Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #1 - GT e KC - 6º e 7º Cultivos

Diário de cultivo completo.
Após reler o tópico sobre longevidade de carimbos, me dei conta que eu tinha duas seringas já na casa dos 6 meses ou mais de vida, e ao mesmo tempo queria começar meu sexto cultivo. Também revi meus primeiros cultivos e, agora que dei uma baixada no ritmo de doidera da vida, espero que estes diário e cultivos fiquem mais trabalhados do que os dois últimos.

A Tek pra todos os bolos é a de sempre: PF Tek (guia de cultivo ilustrado) com garrafas pet para o terrário (tópico sobre terrários de garrafas pet). Só pretendo fazer experimentações no inverno, para ter as condições mais favoráveis.


Golden Teacher - 4 bolos inoculados - 6º Cultivo

Foi feito o substrato tradicional no dia 16/01 e levado à PP que, após começar a apitar, ficou no fogo baixo por 1 hora. A inoculação se deu em 17/01, 24 horas depois, com luvas e máscara cirúrgica, sem camisa. Usei toda a seringa de 10 ml de GT, únicos esporos que até hoje obtive em loja on line, com 6 meses já de existência, pela data de envio:
20160117_222529.jpg Eis os copos, que foram levados para a geladeira-incubadora no mesmo dia.


Keepers Creepers - 5 bolos inoculados - 7º Cultivo

Fiz o substrato tradicional de sempre, mas desta vez farinhei um pouco mais o arroz integral:

20160119_215647.jpg Na foto só aparecem os grãos que ainda ficaram grandinhos, mas ficou bastante farelo.

Levei para 2 PPs os 5 copos em 19/01 e deixei uma hora em fogo baixo depois que começou a sair o vapor. No fim, eu sempre me aproximo agachado do fogão pra desligar o fogo, só por precaução... :roflmao:

Aqui, gostaria de detalhar como foi a confecção do substrato:

  1. Sem camisa, sem toca, sem máscara, sem luvas, lavei as mãos com detergente;
  2. Moído bem moído o arroz integral em moedor de café até mais da metade virar FAI;
  3. Fui checar meu filho no quarto dele e falei que ia desligar a TV depois de mais um desenho;
  4. Fiz o subtrato no potão;
  5. Peguei os copos e botei o substrato dentro;
  6. Meu filho me chamou, fui verificar, deixei mais um desenho e voltei;
  7. Aí peguei os guardanapos e limpei as beiradas dos copos, mas tinha esquecido de botar o selo de vermiculita;
  8. Botei o selo bem fino em todos os copos, conseguindo não sujar de novo as beiradas;
  9. Fui lá no meu quarto buscar minha tesourinha;
  10. Peguei o papel alumínio e fui cortando e botando na boca dos copos;
  11. Botei meu filho pra dormir;
  12. Enchi as panelas de pressão na medida que estou acostumado;
  13. Na medida em que colocava os copos eventualmente tirei um cado de água de cada uma das 2 PP pra não ficar muito acima do nível recomendado;
  14. Botei pra esquentar.
A questão dessa narrativa é ver a tranquilidade com que fiz o substrato. Afinal, vai pra autoclave! Não precisa nada além da higiene básica do dia a dia, nem desespero de nada. Eu inicialmente me preocupava de colocar tudo antes de começar os procedimentos, mas nunca, nunca me lembrava. Agora, simplesmente abri mão: vou fazendo e lembrando do que precisa, e então faço, sem pressa, sem grandes preocupações. Depois, bota na PP e esteriliza mesmo... ;)

O procedimento de inoculação dos KC me chamou muito a atenção pelo seguintes fatos: estava sem camisa, me enrolei muito com as coisas e perdi muito tempo, suei dentro do banheiro a ponto de todas as paredes e do espelho embaçarem e eu ter dificuldade de grudar os pedaços de microporo já cortados na parede pra pegar depois da inoculação... Algumas inoculações fiz até mesmo sem a luva... O chão do banheiro não tava muito limpo... Enfim, se tiver um índice alto de contaminação (caso germinem), será esperado, senão... Bem, não recomendo a ninguém fazer isso no primeiro cultivo :whistle:...

20160120_153520.jpg E os 5 copos inoculados com KC cerca de 16 horas depois da PP, no dia 20/01.

Esta seringa em especial do KC foi dada pelo saudoso @Azul :), e já deve contar com uns 8-9 meses de vida pelo menos... Então usei tudo que tava na seringa pra aumentar as chances de germinarem. Além disso, eu esqueci dos problemas em copos de requeijão: o substrato tem que encher um pouco mais o copo pra agulha poder passar o selo de vermiculita na inoculação, o que me indica visualmente que esta foi realizada.


Na Geladeira-Incubadora

Por acaso, apesar de estar no verão, tem feito relativo frio, então a incubadora agora consegue manter a temperatura de fato ideal pra colonizarem:
20160120_153927.jpg Em cima os GT, em baixo os KC.



E agora é torcer pra esses carimbos improváveis darem certo :).
 
Última edição:
6º e 7º Cultivos - GT e KC
9ª Colheita
:eba:
Uma pequena colheita hoje, de um único cogumelo pequeno. Não tirei foto depois de colhido. Coloquei pra secar e vou dar o peso dele depois da secagem.

Seguem as fotos dos terrários:
GT1.jpg GT1 --> está com aspecto seco e a contaminação está mais visível, não sei se vai mais frutificar, mas não vou mais ajeitar o terrário, o que vier, virá! :lol:
KC2.jpg KC2 --> fiquei uns dias sem ver e quando fui conferir hoje, já tava com cogumelo prestes a esporular, que foi colhido e já colocado no túnel de vento. :fome:

Por questões de saúde, não estou tendo condições de cuidar muito deste cultivo e do seguinte, então agora os terrários estão 100% a bangu. :roflmao: Ainda bem que uso terrário de pet, que dispensa cuidados diários, e o timer de luz está funfando tranquilo... :D
 
6º Cultivo - GT - Encerrado
10ª Colheita :eba:

Fiz mais uma colheita, a última do último GT que sobrava. Eu realmente não esperava por isso, porque tinha visto o mofo verde no bolo faz uns dias, mas acontece que o mofo não dominou o bolo todo, que ainda me rendeu dois cogumelos medianos. Não os pesei, vou esperar terminar o cultivo pra pesar todas as últimas colheitas secas juntas. :coffee:

Algo interessante nessa colheita foi como estava o bolo. Ao contrário de durinho, estava muito mole e quebradiço. Acho que isso significa que já estava pra morrer, ou estava morto, não sei. Mas nunca tinha pego um bolo tão molenga. :bigode:

Descartei o bolo e coloquei no terrário uma solução com água sanitária até a altura das argilas expandidas, com a ajuda da minha esposa. :love:

7º Cultivo - KC
Eu ia descartar também o bolo do KC-2 e dar por encerrado esse diário porque tá muito ruim de eu cuidar dos cultivos. Contudo fui surpreendido por um cogumelo pequeno mas robusto que está crescendo nele, então deverei fazer pelo menos mais uma colheita antes de finalizar o 7º cultivo e, por consequência, este diário. :fome: :)
 
7º Cultivo - KC
Colheitas 11 e 12
:eba:
Além daquela colheita extra que fiz mas não registrei aqui, a qual rendeu um cogumelo dos grandes, deixei o bolo e o terrário sem cuidados sobre a pia aguardando a limpeza e mesmo assim frutificaram mais 3 cogumelos :contente::
20160426_235026.jpg 20160426_235050.jpg 20160426_235041.jpg KC-2 --> mais 3 cogumelos, e estes totalmente ao relento. :teo_ninja: Vejam que cresceram sem qualquer direcionamento.
20160426_235320.jpg Os 3 cogumelos já colhidos, antes de irem pro túnel de vento.
20160426_235337.jpg Resolvi então deixar esse bolo por deixar novamente, mas agora pelo menos com a iluminação em cima. Do jeito que está - deitado sobre a argila - deixei toda a superfície não coberta por esporos para cima. :)

É isso aí, uma boa surpresa decorrente da minha impossibilidade de cuidar dos cultivos no momento. :feliz: Acho que ainda deve render mais alguns poucos cogumelos. :)
 
7º Cultivo - KC - Encerrado
13ª Colheita
:eba:
É isso ai. Assim se encerra de vez o Diário da Esperança #1, que teve um relativo bom rendimento. Infelizmente os primeiros flushes foram prejudicados até que eu conseguisse resolver o problema de troca de ar nos terrários, o que ajudou na relativa baixa soma total de gramas colhidas. Contudo, como sempre digo, o cultivo me basta só de dar cogumelo suficiente pra uma viagem de tempos em tempos, e aqui o necessário foi cumprido. :greyalien:

Bem, eis a última colheita:
último fruto.jpg KC-2 --> eis o último fruto, que desde ontem já estava esporulando. Cresceu assim a bangu, nem o topo da garrafa ajeitei, tal como disse que faria. Apenas dessa vez teve a iluminação em cima.

O bolo finalmente pegou uma contaminação do tipo mofo verde:
bolo contaminado e base do cogumelo.jpg Nesse outro ângulo, pode-se ver a contaminação. Inclusive...
colheita a.jpg A base do cogumelo estava estranha, bem azulada. Pela pouca experiência que tenho, vi que era contaminação...
colheita b.jpg ... então cortei fora e coloquei o resto do derradeiro cogumelo para secar.

Pronto. Feito isso, descartei o bolo e coloquei o terrário para limpeza numa solução com água sanitária.

Agora só pretendo voltar aqui pra dizer o total das últimas colheitas em peso seco.

Deixo registrado que andei consumindo um cogumelinho e um pedaço num total de 155 mg ontem, apenas pra não esquecer na contagem final do peso. :fome:
 
:!: Última Atualização :!:

Para informar a soma total das 6 últimas pequenas colheitas (8 a 13) em peso seco, que aliás foi muito melhor do que o esperado: 4,180 gramas. :feliz: Para mim, mais que o suficiente para uma viagem forte ou duas viagens medianas. :greyalien:

:teo_seta_direita: Observação a ser feita é que além da secagem também farei chá com os cogumelos desidratados, pois houve contaminação em diversos frutos.

Além disso, ainda tenho guardado o chá que fiz de cerca de 17 gramas frescas. Então, estou bem tranquilo com o resultado deste cultivo, sem pressa enquanto aguardo para retomar o próximo (Diário da Esperança #2), em breve, até pra não perder o melhor período do ano para o cultivo, que é com a chegada da época de mais frio aqui no sudeste.

E a todos que me acompanharam...
 
Contaminação esquecida.
Pois é, o copo KC-4, que teve uma contaminação que não conseguia ser vencida, acabei esquecendo dele totalmente nesses 3 meses desde que esqueci de jogar no lixo. Bem, hoje sem querer o revi, então aniversariei e resolvi tentar um outdoor de qualquer forma:
contaminação esquecida 1.jpg contaminação esquecida 2.jpg contaminação esquecida 3.jpg --> o micélio que não perdeu mas ficou longe de vencer.
contaminação esquecida 4.jpg --> e um
outdoor sem qualquer esperança.

O copo foi pra um banho em uma solução relativamente bem concentrada de água sanitária.
 
Back
Top