Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dica para um substrato bem aerado

Hurungo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
16/11/2005
87
71
54
Portugal
Ai vai um dica interessante para ser usada no preparo do substrato:

- Misture inicialmente as quantidades de VERMICULITA e AGUA necessarias para o substrato (2 partes de vermiculita para 1 de parte de agua) ;
- Somente depois adicione a farinha de arroz integral, ou farinha de centeio (1 parte). Misturando, aos poucos, à vermiculita ja molhada.

NAO MOLHE O SUBSTRATO DEPOIS DE TER MISTUARDO A(S) FARINHA(S).

Desta forma, evita-se que o substrato fique "empapado" - o que acontece qdo a agua entra em contato com a farinha ja msturada a vermiculita.

Em anexo, as imagens (tiradas de http://www.fungifun.org/English/Pftek) que ilustram o processo.

Abraços.
materiais.jpgvermiculita e agua somente.jpgadicionando a farinha.jpgmistura final.jpg
 
Amigo pode usar perlita ao inves de argila na case, depois do bolo pronto?

Nem argila e nem perlita se usa em casings. Se não tem vermiculita você pode tentar a fibra de coco. Pesquise o fórum para mais informações.
 
Nem argila nem perlita se udepcasings. Se não tem vermiculita você pode tentar a fibra de coco. Pesquise o fórum para mais informações.
Rsrs isso eu entendi.. Desculpe o erro, mas case para mim era o ambiente na qual fica os bolo de PF depois de pronto... Sob o substrato eu possuo a vermiculita, entendi o processo... Quero saber se depois de pronto o bolo, já tomado pelo miscelo pode ser conservado em um recipiente com perlita ao invés de argila. "Caixa organizadora"
Nem argila nem perlita se usa em casings. Se não tem vermiculita você pode tentar a fibra de coco. Pesquise o fórum para mais informações.
 
mas case para mim era o ambiente na qual fica os bolo de PF depois de pronto...

Case para nós é casing. Temos que falar o mesmo idioma se não nunca vamos nos entender.

Referente ao TERRÁRIO. Sim, você pode usar perlita ao invés da argila expandida. Há uma técnica chamada de shotgun, embora não seja uma técnica muito popular por aqui, alguns membros tiveram sucesso. Mais uma vez, pesquise o fórum para se aprofundar no assunto.
 
Ai vai um dica interessante para ser usada no preparo do substrato:

- Misture inicialmente as quantidades de VERMICULITA e AGUA necessarias para o substrato (2 partes de vermiculita para 1 de parte de agua) ;
- Somente depois adicione a farinha de arroz integral, ou farinha de centeio (1 parte). Misturando, aos poucos, à vermiculita ja molhada.

NAO MOLHE O SUBSTRATO DEPOIS DE TER MISTUARDO A(S) FARINHA(S).

Desta forma, evita-se que o substrato fique "empapado" - o que acontece qdo a agua entra em contato com a farinha ja msturada a vermiculita.

Em anexo, as imagens (tiradas de PF-Tek for Simple Minds | Fungifun) que ilustram o processo.

Abraços.
View attachment 1581View attachment 1582View attachment 1583View attachment 1584
Encontrei hj a vermiculita na cobasi. Vou começar o meu primeiro cultivo. Muito legal as dicas. Obrigada. 🙏🏻
 
Back
Top