Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de primeiro cultivo: B+ AKM (PFTeck)

Diário de cultivo completo.
Raças
B+ AKM
Inoculação
30/07/2022
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar Livre
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PFTeck
Substratos
Vermiculita
Farinha de arroz integral
Água mineral
Olá amigos, é com muita alegria que início o meu primeiro diário de cultivo.
Escolhi a técnica PFTeck e pro substrato usei a receitinha do Guia PFTeck atualizado aqui do fórum. No geral tentei seguir esse guia.
Usei 2 xícaras de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e 1 de agua mineral e sobrou substrato. Para o recipiente eu usei potes PP5, daqueles de bolo, de início pensei em fazer 6 mas minha panela de pressão é pequena e só couberam 4.
20220728_175037.jpg
Usei um pano de prato no fundo para não correr o risco de derreter os potes de plástico.
Deixei no fogo por 1h depois de pegar pressão e a noite toda esfriando pra garantir que não iria explodir quando eu abrisse (tenho muito medo de panela de pressão).

Agora chegou a hora da inoculação, eu comprei uma seringa com cultura líquida e esterilizei com ajuda de uma vela.
20220730_024531.jpg
Escolhi os potes PP5 pois achei que seriam mais práticos por já virem com tampa e mais seguros por não correr o risco deles quebrarem na panela. Porém tive dificuldade para perfurar a tampa com a agulha, mesmo aquecendo. Inclusive a agulha chegou a ficar parcialmente entupida e tive que fazer bastante força na seringa.
Durante o manuseio acabei quebrando um dos lacres e tentei selar ele com fita cricropore. Alguem sabe se rompendo esse lacre eu posso ter contamidado o bolo ou se nao faz diferenca?

Inoculação feita com sucesso!
View attachment 206039
Sobrou um pouco da cultura líquida na seringa e acabei guardando na geladeira. Por quanto tempo eu posso guardar essa cultura líquida?

Agora as crianças estão descansando em uma caixa no meu armário para que a mágica aconteça.
20220730_030758.jpg
O difícil é conter a ansiedade para saber se deu certo, hoje já fui olhar se tinha algo se desenvolvendo mas sei que está muito cedo ainda.

Em breve retorno para contar a vocês as novidades, espero que boas :]
 

Anexos

  • 20220730_030343.jpg
    20220730_030343.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 5
  • 20220730_024531.jpg
    20220730_024531.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 4
  • 20220730_030758.jpg
    20220730_030758.jpg
    824.1 KB · Visualizações: 3
  • 20220728_175037.jpg
    20220728_175037.jpg
    1,013.3 KB · Visualizações: 6
@Mana parabéns pelos primeiros passos :D
Sempre acho muito legal observar alguém fazendo várias perguntas pelo forum e em seguida começar seu primeiro diário aqui :giggle:

Vou tentar te ajudar com alguns pontos que tu levantou e apontar algumas soluções bacanas :)

Para o recipiente eu usei potes PP5, daqueles de bolo, de início pensei em fazer 6 mas minha panela de pressão é pequena e só couberam 4.
20220728_175037.jpg

Mana, aqui tua panela parece que caberia mais dois potes por cima desse dai me perguntei se não coube mesmo ou se tu ficou com medo de colocar algo por cima deles... se foi o segundo caso, não precisa ter medo! o Importante é não tapar a saída do vapor por cima e que a água fique abaixo do nível da tampa de todos os potes hehe

Porém tive dificuldade para perfurar a tampa com a agulha, mesmo aquecendo. Inclusive a agulha chegou a ficar parcialmente entupida e tive que fazer bastante força na seringa.
Então Mana, nunca usei potes, mas sempre vejo relatos de pessoas falando que é melhor furar antes com um ferro quente ( um clipe aberto é perfeito). Dai quando tu colocar o substrato dentro, tapa os buraquinhos com micropore que é sucesso! Faço assim com meus potes de conserva quando vou esterilizar milho ou meio de cultura líquida.

Durante o manuseio acabei quebrando um dos lacres e tentei selar ele com fita cricropore. Alguem sabe se rompendo esse lacre eu posso ter contamidado o bolo ou se nao faz diferenca?

Creio que não teve problema algum já que em seguida você tapou a rachadura! o Importante é ficar isolado do meio externo :)

O difícil é conter a ansiedade para saber se deu certo, hoje já fui olhar se tinha algo se desenvolvendo mas sei que está muito cedo ainda.

Até hoje pra mim isso ainda é algo hehe
Mas lembro que no começo era quase insuportável! E essa foi uma das grandes lições que tirei com os cogus mesmo antes de consumir eles! Me ensinaram a ter paciência e confiar no curso das coisas :)

Sigo acompanhando na torcida!
Boa sorte e boas safras! 🍄🍄🍄
 
Olá pessoal, Tive que viajar a trabalho e fiquei praticamente o mês de agosto todo fora. Estava com medo de voltar e ver o que aconteceu com meus potinhos, mas deu tudo certe e eles estão se desenvolvendo muito bem. Fiquei muito feliz de abrir a caixa e ver todos branquinhos e saudáveis. :D

Esse é o primogênito, já esta todo colonizado

20220902_120145.jpg
Os outros 3 já estão quase lá

20220902_120158.jpg20220902_120216.jpg20220902_120240.jpg

Na opinião de vcs vale a pena eu aniversariar só o primeiro q já esta todo colonizado ou é melhor eu esperar para fazer todos de uma vez só?
 
Está bonito esse micélio!

Imagino que você não tenha visto quando ocorreu o fechamento da colonização por fora, certo?
A recomendação é aguardar em torno de 10 dias após a colonização por fora, para se ter a certeza de que o interior do bolo está colonizado e então ter condições para frutificar.

Nada impede de aniversariar agora, mas se não estiver 100% colonizado, pode demorar um pouco para os pins aparecerem.
 
Hola amigos, hoje foi dia de aniversariar os bolos 🥳

aniv.jpg
Coloquei vermiculita expandida com água no fundo do terrário e tapei os furos com perlon

terrario.jpg

Vcs acham que esse terrário esta bom? Ou tem algo que eu possa melhorar?
 
Para manter a humidade. Não tinha argila expandida na loja que eu fui aí resolvi substituir com o que eu tinha. Fiz mal botar a vermiculita?
Acho que isso pode gerar contaminação... atualmente eu faço meus cultivos só com água no fundo mesmo e deixo os bolos em cima de pratinhos e funciona muito bem :)
 
Acho que isso pode gerar contaminação... atualmente eu faço meus cultivos só com água no fundo mesmo e deixo os bolos em cima de pratinhos e funciona muito bem :)
Obrigada pela dica :piscada:
Mas pq geraria contaminação?

Vc troca a agua de tempos em tempos ou só deixou direto?
 
Obrigada pela dica :piscada:
Mas pq geraria contaminação?

Vc troca a agua de tempos em tempos ou só deixou direto?
Porque superfícies porosas proporcionam o ambiente ideal pra proliferação tanto de bactérias como de outros fungos. Geralmente eu coloco umas gotas de água sanitária na água lá de dentro e espero um dia pra colocar os bolos! Eu troco ela a cada flush :)
 
Vlw @Grako, tirei a vermiculita e deixei só a água. Deus me livre de contaminação:eek:

Nesse caso então a argila expandida tmb aumentaria o risco de contaminação já que ela tmb é porosa ou é diferente ?
 
Nesse caso então a argila expandida tmb aumentaria o risco de contaminação já que ela tmb é porosa ou é diferente ?
Esse é um tópico sensível aqui no fórum kkkkkk
Alguns dizem que não vale a pena usar a argila e que a taxa de evaporação só da água já é o suficiente, e outros entendem que a argila melhora muito essa taxa o que favorece mais o cultivo. Eu creio que isso é um DEPENDE bem grande. Um grande fator da taxa de evaporação da água é o clima da região que você se encontra! Se onde você mora é quente e seco, acredito que a água sozinha basta pois a atmosfera vai permitir uma grande taxa de evaporação e isso faz a argila ser um risco desnecessário. Se onde você mora é mais frio, talvez valha a pena usar a argila mesmo. A questão é que já teve alguns posts mostrando os riscos da argila por ela facilitar o surgimento de uma película de musgos e outras coisas. Então considera isso tudo e dá uma pesquisada sobre a argila aqui no fórum mesmo que tu vai encontrar todos esses argumentos :)
 
Gente, um dos meus bolos esta adquirindo essa coloração estranha, será que é duende verde (Trichoderma)?
View attachment 206714
Fiquei curioso porque que tu pensa que poderia ser Trichoderma se o próprio apelido que tu usou já diz duende verde .

Pode ser mofo ou pode ser hematoma (bruising), pela foto não tenho como dizer com 100% de certeza o que que é, mas a forma com que eu vejo o que que é o que é que nenhum esporo de contaminante (geralmente os esporos que dão a cor, os micélios geralmente são brancos ou cinzas) fica no mesmo nível do micélio... Sempre muda a textura, dá pra perceber que é uma camada a cima.
 
Putz tomara q seja só bruising mesmo, de qualquer forma eu separei ele dos outros bolos só pra garantir.

Fiquei curioso porque que tu pensa que poderia ser Trichoderma se o próprio apelido que tu usou já diz duende verde .
Eu reparei nessa mudança de cor e dei uma procurada aqui no fórum pra ver se achava o que poderia ser. Ai encontrei esse post:
Contaminado - Possível contaminação - Primeiro Cultivo - Início 11/06/2020
Achei a cor bem parecida e fiquei na duvida, pensando que talvez fosse o inicio de uma contaminação e com o tempo poderia ficar mais escuro.
Em vez de esperar pra ver o que ia acontecer eu resolvi perguntar aqui🙃
 
Putz tomara q seja só bruising mesmo, de qualquer forma eu separei ele dos outros bolos só pra garantir.


Eu reparei nessa mudança de cor e dei uma procurada aqui no fórum pra ver se achava o que poderia ser. Ai encontrei esse post:
Contaminado - Possível contaminação - Primeiro Cultivo - Início 11/06/2020
Achei a cor bem parecida e fiquei na duvida, pensando que talvez fosse o inicio de uma contaminação e com o tempo poderia ficar mais escuro.
Em vez de esperar pra ver o que ia acontecer eu resolvi perguntar aqui🙃
Se observar na foto do pote do link que tu me mandou tu pode ver que o arroz está embaixo do verde.
E devido ao estágio de colonização desse pote do link ai é muito improvável que seja trichoderma pois a trichoderma é um fungo parasita de fungos, se tu tem uma contaminação que é verde e está se alimentando do substrato é muito mais provável que seja penicillium, nosso querido mofo que estraga as frutas e etc em casa.

No seu bolo me parece que é azul escuro e não verde e não parece que essa cor está por cima do micélio, parece o micélio mesmo que mudou de cor, eu diria que é bruising, se for a parte do bolo em que você está borrifando água tem mais chances ainda.
 
Back
Top