Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Dificuldade com controle

Dificuldade no controle da umidade.
Diário de cultivo em andamento.
Esse tipo de higrômetro não mede bem, mas agora no frio também fica difícil aumentar a umidade relativa do ar, como se o ar "segurasse menos água" e também não consegue evaporar muito bem.

Mas se realmente estiver 23°C não seria frio

Não deu pra ver que tipo de aquecedor está usando, que pode influenciar

Esse tipo de higrômetro não mede bem, mas agora no frio também fica difícil aumentar a umidade relativa do ar, como se o ar "segurasse menos água" e também não consegue evaporar muito bem.

Mas se realmente estiver 23°C não seria frio

Não deu pra ver que tipo de aquecedor está usando, que pode influenciar
O aquecedor é o modelo básico para aquário que está ligado ao controle por temperatura e dentro de um pote com agua no terrário. A variação entre o hidrômetro e o acionador é de aproximadamente um grau, então, creio que não esteja muito errado. No momento da foto estava realmente próximno de 23, mas tem manhã que dá 8, a tarde 27 e a noite 14. Tudo isso no mesmo dia. Preciso aprender a controlar meu terrário para um bom manejo de minha medicina.

O aquecedor é o modelo básico para aquário que está ligado ao controle por temperatura e dentro de um pote com agua no terrário. A variação entre o hidrômetro e o acionador é de aproximadamente um grau, então, creio que não esteja muito errado. No momento da foto estava realmente próximno de 23, mas tem manhã que dá 8, a tarde 27 e a noite 14. Tudo isso no mesmo dia. Preciso aprender a controlar meu terrário para um bom manejo de minha medicina.
Eu costumava usar um sistema de aquecimento que proporcionava uma temperatura completamente estável e de quebra ainda ajudava na umidade, no entanto, não sei se tem maleficios no uso dele. Caso tenha, favor me corrijam.

Eu usava um aquecedor no fundo do terrario e cobria ele com agua, fazia uma base um pouco acima da agua e colocava os substrato (no entanto, vc deve ajustar o aquecedor até ter a temperatura exata que vc precisa dentro do terrario, por exemplo, se a água está a 22 graus e o ambiente de dentro do terrário está 20, aumente a temperatura da água até que a temperatura do ambiente de dentro do terrário chegue a no mínimo 22.

Além de proporcionar uma temperatura estável (a agua tem calor especifico muito alto), a temperatura mais elevada da água proporciona uma maior evaporação, oque deixa a umidade extremamente alta (as vezes fica até alta demais, nesse caso vc deve aumentar a fae).

Ps: se tem problemas com esse método, eu não sei, mas sempre deu pra quebrar o galho

Eu costumava usar um sistema de aquecimento que proporcionava uma temperatura completamente estável e de quebra ainda ajudava na umidade, no entanto, não sei se tem maleficios no uso dele. Caso tenha, favor me corrijam.

Eu usava um aquecedor no fundo do terrario e cobria ele com agua, fazia uma base um pouco acima da agua e colocava os substrato (no entanto, vc deve ajustar o aquecedor até ter a temperatura exata que vc precisa dentro do terrario, por exemplo, se a água está a 22 graus e o ambiente de dentro do terrário está 20, aumente a temperatura da água até que a temperatura do ambiente de dentro do terrário chegue a no mínimo 22.

Além de proporcionar uma temperatura estável (a agua tem calor especifico muito alto), a temperatura mais elevada da água proporciona uma maior evaporação, oque deixa a umidade extremamente alta (as vezes fica até alta demais, nesse caso vc deve aumentar a fae).

Ps: se tem problemas com esse método, eu não sei, mas sempre deu pra quebrar o galho
Creio que o maior problema aqui seja a falta de controle da temperatura externa. A distância entre a mínima e a máxima do dia é muito grande, as vezes mais de 20° e o período para as mudanças é curto. Associado a isso, ainda tenho que enfrentar o fato que boa parte das 24 horas do dia, a temperatura externa ser menor que a interna, gerando muita condensação no interior do terrário. Estou tentando equilibrar isso exatamente com a "troca" mecânica do ar interno no terrário. Espero que funcione.

as vezes mais de 20°
nossa. é realmente muita coisa.

a temperatura externa ser menor que a interna, gerando muita condensação no interior do terrário.
Já tive exatamente esse problema, mas sinceramente, não sei como resolver kkakakakakakak, o unico jeito realmente seria esquentando o quarto por inteiro, ou seja, o ambiente externo por meio de um aquecedor portatil e afins.

Ps: daria pra colocar o terrário em um armario e aumentar a temperatura dele, creio que vi algo do tipo em um diario de cultivo do texugo, tub in tub, isso esquentaria não só o interior quanto o exterior, previnindo a condensação.
(Daria para fazer isso colocando o terrário dentro de uma outra caixa e aquecendo ela)

Estou tentando equilibrar isso exatamente com a "troca" mecânica do ar interno no terrário. Espero que funcione.
tenho minhas duvidas sobre a eficácia de fazer isso kskksksksksks, acho que isso não irá diminuir a condensação de forma significativa, pois quando vc fizer a troca mecanica do ar, a temperatura de dentro do terrário vai abaixar, ok, isso evita a condensação, no entanto, em menos de minutos a temperatura ja deve voltar a como estava antes, consequentemente a condensação tbm, oque vc fez foi apenas renovar o ar e tirar a umidade de lá.

Ps: uma solução mais efetiva, mas que eu recomendo não usar por muito tempo é pegar um pano limpo e enxugar o excesso de condensação nas paredes (principalmente o teto pois podem cair gotas no substrato, favorecendo contaminações e afogando pins.

Back