Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dinheiro e Felicidade

Dinheiro traz felicidade?

• Total de votos
    28
Eu não creio que felicidade se compre.

Alias, sou contra o sistema monetário como um todo, por isso participo do movimento zietgeist.

De todo modo, há pessoas que mesmo atoladas no dinheiro conseguem muito pouco, seja em recursos seja em felicidade. Alguém que ganha o dobro que eu e gasta o triplo que eu em coisas semelhantes as minhas no fim é mais pobre que eu. Não importa muito o dinheiro, mas sim os recursos, mas infelizmente no sistema atual só podem ser acessados pelo dinheiro.

Acho que seja mais fácil para pessoas comuns como nós atingir a felicidade tendo algum dinheiro para descomplicar a vida, mas tem algumas pessoas que mesmo sem dinheiro são felizes, a felicidade delas ignora o mundo exterior, coisa quase impossível pra maior parte da humanidade.

Resumindo, tendo algum dinheiro para o necessário (que varia de pessoa para pessoa) a felicidade passa a andar por um caminho diferente do dinheiro, não é como se mais dinheiro levasse a mais felicidade.

Enfim, tenho como um dos meus objetivos diminuir cada vez mais a importância do dinheiro na minha vida pessoal e no mundo, meu sonho é um mundo em que o dinheiro não existe, e isso não é utópico, basta técnica.

Eu não creio que felicidade se compre.

Enfim, tenho como um dos meus objetivos diminuir cada vez mais a importância do dinheiro na minha vida pessoal e no mundo, meu sonho é um mundo em que o dinheiro não existe, e isso não é utópico, basta técnica.

Não é utópico? O médico vai trocar seu serviço por bananas? Ou por pura noção que está cumprindo seu dom perante a sociedade sem querer nada em troca?

isso é utópico sim, dinheiro tem que existir, mas o que tem que mudar é pra que serve o seu dinheiro: pra comprar coisas necessárias e essenciais pra sobrevivência ou pra comprar a nova pulseira colorida de diamantes que saiu na televisão?

Não é utópico? O médico vai trocar seu serviço por bananas? Ou por pura noção que está cumprindo seu dom perante a sociedade sem querer nada em troca?

isso é utópico sim, dinheiro tem que existir, mas o que tem que mudar é pra que serve o seu dinheiro: pra comprar coisas necessárias e essenciais pra sobrevivência ou pra comprar a nova pulseira colorida de diamantes que saiu na televisão?

não é utópico, por favor confira o link que deixei, veja os filmes, principalmente Zeitgeist Moving Forward.

o sistema monetário em si é insustentável, portanto, tem um fim, o dinheiro é um item histórico, não natural, portanto, pode sim ter um fim.

não é utópico, por favor confira o link que deixei, veja os filmes, principalmente Zeitgeist Moving Forward.

o sistema monetário em si é insustentável, portanto, tem um fim, o dinheiro é um item histórico, não natural, portanto, pode sim ter um fim.

E neste doc tem a teoria de como funcionaria a sociedade extremamente populosa sem dinheiro? É exagero cara. A cultura do dinheiro é algo sem volta. No máximo pode haver um caos que quebre as fundações economicas do mundo, e isso seria interessante de ver... mas mesmo assim as coisas, os serviços, os alimentos, tem que continuar tendo algum valor para quem PRODUZ E TROCA.

O felicidade pode estar em um ser recluso em uma caverna por décadas.... Sem nem ver a luz.

Não abandonamos as cavernas. Elas apenas agora são artificiais. O isolamento pode ser benéfico por períodos, mas o ser humano precisa do próximo. Como disse uma monja de Sarmung, "iluminar-se na floresta é fácil, o Trabalho está mesmo em iluminar-se aqui".

De todo modo, adoro cavernas, minha iniciação com os cogumelos foi dentro de uma!!

E não é ISSO ou AQUILO que define estar feliz ou triste... é muito mais... algo indefinível e não necessariamente controlável.

Eu concordo que felicidade seja algo não controlável.. buscar por ela eh como tentar reter a nossa visaum diante do incognoscível, algo que foge das nossas mãos, pois essa eh nossa natureza: fluida.. e a felicidade verdadeira não eh circunstancial nem eh experimentada pelos sentidos, eh o que vem de dentro pra fora naum o contrário.. eh a nível de ser, naum de ter..

E neste doc tem a teoria de como funcionaria a sociedade extremamente populosa sem dinheiro? É exagero cara. A cultura do dinheiro é algo sem volta. No máximo pode haver um caos que quebre as fundações economicas do mundo, e isso seria interessante de ver... mas mesmo assim as coisas, os serviços, os alimentos, tem que continuar tendo algum valor para quem PRODUZ E TROCA.

Então oliveira, na verdade o projeto pesa o mundo todo, portanto, pensa pra uma sociedade bem populosa. Digamos que o sistema econômico quebre inteirinho, o que fariamos daí para frente? espero que não seja reconstruir a mesma coisa. ;)

Eu luto por uma economia de recursos, na qual os recursos são acessíveis sem um meio de troca. Na verdade o dinheiro complica muita coisa, tem gente q passa fome nas cidades não pela falta de comida, mas pela falta de dinheiro, o dinheiro está com o passar do tempo se desligando dos recursos.

No projeto venus, a terceira fase (agora estamos indo para o segundo) é a construção de uma cidade baseada em uma economia de recursos, uma cidade inteirinha, com um nível de bem estar simplesmente incrível para todos os habitantes, sem dinheiro, e com uso da tecnologia atual (por isso não é utópico em muitos sentidos) para automatizar agricultura, industria e serviços. Obvio que muitos trabalhos ainda teriam que ser desempenhados por humanos, mas é ingenuo pensar que as pessoas parariam de fazer todas suas atividades por não precisarem de dinheiro, eu por exemplo, iria continuar sendo professor, mas provavelmente com uma carga horária muito mais reduzida.

O sistema monetário falhou no que mais importa: garantir o bem estar de todas as pessoas para que elas possam a partir daí construir felicidade.

E se falhou, não adianta remendos, temos que se desprender dele e criar algo que funcione de vez.

-
Aqui em casa estou com muitos projetos interessantes, falei com o pessoal da universidade, no curso de agrícola e mecatrônica, para ver se eles conseguem projetar uma estufa hidropônica automatizada, a base de energia solar, pequena o suficiente para as pessoas terem em suas casas e grande o suficiente para que elas deixem de depender um pouquinho do mercado.

A princípio eu queria uma horta comunitária, mas a prefeitura NUNCA iria permitir isso, visto que iria tirar lucro do comércio e deixar pessoas desempregadas né? mais uma inversão do sistema monetário.

Outro projeto, mas ainda distante é a instalação de turbinas eólicas verticais aqui em casa (as normais são barulhentas) para gerar energia suficiente para abastecer um carro elétrico ou hibrido pelo menos (o toyota prius ta na minha mira). Pronto, deixei de depender de dinheiro pro resto da vida quanto a combustível.:eba:

No projeto venus, a terceira fase (agora estamos indo para o segundo) é a construção de uma cidade baseada em uma economia de recursos, uma cidade inteirinha, com um nível de bem estar simplesmente incrível para todos os habitantes, sem dinheiro, e com uso da tecnologia atual (por isso não é utópico em muitos sentidos) para automatizar agricultura, industria e serviços. Obvio que muitos trabalhos ainda teriam que ser desempenhados por humanos, mas é ingenuo pensar que as pessoas parariam de fazer todas suas atividades por não precisarem de dinheiro, eu por exemplo, iria continuar sendo professor, mas provavelmente com uma carga horária muito mais reduzida.

Aqui em casa estou com muitos projetos interessantes, falei com o pessoal da universidade, no curso de agrícola e mecatrônica, para ver se eles conseguem projetar uma estufa hidropônica automatizada, a base de energia solar, pequena o suficiente para as pessoas terem em suas casas e grande o suficiente para que elas deixem de depender um pouquinho do mercado.

A princípio eu queria uma horta comunitária, mas a prefeitura NUNCA iria permitir isso, visto que iria tirar lucro do comércio e deixar pessoas desempregadas né? mais uma inversão do sistema monetário.

Outro projeto, mas ainda distante é a instalação de turbinas eólicas verticais aqui em casa (as normais são barulhentas) para gerar energia suficiente para abastecer um carro elétrico ou hibrido pelo menos (o toyota prius ta na minha mira). Pronto, deixei de depender de dinheiro pro resto da vida quanto a combustível.:eba:

Legal !

Tem como passar os projetos que tiver e os que conseguir? Tb me interesso por essas coisas.

Vejo que tens como contribuir no tpc https://teonanacatl.org/threads/seria-possível.4312 . Dá uma olhada !

A questão de dinheiro trazer felicidade, como muito bem dito aqui, é pessoal e relativa.

Agora com certeza seria muito mais fácil estar feliz mais tempo do seu dia se de fato você não tivesse que ficar preocupado com contas e perspectivas financeiras futuras.

Sihnuieh, é muito bom ver que você está mexendo os pauzinhos nesse sentido, você é o futuro!

Depois dá uma pesquisada em Aquaponia. Seria lindo um sistema aquaponico, ai sim rolava menos dependência ainda do dinheiro.

"bota uma lei pra lascar
nem real e nem cruzeiro
bota bosta por dinheiro
para ver povo enricar..." Mestre Ambrósio.

Aí comprovaríamos a suspeita de Freud (bosta=dinheiro), ficaríamos ricos e teríamos mucho más cogumelos. :)

O sheikh Nazim Al Hakkani, que ainda está vivo, disse uma vez assim:

"Junte todo o dinheiro e todos os recursos materiais do mundo. Multiplique por um milhão. Ainda assim, nada disso será capaz de fazer voltar um segundo sequer do seu TEMPO. Portanto, qual é mais precioso? Fortuna ou tempo dedicado ao Amor Divino?"

Para mim a pergunta está incompleta...

Uma forte polêmica é a seguinte pergunta: Muito dinheiro traz felicidade?
Em base nessa pergunta eu responderia não.

Por outro lado, se você acha que não ter nenhum dinheiro da pra ser feliz?
Espera alguém da família passar mal e precisar de atendimento pelo SUS?

Rapidinho vai entender a felicidade do dinheiro (necessário), quando ficar umas 2 semanas na fila pra ser atendido e ver sua irmã, irmão, pai, mãe, tio, papagaio morrendo na tuas mãos.

Você pode virar e me perguntar: Mas os Índios não eram felizes ?

Claro que eram! Até serem contaminados com a verdade, porque antes quando um ficava doente, todos se conformaram, e sabiam que qualquer momento poderia morrer.

Mas agora que sabemos disso, como fica essa resposta?

Para mim o dinheiro necessário traz felicidade sim, porque já conhecemos o prazer do dinheiro, se fossemos iguais aos índios no passado, essa resposta seria outra.

Por outro lado, você acha que não ter nenhum dinheiro da pra ser feliz?
Espera alguém da família passar mal e precisar de atendimento pelo SUS?
A resposta a esta pergunta é um categórico NÃO.
Na sociedade moderna, é impossível ser feliz sem absolutamente nenhum dinheiro, e a falta crônica de dinheiro traz infelicidade. Por outro lado, é melhor ter saúde, que um plano.
---
A menos que você esteja disposto a retornar as origens, e viver como os índios viviam até o século passado.

Para mim o dinheiro traz facilidade e conforto. Contudo deixo as facilidades e confortos de lado (nem todas) para ir caminhar apé (com um tênis comprado), cheio de carga (alimento, barraca, cobertas e roupas compradas) nas costas, para subir montanhas, vêr cachueiras gratúitas, para ouvir o cantar dos pássaros e do vento batendo na copa das árvores verdejantes, ao lado de minha amada. E por mais dura que as caminhadas possam parecer, e por mais fome ou sede que eu possa sentir, eu estou tranquilo, satisfeito e alegre. Seguro por saber que tenho alimento e cobertas compradas suficientes para saciar minhas necessidades.

O dinheiro facilita o caminho para a felicidade interior, mas é a nossa benção e maldição, nos faz esquecer, que mesmo sem ele é possivel encontrar uma felicidade um pouco mais dura, mais "merecedora".

Vi alguns comentando sobre o fim do dinheiro, uma sociedade baseada em recursos (zeitgeist total isso), se a distribuição desta fosse mais igualitária, certamente o conforto seria um pouco menor para todos, mas todos teriam algum conforto. O que contrasta com nossa sociedade é de fato a diferença latente das classes sociais.

A algum tempo atrás me perguntavam se eu era a favor do capitalismo, e eu dizia que era contra mas não havia sido elaborada qualquer forma mais eficiente de sociedade. Isso aconteceu até eu descobrir o Zeitgeist.

O ideal seria não haver dinheiro mas sim todos os recursos básicos disponíveis, saciando todas necessidades, aí a felicidade não dependeria das tristezas da escasses.

E será que isso funciona?

Back