferente dos recém feitos e lembre de limpar o terrário muito bem,usando água sanitária, o ideal seria encher o terrário com água e diluir um meio copo de água sanitária e deixar algumas horas, isso deve matar os ovos de mosquito que estão nele.

LUZ
 
Há controvérsias ...

Quem sou eu pra discutir!

Mas eu apanhei bastante tentando frutificar bolos, o primeiro fruto caseiro que eu vi saiu de um casing. Lógico que isso não é parâmetro, é que com casing eu consegui de primeira.

Mas só de teima vou fazer uns PF pra tentar denovo agora que tenho mais experiência.

Reformulando o que eu disse, acho que os casings tem menos dificuldade pra frutificar em condições não "totalmente" ideais, tanto de umidade quanto de temp.

Se ainda estiver controverso oq eu disse,então eu desisto e volto pra minha ignorância.
 
2-Quem sou eu pra discutir!

1-Reformulando o que eu disse, acho que os casings tem menos dificuldade pra frutificar em condições não "totalmente" ideais, tanto de umidade quanto de temp.
1-Certissimo.
2-Alguem que acerta!

Os bolos pedem uma oferta maior de umidade do que os casings.

E a temperatura quanto mais constante na fase de pinagem pros bolos, melhor, pois mais pins de afirmam e frutificam.

Os casings aceitam uma variaçao de parametos maior, mas nao toleram saturaçao de co2 no ambiente.

Ambos sao otimas tecnicas, usadas e comprovadas, nem melhores nem piores umas que as outras.

Na minha opiniao ainda fico com os bolos.

Pra alta produçao nao tem nada melhor qeu empilha-los em caixas forradas de vermiculita e uma boa troca de ar.

É uma produçao constante, mais ou menos predictivel e com potencia "parecida" em todos os pontos de frutificaçao.

Pra assepssia também prefiro bolos.

Quando vou limpar as caixas, tiros todos dentro de sacos plasticos fechados, lavo tudo com agua e cloro, escorro lavo com agua limpa, corrente de tanque mesmo escorro e lavo com agua fervendo tudo.

Pingo 4 ou 5 gotas de cloro nessa agua e deixo esfriar por 1 hora, coloco os bolos e tudo se mantem sempre com cheiro de limpeza.

Nao fico pingando coisas na agua, nem borrifando nada em paredes, nem abrindo as caixas todos os dias.
:pos:
boa sorte com o cultivo.
 
Quem sou eu pra discutir!

Mas eu apanhei bastante tentando frutificar bolos, o primeiro fruto caseiro que eu vi saiu de um casing. Lógico que isso não é parâmetro, é que com casing eu consegui de primeira.

Mas só de teima vou fazer uns PF pra tentar denovo agora que tenho mais experiência.

Reformulando o que eu disse, acho que os casings tem menos dificuldade pra frutificar em condições não "totalmente" ideais, tanto de umidade quanto de temp.

Se ainda estiver controverso oq eu disse,então eu desisto e volto pra minha ignorância.


Como estamos aqui para discutir sobre cultivo (além de outros assuntos relacionados aos cogumelos, é claro) todos os que têm experiência ou idéias são alguém para discutir :D

No seu caso os bolos não deram muito certo, mas creio que na maioria dos casos eles frutificam bem mais fácil. E são na minha modesta opinião uma técnica mais simples e menos arriscada que os casings, que também têm as suas vantagens.

Tem uma enquete sobre a técnica favorita do pessoal: https://teonanacatl.org/threads/qual-a-sua-técnica-predileta.1672/#post-26399

Entretanto não vi nenhuma enquete específica sobre essa questão da facilidade de frutificar bolos ou casing, então vou abrir uma. Uma enquete não vai fornecer uma resposta à questão, ainda mais que cada um tem a sua resposta que pode estar certas para as suas condições, mas fiquei curioso sobre o quê o pessoal acha em geral.
 
aeeeeee galera!
obrigado pelas dicas...
to sem internet, esse cultivo deu certo
depois disso fiz mais um com 12 copos, nenhum contaminou
no entando na hora de por os menino pra frutificar eu desisti de consumi-los (nao ando tendo tempo pra nada por causa da facul) e os doei para um amigo... o cara nao tomou conta e acabou contaminando todos...
o calor aqui também está insuportavel, sendo meio que impossivel deixar a temperatura do terrario ideial pra frutificar ....

valeu mesmo gente, qdo eu for tentar de novo volto a postar aqui e contar meus proximos resultados!
 
Back
Top