Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida. Goticulas caindo sobre os bolos.

Bolofom

Cogumelo maduro
Cadastrado
18/11/2006
68
69
Ola a todos.
Então estou com uma dúvida, coloquei ontem os bolos no meu terrário (Caixa de plástico com argila espandida e compressor de aquario) em cima de tampas de sorvetes e agora pouco percebi que as tampas que estavam perto da pedra onde entra o ar estavam molhados, acredito que a água esteja tam,bém atingido os bolos. Eles ficaram com os selos de vermiculita pois ele tava muito colonizado e não quis machucar o micelio pra tirar.
Tem algum problema isso? A função do compressor é só fazer entrar ar ou usar a bolhas par aaumentar a humidade? Poderia retirar a bolinha da água? Poderia cortar uma tampa de margarina e colocar em volta da mangueira de forma que as gostas batam na tampa e caiam de volta no fundo ou elas tem que expodir pra humidificar mais??
Obrigado
 
Ola a todos.
Então estou com uma dúvida, coloquei ontem os bolos no meu terrário (Caixa de plástico com argila espandida e compressor de aquario) em cima de tampas de sorvetes e agora pouco percebi que as tampas que estavam perto da pedra onde entra o ar estavam molhados, acredito que a água esteja tam,bém atingido os bolos.

Não é bom que a água respinge nos bolos, evite que isso aconteça.

Eles ficaram com os selos de vermiculita pois ele tava muito colonizado e não quis machucar o micelio pra tirar.
Tem algum problema isso?

Problema nenhum, o selo não deve ser retirado.

A função do compressor é só fazer entrar ar ou usar a bolhas par aaumentar a humidade?

A função é a introdução de ar.

A argila é que incrementa a umidade.

A água deve ficar ao nível da argila sem cobri-la.

É bom colocar H2O2 na água que banha a argila para mantê-la livre de micoorganismos.



Poderia retirar a bolinha da água? Poderia cortar uma tampa de margarina e colocar em volta da mangueira de forma que as gostas batam na tampa e caiam de volta no fundo ou elas tem que expodir pra humidificar mais??

O ar que entra traz microorganismos é bom borbulhar em água, com H2O2 ou um pouco de hipoclorito (água sanitária), para ficar limpo.

Obrigado


Proceda os ajustes e sucesso.
 
Grande Mauricio valew pelos toque, só mais uma coisa, eu posso colcoar hipoclorito na água que banha a argila?? Ou coloco um copinho com a mistura e a pedra dentro?
 
o cloro é mais pesado que o oxigenio do peroxido por isso ele se mantem na agua por mais tempo.
colocar uma colher por semana iria aumentar consideravelmente a densidade da agua fazendo o vapor de cloro "boiar" na superficie da agua em vez de se dissipar.
existe uma certa mistura oxigenio/~cloro que é MUITO explosiva. cuidado com as misturas ae!
(lembram do Magaiver?)
lista de problemas resolvidos pelo macgyver:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_problems_solved_by_MacGyver

uma dica que ele me mandou:
se as goticulas estao caindo em cima do bolo , a culpa é do dono do terrario que nao leu a BIBLIOTECA.
na BIBLIOTECA fala que é sempr ebom colocar uyum CALÇO em um dos lados do terrario pra deixar ele inclinado em até 15 graus, pra fazer as gotas escorrerem e cairem todas de um lado só do terrario e vc poder se "esquivar" de colocar bolos nesse local.
 
se as goticulas estao caindo em cima do bolo , a culpa é do dono do terrario que nao leu a BIBLIOTECA.
na BIBLIOTECA fala que é sempr ebom colocar uyum CALÇO em um dos lados do terrario pra deixar ele inclinado em até 15 graus, pra fazer as gotas escorrerem e cairem todas de um lado só do terrario e vc poder se "esquivar" de colocar bolos nesse local.

Então isso resolveria o problema se as gotas estivessem vindo da tampa, no meu caso eram as bolhas geradas pela pedra porosa que estavam molhando os bolos, como não sabia se essas explosões tinham também a função de aumentar a humidade dentro do terrário resolvi perguntar. Resolvi o problema colocando uma tampa de margarina com a mangueira no meio em cima do local de explosão das bolhas.

Quanto ao cloro, ele é instável também, menos que a H2O2, mas a agitação causada pelo borbulhador acelera o processo. Acho que o ideal seria usar cloramina (usada em alguns estados e países para tratar a água) que é muito mais estável e não evapora com facilidade, só não faço idéia de onde se arruma isso.
 
Back
Top