Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

duvida sobre carimbo contaminado ou não

Ochiha

Hifa
Cadastrado
05/04/2021
Reputação
1
Pontos de reações
107
Pontos
5
olá pessoal, fiz um carimbo a poucos dias, vou passar os passos que segui até a minha duvida.
1- retirei o chapéu do cogumelo do terrario e coloquei sobre o papel alumínio (passei álcool nas 2 partes do papel e na vasilha onde ele ficou poucos minutos aguardando o chapéu)
2- com a vasilha bem fechada permaneceu 24 horas criou até umidade nas paredes, acredito que foi o chapéu perdendo agua.
3- passadas as 24h retirei o chapéu e pus pra secar, enquanto o carimbo estava perfeito dentro do pote que ficou com uma abertura mínima dentro de um saco plástico pra evitar correntes de ar.
4- depois de 12 horas o carimbo estava seco, coloquei uma camada maior de papel alumínio (tbm esterilizado as 2 partes) para colocar o carimbo dentro.
5- agora vem a complicação. eu tirei o carimbo da vasilha aberto, do nada me deu um branco rsrsrsr. será que contamina?
6- quando retirei o carimbo da vasilha, no mesmo instante ele foi pra o papel alumínio e fiz as dobras.
7- coloquei dentro de um zip loc. junto com meus outros carimbos
OBS: o quarto estava fechado, utilizei luvas e mascara. a bancada de trabalho de trabalho estava esterilizado.
estou meio receoso de inocular ele.
segue o link do cultivo: Primeiro cultivo PF TEK, em lugar quente!
o carimbo que está na foto não é o mesmo carimbo que descrevi aqui. desse cultivo fiz 3 carimbo 2 junto e 1 separado.

Última edição:

Texugo

.
Membro da Staff
Cultivador Confiável
Cadastrado
02/05/2019
Soluções
6
Reputação
6
Pontos de reações
2,946
Pontos
8
Dificilmente um carimbo é 100% estéril e isso não é um problema grave.
A ideia do cultivo é fornecer um meio que o cubensis seja dominante e colonize antes de qualquer contaminantes que possa ter no carimbo. (Desde que em baixa quantidade)

Mas carimbo sujo/selvagem é diferente de não estéril.

Eu acho mais fácil usar copo do que colocar dentro de pote.

Eu pego alumínio 50 micras (acha em tabacaria para arguile), limpo com álcool 70%, coloco o chapéu no centro e um copo limpo (copo que uso pra beber água mesmo) em cima do chapéu.
A maior parte do alumínio fica aberta.
Depois de 12 hr eu limpo a parte sem alumínio com álcool, tiro o copo e o chapéu e dobro direto, mesmo quando tem umidade.

Fazia isso na gaveta no guarda roupa, agora na still Air box, nunca tive problema e acho bem mais prático.

Não uso luva, se quer lavo a mão.
Se você contaminar com a mão, está fazendo errado.

Também não limpo a bancada que faço o carimbo.
Você só precisa garantir que a zona do carimbo propriamente dito esteja limpa.

Ochiha

Hifa
Cadastrado
05/04/2021
Reputação
1
Pontos de reações
107
Pontos
5
Dificilmente um carimbo é 100% estéril e isso não é um problema grave.
A ideia do cultivo é fornecer um meio que o cubensis seja dominante e colonize antes de qualquer contaminantes que possa ter no carimbo. (Desde que em baixa quantidade)

Mas carimbo sujo/selvagem é diferente de não estéril.

Eu acho mais fácil usar copo do que colocar dentro de pote.

Eu pego alumínio 50 micras (acha em tabacaria para arguile), limpo com álcool 70%, coloco o chapéu no centro e um copo limpo (copo que uso pra beber água mesmo) em cima do chapéu.
A maior parte do alumínio fica aberta.
Depois de 12 hr eu limpo a parte sem alumínio com álcool, tiro o copo e o chapéu e dobro direto, mesmo quando tem umidade.

Fazia isso na gaveta no guarda roupa, agora na still Air box, nunca tive problema e acho bem mais prático.

Não uso luva, se quer lavo a mão.
Se você contaminar com a mão, está fazendo errado.

Também não limpo a bancada que faço o carimbo.
Você só precisa garantir que a zona do carimbo propriamente dito esteja limpa.
então está suave. obrigado
aqui esterilizei bancada, air box, papel. usei luvas mascara, e coloquei num pote dentro da box. ainda utilizei uma barreira de calor. vendo seu método fiquei mais confiante.
não dizendo que o seu é ruim, pelo contrario é mais rápido e mais fácil.
os que sua resposta tirou a duvida obrigado! :) :) :)

Cadastrado
13/05/2019
Reputação
0
Pontos de reações
9
Pontos
5
Gente, eu congelei meus carimbos. Acham que vacilei?

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador Confiável
Cadastrado
22/12/2007
Reputação
85
Pontos de reações
20,699
Pontos
98
Acham que vacilei?

Se o carimbo estiver realmente seco pode ser que os esporos continuem viáveis. Quanto mais água tiver, maior o risco.

Exceto se tiver algum agente anticongelante junto, como glicerol.

Cadastrado
13/05/2019
Reputação
0
Pontos de reações
9
Pontos
5
Quanto mais água tiver, maior o risco.
Então, eu os congelei pelo medo, durante um onda de calor muito úmida aqui eu vi que eles estavam umedecendo, botei na sílica e congelei depois de um tempo. Vou fazer um teste com esporos em boas condições. Vou abrir um diário de cultivo também. Volto aqui e também relato no diário essas especificidades e eventuais resultados.