Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

duvida sobre carimbo contaminado ou não

Ochiha

Hifa
Membro Ativo
05/04/2021
164
5
31
olá pessoal, fiz um carimbo a poucos dias, vou passar os passos que segui até a minha duvida.
1- retirei o chapéu do cogumelo do terrario e coloquei sobre o papel alumínio (passei álcool nas 2 partes do papel e na vasilha onde ele ficou poucos minutos aguardando o chapéu)
2- com a vasilha bem fechada permaneceu 24 horas criou até umidade nas paredes, acredito que foi o chapéu perdendo agua.
3- passadas as 24h retirei o chapéu e pus pra secar, enquanto o carimbo estava perfeito dentro do pote que ficou com uma abertura mínima dentro de um saco plástico pra evitar correntes de ar.
4- depois de 12 horas o carimbo estava seco, coloquei uma camada maior de papel alumínio (tbm esterilizado as 2 partes) para colocar o carimbo dentro.
5- agora vem a complicação. eu tirei o carimbo da vasilha aberto, do nada me deu um branco rsrsrsr. será que contamina?
6- quando retirei o carimbo da vasilha, no mesmo instante ele foi pra o papel alumínio e fiz as dobras.
7- coloquei dentro de um zip loc. junto com meus outros carimbos
OBS: o quarto estava fechado, utilizei luvas e mascara. a bancada de trabalho de trabalho estava esterilizado.
estou meio receoso de inocular ele.
segue o link do cultivo: Primeiro cultivo PF TEK, em lugar quente!
o carimbo que está na foto não é o mesmo carimbo que descrevi aqui. desse cultivo fiz 3 carimbo 2 junto e 1 separado.
 
Última edição:
Dificilmente um carimbo é 100% estéril e isso não é um problema grave.
A ideia do cultivo é fornecer um meio que o cubensis seja dominante e colonize antes de qualquer contaminantes que possa ter no carimbo. (Desde que em baixa quantidade)

Mas carimbo sujo/selvagem é diferente de não estéril.

Eu acho mais fácil usar copo do que colocar dentro de pote.

Eu pego alumínio 50 micras (acha em tabacaria para arguile), limpo com álcool 70%, coloco o chapéu no centro e um copo limpo (copo que uso pra beber água mesmo) em cima do chapéu.
A maior parte do alumínio fica aberta.
Depois de 12 hr eu limpo a parte sem alumínio com álcool, tiro o copo e o chapéu e dobro direto, mesmo quando tem umidade.

Fazia isso na gaveta no guarda roupa, agora na still Air box, nunca tive problema e acho bem mais prático.

Não uso luva, se quer lavo a mão.
Se você contaminar com a mão, está fazendo errado.

Também não limpo a bancada que faço o carimbo.
Você só precisa garantir que a zona do carimbo propriamente dito esteja limpa.
 
Dificilmente um carimbo é 100% estéril e isso não é um problema grave.
A ideia do cultivo é fornecer um meio que o cubensis seja dominante e colonize antes de qualquer contaminantes que possa ter no carimbo. (Desde que em baixa quantidade)

Mas carimbo sujo/selvagem é diferente de não estéril.

Eu acho mais fácil usar copo do que colocar dentro de pote.

Eu pego alumínio 50 micras (acha em tabacaria para arguile), limpo com álcool 70%, coloco o chapéu no centro e um copo limpo (copo que uso pra beber água mesmo) em cima do chapéu.
A maior parte do alumínio fica aberta.
Depois de 12 hr eu limpo a parte sem alumínio com álcool, tiro o copo e o chapéu e dobro direto, mesmo quando tem umidade.

Fazia isso na gaveta no guarda roupa, agora na still Air box, nunca tive problema e acho bem mais prático.

Não uso luva, se quer lavo a mão.
Se você contaminar com a mão, está fazendo errado.

Também não limpo a bancada que faço o carimbo.
Você só precisa garantir que a zona do carimbo propriamente dito esteja limpa.
então está suave. obrigado
aqui esterilizei bancada, air box, papel. usei luvas mascara, e coloquei num pote dentro da box. ainda utilizei uma barreira de calor. vendo seu método fiquei mais confiante.
não dizendo que o seu é ruim, pelo contrario é mais rápido e mais fácil.
os que sua resposta tirou a duvida obrigado! :) :) :)
 
Acham que vacilei?


Se o carimbo estiver realmente seco pode ser que os esporos continuem viáveis. Quanto mais água tiver, maior o risco.

Exceto se tiver algum agente anticongelante junto, como glicerol.
 
Quanto mais água tiver, maior o risco.
Então, eu os congelei pelo medo, durante um onda de calor muito úmida aqui eu vi que eles estavam umedecendo, botei na sílica e congelei depois de um tempo. Vou fazer um teste com esporos em boas condições. Vou abrir um diário de cultivo também. Volto aqui e também relato no diário essas especificidades e eventuais resultados.
 
Dificilmente um carimbo é 100% estéril e isso não é um problema grave.
A ideia do cultivo é fornecer um meio que o cubensis seja dominante e colonize antes de qualquer contaminantes que possa ter no carimbo. (Desde que em baixa quantidade)

Mas carimbo sujo/selvagem é diferente de não estéril.

Eu acho mais fácil usar copo do que colocar dentro de pote.

Eu pego alumínio 50 micras (acha em tabacaria para arguile), limpo com álcool 70%, coloco o chapéu no centro e um copo limpo (copo que uso pra beber água mesmo) em cima do chapéu.
A maior parte do alumínio fica aberta.
Depois de 12 hr eu limpo a parte sem alumínio com álcool, tiro o copo e o chapéu e dobro direto, mesmo quando tem umidade.

Fazia isso na gaveta no guarda roupa, agora na still Air box, nunca tive problema e acho bem mais prático.

Não uso luva, se quer lavo a mão.
Se você contaminar com a mão, está fazendo errado.

Também não limpo a bancada que faço o carimbo.
Você só precisa garantir que a zona do carimbo propriamente dito esteja limpa.
Não precisa então esperar 24h pro carimbo secar?
 
Não precisa então esperar 24h pro carimbo secar?

Melhor esperar pra ajudar na longevidade do carimbo. Se em 12h estiver seco, ta ok.

E depois também pra raspar, carimbos úmidos são pésimos, assim como os excessivamente ressecados.

Então, eu os congelei pelo medo, durante um onda de calor muito úmida aqui eu vi que eles estavam umedecendo, botei na sílica e congelei depois de um tempo. Vou fazer um teste com esporos em boas condições. Vou abrir um diário de cultivo também. Volto aqui e também relato no diário essas especificidades e eventuais resultados.

Deu em quê?

Eu diria que há chances de rompimento das paredes celulares dentro do esporo com a expansão da água congelada, matando os esporos. Mas é chute mesmo.
 
Back
Top