Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #1 - GT e KC - 6º e 7º Cultivos

Diário de cultivo completo.
Após reler o tópico sobre longevidade de carimbos, me dei conta que eu tinha duas seringas já na casa dos 6 meses ou mais de vida, e ao mesmo tempo queria começar meu sexto cultivo. Também revi meus primeiros cultivos e, agora que dei uma baixada no ritmo de doidera da vida, espero que estes diário e cultivos fiquem mais trabalhados do que os dois últimos.

A Tek pra todos os bolos é a de sempre: PF Tek (guia de cultivo ilustrado) com garrafas pet para o terrário (tópico sobre terrários de garrafas pet). Só pretendo fazer experimentações no inverno, para ter as condições mais favoráveis.


Golden Teacher - 4 bolos inoculados - 6º Cultivo

Foi feito o substrato tradicional no dia 16/01 e levado à PP que, após começar a apitar, ficou no fogo baixo por 1 hora. A inoculação se deu em 17/01, 24 horas depois, com luvas e máscara cirúrgica, sem camisa. Usei toda a seringa de 10 ml de GT, únicos esporos que até hoje obtive em loja on line, com 6 meses já de existência, pela data de envio:
20160117_222529.jpg Eis os copos, que foram levados para a geladeira-incubadora no mesmo dia.


Keepers Creepers - 5 bolos inoculados - 7º Cultivo

Fiz o substrato tradicional de sempre, mas desta vez farinhei um pouco mais o arroz integral:

20160119_215647.jpg Na foto só aparecem os grãos que ainda ficaram grandinhos, mas ficou bastante farelo.

Levei para 2 PPs os 5 copos em 19/01 e deixei uma hora em fogo baixo depois que começou a sair o vapor. No fim, eu sempre me aproximo agachado do fogão pra desligar o fogo, só por precaução... :roflmao:

Aqui, gostaria de detalhar como foi a confecção do substrato:

  1. Sem camisa, sem toca, sem máscara, sem luvas, lavei as mãos com detergente;
  2. Moído bem moído o arroz integral em moedor de café até mais da metade virar FAI;
  3. Fui checar meu filho no quarto dele e falei que ia desligar a TV depois de mais um desenho;
  4. Fiz o subtrato no potão;
  5. Peguei os copos e botei o substrato dentro;
  6. Meu filho me chamou, fui verificar, deixei mais um desenho e voltei;
  7. Aí peguei os guardanapos e limpei as beiradas dos copos, mas tinha esquecido de botar o selo de vermiculita;
  8. Botei o selo bem fino em todos os copos, conseguindo não sujar de novo as beiradas;
  9. Fui lá no meu quarto buscar minha tesourinha;
  10. Peguei o papel alumínio e fui cortando e botando na boca dos copos;
  11. Botei meu filho pra dormir;
  12. Enchi as panelas de pressão na medida que estou acostumado;
  13. Na medida em que colocava os copos eventualmente tirei um cado de água de cada uma das 2 PP pra não ficar muito acima do nível recomendado;
  14. Botei pra esquentar.
A questão dessa narrativa é ver a tranquilidade com que fiz o substrato. Afinal, vai pra autoclave! Não precisa nada além da higiene básica do dia a dia, nem desespero de nada. Eu inicialmente me preocupava de colocar tudo antes de começar os procedimentos, mas nunca, nunca me lembrava. Agora, simplesmente abri mão: vou fazendo e lembrando do que precisa, e então faço, sem pressa, sem grandes preocupações. Depois, bota na PP e esteriliza mesmo... ;)

O procedimento de inoculação dos KC me chamou muito a atenção pelo seguintes fatos: estava sem camisa, me enrolei muito com as coisas e perdi muito tempo, suei dentro do banheiro a ponto de todas as paredes e do espelho embaçarem e eu ter dificuldade de grudar os pedaços de microporo já cortados na parede pra pegar depois da inoculação... Algumas inoculações fiz até mesmo sem a luva... O chão do banheiro não tava muito limpo... Enfim, se tiver um índice alto de contaminação (caso germinem), será esperado, senão... Bem, não recomendo a ninguém fazer isso no primeiro cultivo :whistle:...

20160120_153520.jpg E os 5 copos inoculados com KC cerca de 16 horas depois da PP, no dia 20/01.

Esta seringa em especial do KC foi dada pelo saudoso @Azul :), e já deve contar com uns 8-9 meses de vida pelo menos... Então usei tudo que tava na seringa pra aumentar as chances de germinarem. Além disso, eu esqueci dos problemas em copos de requeijão: o substrato tem que encher um pouco mais o copo pra agulha poder passar o selo de vermiculita na inoculação, o que me indica visualmente que esta foi realizada.


Na Geladeira-Incubadora

Por acaso, apesar de estar no verão, tem feito relativo frio, então a incubadora agora consegue manter a temperatura de fato ideal pra colonizarem:
20160120_153927.jpg Em cima os GT, em baixo os KC.



E agora é torcer pra esses carimbos improváveis darem certo :).
 
Última edição:
6º Cultivo - GT
Agora são dois bolos com pins:
GT1 close.jpg GT-1 --> a novidade de hoje. Tinha pinado no mesmo dia que o outro, só que mais pro meio da noite. Foquei no pin que está maior. Agora fica a dúvida: falta quanto pra ser considerado um cogumelo? Na prática, eu sei quando ele já cogumelo e devo colher; mas ainda não saquei exatamente o momento da transação pino-cogu.
GT2 close.jpg GT-2 --> mais um conjunto de pins.

O interessante é que os dois bolos estão pinando embaixo, no meio e em cima, então a umidade deles está boa.

Como esperado, as áreas com micélios aéreos possuem nenhuma ou rara pinagem. Creio que se não fosse por esse erro nos primeiros dias nos terrários estaria com muito mais
pins por todos os lados.

Agora que pinaram, as tampas estão mais frouxas. Apesar da condensação nas paredes, espero que a umidade não esteja mais perto de 100%. O uso do ventilador também é pra ajudar na troca de gases, que ajuda na evaporação, a qual ajuda na formação dos cogumelos ao levar no vapor nutrientes ou seja lá o que o cogumelo precisa pra crescer e ficar fortinho...

Os outros dois terrários seguem sem pinarem ainda:
GT3.jpg GT-3 --> nada de especial.
GT4.jpg GT-4 --> acho que o terrário está com umidade muito baixa. O bolo também apresenta um aspecto mais seco. Como estava com ventilador sobre os terrários pela manhã, vou dar agora até o fim da tarde pra avaliar a condensação. Coloquei a tampa mais apertada, pra valorizar a umidade. Caso não haja muita condensação, primeiro tentarei ajustar novamente o nível da água oxigenada no fundo. Se não der certo, vou ver se usando um micropore na conexão entre as partes de cima e de baixo ajuda a conter a perda de umidade, pois talvez o encaixe não tenha ficado muito bom, apesar de firme.

7º Cultivo - KC
73 e 75.jpg Bolos #3 e #4 --> falta só esse tantinho :feliz:.

Agora, o KC é uma strain muito sinistra. O rizomorfismo dela impressiona, apesar de que isso não é requisito pra um bom micélio. Estou agora em dúvida sobre qual está melhor, este KC ou o MDK dos cultivos anteriores - strain que pretendo retomar no meu próximo cultivo, visto que tenho uma seringa pronta e, a depender da data em que a confeccionei (fiz juntamente com a seringa dos cultivos 4 e 5), é capaz até de entrar neste mesmo diário :LOL:.
 
Última edição:
Pequena atualização...

6º Cultivo - GT
Como dito que faria na postagem anterior, após quase 10 horas sem o ventilador intermitente sobre os terrários, fui verificar a garrafa pet GT-4 e vi um levíssima condensação na parede desta - raras gotas aqui e ali. Coloquei então um micropore na conexão entre as partes debaixo e de cima, a fim de dar uma leve reduzida na troca de gases e aumentar a condensação um pouco, pois acho que a umidade não esteja ainda suficiente. Se isto não resolver, então está decidido de vez que o modelo de furos usados neste terrário não é bom (7 embaixo, 2 no meio) e gera muita perda de umidade. Irei então tapar com fita isolante os furos em cima para testar como fica.

Bem, diante da constatação que o GT-4 perde umidade demais quando sob ventilação mecânica, separei este e o GT-3 de um jeito que, apesar de pegar o frescor do ambiente provocado pelo ventilador, não se submete no entanto ao seu vento, para o qual estão diretamente expostos os GT-2 e GT-3, cujos pins já cresceram relativamente bem desde a foto de hoje a tarde, me enchendo de júbilo :eba::

IMG_20160220_225306115.jpg --> Configuração atual da área de cultivo.

Na foto acima, os terrários pinando estão diretamente à frente do ventilador intermitente, de forma que aumentem a troca de gases e favoreçam mais o crescimento dos pinos. Eles estão com uma configuração tal que não sofrem grande perda de umidade com o aumento da troca de gases.

Tendo em vista o crescimento dos pinos desde esta tarde sem o ventilador, apenas com a tampa aberta, e comparando como crescerem até amanhã de manhã com o aumento da troca de gases mediante a ventilação mecânica, poderei aferir o quanto o ventilador pode ajudar nesta fase, ou se é irrelevante, ou ainda contraproducente. :bigode:

Por fim, amanhã colocarei todos os terrários no local correto, abaixo da lâmpada, e o ventilador deverá ser desligado até depois de amanhã.
 
Última edição:
6º Cultivo - GT
Consegui acertar a umidade do quarto terrário:
GT4.jpg GT-4 --> tapei os furos superiores com fita isolante e finalmente a condensação dentro começou de forma suficiente a indicar estar na umidade desejada lá dentro :contente:.

Conclusão: 2 furos em cima, 7 embaixo é muito. Por hora, parece que 7 furos embaixo mantém uma boa condensação, não excessiva, como quase está as dos GT1 e GT2.

7º Cultivo - KC
Gostaria de tratar nesta postagem apenas das contaminações:
74 a contaminação.jpg contaminação visível 74 b.jpg lado sem contaminação, cheio de excreção micelial #4 (contaminação 1/2) --> acho que vou desistir de esperar o micélio vencer. Ele tem é mijado pra cacete por conta da guerra :LOL:, mas não consegue mais tapar além de como está.
71.jpg #1 (contaminação 2/2) --> fiquei surpreso com a velocidade que o micélio está tapando a contaminação. De anteontem pra hoje formou essa crosta que praticamente tapou toda a contaminação. Até amanhã deve estar tapado.

Agora uma dúvida... :?: Supondo que a segunda contaminação acima seja suprimida até amanhã ou depois, quanto tempo devo esperar para aniversariar?
 
Eu desconfio que essa fita isolante seja um belo vetor de contaminação, será que não?
 
Eu desconfio que essa fita isolante seja um belo vetor de contaminação, será que não?

Eae, @c16an0 :).

Ocorre que embaixo desta fita isolante usada pra tapar os furos já tinha um micropore, sobre o qual coloquei a fita. Então, assim, impede que a fita sirva de vetor. :coffee: Mas eu fiz isso na verdade pensando na praticidade de eventualmente depois tirar a fita isolante e não precisar recolocar o micropore... :p


6º Cultivo - GT
Os terrários seguem bem:
GT1.jpg GT-1 --> diversos pinos se desenvolveram e já os considero como jovens cogumelos :).
GT2.jpg GT-2 --> foi o que teve mais pinos e também um alto índice de abortos :(. Uns 15 pinos, mas só um deles desenvolveu em cogumelo. Creio que por alguma falha na troca de gases no começo da pinagem, pois fico ainda em dúvida exatamente quando no surgimento do pino se deve reduzir a umidade para aumentar a troca de gases.
GT3.jpg GT-3 --> sem novidades.
GT4.jpg GT-4 --> o terrário em que estou trabalhando mais a regulação de umidade. Como pode-se ver, está suficiente agora - talvez o fato de o bolo ser de menor volume que os demais também influa pra menor condensação, bem como a perda acelerada de umidade do bolo até eu ajeitar a troca de gases. Inverti o bolo porque o selo de vermiculita está muito irregular e o bolo não estava equilibrando.

7º Cultivo - KC
Finalmente os dois últimos bolos:
73.jpg #3 --> putz... falta apenas um mero arroz pra completar os 100%!!! :roflmao: Considero os 100% completados hoje.
75.jpg #5 --> ontem fechou os 100%.

No momento, há apenas um bolo (#2) KC quase nas condições sugeridas de aniversariar. Mas ele fará 7 dias somente amanhã, então vou preferir esperar mais 48 horas, uma vez que amanhã não poderei aniversariar. Este um dia a mais talvez ajude a pinar mais cedo depois de colocar no terrário. Por isso preferir adiar ao invés de adiantar o aniversário.
 
6º Cultivo - GT
Apesar da boa pinagem, os cogumelos dos dois primeiros terrários vêm aos poucos e sem crescerem muito. Eu esperava que pelo menos a primeira onda de cogus fosse maior. :?: Me pergunto se influi mais para isso o exceto de mililitros por inoculação (para aumentar o sucesso da germinação da seringa velha) o que deve ter gerado muitos micélios lá dentro do bolo e pouco substrato pra cada um em si; ou se é por conta da seringa já estar relativamente velha, temática deste diário.
GT1 cogu.jpg GT-1 --> eis um dos cogumelos. Os frutos de GT são menores que os de KC e MDK mesmo, ou há algum problema aqui? :unsure:
GT2 cogu.jpg
GT-2 --> aqui o cogumelo solitário. Reparem que aparentemente está para romper o véu. Mas vou esperar ganhar mais biomassa e efetivamente rasgá-lo para colher.

Tenho mantido a ventilação sobre os terrários, mas não tenho conseguido tirar o excesso de condensação nas paredes. Após abrir os terrários e fazer as colheitas, vou acertar a configuração deles pra reduzir um pouco o destaque na umidade.

Em relação aos outros dois:
GT3.jpg GT-3 --> está uma secura só de terrário quando liga a ventilação, mas apresenta condensação sem o ventilador. Ele já tem 11 dias de aniversariado e ainda sem pinos. Quando eu colher os dois primeiros, pretendo encharcá-lo (dunk tek) para ver se ajuda a pinar.
GT4.jpg GT-4 --> o bolo me parece bem seco, fruto dos primeiros dias com baixíssima umidade. Apesar de ter conseguido recuperar o parâmetro, acho que vou precisar também encharcá-lo em alguns dias, pra ver se pega no tranco :LOL:.


7º Cultivo - KC


Montando o Terrário KC-1

Bem, chegou a hora do primeiro terrário.
As instruções básicas de confecção já fiz com mais detalhes quando montei os dois terrários GT (link).
Eis os detalhes deste KC-1:
KC1 preparando.jpg --> o fundo da garrafa era daqueles em que o meio é mais baixo que os apoios, então ficava sambando. Por isso, optei por afundar os apoios do fundo da garrafa, para estabilizá-la em pé. Com isso, ficou meio diferente o nível de água e a quantidade de argila expandida usada. Talvez isso ajude um pouco na umidade, por reduzir o volume total interno.
KC preparado.jpg --> como sempre, argila expandida lavada em água corrente, mais água oxigenada ao fundo e aguardando o bolo. Resolvi adotar a mesma configuração de 7-8 furos embaixo, como usei no GT-4, e fiz apenas um furo de respiro no meio, sobre o qual já coloquei a fita isolante. Pretendo retirá-la apenas se a umidade ficar excessiva.
KC1 com bolo.jpg --> após aniversariar (8 dias desde os 100%) e retirar o excesso do selo de vermiculita, coloquei o bolo dentro do terrário KC-1. Por falta de tampinha de copo de requeijão não coloquei nada entre o bolo e a argila expandida, o que foi minha prática em todos os cultivos até estes sem complicações.
 
Última edição:
6º Cultivo - GT

1ª Colheita :eba:

Esta colheita se deu com os bolos dos terrários GT1 e GT2:
colheita 01 peso.jpg --> Peso total de 2,7 gramas frescas.
colheita 01.jpg --> à esquerda o que coloquei pra secar. À direita, os abortos, que descarto quando realizo secagem se forem excessivamente pequenos.


:!: Baseado na descrição da strain no repositório, creio que estes frutos mirrados são consequência (1) de excesso de micélios disputando o mesmo substrato, (2) e/ou da seringa estar velhinha, (3) e/ou de problemas com temperatura e aeração. No eventual Diário da Esperança #2 e seguintes não farei uma inoculação tão exagerada, para pelo menos eliminar uma hipótese. Talvez até eu tente finalmente aprender a fazer CL.

Quanto aos outros dois terrários e bolos:
GT3 dunkado.jpg--> fiz a imersão do bolo num pote com água, onde deverá ficar por até 24 horas. Este bolo não tem ainda nenhum sinal de pinagem, com 12 dias de aniversariado. Apesar de ainda não ter completado 15 dias para eu começar a me preocupar, o aspecto de secura dele e os problemas em manter a umidade no terrário GT-3 me fizeram encharcá-lo logo. (Ao fundo, no reflexo do espelho, uma dica sobre minha verdadeira identidade).
GT4 pin.jpgGT-4 --> eis o pino que me fez voltar atrás na ideia de imergir este bolo também. Ele está bem seco, mas, vou deixar este pino e as poucas primórdias que vi se desenvolverem.


7º Cultivo - KC
De novidade, a contaminação 2/2 foi tapada de vez. Quanto tempo se recomenda esperar se eu aniversariá-lo e colocá-lo em terrário? Cogito sobre outdoor também, pra ver se finalmente consigo um bem-sucedido :whistle: (até hoje só enterrei contaminados depois que o contaminante estava com quase 100% do bolo tomado, então nunca deu certo).

Em relação ao terrário já montado, observei que a condensação ocorre em boa medida quando não há ventilação sobre os terrários:
KC1 condensação leve.jpg KC-1 --> eis a leve condensação. A tampa está regulada para destacar a umidade. Começo a me questionar se não devo reduzir os terrários dos bolos feitos em copo de requeijão para garrafas de 2,5 litros.
 
Tá quente :D.

Tô sem termômetro nenhum, aqui por hora é tudo na base do "tá fresco", "tá quente", "tô suando", "tá f..."... :LOL:
 
Atualização Rápida

6º Cultivo - GT
Acho que esse clima quente tá trollando meu cultivo, que os cogumelos estão todos com um crescimento lento e de pouca produção de biomassa. Mas a condensação no GT-1 e GT-2 está muito forte, e inclusive em cima do bolo tem ficado úmido. Vou deixar terminar o próximo flush para ver o que posso fazer para lidar com isso.

Pode ser que também seja este um dos problemas para os frutos se desenvolverem. Sem conseguir reduzir a umidade com sucesso, o micélio não está secando e ajudando o cogumelo a se desenvolver. Se for o caso, vou tentar ver se passo a usar polyfill (perlon) no lugar da tampa, quando tiver problemas de excesso de umidade na fase pós-pinagem, para um destaque mais efetivo da troca gasosa. Por enquanto, vou colocar por umas horas um micropore no lugar da tampa para ver no que resulta até o meio da madrugada.

Em relação ao bolo do GT-3, retirei do dunk após cerca de 24 horas e recoloquei no terrário.


7º Cultivo - KC
Quanto ao terrário KC-1, tapei três dos seis furos inferiores. A ideia é que mesmo com ventilador em cima dos terrários a condensação seja suficiente para ficar pelo menos um pouco visível, que não tem sido o caso.

Contudo, a experiência com cultivos que tinham higrômetros me mostrou que não precisa haver condensação para a umidade estar na casa dos 95-100%. O interior das garrafas tendem a ficar com a umidade bem alta com facilidade. Contudo, é bom ter a neblina pra mostrar algo, ao menos na fase até a pinagem.
 
Última edição:
Não consegui adicionar as fotos à postagem anterior por meio de edição, então:
colocação de micropore.jpg --> GT-1 e GT-2 com as tampas trocadas por micropore.
KC1 sem condensação.jpg --> KC-1 sem qualquer sinal de condensação.


6º Cultivo - GT
Estou totalmente desanimado com essa pífia produtividade. Não consigo concluir o que :devil::devil::devil::devil::devil: tá pegando... Se é temperatura, se é micélio de esporo velho, ou se é muito micélio por substrato. Seguem as fotos:
GT1.jpg GT-1 --> alta condensação ainda, mesmo com o micropore, mas menor. A não desenvolver os pinos, irei fazer dunk.
GT2.jpg GT-2 --> também com condensação alta, mas menor. Sem pinagem desde a colheita. Irá pro dunk junto com o GT-1 amanhã ou depois.
GT3.jpg GT-3 --> este foi aniversariado antes de uma semana da consolidação e é o único que não deu nenhum sinal de pinagem. Parece que minha opção em aniversariar logo devido à camada de micélio mais duro não foi muito boa. Contudo, ainda faltam 3 dias pros 15 dias de alerta, e também tem que tirei ele de um dunk tem dois dias somente.
GT4.jpg GT-4 --> esses pins simplesmente pararam de crescer, me parece. Será encharcado também, se os pinos não desenvolverem.

A questão que está me confundindo mais é que nenhum dos bolos está indo bem, sejam os que apresentam alta condensação, seja o que não apresentam. A maioria parece secar com muita facilidade, então talvez não seja uma boa colocar a ventilação em cima dos terrários por muito tempo.

Pretendo, após o dunk, colocar o GT-4 em uma pet de 2,5 litros, para reduzir o volume interno e ver se aumenta a umidade.

Além disso, tá na hora de eu finalmente começar a fazer roll nos meus bolos... :bigode:

7º Cultivo - KC
Em relação ao KC-1:
KC1.jpg--> não há condensação, mas pelo menos as paredes da garrafa não estão mais totalmente secas.

Amanhã irei aniversariar os dois bolos sem contaminantes que restam. Hoje já podia fazer com um, mas deixa tudo pra amanhã. Pelo menos garante mais a consolidação. Contudo, deverei imergi-los pois estão com manchas azuis surgindo, sinal de ressecamento, neste caso, pois também a água lá dentro está ficando cada vez menos visível. A geladeira-incubadora anda passando por temperaturas relativamente altas, então a evaporação deve estar forte:
KC3 com azulamento.jpg#3 --> bastante azulamento visível. Sinal de micélio sem umidade, no caso.
KC5 com pin e leve azulemtno.jpg #5 --> este aqui chegou a dar um
pin que não cresceu nem nada, só foi contra o vidro. Também está com um leve azulamento.

------------------------

Em conclusão, estou meio triste :( que a produção está muito pífia. Hoje começam minhas férias :cool:, e eu esperava pelo menos uma viagem de cogumelo neste período :greyalien:, pois minha mente fica mais relaxada :descalco:.

Vou passar a colocar os terrários no meu quarto à noite, que fica com ar-condicionado ligado. Talvez a redução da temperatura por pelo menos de noite ajude na frutificação.
 
A evaporação nas PETs não parece estar sendo suficiente. E talvez a troca de ar também não esteja... Pode abrir as garrafas para borrifar e abanar todo dia.

Além disso, acho que fazer um roll ou dunk & roll nos bolos ajudaria.
 
A evaporação nas PETs não parece estar sendo suficiente.

Por quê? :bigode: Uma vez que elas estão com baixa condensação, achei que automaticamente a evaporação ia ser mais eficiente. Não tinha pensado que tinha chance de estar com problemas na evaporação. Obrigado pelo toque, vou ver se mexo nesse parâmetro :). Tenho acertado apenas a troca de ar, mas como a condensação está pequena, fico achando que a evaporação está alta, então não destaquei mais ainda a troca de ar. Vou tentar ver este caminho também.

talvez a troca de ar também não esteja

Pois é, meus únicos parâmetros de troca de ar são (a) o micélio não ficar aéreo e (b) a redução da condensação com o ventilador em frente aos terrários.

Talvez eu deva abrir mão do ventilador e passar a pelo menos apertar as garrafas 1 a 3 vezes ao dia, já que não gosto de abri-las antes da colheita.

Pode abrir as garrafas para borrifar e abanar todo dia.

Pois é, meu objetivo é tentar uma configuração em que seja dispensado isso e tenha um rendimento razoável. Essa é uma das razões de não usar terrário de caixa organizadora, pois só farei quando puder montar um equipamento 100% automático...

Contudo, eu tô sem cogumelos :cr:, então tô quase deixando a teoria pra lá e abanando...

fazer um roll ou dunk & roll nos bolos ajudaria.

Sim, pretendo fazer sim :).
 
Apertar as garrafas deve servir, apesar de não tão eficiente. Só cuidado para não machucar os bolos.

Se não tem condensação, não tem evaporação. Porque se tivesse bastante umidade, teria condensação pelas paredes de qualquer forma. Referência: View attachment 70395

Nas minhas PETs, a umidade era quase automática mas para a troca de ar eu tive que abanar de qualquer forma.
 
Pra que eu fui inventar de botar os terrários no quarto de noite com ar-condicionado? Nas vezes que fiz isso em cultivos anteriores, não ocorreu o que houve neste. No entanto, das outras vezes havia umidade já dentro dos terrários. Eu quis ver se abaixar a temperatura ajudava, mas acabou que nesta configuração que estavam os terrários azulou tudo pelo ressecamento.

Resultado, todos os bolos tiveram que ir pro dunk. Por garantia, também coloquei em cold shock, que apesar de não ser uma técnica que tem eficácia "comprovada", e por isso não a fazia mais... bem, no desespero pra ver se pinam direito, né... :D

Às fotos:
GT1 e GT2.jpg Bolos do GT-1 e GT-2 --> bem sequinhos. O GT-1 tava purinho de abortos, os quais arranquei.
GT3 e GT4.jpg Bolos do GT-3 e GT-4 --> mesma coisa. Tinha acabado de tirar o GT-3 do
dunk há poucos dias... Não sei o quanto isso vai estressá-lo, e olha que sequer pinou até agora.
KC1.jpg Bolo do KC-1 --> é, tadinho, azulou de bucha e mal foi aniversariado. Mas sem sinais de primórdias.


20160229_122137.jpg A única dica que vale deste post: esses copos de 350 ml de PP são na medida pra encharcar os bolos feitos em copos de requeijão e de whisky sem ocupar muito espaço.

Por fim, em relação aos dois últimos bolos de KC que estavam na geladeira-incubadora:
20160229_124011.jpg Estavam bem secos e foram direto pro dunk assim que aniversariei.

Agora minha dúvida é se deixo os bolos submersos por 6, 12 ou 24 horas.

Foram todos pra geladeira sentir um pouco de frio.

E, que bom, parece que chegou uma frente fria :). Deve melhorar as coisas deste cultivo um pouco.
 
6º Cultivo - GT
Tirei do dunk depois de quase 48 horas:
micélio congelado 1.jpg micélio congelado 2.jpg micélio congelado 3.jpg --> a prateleira de frio extra chegou a congelar esse daqui :atrapalhado:. No geral, todos os bolos ficaram azulados pelo frio que tava a água do dunk.
GT1.jpg GT2.jpg GT3.jpg GT4.jpg --> todos os 4 terrários de GT. A única observação é que o GT-3 coloquei a parte de cima da garrafa mais pra baixo, a fim de reduzir o volume e ajudar na umidade, pois a garrafa é de 3,3 litros.


7º Cultivo - KC
Tirei os bolos do dunk também depois de quase 48 horas:
KC1.jpg KC-1--> este já tinha sido aniversariado antes. De volta ao terrário.

Os outros dois foram pros terrários pela primeira vez:
KC2.jpg KC3.jpg KC-2 e KC-3 --> os terrários deles seguem o mesmo modelo do GT-1, que foi o que deu mais certo até agora, que são 4 furos embaixo - mas sem o furo no meio.

Um ponto a se observar sobre a questão de troca de ar nas garrafas pet é que :!: a tampa é o principal regulador da troca gasosa e não pode ser totalmente fechada, pois isso irá cessar a circulação de ar. No tópico com o tutorial original, sequer existem os furos embaixo. No caso deste cultivo, os dois primeiros terrários, como tinham furos no meio, achei por bem apertar totalmente a tampa e fechar o fluxo de ar que entra por cima. Resultado: não houve troca gasosa e eles ficaram micélios aéreos (link)! Então, faça o que quiser pra aumentar ou reduzir a circulação, mas se fechar a tampa, acredito que vai "sufocar" o micélio lá dentro, pouco importam os demais furos, pois não haverá circulação de ar alguma. Creio que isso se dá devido ao formato da garrafa que gera o fluxo de ar, e a tampa seria um ponto de pressão que daí não deve ser vedado.

Ou seja, não cometa o erro de querer sobrevalorizar a umidade interrompendo sem querer todo o fluxo de ar por fechar totalmente a tampa.
 
Um bom teste seria pegar um dos bolos e fazer um roll depois dar umas boas borrifadas no bolo e coloca-lo num pratinho com vermiculita úmida.
Não sei se é coisa da minha cabeça, mas quando faço este procedimento parece que fica mais fácil deles frutificarem mais rápido e mais fortes,
 
quando faço este procedimento parece que fica mais fácil deles frutificarem mais rápido e mais fortes,

Sim, é um procedimento de eficácia bem atestada pelos membros da comunidade... Eu ia fazer o roll, mas esqueci! :p :lol: :D
 
Agora vai! :eba:

6º e 7º Cultivos - GT e KC
Finalmente acho que acertei com os terrários:
20160303_152808.jpg --> as 7 garrafas pet estão com condensação de visível até bem forte. Além disso, nenhum micélio ficando aéreo em busca de oxigênio. Por enquanto, é só aguardar :bigode:.

:teo_seta_direita: Uma vez que vi que a umidade dentro está alta, folguei bem as tampinhas pra permitir a maior troca de ar e estimular agora a pinagem - de quebra também espero dar uma enfraquecida na condensação onde está excessiva.

Parando pra analisar o cultivo até o momento, :!: acho que a ideia de colocar o ventilador fez com que os bolos perdessem umidade muito rápido num terrário que ficava com baixa umidade ambiente enquanto a ventilação estivesse ligada, e daí a pouca pinagem. Em algum momento, os bolos já não tinham o que suar e então cessava até mesmo a condensação na parede das respectivas pets.

O que fazer agora? Aguardar pra quando eu voltar de viagem...


Viagem e Garrafas Pet
As garrafas ficarão como estão, sem precisar abrir pra troca de ar, até meu retorno à casa em alguns dias.

A única automação necessária pode ser vista na foto: a luz que acende por 12 horas durante o dia. Reparei que sem esta iluminação a pinagem é bem menor, pois fiquei sem um timer nos dois cultivos anteriores.

De resto, é chegar de viagem e ir ver como estarão! :D

Baseado na minha prática, no entanto, não espero encontrar cogumelos maduros e creio que muitos dos bolos nem pinem.

Algo bom foi a arrefecida que deu no clima, que ainda não está ideal, mas pelo menos está tranquilo. Isso aumenta as chances de ter alguma colheita boa em breve :fome:.
 
Back
Top