Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dica para um substrato bem aerado

Hurungo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
16/11/2005
87
71
54
Portugal
Ai vai um dica interessante para ser usada no preparo do substrato:

- Misture inicialmente as quantidades de VERMICULITA e AGUA necessarias para o substrato (2 partes de vermiculita para 1 de parte de agua) ;
- Somente depois adicione a farinha de arroz integral, ou farinha de centeio (1 parte). Misturando, aos poucos, à vermiculita ja molhada.

NAO MOLHE O SUBSTRATO DEPOIS DE TER MISTUARDO A(S) FARINHA(S).

Desta forma, evita-se que o substrato fique "empapado" - o que acontece qdo a agua entra em contato com a farinha ja msturada a vermiculita.

Em anexo, as imagens (tiradas de http://www.fungifun.org/English/Pftek) que ilustram o processo.

Abraços.
materiais.jpgvermiculita e agua somente.jpgadicionando a farinha.jpgmistura final.jpg
 
NeuroFX disse:
Hurungo, mas não tem problema da umidade ficar heterogenea não?

Essa questão da aeração é interessante. Percebeu melhoras na colonização com esse método?

Nao fica heterogenea naum...
Se vc for, aos poucos, "pouvilhando" a farinha em cima da vermiculita ja molhada e misturando sempre, vc obterá um substrato homogeneo e mais "solto" evitando o "empapamento" do substrato deixando o mais aerado, o que significa que o micelio terá mais espaco e oxigenio para crescer, deixando o o bolo, portanto, mais vigoroso.
 
Fala Hurungo

Substrato encharcado é difícil de colonizar e propício a contaminação.

A água na medida certa e deixar o substrato solto é meio caminho andado para uma rápida colonização.

Excelente contribuição.
 
Olá amigo sou O Marcelo de Porto Alegre e gosto muito de psilocibes,tenho uma primeira duvida sobre o preparo do vidro onde vai o substrato:qdo se coloca as folhas de aluminio para se levar a panela de pressão não é necessario prender as folhas?elas não caem dentro da agua soltando-se do vidro?
 
Olá amigo sou O Marcelo de Porto Alegre e gosto muito de psilocibes,tenho uma primeira duvida sobre o preparo do vidro onde vai o substrato:qdo se coloca as folhas de aluminio para se levar a panela de pressão não é necessario prender as folhas?elas não caem dentro da agua soltando-se do vidro?

Elas não caem não !!!!:eek:

Encontrará resposta para essa e todas as suas outras dúvidas na biblioteca colega !!!
https://teonanacatl.org/threads/guia-rápido-de-cultivo-para-iniciante.710/

Hurungo :

Excelente contribuição para o nosso pessoal ...!
 
muito bom esse site....pwelomenos para min.... que estava interessado no cultivo...e algumas dicas
=P
 
OTIMA DICA AMIGO!
vow testar aki...
HAhahAHAHA
So uma pergunta...
Esse bolo serve p/ o PESA?
Abração Amigo
:pos:
 
Fmz Intão Mano!
Vlw aê!
vow fazer desse jeito.
:cool:
 
vc soh pois vermeculita e a farinha de arroz? num tem ke por as sementes?eu toh começando agora o ramo de cultivo eu sou totalmente cabaço nisso kero dicas abç:pos:
 
estilo le a biblioteca primeiro, le post e tudo o que voce encontrar aqui no c.m tambem ha videos no youtube e outros sites em ingles, depois disso a maior parte das suas duvidas estara respondida. ..

p.s farinha de arroz e vermiculite chega para fazer um bolo
abc
 
tenho duas dicas principais sempre:
1- misture todos os ingredientes secos MENOS o calcareo e a cremogema antes de adicionar agua, depois de umedecer junte os 5% de cremogema e 5% de calcareo como aditivo, se desejar.
2-use um GARFO pra misturar tudo, e tambem pra colocar no copo e NUNCA bata o copo durante o processo todo, se sobrarem espacinhos vazios nao tem problema o micelio se ocupa dele.
 
Grande hurungo.
valeu pelo post, interessante e bom para discutir sim.

opa Mortandello, tudo blz?
gostei das dicas aqui do post... mas poderia colocar a quantidade de cada um ou indicar o post onde ela está? digo isso pq no poste só estamos falando da vermiculita, agua e farinha de arroz...

a experiência que tive não foi das melhores, eu fiz segundo sua receita hurungo, sendo que misturei tudo seco antes de adicionar a água, não ficou empapado não, mas antes de misturar eu já coloquei cada ingrediente separado no microondas, a vermiculita saiu de lá até tostada rs rs rs... a farinha de arroz queimou, tive que colocar mais, tirando que coloquei numa vasilha de plástico para microondas da tapoer de minha mãe e ela derreteu embaixo, já que esquenta muito... usem só a de vidro...

para aqueles que querem saber sobre microondas, no forum tem muitos tópicos sobre isso.

houve colonização das duas vezes que fiz desta maneira, só que da segunda todos os potes contaminaram, logo, acho que tentar esterilização antes da mistura não é o ideal, mesmo que a primeria vez deu tudo certo... e colocar a mistura após ter adicionado a água no microondas não vai funcionar pq ira perder toda a umidade, e vai empapar mesmo... experiência própria tb.

galera, é isso ae...

abraços.
 
guga tem que esterelizar depois de vedar o copo e antes de inocular os esporos.
leia la o topico CULTIVO O QUE NAO FAZER.
quanto as receitas ta tudo especificado em cada diario de cultivo, veja os completos e decida-se pela que acredita ter mais facilidade pra voce re-produzir.
 
Manolos, estou no inicio, comprei os ingredientes para fazer o bolo e talz, + me falta o esporo dos cubensis, alguem pode me ajudar, como consigo ou onde?
 
Amigo pode usar perlita ao inves de argila na case, depois do bolo pronto?
 
Back
Top