Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diario de Cultivo : #3 BULK (mesmo substrato, mesmas condiçoes de frutificaçao)

Diário de cultivo completo.
Ola colegas amigos da comunidade
Mais um diario para compartilhar com vcs neste caminho de aprendizado....
Este diario e o terceiro que realizo com similares procedimentos.. Aqui as referencias..

https://teonanacatl.org/threads/diario-de-cultivo-painÇo-c-papelÃo.12600/

https://teonanacatl.org/threads/gol...letamente-colonizado.12955/page-2#post-179095

Mesmo substrato :
Painço como spawn (Tem ai um diario de @Malahov excelente com painço !!)
2 x 1 na mistura com :

33 % esterco de boi
33 % humus minhoca
33 % po de coco ou adobo organico
medido em partes 5 % de calcario de conchas
Vermiculita em partes iguais as partes de substrato

O unico que modifiquei neste ponto foi a mistura com o agua

Primeiro integrei bem os ingredentes do substrato mais o calcario
Logo molhe ate afogar a vermiculita com agua e deixe na penera escorrer ate nao gotejar mais.
Apos isso misture VERMICULITA UMIDA aos demais ingredentes e aguardei 15 minutos para DEIXAR ABSORVER BEM
No meu caso so tive que corregir com mais um pouco de agua ate chegar ao ponto de umidade do substrato desejada..
Bem.. isso aconteçeau faz 14 dias e eu fiz antes de sair de feiras com minha esposa assim cuando chegar teria aguardandome dois belos bulks completamente colonizados e prontos para frtificar..

Mesmas condiçoes :
Utilizo duas caixas plasticas de 30 lts com furos alredor em todos seus lados.. argila com agua no fundo
MAIS elas estao ao AR LIVRE...SEMPRE..dia e noite.. e como um outdoor mais em frutificadora...

Hoje os dois bulks estao no dunk por 12 horas..
Amanha agregarei vermiculita UMIDA no topo e a frutificar...
Blz ?

Mas essa strain sua não esporula desde o primeiro cultivo?
Ou essa característica apareceu depois das clonagens?
Talvez possa ter isolado sem querer um gene estéril.
Boa Observaçao !! Mais desde a primeira inoculaçao multisporo eles nunca derom frutos com esporos !!
Blz ?
Atulizaçao dos BuLks
2 flush
Em as duas bandejas nao forom tao fortes como o primeiro flush
BULK 2
SAM_0038.JPG
BULK 1
SAM_0035.JPG
Blz 2 ?

Percebo pelos diários que li, o segundo flush é geralmente mais fraco que o primeiro. Ainda assim tens bons frutos. Anda pesando os resultados?

Paz.

Nestes BULKS que estou relatando o SEGUNDO FLUSH acostumo ser mais fraco na colheita.
Mais acho que nao e regra.. sempre vai depender de muitos outros fatores.

O estudo que estou fazendo e tentar conseguer de 4 copos de painço como spawn.. transformados em BULK na proporçao 2,5 x 1 a quantidade de 1 Kg de cogumelos frescos.

Lamentavelmente a balança desmonto em uma queda da mesa ao chao. rsssss
Mais por o volume e quantidade.. eu diria que fique bem perto de atingir a meta

2 FLUSH Finalizado
SAM_0040.JPG
Blz ?

Última edição:
Pena que perdeu sua balança. Na net acha-se com bons preços, mas para mim o que desanima é o frete para minha região, que costuma ser assustador (30,00 de frete em algo que se paga 17,00 mas que na cidade se acha por 60,00. Meu rei está em xeque:confused:)
Então que venha o 3º flush :contente:.

Screenshot_2016-09-20-00-08-11-1.png
Hoje comença uma boa semana de previsao meteorologica con chuvas umidade entre 80 e 90 % e temperaturas amenas... ideal para o cultivo outdoor..
Coincide com o inicio do terceiro flush o qual ja esta iniciado nas bandejas ala afora...
Esperemos que seja um bonito flush de despedida da temporada outdoor 2016 para mim.
Retomarei este jeito de cultivo na abril-maio do ano que vem.
Ate ala.. tentarei rearmar meu cultivo indoor.. ver si de uma boa vez consigo adaptar as placas de pletier ao cultivo..
ja fiz... desfiz... voltei a fazer... mais lamentavelmente as placas queimaron.
Vamos ver o que aconteçe nesta vez..
Blz ?:cool:

Bom clima por aí.
Nos seus indoor é realmente necessário usar peltier?

como nescesario impresindivel.. nao.. nao e..;)
Mais com o calor que esta chegando era uma tarefa pendente automatizar por completo o indoor..
assi como foi procurando no outdoor as melhores alternativas..e lograr certa produçao razoavel cuando eles fiquem dentro da casa..
Ps.. O clima ta ideal !!
20160920_081930.jpg

Hoje comença uma boa semana de previsao meteorologica con chuvas umidade entre 80 e 90 % e temperaturas amenas... ideal para o cultivo outdoor..

Hmmm, legal as informações. Acho que vou enterrar os bolos que restam do meu cultivo in vitro então... :coffee:

Sobre o período de calor, tô pensando em começar um isolamento que desenvolva bem em temperaturas mais altas, agora por perto do verão. Sempre tem um cogumelo que cresce bem no primeiro flush, mesmo no calor.

O sol ja esta batendo sobre os terrarios.. o ciclo natural onde ele comença a ficar mais vertical com respeito a la terra..
entao....
20160923_070859.jpg
O sol ta pegando neles entre as 8 e as 10..

Jurei que iria a ser o ultimo do ano.. mais sempre se quer mais um nao e ? rsssss
20160924_130719.jpg 20160924_130917.jpg ..
ps :Mesma preparaçao....

Eu cultivo o ano inteiro, mesmo que só rendam uns coguzinhos soltos no calorzão. :D Mas um bom isolamento rende bem (relativamente no verão) em qualquer época.

O isolamento que vc propoe colega @ExPoro .. seria pegar um grandao no meio do calorao.. rsssss (aislar um cogumelo maduro em altas temperaturas ) e clonarlo ?
Blz :cool:?

O isolamento que vc propoe colega @ExPoro .. seria pegar um grandao no meio do calorao.. rsssss (aislar um cogumelo maduro em altas temperaturas ) e clonarlo ?
Blz :cool:?

Minha utopia seria fazer um isolamento de um cogumelo que crescesse forte no verão e daí conseguir prosseguir até estabelecer um bom pro verão.

Mas o que me refiro é que qualquer isolamento bem feito tem sempre chances boas de frutificação, não importa a época do ano. Em temperaturas ideais vai frutificar bastante, mas em temperaturas bem quentes vai frutificar relativamente bem pro calor (ao contrário de não-isolamentos, que provavelmente vão frutificar menos). :coffee:

E tudo volta a començar de novo..
20160925_131035.jpg
Obrigado a todos por sua participaçao em mais um diario en este maravilhoso recanto chamado "Cogumelos Magicos"
Ate a proxima !!

Amigo @Gteach vai fazer outro diário ou pretende continuar com esse?

Sobre os períodos de cultivo anual, ainda sou novato e não tenho experiencia de anos cultivando mas meu primeiro cultivo (que me rendeu bons frutos) terminou no período quente por aqui e já estou começando outro. Tendo sempre o cuidado de monitorar as temperaturas em todas as fases do cultivo é possível sim ter bons resultados o ano inteiro. Essa é apenas uma observação com base nos diários lidos e não em experiencia própria.

Paz.

Cultivar o ano todo e possivel sim.
Minha observaçao da temporada foi porque se que onde moro neste momento de abril a setembro vc consegue adaptarse a la natureza sem ter que controlar temperaturas..
Todos os bulks dos diarios forom feitos desse jeito...
nunca controle temperatura nehuma alem de olhar a web do tempo para saber si fructificaba os bulks em dias com melhores condicoes..
Eu poderia seguir cultivando.. de fato seguire fazendo.. mais seguramente sera indoor..
Ala afora cuando chegue o calor mesmo.. seria um desperdicio colocar 3 kg de substrato com altas chances de contaminaçao e pouco rendimento...
Espero haver explicado mais o menos bem.. rsssss
Blz ?:p:cool:
Ps. Quizas como fala o colega @ExPoro isolar uma strain e trabalhar com ela seria o mais apropiado pelo calor do verao !!

Última edição:
Back