Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de primeiro cultivo: B+ AKM (PFTeck)

Diário de cultivo completo.
Raças
B+ AKM
Inoculação
30/07/2022
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar Livre
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PFTeck
Substratos
Vermiculita
Farinha de arroz integral
Água mineral
Olá amigos, é com muita alegria que início o meu primeiro diário de cultivo.
Escolhi a técnica PFTeck e pro substrato usei a receitinha do Guia PFTeck atualizado aqui do fórum. No geral tentei seguir esse guia.
Usei 2 xícaras de vermiculita, 1 de farinha de arroz integral e 1 de agua mineral e sobrou substrato. Para o recipiente eu usei potes PP5, daqueles de bolo, de início pensei em fazer 6 mas minha panela de pressão é pequena e só couberam 4.
20220728_175037.jpg
Usei um pano de prato no fundo para não correr o risco de derreter os potes de plástico.
Deixei no fogo por 1h depois de pegar pressão e a noite toda esfriando pra garantir que não iria explodir quando eu abrisse (tenho muito medo de panela de pressão).

Agora chegou a hora da inoculação, eu comprei uma seringa com cultura líquida e esterilizei com ajuda de uma vela.
20220730_024531.jpg
Escolhi os potes PP5 pois achei que seriam mais práticos por já virem com tampa e mais seguros por não correr o risco deles quebrarem na panela. Porém tive dificuldade para perfurar a tampa com a agulha, mesmo aquecendo. Inclusive a agulha chegou a ficar parcialmente entupida e tive que fazer bastante força na seringa.
Durante o manuseio acabei quebrando um dos lacres e tentei selar ele com fita cricropore. Alguem sabe se rompendo esse lacre eu posso ter contamidado o bolo ou se nao faz diferenca?

Inoculação feita com sucesso!
View attachment 206039
Sobrou um pouco da cultura líquida na seringa e acabei guardando na geladeira. Por quanto tempo eu posso guardar essa cultura líquida?

Agora as crianças estão descansando em uma caixa no meu armário para que a mágica aconteça.
20220730_030758.jpg
O difícil é conter a ansiedade para saber se deu certo, hoje já fui olhar se tinha algo se desenvolvendo mas sei que está muito cedo ainda.

Em breve retorno para contar a vocês as novidades, espero que boas :]
 

Anexos

  • 20220730_030343.jpg
    20220730_030343.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 5
  • 20220730_024531.jpg
    20220730_024531.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 4
  • 20220730_030758.jpg
    20220730_030758.jpg
    824.1 KB · Visualizações: 3
  • 20220728_175037.jpg
    20220728_175037.jpg
    1,013.3 KB · Visualizações: 6
Olá pessoal, aparentemente um dos cogumelos ja esta rompendo o véu, mas acho que o chapéu dele está bem pequeno.
Será que já está na hora de colher?

20221028_141701.jpg20221028_141712.jpg
 
Muito bem levado o cultivo hem, parabéns.

Para manter a humidade. Não tinha argila expandida na loja que eu fui aí resolvi substituir com o que eu tinha. Fiz mal botar a vermiculita?

Até ano passado eu diria ser ineficaz pra esses fins, mas se verificou na prática que ela aumenta sim a umidade no ambiente do terrário.

Mas eu preferiria também não usar nada a usar vermiculita, como no fim você acabou optando.

Gente, um dos meus bolos esta adquirindo essa coloração estranha, será que é duende verde (Trichoderma)?

kkkkkkk

Só se o duende verde ficou azul porque sofre da mesma condição visual que o camaleão abaixo:

daltonico camaleao.jpg
(fonte)

:D
 
Parabéns pela colheita
Obrigada pela ajuda desde o começo :D

Muito bem levado o cultivo hem, parabéns.
Obrigada :p

Só se o duende verde ficou azul porque sofre da mesma condição visual que o camaleão abaixo:
Po galera aparentemente isso é mto óbvio pra vcs, mas pra mim não era.
Não que a minha ignorancia não possa divertir vcs, mas todo mundo que respondeu sobre isso foi de uma forma sarcástica ou me zuando, isso me deixou chateada. Era uma dúvida legítima e eu só queria cuidar da saúde dos meus bolos, não me sentir burra por não saber diferenciar verde de azul. :confused:
 
Não que a minha ignorancia não possa divertir vcs, mas todo mundo que respondeu sobre isso foi de uma forma sarcástica ou me zuando, isso me deixou chateada. Era uma dúvida legítima e eu só queria cuidar da saúde dos meus bolos, não me sentir burra por não saber diferenciar verde de azul. :confused:

Acho que quando a gente escreve não fica tão claro que a brincadeira é junto com você a bobeira engraçada, e não rir de você.

Eu costumo ter mais cuidado pra q a pessoa n se sinta ofendida. Mas é só isso. Foi engraçado e sabemos q todos são iniciantes. Mas às vezes as dúvidas podem ser engraçadas, só isso. :)

Obrigado pela sua compreensão e por manifestar a chateação. Assim podemos expressar nosso apreço por você e superar o mal-entendido.

Abs e bora cultivar ^^
 
Back
Top