Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Cultivo: TKSSS

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal,

Venho aqui compartilhar meu primeiro Cultivo.

STRAIN: TKSSS

Substrato para colonização.
PF TEK (2PC + 1FAI + 1A)
Selo com Pó de coco
( ) Sim (X) Não (Esqueci)

Método de preparação e esterilização do substrato:
Foi limpa toda a área e materiais com álcool 70.
4 potes de vidro.
Panela de pressão por 40min
Tirei os copos da panela de pressão não fria totalmente e a inoculação foi feita com os copos na temperatura ambiente, contudo não houve problema.

INOCULAÇÃO:
Data 14 /01 / 2017
Seringa TKSSS

GloverBox?
Não

Caixa de papelão esterilizada com álcool 70.
cx de papelao.JPG

Fotos 9 dias após a inoculação 23/01
Bolo - 23.jan (1).JPG

Fotos de frente e trás dos copos 28/01
Bolo frente - 28.jan.JPG Bolo tras - 28.jan.JPG

Se alguém notou alguma coisa, sou grato com a informação.

Paz e luz
 
Pelas fotos (apesar de minusculas :geek:) está bem o micélio.
 
É normal uns copos apresentarem desenvolvimento mais rápido que os demais, alguns atrasam e assim por diante.

Pelos fotos parece que está ocorrendo tudo certo.

Boa sorte nos cultivos!

.
 
Amigos, me ajudem por favor;

Verifiquei hoje os bolos, um dos copos ( que havia comentado sobre o crescimento lento) apresentou contaminação.
Tem a aparência de morfado, amarelado, não sei bem. É possível salvá-lo?
Bolo contaminado 03 fev (6).JPG Bolo contaminado 03 fev (7).JPG Bolo contaminado 03 fev (8).JPG

Os outros três estão quase aniversariando;

Bolos 03 fev.JPG

Duas duvidas:
É necessário fazer o dunk?
O copo contaminado, retiro da incubadora?

Gratidão.
 
Estão bonitos os copos :).

Não vi nada demais nesse tal pote contaminado, mas sou meio cegueta.

Eu deixaria ele quieto, o tempo de colonização pode variar mesmo os esporos sendo da mesma seringa, se se confirmar uma contaminação tem algumas manobras que podem ser feitas.

Seus copos estão sem o selo né? Seria bom deixar esse com suspeita de contaminação longe dos outros mesmo, como estamos no verão a incubadora não é uma necessidade absoluta.

Quanto ao dunk, depende de qual técnica de frutificação você vai usar... Se for dunk 'n roll sim, se não não.
 
Esse bolo aí ta feio mesmo. Não sei identificar o que seria esse invasor :blackalien:, mas eu descartaria ele para evitar proliferar nos outros.

Não vi nada demais nesse tal pote contaminado, mas sou meio cegueta.
kkkkkkkkkkk compara essa foto com a ultima que ele postou e verá a diferença (zoom). Parece um "pó marrom" se espalhando na parte do meio até em baixo.
 
Achei que era do substrato que ele utilizou, mas comparando com as fotos pequenas que ele mandou agora consegui entender do que ele estava falando.

A dica que eu tenho é a seguinte, onde tem micélio não tem bactéria, tira o bolo do pote remove todo o substrato não colonizado do bolo, e faz um casing com o que está 100% colonizado.

Assim você salva uma parte pelo menos.
 
A dica que eu tenho é a seguinte, onde tem micélio não tem bactéria, tira o bolo do pote remove todo o substrato não colonizado do bolo, e faz um casing com o que está 100% colonizado.
Se for fazer isso, faça com o máximo de higiene, asseio, esmero, limpeza, saneamento possível, para que essa contaminação não se espalhe na sua casa e nem no cultivo.
 
Obrigado pessoal.

Ankardo, pensando em fazer isso, mas a colonização nao parou. O micélio continua crescendo, com dificuldade, mas continua.
Devo esperar mais um pouco?

A parte de cima do copo, esta em perfeita ordem.
O que deve ter ocorrido? Os quatro bolos todos feitos exatamente iguais.

Vou retirar o copo para nao contaminar o restante.
 
O que deve ter ocorrido? Os quatro bolos todos feitos exatamente iguais.
Bem, contaminações podem ocorrer em qualquer cultivo, por isso tomamos as devidas precauções para evita-las. Como você não usou uma glovebox ou mesmo uma still air box, o contaminante pode ter entrado de várias maneiras.

Mesmo com todos os cuidados e assepsia, ainda estamos propenços a essas situações. Tenha isso como aprendizado para futuros cultivos.

Paz.
 
Obrigado pessoal.

Ankardo, pensando em fazer isso, mas a colonização nao parou. O micélio continua crescendo, com dificuldade, mas continua.
Devo esperar mais um pouco?

A parte de cima do copo, esta em perfeita ordem.
O que deve ter ocorrido? Os quatro bolos todos feitos exatamente iguais.

Vou retirar o copo para nao contaminar o restante.

Se ele está crescendo saudável (sem amarelamento, com aparência de "raízes") significa que mesmo se estiver contaminado ele está levando a melhor.

Se você deve esperar ou não fica à seu critério até porque não da pra saber quem que vai levar a melhor, é um jogo de azar isso.

Mas eu particularmente se o micélio não apresentasse nenhum outro sintoma a não ser demora na colonização eu esperaria, mas olharia o copo todos os dias pra ter certeza de que as bactérias não começaram um contra ataque.
 
Se ele está crescendo saudável (sem amarelamento, com aparência de "raízes") significa que mesmo se estiver contaminado ele está levando a melhor.

Valeu amigo.

A questão é exatamente essa, não sei se esse "pó amarelado" é contaminação.

Separei o bolo e vou esperar mais um pouco. Pensando mesmo em fazer casing.

Muito grato.
 
Última edição por um moderador:
Opa pessoal,

To de volta.
Precisei para o cultivo por motivos de mudança de estado.
Trouxe meus filhos na viagem, muito tempo se passou e hoje resolvir aniversária-los.
Até achei que ja estariam contaminados pelo tempo, mas estavam lá, lindos e firmes.

Apenas um bolo demonstrou uma área nao colonizada.
Queria saber se é contaminação.
image.jpeg image.jpeg

Aqui segue as fotos dos demais.
image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg

Grato pelas informações.

Paz e Luz
 
Opa pessoal,

To de volta.
Precisei para o cultivo por motivos de mudança de estado.
Trouxe meus filhos na viagem, muito tempo se passou e hoje resolvir aniversária-los.
Até achei que ja estariam contaminados pelo tempo, mas estavam lá, lindos e firmes.

Apenas um bolo demonstrou uma área nao colonizada.
Queria saber se é contaminação.
View attachment 98816 View attachment 98817

Aqui segue as fotos dos demais.
View attachment 98818 View attachment 98819 View attachment 98820 View attachment 98821 View attachment 98822

Grato pelas informações.

Paz e Luz

Difícil dizer com a qualidade da foto. Você pode tirar uma com uma resolução melhor?
 
Lindos bolos, bem branquinhos :contente:. Finalmente aniversariando. Esperando pra ver os frutos.
 
Difícil dizer com a qualidade da foto. Você pode tirar uma com uma resolução melhor?

Entao Coguosho, estou numa correria absurda de trabalho, coloquei ele na geladeira, amanha tentarei tirar uma foto melhor.
Mas o micelio ja tomou a vermiculita.
Pensando em fazer um corte e construir um terrario pra ele.

Lindos bolos, bem branquinhos :contente:. Finalmente aniversariando. Esperando pra ver os frutos.

Serio Finganforn, eles estão lindos realmente.
Estou impressionado como eles sao fortes.

Logo logo terá fotos dos frutos!
 
Última edição por um moderador:
Eu deixaria inteiro e veria o que acontece.

Agora que vi sua mensagem. O que poderia acontecer ?
Acabei fazendo casing.
Esterilizei uma faca e fiz um corte superficial na parte "contaminada".
Esterilizei o balde, coloquei uma camada de vermiculita, cortei o bolo em pedaços e uma nova camada de vermiculita, ambas umidificadas.

Segue fotos:
image.jpeg image.jpeg image.jpeg image.jpeg

Uma duvida, como vou saber se os frutos estarão contaminados ?

Paz e Luz
 
Back
Top