Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dinheiro e Felicidade

Dinheiro traz felicidade?


  • Total de votos
    28

Marshall

Cogumelo maduro
Cadastrado
15/03/2011
46
41
Rio Grande do Sul, Br
Eu e minha namorada estavamos discutindo sobre isso hoje. No ponto de vista dela, o dinheiro não pode comprar a felicidade. Perguntei então o que faz ela feliz, ela respondeu algumas coisas como quando eu abraço ela, quando vê o sol nascer ou seus pais sorrindo (mais algumas coisas) e que nada disso poderia ser comprado com dinheiro nenhum. Eu disse então que ela não teria parte dessas coisas sem dinheiro, não veria o sol nascer da mesma forma morando embaixo de um viaduto, que seus pais só sorriem porque eles não estão atolados em dívidas e sabem que seus filhos ja estão encaminhados e tem um futuro.
No meu ponto de vista, o dinheiro não vai comprar a felicidade em si, mas vai comprar muuitas coisas que podem te deixar feliz, mas nem tudo o que te deixa feliz está a venda.
Agente continuou discutindo, e ela acabou ficando puta comigo, achando que eu dou mais valor para coisas materiais do que tudo (mulheres)

O que vocês pensam sobre isso?
 
Acho que ela está certa.

O dinheiro é como um substrato: se não tem, você morre. Mas ele não é o teu propósito de vida.

É um veículo, apenas. Dê um Boeing nas mãos de um idiota que não sabe pilotar um kart e terá um desastre aéreo ou, na melhor das hipóteses, a completa inoperância. Dê muita grana na mão de uma idiota que não sabe enxergar além do próprio umbigo (quando muito) e terá um desastre humano.

Leia a história de um senhorzinho chamado Adolf Merckle e entenderá o que digo.

Dinheiro pode dar oportunidades. Você pode aproveitá-las ou se afundar em ilusões tão podres quanto chamar os amigos pra jogar poker, mas pagar pra todo mundo perder de você.

Não vamos confundir sapatos com caminhadas. Enquanto é melhor caminhar com um sapato, se não conseguir obtê-lo, ficará paralisado??
 
Dinheiro traz felicidade, sim, mas há outros caminhos para busca-la.
Além disto, o dinheiro pode trazer uma parte da felicidade, e a(s) outra(s) parte(s) vem(êm) por outro(s) meio(s).
 
O felicidade pode estar em um ser recluso em uma caverna por décadas.... Sem nem ver a luz.
 
Não acredito em "felicidade", mas em momentos felizes, isso varia de individuo para individuo, a felicidade depende de nós mesmos, a forma como nós a enxergamos, ou administramos isso, com o dinheiro ou sem ele, existem aqueles que enxergam a felicidade em pequenos detalhes e conseguem valorizar isso, outros enxergam a felicidade em grandes coisas, como estatus, aparência, marcas... O que acho uma hipocrisia (do meu ponto de vista). No mundo em vivemos hoje existem tantas alternativas, não vejo o dinheiro como fonte de felicidade.
Eu vou com o Eldorado, se não tiver sapatos prefiro caminhar descalço a ter que ficar parada e perder a oportunidade de caminhar e nessa caminhada quem sabe encontrar algo que me faça "feliz".
 
O felicidade pode estar em um ser recluso em uma caverna por décadas.... Sem nem ver a luz.

Aí tem!o_O
Para ele ficar lá dentro e não sair para nada durante décadas, ou tem alguma coisa muito boa lá dentro (um super video-game com vários super jogos do Mario, Zelda, Resident Evil, sei lá), ou ele está amarrado (jogando o tal super video-game).:D

Quem sabe exista uma cultura de superfungos lá???:eek:
Ou talvez ele seja uma pedra. :confused:

Ou como diz aquela frase:
"O dinheiro não traz felicidade, manda buscar.":p
 
Dinheiro muitas vezes é ilusão de se conseguir afeto. Pra mim dinheiro é só pra comida, moradia, transporte e saúde. Se eu tiver com essas coisas estruturadas, é mais fácil ser feliz, com certeza. Mas continuo dizendo que é possível ser feliz vivendo até numa caverna, isolado.
 
Felicidade é uma sensação momentânea. É possível estar feliz, mas não ser.

Para estar feliz é preciso o que? Para alguns dinheiro, para alguns segurança, para meu cachorro um osso suculento ja lhe basta. Resumindo, é preciso apenas estar vivo para senti-la (a felicidade), mas ela surge sempre através de um elo que a "natureza natural das coisas" lhe permite acessar, ou está disponível, em todo o lugar, para acesso.

Mas estar feliz hoje como adulto, sabemos que não é o mesmo que estar feliz ontem como criança. Assim, o crescimento pessoal de cada um desliga-se em alguns momentos da felicidade.

Felicidade não constrói impérios e nem leva homens a se matarem, é raiva e ódio que faz o munfo girar. Como poderia o dinheiro então, fruto de uma sociedade estruturada encima de todas as tiranias, trazer a felicidade?

Nada traz tanta felicidade para o ser quanto a realização própria, seja por qual método for.
 
Isolado com . . .

fita isolante??? :cuidado:

"Um pássaro não canta porque é feliz, mas é feliz porque canta." :whistle:

Nossa, meio depre esse negócio aí de ficar na caverna, em! :cry:
Eu não ia gostar, ia ter um monte de bichinhos me mordendo no escuro. :unsure:

Várias coisas ruins podemos imaginar que aconteceria se vivessemos em uma caverna escura! :(
Úmida...
Quentinha...

Aháa!! :eek:

Acho que entendi do que se trata! :sneaky:
Aí sim, está a felicidade!!! :cool:

Glóóória!!

Aliás, a felicidade é um estado de generosidade e a tristeza é um estado de carência.
Ambos se completam, não?

Agricola acertou e me fez rever meu raciocínio.
Conseguir dinheiro é um método de realização própria, portanto, tecnicamente, a felicidade não está em conseguir dinheiro, mas em se realizar conseguindo-o.
 
"O ouro da terra tah na semente que cresce no chão, o ouro da terra tah nas crianças, tah no Deus maior.."
(Gaia Piá)

 
O que uma pessoa conhece de felicidade e liberdade, ela conhece de tristeza e prisão. Está tudo dentro de nós. Quantos casos tivemos de gênios da música, que ganharam rios de dinheiro, tinham liberdade para transmitir sua palavra ou som para milhares de pessoas e acabaram se matando? Nós carregamos a chave da nossa mente, mas não sabemos ao certo quais portas abrir, mas elas simplesmente se abrem. E não é ISSO ou AQUILO que define estar feliz ou triste... é muito mais... algo indefinível e não necessariamente controlável.
 
Chega um momento na evolução do ser que ele não se contenta mais em ter apenas a própria felicidade.
Trata-se de um veículo muito pequeno e insatisfatório.
Então ele passa a buscar a felicidade de todos.
Esse é um veículo maior!

Sem falar que felicidade não é fazer o que quiser.
Muitas vezes, a disciplina e o rigor evitam males futuros ao colocar a pessoa num caminho reto.
Na hora de se disciplinar, pode ser duro, mas o autocontrole posterior compensa.

Claro, não se trata de negar o prazer ou ir para o outro extremo, de um ascetismo cruel.
 
Obrigado pessoal, abriram minha mente para coisas que ainda nao tinham me ocorrido.
Lendo alguns comentarios aqui eu vi que posso estar precipitado em relação a isso, entendo o que você ElDorado tenta passar, concordo com o que você diz, acredito que a vida inteira seja cheia de oportunidades, deve se saber idêntifica-las, medir as consequências e utilizar elas ao seu favor.
 
felicidade=satisfação plena

Dinheiro produz felicidade efêmera. Assim como comida ou bebida. Mas a fome e a sede voltam. E sempre haverá um modelo mais novo de carro para comprar. Por outro lado, "quando você percebe que nada lhe falta, o mundo inteiro lhe pertence." (Lao-tsé)
 
Back
Top