Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Cultivo Comestíveis

Meu diário de varios cogumelos comestíveis
Diário de cultivo completo.
Show cara...
Sempre tou querendo ir para o Comestivel..
Para aumentar as variantes da dieta alimentar na casa..
Tem referencia si tem alguma variedad Comestibel para cultivar no milho ?
Abç
 
Show cara...
Sempre tou querendo ir para o Comestivel..
Para aumentar as variantes da dieta alimentar na casa..
Tem referencia si tem alguma variedad Comestibel para cultivar no milho ?
Abç
Boaa, ultimamente eu to comendo bastante cogumelos, ta ficando mais barato e mais fácil de achar nos mercados, pra quem gosta de cozinhar é mais fácil ainda, a hora q pega o jeito ficam muito bons os pratos.

Pelo q eu andei estudando aquele growing gourmet and medicinal mushrooms do stamets, uma das a espécies que melhor se adapta a outros tipos de substratos é o Pleurotus ostreatus (shimeji colhido cedo ou hiratake colhido com chapéu bem aberto), acredito que você consiga cultivar ele tranquilo no milho. Eu vi também várias receitas de substrato pra cogumelos que o pessoal usa alguma palha ou serragem com 10% de farelo de qualquer grão, inclusive o milho (eles compram o que estiver mais barato na região), esse substrato vale pra várias espécies de pleurotus. Quanto maior a porcentagem do farelo, mais estéril vai precisar ser o processo.

Se você pegar o mesmo método que usa pro cubensis e colocar uma cepa boa de Pleurotus ostreatus vai ser bem tranquilo, ele costuma colonizar mais rápido o meio, ficando mais difícil de contaminar, ele também aceita melhor as variações de temperatura que o cubensis. Compra num mercado por aí, rasga o cogu no meio e clona ele q é sucesso.
 
Achei muito dahora essa geladeira pra frutificar , deve segurar bem a temperatura e tmb ser fácil de limpar 😍
Top man ! Em breve vou começar um pequeno cultivo dos comestíveis com borra de café. \o/
 
Achei muito dahora essa geladeira pra frutificar , deve segurar bem a temperatura e tmb ser fácil de limpar 😍
Top man ! Em breve vou começar um pequeno cultivo dos comestíveis com borra de café. \o/

Valeu man, não é tão fácil de limpar, mas ficou bem melhor q a geladeira anterior q eu tinha usado, ela segura bem a temperatura mesmo, ta programada pra ficar a 18ºC e nos dias mais quentes pra resfriar ela tem ligado uns 40 segundos a cada hora só.

Boaa, eu diria pra vc testar um pf tek junto, q aí se não der certo a borra de café pelo menos vc colhe uns cogus pra animar kkk
 
Nunca cultivei eryngui, mas o sabor eu adoro haha

Vendo seu diário até me animou em tentar.

Aqui na minha cidade está uns 25 reais 200g, então vale a pena pelo menos tentar cultivar.

Carai nem sabia q era tão caro kkk, nunca achei pra vender, ja ouvi um amigo falar q achou num mercado aqui. O primeiro que eu vou comer vai ser desse cultivo.

Se você tiver a fim de cultivar eu posso tentar mandar umas sementes colonizadas.

@Lobo-cinzento quando for cultivar na borra de café tb, se quiser umas sementes colonizadas manda um salve aí q eu envio
 
Última edição:
Valeu man, não é tão fácil de limpar, mas ficou bem melhor q a geladeira anterior q eu tinha usado, ela segura bem a temperatura mesmo, ta programada pra ficar a 18ºC e nos dias mais quentes pra resfriar ela tem ligado uns 40 segundos a cada hora só.

Boaa, eu diria pra vc testar um pf tek junto, q aí se não der certo a borra de café pelo menos vc colhe uns cogus pra animar kkk

Maano, saudações! Meus parabéns pelo trabalho. Ta divino!
Eu tô tentando montar um sistema em uma geladeira também, mas tô tendo dificuldades de bolar o sistema de trocas gasosas. Você poderia compartilhar o seu modelo, por favor? Ajuda aew irmão! 🤩🥰👽
 
Alguém aí tem esporos desses comestíveis?
Cara, eu cometi uns belos vacilos nos meus cultivos kkk, agora que estou lendo mais antes de supor as coisas eu vi que é essencial colher esporos e isolar cepas de vez em quando, eu estava clonando a mesma cepa sucessivas vezes, acabou que ela sofreu degeneração. Logo que eu fizer carimbos de esporos aqui posso enviar uns, único problema é que pra cultivar essas eryngui ou shimofuri as temperaturas são bem restritas, talvez na sua região só funcione em uma época certa do ano, ou com controle de temperatura.

Maano, saudações! Meus parabéns pelo trabalho. Ta divino!
Eu tô tentando montar um sistema em uma geladeira também, mas tô tendo dificuldades de bolar o sistema de trocas gasosas. Você poderia compartilhar o seu modelo, por favor? Ajuda aew irmão! 🤩🥰👽
Fala aí, valeu bicho!
As trocas gasosas aqui são feitas por um cooler ligado por um relé temporizado, fiz um corte na geladeira e coloquei um cooler, por fora dele tem tipo uma caixa com um filtro, a caixa foi um pote de sorvete com o fundo recortado, o filtro é uma camada de tnt, o cooler manda ar pra dentro (é importante ser nesse sentido pra gerar pressão positiva nela quando ele liga [ a pressão positiva vai fazer com que o ar saindo pelos possíveis furos na estufa não carreguem contaminantes pra dentro, já que o ar entrando é filtrado]).

O relé que eu usei foi um igual esse aqui: Relé Temporizador Cíclico Clip Clc - 1 Relé Spdt 01s A 100h - R$ 139,00
Tem que cuidar com o modelo, tem que ser um com 4 "reloginhos" pra daí vc colocar quanto tempo o relé fica acionado e quanto tempo ele fica desligado, bom que esse da pra programar qualquer tempo entre 0,01s e 1000 horas kkk, eu deixo ele programado pra acionar por 30 segundos e ficar desligado por 2 horas.

Uma solução bem mais barata seria usar um temporizador analógico ou digital como esse: Timer Temporizador Analógico Bivolt Programável - R$ 35,99

O analógico cada travinha que você abaixar corresponde a 15 minutos, o digital não sei como funciona mas deve ser melhor que o analógico até.
 
Cara, eu cometi uns belos vacilos nos meus cultivos kkk, agora que estou lendo mais antes de supor as coisas eu vi que é essencial colher esporos e isolar cepas de vez em quando, eu estava clonando a mesma cepa sucessivas vezes, acabou que ela sofreu degeneração. Logo que eu fizer carimbos de esporos aqui posso enviar uns, único problema é que pra cultivar essas eryngui ou shimofuri as temperaturas são bem restritas, talvez na sua região só funcione em uma época certa do ano, ou com controle de temperatura.


Fala aí, valeu bicho!
As trocas gasosas aqui são feitas por um cooler ligado por um relé temporizado, fiz um corte na geladeira e coloquei um cooler, por fora dele tem tipo uma caixa com um filtro, a caixa foi um pote de sorvete com o fundo recortado, o filtro é uma camada de tnt, o cooler manda ar pra dentro (é importante ser nesse sentido pra gerar pressão positiva nela quando ele liga [ a pressão positiva vai fazer com que o ar saindo pelos possíveis furos na estufa não carreguem contaminantes pra dentro, já que o ar entrando é filtrado]).

O relé que eu usei foi um igual esse aqui: Relé Temporizador Cíclico Clip Clc - 1 Relé Spdt 01s A 100h - R$ 139,00
Tem que cuidar com o modelo, tem que ser um com 4 "reloginhos" pra daí vc colocar quanto tempo o relé fica acionado e quanto tempo ele fica desligado, bom que esse da pra programar qualquer tempo entre 0,01s e 1000 horas kkk, eu deixo ele programado pra acionar por 30 segundos e ficar desligado por 2 horas.

Uma solução bem mais barata seria usar um temporizador analógico ou digital como esse: Timer Temporizador Analógico Bivolt Programável - R$ 35,99

O analógico cada travinha que você abaixar corresponde a 15 minutos, o digital não sei como funciona mas deve ser melhor que o analógico até.

Show Wanderer, Dahora! Obrigado por responder, mas eu fiquei curioso com outra coisa: você não faz exaustão do ar? Pelo que entendi o seu cooler joga apenas ar para dentro, mas enquanto a exaustão? Penso que talvez a sua ideia considere essa pressão positiva do qual falas-te e o ar escape por alguma fresta da estufa. É esse o raciocínio? Outra pergunta: Com esse buraco que você fez você não perde temperatura e umidade para o meio externo?

Gratidão!
 
Show Wanderer, Dahora! Obrigado por responder, mas eu fiquei curioso com outra coisa: você não faz exaustão do ar? Pelo que entendi o seu cooler joga apenas ar para dentro, mas enquanto a exaustão? Penso que talvez a sua ideia considere essa pressão positiva do qual falas-te e o ar escape por alguma fresta da estufa. É esse o raciocínio? Outra pergunta: Com esse buraco que você fez você não perde temperatura e umidade para o meio externo?

Gratidão!

É isso mesmo, na minha estufa tem o furo do dreno bem no fundo, que acredito ser interessante para expulsar CO2. Perde um pouco o isolamento sim, o problema é que não da pra fugir disso. Mas como a temperatura de trabalho de uma estufa de frutificação é perto dos 18ºC e a estrutura de uma geladeira tem isolamento pra funcionar a quase 0ºC isso é bem tranquilo, ela nem liga muito o motor.

Uma coisa que precisa tomar cuidado com esses furos que for fazer na geladeira, precisa colocar um cano por dentro do furo, que entre bem justo e colar as bordas do cano nas paredes da geladeira com silicone antimofo (eu usei sikaflex e me arrependi porque ela mofa). Da pra ver na foto que aparece o cano do umidificador indo pra geladeira, aquele tem uma parte pra fora pra encaixar o conduíte mas o cano pode ser cortado e colado bem rente também. Tem que fazer isso porque se não o isopor ou o poliuretano que faz o isolamento no miolo das paredes da geladeira vai encharcar com água e perder a capacidade de isolamento térmico.

Os canos de água sempre tem alguma serra copo com a mesma medida pra fazer o furo, 25mm, 50mm 100mm.... Quanto maior mais foda é pra fazer o furo, o de 100mm que foi pra entrada de ar eu fiquei uns 40 minutos forçando a furadeira até fazer o furo kkkk.
 
Última edição:
Pow Wanderer, suas dicas estão sendo muito úteis cara. Eu estava formulando basicamente o mesmo projeto que você, com uma diferença: pensei em usar uma bomba de aquário passando pela porta mesmo pra jogar ar para dentro ao invés de fazer um furo e por um Cooler. Pelo que eu vi não compromete o isolamento térmico e me poupa ter que fazer mais um furo (enorme kkk) na geladeira. Creio que também diminua o risco de contaminação. Mas eu ainda não a vi na prática de fato pondo um bolo pra frutificar, está na fase de testes. Infelizmente eu acabei quebrando-a descendo pelas escadas, agora vou ter que esperar essa quarentena passar pra poder consertá-la. Vou ter que ver também se a bomba cumpre bem o papel dela na oxigenação porque ela só bombeia 30L/h. A geladeira deve ter algo próximo a 500L, significa que o ar interno vai ser renovado 100% a cada 16,6h (6% de renovação do ar por hora). A princípio eu tive dúvidas a respeito da efetividade da bomba, pois recomendam abrir o terrário de 8h-8h, mas esse timer é para terrários sem injeção de ar, isto é: demora aproximadamente 8h pro ar ficar "viciado" (como costumam dizer). Como eu vou estar injetando e retirando 30L de ar por hora, mesmo levando quase 17h pra renovar o ar 100%, creio que dará conta. Eu ainda não testei na prática, mas baseei meu calculo na taxa de respiração humana. O ar atmosférico contém aproximadamente 20% de O2 e nós absorvemos cerca de 3-4% desse O2 na respiração; considerando que o nosso metabolismo é muito maior que a dos fungos penso que talvez essa simples bombinha dê conta do recado. Mas como eu disse: tudo isso ainda é apenas teoria... A prática irá dizer se estou certo ou errado. ;).

Agradeço seu compartilhamento nobre amigo 😇.
Vamos nos falando e compartilhando nossos projetos...
 
Pow Wanderer, suas dicas estão sendo muito úteis cara. Eu estava formulando basicamente o mesmo projeto que você, com uma diferença: pensei em usar uma bomba de aquário passando pela porta mesmo pra jogar ar para dentro ao invés de fazer um furo e por um Cooler. Pelo que eu vi não compromete o isolamento térmico e me poupa ter que fazer mais um furo (enorme kkk) na geladeira. Creio que também diminua o risco de contaminação. Mas eu ainda não a vi na prática de fato pondo um bolo pra frutificar, está na fase de testes. Infelizmente eu acabei quebrando-a descendo pelas escadas, agora vou ter que esperar essa quarentena passar pra poder consertá-la. Vou ter que ver também se a bomba cumpre bem o papel dela na oxigenação porque ela só bombeia 30L/h. A geladeira deve ter algo próximo a 500L, significa que o ar interno vai ser renovado 100% a cada 16,6h (6% de renovação do ar por hora). A princípio eu tive dúvidas a respeito da efetividade da bomba, pois recomendam abrir o terrário de 8h-8h, mas esse timer é para terrários sem injeção de ar, isto é: demora aproximadamente 8h pro ar ficar "viciado" (como costumam dizer). Como eu vou estar injetando e retirando 30L de ar por hora, mesmo levando quase 17h pra renovar o ar 100%, creio que dará conta. Eu ainda não testei na prática, mas baseei meu calculo na taxa de respiração humana. O ar atmosférico contém aproximadamente 20% de O2 e nós absorvemos cerca de 3-4% desse O2 na respiração; considerando que o nosso metabolismo é muito maior que a dos fungos penso que talvez essa simples bombinha dê conta do recado. Mas como eu disse: tudo isso ainda é apenas teoria... A prática irá dizer se estou certo ou errado. ;).

Agradeço seu compartilhamento nobre amigo 😇.
Vamos nos falando e compartilhando nossos projetos...

Valeu mano, torcendo pra dar boa o seu projeto aí, depois compartilha com a galera daqui pra terem mais umas ideias de como construir as coisas.
 
Assim que tiver tudo pronto e for testada a eficácia eu posto sim 🥰
 
Back
Top