Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Cultivo: TKSSS

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal,

Venho aqui compartilhar meu primeiro Cultivo.

STRAIN: TKSSS

Substrato para colonização.
PF TEK (2PC + 1FAI + 1A)
Selo com Pó de coco
( ) Sim (X) Não (Esqueci)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Foi limpa toda a área e materiais com álcool 70.
4 potes de vidro.
Panela de pressão por 40min
Tirei os copos da panela de pressão não fria totalmente e a inoculação foi feita com os copos na temperatura ambiente, contudo não houve problema.

INOCULAÇÃO:
Data 14 /01 / 2017
Seringa TKSSS

GloverBox?
Não

Caixa de papelão esterilizada com álcool 70.
cx de papelao.JPG

Fotos 9 dias após a inoculação 23/01
Bolo - 23.jan (1).JPG

Fotos de frente e trás dos copos 28/01
Bolo frente - 28.jan.JPG Bolo tras - 28.jan.JPG

Se alguém notou alguma coisa, sou grato com a informação.

Paz e luz
 
Agora que vi sua mensagem. O que poderia acontecer ?
Acabei fazendo casing.
Esterilizei uma faca e fiz um corte superficial na parte "contaminada".
Esterilizei o balde, coloquei uma camada de vermiculita, cortei o bolo em pedaços e uma nova camada de vermiculita, ambas umidificadas.

Segue fotos:
View attachment 98938 View attachment 98939 View attachment 98941 View attachment 98940

Uma duvida, como vou saber se os frutos estarão contaminados ?

Paz e Luz

A resposta é: não vai saber :D, mas bolos contaminados (dependendo do contaminante) dão frutos saudáveis.

Se os frutos parecerem saudáveis da pra consumir sem medo pelo que sei, só seria interessante evitar de tirar carimbo deles.
 
Se os frutos parecerem saudáveis da pra consumir sem medo pelo que sei, só seria interessante evitar de tirar carimbo deles.

Porque em tese não há contaminação visível. Havendo contaminação tolerável com frutos viáveis, melhor secar e fazer chá. De qualquer forma interessa identificar o contaminante e procurar no fórum se não admite qualquer ingestão.
 
Obrigado amigos!
Sou muito grato.

Segue nova foto de um dos bolos.
image.jpeg

Nao vejo a hora de ver os frutos do meu primeiro cultivo.

Paz e Luz
 
Última edição:
Boa @Pratt !!! Agora só de uma leve estudada nos cuidados da fase de pinagem.
Por exemplo: não pode ter água em contato direto com o micélio nem com os pins (pequenos cogumelos) nesta fase.

Procura aqui o livre do Stames.

Obs:eu tô no celular e tá preto, não consigo entender direito a imagem nem pesquisar e achar o livro, mas são boas dicas que eu teria dado à mim mesmo no passado.
 
Boa @Pratt !!! Agora só de uma leve estudada nos cuidados da fase de pinagem.
Por exemplo: não pode ter água em contato direto com o micélio nem com os pins (pequenos cogumelos) nesta fase.

Procura aqui o livre do Stames.

Obs:eu tô no celular e tá preto, não consigo entender direito a imagem nem pesquisar e achar o livro, mas são boas dicas que eu teria dado à mim mesmo no passado.

Obrigado @Trevis !
Já comecei errado, hoje começou a pinar e borrifei por duas vezes em cima dos bolos.
Vou procurar o livro, nao posso estragar agora.

Valeu pela dica!
 
Obrigado @Trevis !
Já comecei errado, hoje começou a pinar e borrifei por duas vezes em cima dos bolos.
Vou procurar o livro, nao posso estragar agora.

Valeu pela dica!

Eu borrifo em cima dos pins sem dó e nada acontece. Só tens que melhorar tua troca de ar pq pela aparência do bolo tá com muito CO2 no terrario.
 
Agora fiquei confuso, borrifo só nas paredes ou nos bolos?
Ajude-me, primeiro cultivo.

@coguosho me explica isso do CO2???
Como trabalho, faço a troca pela manhã e a noite quando chego.

Explodiram de pins hoje.

@GnomoLok valeu brother !
 
Não é recomendado borrifar diretamente sobre os bolos. Como você está fora o dia todo, fica difícil fazer uma troca a mais. Eu tentaria aumentar os buracos, um pouco. Use duas camadas de touca de cozinheira/cirúrgica para filtrar. Filtro de café ou micropore são bem mais restritivos.

Boa sorte.
 
Direto de Stames :

. However, once pinning has begun,any forceful watering will kill a number of developing pins, and damage others. Given sufficient cas-
ing moisture and a high humidity, these watering practices become unnecessary.


Resumindo, borrife água na parede caso você TENHA que borrifar água no seu terrário pra manter ele próximo aos 95%.

Fonte :
Paul Stames e Chilton - The mushroom cultivator
 
@coguosho me explica isso do CO2???
Como trabalho, faço a troca pela manhã e a noite quando chego.

Então, o ideal seria você colocar vários furos no terrário para ele fazer a troca de ar sozinho. O mais recomendado para um PF Tek é o SGFC (Shotgun Fruiting Chamber - Terrário com furos de espingarda). Aproveitei que lavei o meu hoje e tirei uma foto para teres uma ideia.

SGFC.jpg

Direto de Stames :

. However, once pinning has begun,any forceful watering will kill a number of developing pins, and damage others. Given sufficient cas-
ing moisture and a high humidity, these watering practices become unnecessary.


Resumindo, borrife água na parede caso você TENHA que borrifar água no seu terrário pra manter ele próximo aos 95%.

Fonte :
Paul Stames e Chilton - The mushroom cultivator

Um monotub bem feito pode passar pelo primeiro flush sem borrifar água. A questão aí é chegar a esse ponto. Eu em geral ainda tenho que borrifar até chegar ao ponto ideal.

Já o PF Tek precisa que seja borrifada água com frequência porque os bolos perdem umidade com facilidade. Algumas espécies de cogumelos são extremamente sensíveis e não gostam de receber gotículas de água, por exemplo o Hericium erinaceus, mas outros não se importam, como exemplo Pleurotus ostreatus e Psilocybe cubensis. A água é muito importante para o desenvolvimento dos frutos e se você não oferecer água suficiente ao seu bolo porque está com medo de matar os pins, vai acabar tendo cogumelos menores.

A única maneira que eu vejo de você estragar um cubensis com o borrifador é se quiser usá-lo como arminha d'água ou se ficar borrifando com tanta frequência que bactérias se desenvolvam nele. Eu digo isso com bastante certeza porque sempre borrifo em cima sem cuidado algum e nunca tenho problemas.

O problema desse tipo de informação "não faça X" é que se a pessoa nunca tentar fazer e ver no que dá, ela vai passar o resto da vida achando que aquilo é verdade.

Outra coisa que eu acrescentaria é que temos que tomar cuidado quando lemos livros de 34 anos atrás. Algumas coisas mudaram nesse meio tempo e algumas informações estão desatualizadas.
 
Se o bolo for dunkado e a umidade estiver correta, não vejo como o PF perde tanta água assim. Ainda mais se for rolado, o que é tão indicado quanto dunk.

O bolo perde água de 2 formas.

1. Se a troca de ar está adequada, um pouco da água do bolo vai evaporar. Isso é bom porque ajuda na formação dos nós hifais.
2. Quando os pins começam a crescer, eles exigem água, muita água, para ficarem grandes. Enquanto as plantas crescem fazendo divisão celular, cogumelos além de fazer isso, também enchem as células com água. Por isso eles conseguem crescer tanto em poucas horas.

Eu te sugiro fazer um teste um dia e borrifar alguns dos seus bolos e pins. Você vai descobrir que nada demais acontece e que, de fato, os cogumelos ficam maiores e mais saudáveis.
 
cogumelos são 90% água, se fizer o calculo vc ve porque os substratos encolhem tanto, os frutos tão sugando toda agua


sobre molhar os pins li um post do RR que molhar não causa abortos e sim a falta de FAE(que por fim causa excesso de agua)
 
Nao sei nem como agradecer!
Vcs são excepcionais!

@coguosho vou furar mais a caixa.
A troca de ar é realmente pouca, isso pode fazer com q os pins abortem?
Como vc conseguiu ver que o terrário tava com muito CO2?

Comecou a pinar tudo na base do substrato, isso eh normal?
Será falta de luz direta?

Grato, grato
 
Como vc conseguiu ver que o terrário tava com muito CO2?

Pela aparência do bolo. Quando o micélio fica "aéreo" costuma ser por isso.

Comecou a pinar tudo na base do substrato, isso eh normal?

Isso é por causa da vermiculita que você colocou embaixo do bolo. Não vai ser nenhum grande drama, mas para evitar isso eu coloco vermiculita só dos lados e em cima quando faço o roll. Por hora melhor deixar assim mesmo. No segundo flush você pode fazer diferente.
 
Pela aparência do bolo. Quando o micélio fica "aéreo" costuma ser por isso.



Isso é por causa da vermiculita que você colocou embaixo do bolo. Não vai ser nenhum grande drama, mas para evitar isso eu coloco vermiculita só dos lados e em cima quando faço o roll. Por hora melhor deixar assim mesmo. No segundo flush você pode fazer diferente.

Entendi.... Realmente ta muito aéreo, chega ser bonito, parece flocos de neve, rs. Para mim, tudo é novidade.
Isso causa aborto?

Como procedo no segundo flush?
Algum guia pra estudar?

Obrigado pela paciência e por todas as respostas @coguosho
 
Entendi.... Realmente ta muito aéreo, chega ser bonito, parece flocos de neve, rs. Para mim, tudo é novidade.
Isso causa aborto?

Como procedo no segundo flush?
Algum guia pra estudar?

Obrigado pela paciência e por todas as respostas @coguosho

Se o problema da troca de ar for resolvido deve ficar tudo bem. No próximo flush é só fazer dunk and roll normalmente.
 
Lembre sempre do LOUT:
L
uminosidade : 12hcom/12hsem
Oxigenação : Trocar o ár do terrário (se grande) 3x por dia. Se for menor, deixa uma brecha pra entrar ár, e pensa em como manter a :
Umidade 99% até formarem os pins (do tamanho de uma ervilha) depois 85~91%
Temperatura 22~26ºC
 
Back
Top