Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Cultivo do Calango - PESA

Diário de cultivo completo.
Diário de Cultivo do Calango - PESA​

Raça --> Pesa
Região --> Sudeste, primavera, 26ºC
Substrato --> FAI, vermiculita e cremogema
Tipo e tempo de esterilização --> 1 hora na panela de pressão
Origem dos esporos --> amigo cultivador
Tipo de inoculação --> seringa multi-esporos
Data da inoculação --> 29/10/2006

Fiz oito copos, 6 de requeijão e dois daqueles de cerveja, bem pequenos pois quero observar se a colonização será mais rápida em mini copos. Mandem good vibes
 
Hoje, 9 dias após a inoculação, os copos estão 50% colonizados. Um dos copos pequenos, tipo de cerveja contaminou com um fungo verde, mas bem pouquinho. Separei ele dos copos saudáveis para observar se o micélio consome com esse fungo verde. Os outros copos estão 100% saudáveis.

OBS: O copo que contaminou foi o último a ser inoculado, acho que relaxei, nã esquentando a ponta da agulha antes da inoculação. Ainda bem que o resto tá tudo bem. Obrigado aos que acompanham meu diário de cultivo. Espero ter belas fotos no final desse cultivo para que vcs vejam como é lindo o ciclo da natureza.
 
Fala calango beleza? cara posta umas fotos ai do copinhos!
Boa sorte e boas vibrações também!
 
Fala calango beleza? cara posta umas fotos ai do copinhos!
Boa sorte e boas vibrações também!

gostaria m,uito de postar fotos mas no momento to sem grana e não tenho como comprar um filme ainda. Até o final de nsemana quem sabe né.
 
Fala Calango

Vejo você mais paciente agora no 2º cultivo.

Parabéns !!!!

Como está o terrário, fez modificações ?
 
Fala Calango

Vejo você mais paciente agora no 2º cultivo.

Parabéns !!!!

Como está o terrário, fez modificações ?

Olha Maurício, estou com o mesmo terrário até hoje. Uma caixa de isopor pequena qu dá no maximo pra três bolos, argila expandida no fundo e uma bombinha de aquário. Segunda feira estou pensando em comprar um caixa de plástico daquelas grandes, de 50 litros, daí vai caber todos os meus bolinhos e uns dois cosing né. Obrigado pela força Maurício, dessa vez a paciência vai me ajudar, Um abraço

OBS: Seus diários de cultivo são de grande exemplo pra mim Maurício. Aliás a paciência está em alta comigo pois e época de selvagens no meu sítio, tem muito então toda semana eu vou lá e tenho aquela experiência, o que me dá uma força para ter paciência.
 
Deixe o terrário pronto que em breve vai ser necessário.

Escolha um lugar seguro e arejado para pô-lo.

Espero ansioso ver frutos desse cultivo.
 
Deixe o terrário pronto que em breve vai ser necessário.

Escolha um lugar seguro e arejado para pô-lo.

Espero ansioso ver frutos desse cultivo.

Obrigado pela força Mauríco, valeu mesmo.

OBS: Maurício, eu achei o maior cubensi que eu já vi na minha vida, o talo era da grossura de dois dedos e o chapéu do tamanho da minha mao aberta, muito carnudo. Estou impressionado até hoje. Vc já viu um desses?

Hoje, após 13 dias da inoculação tenho 5 copos 70% colonizados e um 50 % colonizado. Um dos copos contaminou, separei ele dos outros e o micélio comeu a maior parte da contaminação. Depóis ele contaminou de novo. O micélio já está preparando o ataque, cercando a cojntaminação. Vamos ver no que dá. Aqui na minha cidade tá muito frio, o que diminuiu bastante o crescimento do micélio. Como não tenho uma incubadora com aquecedor eu enrolei uma coberta na caixa onde eles ficas pra ajudar aumentar um pouquinho a temperatura. Tomara que na época da frutificação a temperatura esteja assim.
 
Maurício, eu achei o maior cubensi que eu já vi na minha vida, o talo era da grossura de dois dedos e o chapéu do tamanho da minha mao aberta, muito carnudo. Estou impressionado até hoje. Vc já viu um desses


Com certeza não.

Você tentou tirar um carimbo desse gigante ?

Hoje, após 13 dias da inoculação tenho 5 copos 70% colonizados e um 50 % colonizado.

Está seguindo dentro do padrão


Vamos ver no que dá. Aqui na minha cidade tá muito frio, o que diminuiu bastante o crescimento do micélio. Como não tenho uma incubadora com aquecedor eu enrolei uma coberta na caixa onde eles ficas pra ajudar aumentar um pouquinho a temperatura.


Temperatura muito baixa retarda a colonização, mas você já deu uma mãozinha para ajudar o micélio.
 
Última edição por um moderador:
Com certeza não.

Você tentou tirar um carimbo desse gigante ?[/QUOTE]

Fala Maurício. Eu não tentei tirar carimbo dele porque o comi todinho com a maior gula do mundo. kkkk Mas com certeza esse ano eu tiro muito scarimbos de selvagens, par ver se consigo isolar um micílio saudável e solar uma raça 100% brasileira, mas acho que isso e trabalho pra vc e pro psilo.

Dei uma olhadinha nos copos ontem, tem 3 quase 100 por cento colonizados e 4 com mais de 70%. Dessa vez achei que o crescimento do micélio foi bem rápido, ainda não deu 15 dias e já está quase tudo tomado, mesmo com um pouco de frio. Será que foi o cremogema que fez ele crescer rápido assim? No meu outro cultivo não coloquei cremogema e demorou 1 mês pra colonizar tudo. Me ajudem nessa dúvida.

OBS: Comprei uma camera digital pela internet. A qualidade dela não é muito boa, mas por 3 x de 33,33, valeu a pena. Agora, em poucos dias estarei postando fotos dos copos, do terrário, e o mais importante, das caçadas, pra vcs verem como toda semana eles me acham de montão.
 
Legal Calango, em outros diários eu ouvi o pessoal falar que a cremogema ajuda no crescimento do micélio sim, acelera a colonização e aumenta o tamanho dos danados.

Good vibes!
 
Dei uma olhadinha nos copos ontem, tem 3 quase 100 por cento colonizados e 4 com mais de 70%. Dessa vez achei que o crescimento do micélio foi bem rápido, ainda não deu 15 dias e já está quase tudo tomado, mesmo com um pouco de frio. Será que foi o cremogema que fez ele crescer rápido assim? No meu outro cultivo não coloquei cremogema e demorou 1 mês pra colonizar tudo. Me ajudem nessa dúvida.


Fala Calango

Ainda não fiz bolos com cremogema.

As condições de preparo de substrato de um cultivo pra outro nunca são as mesmas.

Um pouco mais um pouco menos de água e já modificou muito.

O certo seria fazer tudo com medidas padronizadas e acrescentar o cremogema num noutro não.

Aí dá para ver a taxa de colonização em ambos e compará-las.

Mas muitos já usaram cremogema é está aprovada.
 
Resumo do aniversário dos bolos:

3 copos contaminados por tricoderma(duende verde)

1 copo azedou

sobraram 4 copos em perfeito estado, 100% colonizados. Foram todos os quatro para o ziplook e geladeira hoje cedo, onde ficarão por 12 horas, depois direto pro terrário. Essa semana chega máquina fotográfica e eu posto as fotos do terrário pra vocês verem. Um abraço.
 
Duende verde não Calango pelamor, isso é a maldição verde!

Beleza pura, 4 copos vão te render varios e bons frutos! só ter cuidado e calma!

Abraço!
 
Duende verde não Calango pelamor, isso é a maldição verde!

Beleza pura, 4 copos vão te render varios e bons frutos! só ter cuidado e calma!

Abraço!


Valeu Tio. O que não sei, é por que azedaram 2 copos, muito esquisito. Ele colonizou 100 por cento, mas azedou. Aguardo frutos em breve. Fotos também.
 
Valeu Tio. O que não sei, é por que azedaram 2 copos, muito esquisito. Ele colonizou 100 por cento, mas azedou. Aguardo frutos em breve. Fotos também.


Fala Calango

O copo que azedou, como ficou a coloração, o cheiro ?

Acumulou líquido no fundo do pote ?

Ficou visível a presença de outro microorganismo ?
 
Fala Calango

O copo que azedou, como ficou a coloração, o cheiro ?

Acumulou líquido no fundo do pote ?

Ficou visível a presença de outro microorganismo ?


Não acumulou água no fundo do pote pois eu coloco sempre uma camadinha de vermiculita seca no fundo. O bolo estava branquinho mesmo, mas com um cheiro horrível. Não apresentava coloração nenhuma diferente, mas mesmo assim, por causa do cheiro horrível de azedo eu descartei os copos.
 
Fala calango, cara toma cuidado com os outros bolos, tenha bastante asepsia se não um por um descuido perde tudo :( .

Um abraço e bom cultivo.
 
Ontem aniversariei meus bolos que sobraram. Vale lembrar que me sobrou três bolos inteiros que foram pro terrário. O quarto bolo, da metade pra baixo azedou, então eu cortei ele no meio e coloquei pra frutificar in vitro.(coloquei nun vidro médio que tenho aqui em casa, pus um pouquinho de vermiculita úmida por baixo e por cima do bolo. O terrário é uma caixa de isopor de 15 litros, com argila expandida no fundo e um borbulhador de aquário que injeta 1,5 litros de ar por minuto, funcionando por 18 horas dia. A tampa tem um abertura que tampei com filme para entrada de luz.(aliás, é a única entrada de luz do meu terrário. Deu pra colocar os três bolos legal. Mandem googd vibes pros meus pins.

OBS: O Mauríco, agora chegou a pior hora do cultivador(pra mim), é só esperar. É duro ter só que esperar. Enquanto espero estou preparando novos copos. Em breve outro diário de cultivbo, dessa vez totalmente com fotos.
Aguardem fotos da frutificação, estou esperando a câmera chegar.
 
O calango, posso te dar uma dica? qdo algo contaminar/azedar, (mesmo que seja só parte, provavelmente o resto já está infectado porém ainda nao manifestou) jogue o bolo inteiro fora em um saco plástico, feche ele rápido, BEM fechadinho e suma com isso do planeta terra! O mais correto seria jogar o bolo com o copo junto sem sequer abrir para cheirar! Não fique cultivando contaminantes na sua casa pois, eles vão entupir o ar da sua casa com filhotes que com certeza te trarão problemas futuramente!:pos:

:!: SEMPRE UTILIZEM MÁSCARAS AO MEXER COM CONTAMINANTES :!:

Abraços!
 
Fala Calango

Faz o que o TioDena disse: Joge fora esse bolo.

Faça uma limpeza geral em tudo, esterelize tudo mesmo.

Voce está com uma bactéria (cobweb).

Toma conta do bolo, sufoca o micélio e propaga-se para os outros bolos, rapidamente.

Não arrisque perder os bolos saudáveis.
 
Back
Top