Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dinheiro e Felicidade

Dinheiro traz felicidade?


  • Total de votos
    28
Pergunta simplista demais... e que em nada adianta para resolver coisa alguma para mim. o dinheiro nao foi uma criacao pensanda pelo homem. ele surgiu... foi espontaneo.... para ajudar nas relacoes de troca.

Eh de mais valia pensar o que pode nos ajudar hoje.

dando uma opniao pessoal... acho que hoje o que precisamos desenvolver como sociedade, são organizacoes na base da sociedade... pois somente no contato com o OUTRO eh que nos existimos.

nos nao existimos enquanto individuos isolados
 
Em uma sociedade capitalista, não se sobrevive sem dinheiro. Então é óbvio que a felicidade, assim como qualquer outro estado de espírito, depende do dinheiro. Até para ser melancolico é necessário ter dinheiro.

Mas eu entendi o sentido da pergunta assim: as coisas que o dinheiro pode comprar, por si próprias, trazem felicidade?

A resposta é sim e não. Mais sim do que não.

Em tempos de individualismo agudo, a fonte da felicidade está no ego, ou seja, na maneira pela qual os outros te avaliam. Se a pessoa é avaliada positivamente pelos que a cercam, a pessoa está feliz. Essa avaliação é feita observando-se certos sinais exteriores do indivíduo - são eles que possibilitam uma avaliação rápida e objetiva. E quais são esses sinais? Bom, isso depende da sociedade e do grupo social; na nossa sociedade como um todo, esses sinais são as coisas que os indivíduos consomem. Consumir é portanto uma maneira de modelar o próprio ego e instrumento de felicidade.

Em uma sociedade consumista, é claro que o dinheiro vai trazer felicidade para a maioria das pessoas.

Mas há quem procure a felicidade em outras fontes que não seja o ego. Eu, por exemplo, acredito que o ego é uma ilusão e me avalio pela maneira que utilizo minhas propriedades físicas e intelectuais na prática. Em outras palavras, eu me avalio pelo o que eu produzo, e não pelo o que eu consumo. Portanto, o dinheiro para mim não é a medida do meu sucesso, mas uma merda de instrumento necessário para manter minha mente e corpo em condições de desempenhar o máximo, no maior número de dimensões possíveis.
 
Então oliveira, na verdade o projeto pesa o mundo todo, portanto, pensa pra uma sociedade bem populosa. Digamos que o sistema econômico quebre inteirinho, o que fariamos daí para frente? espero que não seja reconstruir a mesma coisa. ;)

Eu luto por uma economia de recursos, na qual os recursos são acessíveis sem um meio de troca. Na verdade o dinheiro complica muita coisa, tem gente q passa fome nas cidades não pela falta de comida, mas pela falta de dinheiro, o dinheiro está com o passar do tempo se desligando dos recursos.

No projeto venus, a terceira fase (agora estamos indo para o segundo) é a construção de uma cidade baseada em uma economia de recursos, uma cidade inteirinha, com um nível de bem estar simplesmente incrível para todos os habitantes, sem dinheiro, e com uso da tecnologia atual (por isso não é utópico em muitos sentidos) para automatizar agricultura, industria e serviços. Obvio que muitos trabalhos ainda teriam que ser desempenhados por humanos, mas é ingenuo pensar que as pessoas parariam de fazer todas suas atividades por não precisarem de dinheiro, eu por exemplo, iria continuar sendo professor, mas provavelmente com uma carga horária muito mais reduzida.

O sistema monetário falhou no que mais importa: garantir o bem estar de todas as pessoas para que elas possam a partir daí construir felicidade.

E se falhou, não adianta remendos, temos que se desprender dele e criar algo que funcione de vez.

-
Aqui em casa estou com muitos projetos interessantes, falei com o pessoal da universidade, no curso de agrícola e mecatrônica, para ver se eles conseguem projetar uma estufa hidropônica automatizada, a base de energia solar, pequena o suficiente para as pessoas terem em suas casas e grande o suficiente para que elas deixem de depender um pouquinho do mercado.

A princípio eu queria uma horta comunitária, mas a prefeitura NUNCA iria permitir isso, visto que iria tirar lucro do comércio e deixar pessoas desempregadas né? mais uma inversão do sistema monetário.

Outro projeto, mas ainda distante é a instalação de turbinas eólicas verticais aqui em casa (as normais são barulhentas) para gerar energia suficiente para abastecer um carro elétrico ou hibrido pelo menos (o toyota prius ta na minha mira). Pronto, deixei de depender de dinheiro pro resto da vida quanto a combustível.:eba:

Deixa eu ver se eu entendi: a primeira providência para deixar de usar dinheiro é comprar bens, como turbinas eólicas e um Toyota? Belo começo...

Você acha que empresas capitalistas como a Toyota vão fabricar produtos que não precisem ser comprados de novo e que torne os seus outros produtos desnecessários/obsoletos?

O dinheiro é um equivalente universal de todas as mercadorias. Se você acabar com o dinheiro, os despossuídos vão continuar sem nenhum bem para trocar no mercado, enquanto você terá seu Toyota, saca? Calma aí que o Raulzito quer falar um negócio...

"Tem gente que passa a vida inteira
Travando a inútil luta com os galhos
Sem saber que é lá no tronco
Que está o coringa do baralho"
 
Como diz o ditado: " Aonde tem mulher e dinheiro, até o Diabo sapateia "

O dinheiro nunca vai trazer felicidade, e sim as mãos que o conduzem.
 
Deixa eu ver se eu entendi: a primeira providência para deixar de usar dinheiro é comprar bens, como turbinas eólicas e um Toota? Belo começo...

Você acha que empresas capitalistas como a Toota vão fabricar produtos que não precisem ser comprados de novo e que torne os seus outros produtos desnecessários/obsoletos?

O dinheiro é um equivalente universal de todas as mercadorias. Se você acabar com o dinheiro, os despossuídos vão continuar sem nenhum bem para trocar no mercado, enquanto você terá seu Toota, saca? Calma aí que o Raulzito quer falar um negócio...

"Tem gente que passa a vida inteira
Travando a inútil luta com os galhos
Sem saber que é lá no tronco
Que está o coringa do baralho"

Mandou bem demais...:)
 
O dinheiro é o melhor instrumento de controle e dominação já inventado. Mais perigoso que ele, só uma mente livre.
(Controle, domine, liberte-se)
 
Deixa eu ver se eu entendi: a primeira providência para deixar de usar dinheiro é comprar bens, como turbinas eólicas e um Toyota? Belo começo...

Na verdade essa é a primeira providência pra mim. Foi o único meio que encontrei. Não existe como deixar de usar dinheiro num mundo ainda dominado pelo sistema monetário, então o máximo que posso fazer é diminuir a importância do dinheiro na minha vida e tentar acessar o máximo possível de recursos sem ele. Obviamente essa não é a melhor opção se pensarmos em sociedade

Você acha que empresas capitalistas como a Toyota vão fabricar produtos que não precisem ser comprados de novo e que torne os seus outros produtos desnecessários/obsoletos?

Obsolencia programada é regra hoje em dia. Não acho que qualquer empresa tenha atualmente interesse em produzir bens duráveis o suficiente pra durarem uma vida, mas entre os vários carros melhor aquele que tenha o menor gasto de combustíveis fósseis e o que me faça gastar menos dinheiro.

O dinheiro é um equivalente universal de todas as mercadorias. Se você acabar com o dinheiro, os despossuídos vão continuar sem nenhum bem para trocar no mercado, enquanto você terá seu Toyota, saca? Calma aí que o Raulzito quer falar um negócio...

Não é simplesmente acabar com o dinheiro, é acabar com o sistema monetário, reestruturar a sociedade em torno de uma economia de recursos, nesse caso as pessoas acessariam os recursos e os melhores bens possíveis sem dinheiro. É isso que eu quero, apoio com todas as minhas forças o projeto vênus.

Mas infelizmente reestruturar a sociedade e acabar com os sistema monetário não é algo que eu possa fazer. Porém, na minha casa, na minha vizinhança há algumas coisinhas que consigo, mesmo que não sejam o melhor.

De todo modo Rubinato, se for não for um toyota prius (único carro hibrido que achei viável) seria um a base de combustível fóssil ou etanol e eu teria que além de gastar com combustível estar condenado a poluir pra me locomover.

Enquanto o jogo estiver rolando o que eu posso fazer é procurar brechas nas regras. Mas um dia esse jogo termina.
 
Livre de que? Do dinheiro que não vai ser.
Uma mente livre, é livre de tudo.

O ser livre é aquele que não questiona o que é manifesto. Mas o aceita tal como é.

Não podemos fazer nada contra o sistema financeiro. Ele já existia antes de eu e você chegarmos aqui, e vai continuar existindo até muito depois que formos embora. (Eu agradeço por ele)

Imaginar que um dia podermos viver sem dinheiro é masturbação. O melhor poder é o que está mais espalhado. Qualquer sistema utópico que se arvore de buscar igualdade através de convenções só produzirá mais desigualdade e distorções (Ver Marx, Lenin, Chaves & Cia)

Liberdade, igualdade e fraternidade é uma falácia. Onde há liberdade não poder haver igualdade. Não há mal no dinheiro, como não há mal no poder. O mal está no uso que se faz deles.

(Controle, Domine e Liberte-se)
 
O ser livre é aquele que não questiona o que é manifesto. Mas o aceita tal como é.

Eu não tenho a intenção de fazer nada contra o sistema financeiro, nunca foi esse o ponto da minha questão, mas simplesmente estar consciente dos benefícios e dos malefícios presentes.

Aceitar que temos que conviver com o sistema financeiro é diferente de estar totalmente de acordo com as normas que ele nos impõe. A protesta se faz necessária para induzir as mudanças. Espero que vc não aceite realmente a "perfeição" o sistema tal como ele é.

Ou você nunca parou pra questionar a beleza de sociedade em que vivemos? Duvido que não. Ainda mais vc Archer, que pelos ricos conteúdos escritos ao decorrer de todos os posts seus me da a impressão de alguém que sim questiona ao sistema financeiro. Não quero jogar todo o lixo encima do sistema financeiro criticando-o como a pior coisa da historia, mas também não posso negar a parte negativa q existe em depender do mesmo. Eu não posso simplesmente fechar os olhos, e dizer que tudo esta bem e que sou um homem livre quando tenho q trabalhar 40 horas semanais prestando serviços pra porcos alheios pra ganhar uns quantos duros pra me sustentar. Talvez seria mais digno trabalhar para mim mesmo plantando, comendo, e reciclando meu lixo por mim mesmo em alguma comunidade local.(auto sustentabilidade?)

Não gosto de especular pois dependo tanto do sistema financeiro como qualquer outro, mas vejo muita mentalidade deste tipo surgindo nos últimos anos. A verdade é que sonho com poder viver desta forma. Ainda assim creio que dependeria do sistema financeiro, mas soa bem pensar que não preciso do dinheiro pra conseguir meus recursos básicos de sobrevivência.
 
"Madrugada de sábado para domingo, no auge de uma experiência psicodélica, ele estava destituído de qualquer controle sobre seu corpo. Com esforço, abriu os olhos e pensou nas pessoas que estava em sua companhia, como cada um estava ali em busca de ver além do óbvio.

Pensou como voltaria para casa, do jeito que estava, era impossível dirigir. Lembrou do carro que estava estacionado na rua. Por um instante pensou que ele poderia ser roubado ou danificado, mas este pensamento logo se foi. Lembrou-se que o apego é a origem do medo e o entregou, assim como havia entregue o próprio corpo ao solo.

Mas apesar de ser confortado pela entrega, se não se recuperasse a tempo, ainda não poderia voltar para casa dirigindo. Mas logo decidiu que isso também não era um problema digno de ocupar seus pensamentos. Em última instancia, sua mulher poderia pegar um táxi e vir buscá-lo. Mas lembrou também que ela estava sem dinheiro para o táxi. Mas apesar disso, ela poderia passar em um caixa automático e sacar o dinheiro necessário.

Do caixa automático, chegou aos bancos, e deste ao sistema financeiro internacional e sentiu-se profundamente agradecido por poder desfrutar de tudo isso.

Amanheceu e ele já estava completamente restaurado e voltou sozinho para casa dirigindo o seu carro movido a energia solar."
---
"Concedei-me, Senhor, serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar,
coragem para mudar aquelas que posso, e sabedoria para distinguir umas das outras."
 
Archer, deixa eu entender melhor: vc diz agradecer pelo dinheiro por ele lhe garantir comodidades?
Muitos julgam que negar o sistema e viver de maneira auto-sustentável seria mais digno por não agredir tanto o meio ambiente, além de tantas outras razões..
Eu entendo quando decidem abrir mão de sua suposta paz e renunciar às preocupações materiais (aqui refiro-me às ambientais mesmo) por um bem maior, que no caso seria o 'sacrifício' pelas outras pessoas, além do utilitarismo.

"A guerra é um estado natural para um guerreiro, a paz uma anomalia. "
(Castaneda)
 
Eu agradeço pelo dinheiro, por ele facilitar o exercício da minha vontade.

Tenho plena consciência que como já disse em outro tópico, eu sou o câncer que está matando Gaya. Não nutro falsas expectativas de que isso vá mudar sem uma reação extrema do sistema imunológico da mãe. Enquanto eu puder, eu vou continuar mamando. (Sugar, cagar e produzir lixo é da minha natureza.)
 
Temos a ligeira vantagem de que estamos aos poucos percebendo o impacto e podemos articular o caminho correto.
Para quem sobrar ao espirro que está se armando no narigão em que estamos, desejo boa sorte e que nos encontremos em breve, seja nos Mundos Subterrâneos ou mesmo de volta para a face de Gaia. Enquanto isso, vale fazer um backup do Wikipedia na cabeça e tentar montar uma ideia de como sobreviver quando e se rolar uma hecatombe.

Quanto ao tópico em si, NINGUÉM aqui nesse fórum chegou aqui SEM dinheiro e, em vários casos, a pessoa pode nem ter mesmo precisado lutar para ganhá-lo. Muitas vezes questionamos a partir de um ponto pueril essas coisas já estabelecidas (sim, todos já o fizemos algum dia). Não adianta:

Na hora que o leão correr atrás de você, não dá muito tempo de pensar. O negócio é correr! :D:roflmao:
 
De tudo isso penso que o que deve ser condenado são os extremos: a riqueza supérflua e a miséria desesperante. Um o outro lado da moeda de uma mesma moeda, de um mesmo sistema.

A mudança tem que ser radical, individual e principalmente interna. Não há como - nem porque - mudar o mundo enquanto estou em guerra comigo mesmo.

Fora isso, recomendo a todos a simplicidade voluntária... Ao invés de carro, vá de bicicleta. Ao invés de bicicleta, caminhe!

Uma vez viajei pro Sul com uma idéia em mente: não depender de nada além de minhas próprias pernas, de ninguém além de mim mesmo.
Pus a mochila nas costas, com barraca e outros itens de sobrevivência mínima, além de uma vara de pesca desmontável, três pares de tênis e algum dinheiro, para uma emergência.
Levei quase dois meses pra chegar, mas cheguei. Andava de dia e dormia a noite, em praias ou mato. Pescava e comi peixe até dizer chega.
Vou te dizer: nunca me senti tão bem.
 
De tudo isso penso que o que deve ser condenado são os extremos: a riqueza supérflua e a miséria desesperante. Um o outro lado da moeda de uma mesma moeda, de um mesmo sistema.

A mudança tem que ser radical, individual e principalmente interna. Não há como - nem porque - mudar o mundo enquanto estou em guerra comigo mesmo.

Fora isso, recomendo a todos a simplicidade voluntária... Ao invés de carro, vá de bicicleta. Ao invés de bicicleta, caminhe!

Uma vez viajei pro Sul com uma idéia em mente: não depender de nada além de minhas próprias pernas, de ninguém além de mim mesmo.
Pus a mochila nas costas, com barraca e outros itens de sobrevivência mínima, além de uma vara de pesca desmontável, três pares de tênis e algum dinheiro, para uma emergência.
Levei quase dois meses pra chegar, mas cheguei. Andava de dia e dormia a noite, em praias ou mato. Pescava e comi peixe até dizer chega.
Vou te dizer: nunca me senti tão bem.
Que rolê doido, zigg! Já fiz um desses e sei que ele te faz desconstruir muitas "necessidades", como carro e hotel, e a gente nunca mais viaja "à moda burguesa".

Mas é certo que enquanto seres humanos, nós dependemos decisivamente uns dos outros. A história mostra isso, nunca houve seres humanos autosuficientes.

A vida social nos coloca condições objetivas como a exploração, e só conseguiremos ser de fato livres quando conseguirmos mudar a sociedade. Mas sem dúvida, nenhuma mudança vai acontecer enquanto nós não procurarmos uma libertação no plano subjetivo.
 
Vlw, cara. Isso foi há uns 20 anos (como o tempo passa rápido), quando eu era jovem, solteiro, desempregado por convicção, anti-sistema, anti-tudo...
O que aprendi foi que realmente não dependo das comodidades da vida moderna para estar vivo e bem. Por centenas de milhares de anos muitos humanos viveram e vivem assim (como nômades, caçadores-coletores) e provavelmente tinham mais respeito por si mesmos do que nós pobres trabalhadores urbanos, servos de uma gleba.

Penso também que não se muda a sociedade. Cada um muda a si mesmo. Assim automaticamente, a sociedade (sociedade LTDA?) muda a si mesma. O que podemos fazer é no máximo dar um pequeno passo. Ao contrário do passo do Neil Armstrong, ou seja: um grande passo para um homem, será um pequeno passo para a humanidade ou para o mundo.
 
Vlw, cara. Isso foi há uns 20 anos (como o tempo passa rápido), quando eu era jovem, solteiro, desempregado por convicção, anti-sistema, anti-tudo...
O que aprendi foi que realmente não dependo das comodidades da vida moderna para estar vivo e bem. Por centenas de milhares de anos muitos humanos viveram e vivem assim (como nômades, caçadores-coletores) e provavelmente tinham mais respeito por si mesmos do que nós pobres trabalhadores urbanos, servos de uma gleba.

Penso também que não se muda a sociedade. Cada um muda a si mesmo. Assim automaticamente, a sociedade (sociedade LTDA?) muda a si mesma. O que podemos fazer é no máximo dar um pequeno passo. Ao contrário do passo do Neil Armstrong, ou seja: um grande passo para um homem, será um pequeno passo para a humanidade ou para o mundo.
Eu penso que quem faz a história são os homens. Aí estão, bem a frente dos nossos olhos, os egípcios e outros povos árabes que não me deixam mentir.
 
Eu penso que quem faz a história são os homens. Aí estão, bem a frente dos nossos olhos, os egípcios e outros povos árabes que não me deixam mentir.

Como disse acima não nego essa possibilidade/esperança.
MAS na prática, na maioria das vezes, enquanto houver sistema, só o SISTEMA (os poderosos) permite mudar a si mesmo. No caso que você citou (do Egito) leia-se: USA.
 
Eu agradeço pelo dinheiro, por ele facilitar o exercício da minha vontade.

Você agradece ao dinheiro como conceito ou voce agradece as instituicoes que criam o dinheiro e formam a sociedade tal como ela é? Eu não consigo entender como alguém só tem a agradecer ao dinheiro, que alguem tenha essa conformidade com que o dinheiro é uma maravilha. Para MINHA pessoa, aceitar o dinheiro, o sistema financeiro sem no minimo questiona-lo tal e como ele é hoje em dia é no minimo uma baita duma ignorância.

Não nutro falsas expectativas de que isso vá mudar sem uma reação extrema do sistema imunológico da mãe.

Eu também não nutro essas falsas expectativas de que tudo vá mudar sem a atuação da natureza, mas apesar de compartir a pessimista visão do futuro, penso que vale sim a pena nutrir a esperança de pelo menos TENTAR dar exemplo de um anticorpo, e não de se confessar e se conformar como uma célula cancerígena maligna sem volta atras.

Provavelmente você esta careca de saber disso mas, mudar o mundo por nos mesmo não é possível, mas sim é possível mudar a nos mesmos como pessoas conscientes de nossos próprios atos. Talvez com um pouco de sorte as células cancerígenas(nós) nos transformemos pouco a pouco em anti-corpos, ou pelo menos em um câncer benigno.

E se não for assim? E se rolar a hetacombe? Na verdade pouco me importa o resultado subsequente, o importante pra mim é ser digno de dar exemplo, de mostrar que é possível fazer mais pela mãe natureza, sonho com isso direto, VIVO pra isso, não consigo viver pra outra coisa, e acredito que vai ser assim até o resto dos meus tempos aqui na terra.

Enquanto eu puder, eu vou continuar mamando. (Sugar, cagar e produzir lixo é da minha natureza.)

Como a natureza de qualquer ser vivo.

Mas se tem uma coisa que passa praticamente a diário na minha cabeça, é COMO eu sugo, COMO eu cago e COMO eu produzo lixo, e COMO eu re-aproveito tudo isso. E COMO esses processos poderiam ser melhorados. Eu não posso simplesmente me conformar como um câncer maligno nojento que suga caga e produz lixo sem pelo menos questionar os meus padrões de vida e aquilo que eu poderia mudar para mim mesmo e para a natureza, consciente de meu universo, reconhecendo essas atitudes como dignas e respeitosas para MIM e para a natureza.
 
Back
Top