Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Domesticação / 1° Cultivo

Diário de cultivo completo.
Strain: ???
Carimbo : Tirado de um cogumelo selvagem
Inoculação : Seringa Multi-Esporos
Técnica : PF Tek sem Terrário
Substrato : 50% Vermiculita, 25% Farinha de arroz integral, 25% Água mineral.

30/12: Saída à caçada e encontramos um esterco com 2 pins e levamos para nosso quintal
30/12-01/01: Regamos os pins até eles crescerem e os véus soltarem
01/01-02/01: Tirada dos carimbos em papel alumínio.

10/01: Esterilização dos bolos e hidratação da seringa.
11/01: Inoculação dos esporos no substrato
16/01: Primeiros sinais do micélio em um dos bolos
20/01: Três bolos parcialmente colonizados e outros 2 sem nenhum sinal do micélio, nem contaminantes
 
Então galera, ja arrumei o terrário de garrafa pet e tenho um bolo 90% colonizado e vou aniversariar depois do carnaval porque vou viajar. Eu também transferi um grão de milho colonizado para um papelão e o micélio está avançando para o papelão com um aspecto lindo. Esse processo me gerou 2 dúvidas que procurei no fórum e não achei:
1 Como o micélio veio de um grão colonizado tem como eu fazer isolamento ou é tudo geneticamente igual?
2 Após o micélio atacar o papelão eu posso retirar o grão e colocar em outro ou devo deixa-lo no mesmo papelão?

DSCN2263.JPG DSCN2256.JPG
 
Última edição:
1 Como o micélio veio de um grão colonizado tem como eu fazer isolamento ou é tudo geneticamente igual?
2 Após o micélio atacar o papelão eu posso retirar o grão e colocar em outro ou devo deixa-lo no mesmo papelão?

1º - Você pode sim isolar a partir do papelão, é só cortar uns pedaços mais rizomórficos e transferir para outro papelão, ou você já pode colocar direto em algum substrato.

2º - Particularmente eu deixaria ele no papelão, por questões de manipulação mesmo, já que o grão fica grudado no papelão. Daí você poderia isolar o micélio que vc já tem e transferi-lo para outro meio.

Palavras de um novato hein! Dá uma olhada sobre isolamento na Biblioteca. ;D
 
Então galera, ja arrumei o terrário de garrafa pet e tenho um bolo 90% colonizado e vou aniversariar depois do carnaval porque vou viajar. Eu também transferi um grão de milho colonizado para um papelão e o micélio está avançando para o papelão com um aspecto lindo. Esse processo me gerou 2 dúvidas que procurei no fórum e não achei:
1 Como o micélio veio de um grão colonizado tem como eu fazer isolamento ou é tudo geneticamente igual?
2 Após o micélio atacar o papelão eu posso retirar o grão e colocar em outro ou devo deixa-lo no mesmo papelão?

de um grão de milho não tem como isolar nada, isolar você só vai conseguir de tecido de um cogumelo. micélio não se isola.
depois de o micelio se estender pelo papelao, retire o grao, pois este só vai atrair contaminantes, tem matéria organica.
se deixar o papelao secar, vai perder o micelio, ele seca junto, fica inativo, nao sei explicar o processo direito.
 
de um grão de milho não tem como isolar nada, isolar você só vai conseguir de tecido de um cogumelo. micélio não se isola.
depois de o micelio se estender pelo papelao, retire o grao, pois este só vai atrair contaminantes, tem matéria organica.
se deixar o papelao secar, vai perder o micelio, ele seca junto, fica inativo, nao sei explicar o processo direito.
ele esta isolando uma strain rizomorfica, que podera ser apenas uma cepa - se ele observar isto.
 
Então galera, aniversariei o bolo com 95% de colonização completa e após 9 dias, ele pinou, essa strain goiana promete.
Nove dias não é um tempo muito rápido? Fiquei surpreendido quando vi eles hoje
Após pinar, demora quanto tempo em média até os véus se romperem? É porque eu viajo amanhã e volto domingo e não sei como proceder
 
C vai ficar só sabado fora...fá uma humidificada e vai...acho que nao pega nada. Mas é legal ter o controle. Principalmente da ansiedade..hehehe :D
 
1 Flush. Havia mais um do tamanho destes só que ele se desprendeu e caiu quando eu fui abanar e eu coloquei ele no túnel de vento. Eles parecem franzinos e receio que eles não carimbem. Os véus já se romperam, mas não vi as estipes sujas de esporos. Já tento um carimbo ou espero mais?

DSCN2277.JPG
 
1 Flush. Havia mais um do tamanho destes só que ele se desprendeu e caiu quando eu fui abanar e eu coloquei ele no túnel de vento. Eles parecem franzinos e receio que eles não carimbem. Os véus já se romperam, mas não vi as estipes sujas de esporos. Já tento um carimbo ou espero mais?



View attachment 44502
Carimba sim mano....pelo menos tenta. Nem que for um microcarimbo...tira ele!
 
Na minha domesticação eu só consegui carimbar legal no 2º flush. Os carimbos do 1º flush estava com pouquíssimos esporos. '-'
 
Ok ok, to pensando ainda em qual dar, to achando estranho, os filhos nasceram muito diferente dos pais e até a cor do carimbo veio diferente (mais para o roxo). O bolo está azulando em alguns pedaços, apesar das paredes da garrafa pet estarem cheias de gotículas de água. O que pode ser?
 
Ainda trabalhando com essa strain, fotos dos outros copos inoculados. Ambas as fotos provém do mesmo carimbo, mas a primeira foi inoculada no milho, que foi transferido para o papelao e a parte mais rizomorfica do papelão para o bolo pf. A segunda foto foi da outra metade do carimbo que foi inoculado em seringa multi esporos

DSCN2280.JPG DSCN2281.JPG
 
Última edição por um moderador:
Rapaz, tente diminuir o tamanho das fotos e não incluí-las FULL.

Parabéns e boa sorte.
 
Aqui vou listar meus erros cometido no 1 cultivo para que outros cultivadores não o façam.
1 Bati demais o arroz integral e fiquei passando na peneira até ele ficar o mais fino possível.
2 A panela de pressão não pegou pressão.
3 Não usei glovebox
4 Apos esterilizar os copos sem pressão, coloquei eles na minha mochila (que fede à cc) envolvidos apenas por sacolas plasticas não esterilizadas.
5 Só vedei os copos com liguinha mesmo
6 Mantive eles numa caixa de madeira
7 Apos alguns deles apresentarem contaminações (por que será?) eu tardei a isolar dos demais
8 O carimbo foi feito numa fazenda sem esterilização alguma pois estávamos sem luz, água ou antisséptico disponível.

Ainda sim conseguir domesticar a strain porque um dos copos não contaminou e ainda está produzindo frutos.
 
Back
Top