Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #1 - GT e KC - 6º e 7º Cultivos

Diário de cultivo completo.
Após reler o tópico sobre longevidade de carimbos, me dei conta que eu tinha duas seringas já na casa dos 6 meses ou mais de vida, e ao mesmo tempo queria começar meu sexto cultivo. Também revi meus primeiros cultivos e, agora que dei uma baixada no ritmo de doidera da vida, espero que estes diário e cultivos fiquem mais trabalhados do que os dois últimos.

A Tek pra todos os bolos é a de sempre: PF Tek (guia de cultivo ilustrado) com garrafas pet para o terrário (tópico sobre terrários de garrafas pet). Só pretendo fazer experimentações no inverno, para ter as condições mais favoráveis.


Golden Teacher - 4 bolos inoculados - 6º Cultivo

Foi feito o substrato tradicional no dia 16/01 e levado à PP que, após começar a apitar, ficou no fogo baixo por 1 hora. A inoculação se deu em 17/01, 24 horas depois, com luvas e máscara cirúrgica, sem camisa. Usei toda a seringa de 10 ml de GT, únicos esporos que até hoje obtive em loja on line, com 6 meses já de existência, pela data de envio:
20160117_222529.jpg Eis os copos, que foram levados para a geladeira-incubadora no mesmo dia.


Keepers Creepers - 5 bolos inoculados - 7º Cultivo

Fiz o substrato tradicional de sempre, mas desta vez farinhei um pouco mais o arroz integral:

20160119_215647.jpg Na foto só aparecem os grãos que ainda ficaram grandinhos, mas ficou bastante farelo.

Levei para 2 PPs os 5 copos em 19/01 e deixei uma hora em fogo baixo depois que começou a sair o vapor. No fim, eu sempre me aproximo agachado do fogão pra desligar o fogo, só por precaução... :roflmao:

Aqui, gostaria de detalhar como foi a confecção do substrato:

  1. Sem camisa, sem toca, sem máscara, sem luvas, lavei as mãos com detergente;
  2. Moído bem moído o arroz integral em moedor de café até mais da metade virar FAI;
  3. Fui checar meu filho no quarto dele e falei que ia desligar a TV depois de mais um desenho;
  4. Fiz o subtrato no potão;
  5. Peguei os copos e botei o substrato dentro;
  6. Meu filho me chamou, fui verificar, deixei mais um desenho e voltei;
  7. Aí peguei os guardanapos e limpei as beiradas dos copos, mas tinha esquecido de botar o selo de vermiculita;
  8. Botei o selo bem fino em todos os copos, conseguindo não sujar de novo as beiradas;
  9. Fui lá no meu quarto buscar minha tesourinha;
  10. Peguei o papel alumínio e fui cortando e botando na boca dos copos;
  11. Botei meu filho pra dormir;
  12. Enchi as panelas de pressão na medida que estou acostumado;
  13. Na medida em que colocava os copos eventualmente tirei um cado de água de cada uma das 2 PP pra não ficar muito acima do nível recomendado;
  14. Botei pra esquentar.
A questão dessa narrativa é ver a tranquilidade com que fiz o substrato. Afinal, vai pra autoclave! Não precisa nada além da higiene básica do dia a dia, nem desespero de nada. Eu inicialmente me preocupava de colocar tudo antes de começar os procedimentos, mas nunca, nunca me lembrava. Agora, simplesmente abri mão: vou fazendo e lembrando do que precisa, e então faço, sem pressa, sem grandes preocupações. Depois, bota na PP e esteriliza mesmo... ;)

O procedimento de inoculação dos KC me chamou muito a atenção pelo seguintes fatos: estava sem camisa, me enrolei muito com as coisas e perdi muito tempo, suei dentro do banheiro a ponto de todas as paredes e do espelho embaçarem e eu ter dificuldade de grudar os pedaços de microporo já cortados na parede pra pegar depois da inoculação... Algumas inoculações fiz até mesmo sem a luva... O chão do banheiro não tava muito limpo... Enfim, se tiver um índice alto de contaminação (caso germinem), será esperado, senão... Bem, não recomendo a ninguém fazer isso no primeiro cultivo :whistle:...

20160120_153520.jpg E os 5 copos inoculados com KC cerca de 16 horas depois da PP, no dia 20/01.

Esta seringa em especial do KC foi dada pelo saudoso @Azul :), e já deve contar com uns 8-9 meses de vida pelo menos... Então usei tudo que tava na seringa pra aumentar as chances de germinarem. Além disso, eu esqueci dos problemas em copos de requeijão: o substrato tem que encher um pouco mais o copo pra agulha poder passar o selo de vermiculita na inoculação, o que me indica visualmente que esta foi realizada.


Na Geladeira-Incubadora

Por acaso, apesar de estar no verão, tem feito relativo frio, então a incubadora agora consegue manter a temperatura de fato ideal pra colonizarem:
20160120_153927.jpg Em cima os GT, em baixo os KC.



E agora é torcer pra esses carimbos improváveis darem certo :).
 
Última edição:
6º Cultivo - GT
Achei que já estariam em 100%, mas falta muito pouco:
61.jpg #1 - É o que mais falta colonizar, toda a parte debaixo.
62.jpg #2 - Apenas essa partezinha.
63.jpg #3 - Só mais um cadinho...
64.jpg #4 - Eita!

Já contam com 16 dias de colonização. Em dois volto pra ver como estão. :love:

7º Cultivo - KC

Progridem mais devagar, mas seguem em frente. Tenho desconfiança de possível contaminações:
71a.jpg 71b.jpg 71c.jpg #1 - Nas duas primeiras fotos, minha preocupação se é o mesmo contaminante que pegou o bolo #4.
72a.jpg 72b.jpg #2 - Na segunda foto, o micélio mais claro me preocupa de ser também o mesmo contaminante.
73a.jpg 73b.jpg #3 - Tudo em ordem. Cada vez mais rizomórfico, como os demais copos.
75a.jpg 75b.jpg #5 - Um lado de vento em popa, o outro já mostra as caras.

Já contam com 12 dias de colonização.

Em relação ao bolo contaminado, tirei três fotos:
cont 01.jpg cont 02.jpg cont 03.jpg #4 (contaminado) - A parte mais clara nas fotos é o micélio de cubensis visível. O resto é o contaminante, com alguns pontos de micélio de cubensis aqui e ali numa possível, incrível e emocionante retomada pelo substrato :D. Em observação. :bigode:
 
Última edição:
6º Cultivo - GT
Eis como estão os bolos:
61.jpg 62.jpg #1 e #2 - falta pouquinho pra acabar de colonizar na área visível.
63-64 totalmente colonizados.jpg #3 e #4 - já completaram os 100% e comecei a contagem de uma semana. Sexta-feira Quarta-feira que vem os aniversario :eba:.

7º Cultivo - KC
A colonização segue devagar mas constante:
71a.jpg 71b.jpg #1 - começo a ficar mais tranquilo de que o micélio mais clarinho embaixo é também de cubensis. Um dos fatores que também me faz descartar a mesma contaminação ocorrida no bolo #4 é que ela surge ao mesmo tempo em todos os pontos do copo, enquanto este micélio mais clarinho está crescendo devagar.
72a.jpg 72b.jpg #2 - mesma coisa em relação à esse bolo (micélio mais claro da segunda foto), também estou mais tranquilo de que é
cubensis mesmo, e não contaminante.
73a.jpg 73b.jpg #3 - Só orgulho.
75a.jpg 75b.jpg #5 - Só orgulho.


ExPoro, e essa contaminação, como anda?
Opa! :)
Em relação à contaminação:
contaminado a.jpg contaminado b.jpg #4 (contaminado) - acho que somente uma máquina profissional consegue mostrar as nuances do micélio do contaminante e do cubensis em franco conflito, na variação dos brancos de cada micélio. Creio que o cubensis vai dominar no final :).
 
Última edição:
De volta aos registros do andamento das colonizações. Acho legal trazer essas imagens com certa frequência a fim de dar uma impressão melhor da velocidade de colonização. Interessante também é que os dois cultivos simultâneos estão colonizando em velocidades diferentes, o que mostra que é comum tanto ocorrer os 100% em três semanas quanto em mais tempo, mesmo sob as mesmas condições de incubação, a depender da strain, das condições da seringa e de como foi feita a inoculação - este último o maior fator de atraso da colonização dos KC.

6º Cultivo - GT
Mais um bolo terminou de colonizar 100%. Agora só resta o #1 terminar, creio que até amanhã ou depois está completo:
61.jpg 62 a 64.jpg Só falta o #1 terminar.

7º Cultivo - KC
A colonização é francamente mais lenta que a do GT. Me pergunto até que ponto o fato da seringa ser relativamente bem velha influiu, uma vez que a FAI destes substratos ficou até mais farinhada que a do outro, o que em tese seria mais favorável ao micélio. Mas, se não fosse a falha de a agulha não atravessar o selo de vermiculita durante a inoculação, creio que estariam também em 100%:
71a.jpg 71b.jpg 72a.jpg 72b.jpg73a.jpg 73b.jpg 74a.jpg 74b.jpg Os quatro bolos. Neste momento, fico aliviado de confirmar que não houve mais contaminações, bem como que os micélios estão a pleno vapor agora.
 
Deixa eu te perguntar, e esses carrinhos ai? Escala? hehehe

É porque dá alguma variação nas fotos e também ajuda a ver o ângulo de cada foto :D :lol:.
 
Incubadora
Hoje abri e estava marcando 33,0 °C lá dentro. Coloquei a mão nos vidros dos copos e não estavam frescos como de costume, mas também não pareciam tão quentes.

Estou me perguntando se é possível obter algum tipo de condensador pequeno pra colocar lá dentro pra dias mais quentes... Mas fui procurar e só achei condensadores de geladeira e ar-condicionado... Nenhum tipo de condensador "pequeno"... Existe?

6º Cultivo - KC

Finalmente terminaram de colonizar todos os bolos:
6o cultivo tudo colonizado.jpg O último foi o #1, que ficou em 100% ontem. Amanhã (quarta) ou na sexta pretendo aniversariar os dois primeiros.

7º Cultivo - GT
Segue tranquila a colonização. Creio que o maior calor dos últimos dias deu uma desacelerada na taxa de colonização. As fotos primeiro mostram o lado dos copos com mais área ainda sem micélio visível:
71a.jpg 71b.jpg #1
72a.jpg 72b.jpg #2
73a.jpg 73b.jpg #3
75a.jpg 75b.jpg #5

 
6º Cultivo - GT

Preparando os Terrários e Aniversariando


A preparação dos terrários pet é bem simples. Alguns, como eu, irão ter mais problemas em deixar os cortes mais bonitos, retos, mas ainda assim continuarão funcionais. O tutorial básico está neste tópico. A seguir, nas fotos, a explicação dos passos que fiz:

01 - fazendo o terrário.jpg --> Primeiro o que utilizo: as garrafas pet, estilete para cortá-las e micropore pros furos de respiração, bem como eventualmente pra grudar as partes inferiores e superiores das garrafas, dependendo do encaixe que for feito.

02 - nomeando as garrafas.jpg --> Nomeei cada terrário. O GT 1 receberá o bolo #3 e o GT 2 receberá o bolo #4 da colonização do 6º cultivo, que foram os dois primeiros a completarem os 100%.

03 - terrários prontos.jpg --> Fiz no GT 1 quatro furos de cerca de 1 cm de altura por 2 de comprimento. Os furos não são nem muito pequenos, nem muito grandes. No segundo cultivo, ter usado furos muito grandes atrapalhou claramente na umidade do terrário. No GT 2 fiz dois furos, para analisar qual será a diferença. Em ambos, coloquei um furo maior, de cerca de 2x2 cm um pouco mais acima, onde antigamente costumava colocar o higrômetro. Nos terrários que tinham este furo em cima e que não colocava o higrômetro, mas apenas o micropore, não tinham problemas com umidade e pareciam ter boa troca de gás. Então, resolvi adicionar este furo de respiro. Por fim, a garrafa da esquerda ficou o encaixe bem apertado, então dispensou o uso de micropore para filtragem; já o da direita precisou de micropore em um dos lados do encaixe.

04 - terrários preparados para os bolos.jpg --> Lavei com água corrente a argila expandida, preenchi o fundo dos terrários e adicionei água oxigenada 10 volumes até um nível não muito baixo, nem muito alto. Deixei em separado para ir agindo a água oxigenada enquanto eu aniversariava os dois bolos.


05 - itens para aniversariar.jpg --> Eis tudo para aniversariar: a tesoura ou estilete pra ajudar a cortar a fita isolante, as luvas de látex, as duas tampinhas pra ajudarem a equilibrar os bolos sobre a argila expandida e os pratinhos de isopor descartáveis.

06a - aniversariados de cima.jpg 06b - aniversariados de frente.jpg --> Depois de aniversariados, retirei o excesso de vermiculita do selo. Nenhum deles ainda tinha pinado, felizmente. É preciso então manusear com cuidado os bolos, para não prejudicar os nós hifais que, creio, já começavam.

07 - bolos nos terrários.jpg --> Passei a não fazer dunk até o fim do segundo flush para não prejudicar o desenvolvimento das primórdias em pins. Segundo li no TMC, parece que os nós hifais do primeiro e do segundo flush surgem juntos, mas estes ficam quietos até o fim daqueles, então a forma como você lida com o primeiro flush influi no segundo... Bem, só sei que não quero colocar em dunk e prejudicar esse primeiro impulso do micélio em formar cogumelos. Os dois primeiros flushes são muito importantes para produtores de baixa produtividade :cool::D...

08 - terrários na caixa de terrários.jpg --> Finalmente, os terrários foram pra dentro de uma caixa de terrários (caixa de papelão envolta com saco de lixo preto novo, com a finalidade de reduzir a sujeira e também de ajudar às vezes na orientação dos cogumelos :LOL:) em que em cima fica a lâmpada com o timer de 12 em 12 horas para ligar e desligar. Esta foi uma automação favorável que eu estava sem usar nos dois últimos cultivos. Creio que irá ajudar a aumentar um pouco a produção.

E é isso! :contente:

A temperatura aqui na região está muito acima do ideal, mas vamos ver no que vai dar... :)
 
6º Cultivo - GT

Colonização
Fui ver hoje os dois bolos, e um deles achei por bem aniversariar, apesar de ainda não ter uma semana de 100% de colonização:
61a.jpg 61b - linha de água.jpg #1 - segue tranquilo. Na segunda foto, vê-se um excesso de água, a ponto de fazer uma linha visível na parte debaixo.
62a - crosta.jpg 62b.jpg 62c - sem crosta.jpg #2 - é o que resolvi aniversariar. A razão pode ser vista nas duas primeiras fotos: a crosta de micélio que começou a se formar, e de onde dificilmente ou nunca sai micélio. Então, mesmo que não tenha passado o lapso de uma semana, mas de apenas 4 dias, o aniversariei para que parasse de expandir essa camada improdutiva de micélio.


Aniversário do Bolo GT #1 e Montagem do Terrário GT-3.
Neste terceiro terrário resolvi fazer um experimento:
GT3 - preparado para receber o bolo GT #1 .jpg --> o terrário pronto para receber o bolo, já com a argila expandida lavada em água corrente e preenchido o fundo parcialmente com água oxigenada 10 volumes (ou 3%).
GT3a - bolo aniversariado close 1.jpg GT3a - bolo aniversariado close 2.jpg --> o bolo aniversariado e o excesso de selo de vermiculita retirado.
GT3b - terrário já com o bolo dentro.jpg --> eis aqui o experimento: coloquei insulfilm na parte de cima da garrafa pet cortada para ver se a troca de gás fica melhor que com a parte de cima da garrafa, bem como também pra checar como fica a conservação da umidade. A razão para ter feito foi tripla: (1) mais prático pra abrir e fechar o terrário; (2) o insulfilm permite a troca de gases; (3) meu micropore acabou :D...

Problema com troca gasosa nos dois primeiros terrários
No dia que montei os terrários GT-1 e GT-2 esqueci de afrouxar a tampinha e deixei totalmente apertada por quase 48 horas. Isso prejudicou bem a circulação de ar dentro da garrafa. Hoje afrouxei e torço para que resolva. Também passei a usar um ventilador ligado perto dos terrários com o objetivo de ajudar na troca de ar e também reduzir a temperatura lá dentro:
estrutura dos terrários 1.jpg estrutura dos terrários 2.jpg Coloquei o GT-3 no meio dos outros dois, dentro da mesma caixa de terrários.

Para conseguir mostrar o micélio "em busca de ar", usei a câmera do celular da minha esposa. Apesar dos dois estarem com micélios aéreos, apenas as fotos do GT-2 ficaram boas, mas já bastam para ilustrar este sintoma de troca gasosa insuficiente:
GT2 aéreo 3.jpg GT2 aéreo 2.jpg GT2 aéreo 1.jpg --> fotos de um micélio que tá reclamando de falta de ar. :!: Solução: melhore a troca gasosa do terrário :bigode:. Espero que amanhã não tenha progredido mais esta condição, agora que afrouxei a tampa e também que coloquei o ventilador perto.

-
 
Última edição:

(continuação do post anterior, devido à limitação do número de fotos a 20 por postagem)
7º Cultivo - KC

A colonização segue nos conformes, exceto pelo primeiro bolo:

71a.jpg 71b - possível contaminação.jpg #1 - Infelizmente um dos lados, o da segunda foto, apresenta uma possível contaminação. O que vocês acham? :coffee:
72a.jpg 72b.jpg #2 - Um dos mais avançados.
73a.jpg 73b.jpg #3 - Sem problemas.
75a.jpg 75b.jpg #5 - Chega lá! :LOL:


Em relação à contaminação:

contaminação 74a - parte ainda com contaminante dominando.jpg contaminação 74b - excreção1.jpg contaminação 74c - excreção2.jpg #4 (contaminação) --> há somente um pedaço em que o micélio do cubensis não dominou, que é o da primeira foto. Uma curiosidade que observei é a quantidade de excreção que produz o micélio em luta contra o contaminante, como se pode observar nas duas fotos seguintes.
contaminação 74d - close nos buracos por onde deve ter entrado contaminante.jpg --> Eis aqui os furos que desconfio pelos quais a contaminação entrou.
 
Última edição:
Salud ExPoro, meu caro.
Tenho um bolo num terrario Pet tem uns 15 dias e nada de pins ainda. Será que to com problemas nas trocas de ar? Não fiz nenhum firo na garrafa e controlo a troca de ar/umidade ali dentro (será que controla mesmo?) pela tampa.

"Para conseguir mostrar o micélio "em busca de ar""

Meu bolo ficou com levemente algodoado só na parte de cima, esses algodões são sinais da falta de ar novo ou é o micelio se desenvolvendo mesmo?
Na sequencia te mando umas fotos.

Um abraço meu bruxo.
Sorte pros nossos cultivos!
 
Não fiz nenhum firo na garrafa e controlo a troca de ar/umidade ali dentro (será que controla mesmo?) pela tampa.

Opa, eu faço o furo. No caso, independentemente da questão do gás carbônico se acumular ou não no fundo do terrário, aqui é a forma da garrafa que forma o fluxo de ar, então é bom fazer os furos embaixo.

No tutorial citado no post acima não se fala dos furos. Infelizmente, estou com dificuldade para encontrar o outro tópico em que outro membro também posta um tutorial de como fazer os terrários em garrafas pet... Já procurei e nada ainda. Se alguém tiver o link...

Meu bolo ficou com levemente algodoado só na parte de cima

Então, parece que sua troca de ar pode não estar boa. Tem fotos?

tem uns 15 dias e nada de pins ainda

Quais são as demais condições do seu terrário? Como foi feito seu substrato?..

Abre um diário pra comunidade poder acompanhar melhor e assim poder apontar algum eventual erro no seu procedimento que seja notado :).

Por enquanto, mais uma semana eu daria de limite na espera, ou então faz dunk de 6 a 12 horas e espera uns dias novamente.
 
Já to no finalzinho desse cultivo, mas nos próximos vou abrir um diário com certeza; compartilhar um na verdade, porque tenho tudo anotado num caderninho hehehe. Bueno, fiz PFTEK tradicional, em 3 bolos e perdi dois... sobrou esse. Pelo que to vendo aqui é coisa de detalhe pra não rolar os primeiros pins, talvez seja apenas questão de dar tempo ao tempo. Vendo as fotos agora consigo ver alguns nós hifais, não sei, de repente alguns pontinhos pretos. O terrario é como os teus, pet com argila expandida, com a diferença que não fiz os furos. Realmente, no "post original", aquele com o link pra um forum grindo que ta aqui no CM não fala nada sobre os furos, por isso acabei não fazendo. A temperatura por aqui fez em média 30º nos ultimos dias. Agora coloquei o terrario dentro de uma caixa de isopor com um copinho de gelo e um sensor de temperatura... to mantendo nos 26º, mas não vou conseguir fazer isso todos os dias... enfim. Vamo nessa :musica:
 

Anexos

  • SAM_1270.JPG
    SAM_1270.JPG
    62.3 KB · Visualizações: 35
  • SAM_1263.JPG
    SAM_1263.JPG
    84.9 KB · Visualizações: 32
  • SAM_1269.JPG
    SAM_1269.JPG
    65.7 KB · Visualizações: 32
A temperatura por aqui fez em média 30º nos ultimos dias.
Olha, 30° não é tão ruim. Problema é quando passa disso. Eu tenho produzido tranquilamente com a temperatura atingindo 29~30° durante o dia. Seu bolo parece saudável e não mostrou nenhum sinal de ressecamento mesmo depois de tanto tempo, então deve ser falta de troca gasosa mesmo ou uma questão genética.
 
6º Cultivo - GT
Hoje aniversariei o último bolo que faltava. Este realmente esperou o tempo de uma semana (na verdade, um ou dois dias a mais) para ser aniversariado:
GT4 a preparado.jpg GT4 b com bolo dentro.jpg Terrário GT-4 montado e logo depois já com o bolo dentro. Coloquei desta vez 7 furos na parte debaixo e dois furos na parte mediana, nos testes pra encontrar uma configuração mais eficiente.

Em relação aos outros 3 terrários:
GT1.jpg GT-1 --> o micélio parou de avançar agressivamente em direção ao ar, mas nada de pinagem ainda.
GT2.jpg GT-2 --> aqui também parece que tá tudo de boa, melhorou a circulação de ar, pois parou de algodoar.
GT3 antes.jpg GT3 b close.jpg GT3 com topo.jpg GT-3 --> Como se vê pelas duas primeiras fotos, além de não ter dado uma boa circulação de ar (micélio levemente algodoado em cima nesses dois dias), o insulfilm também não foi capaz de se mostrar bom pra segurar a umidade :bigode:, ficando a única garrafa com as laterais sem qualquer condensação. Assim, coloquei a parte de cima de volta, conforme a terceira foto. Provavelmente até amanhã já devo ter conseguido pelo menos recuperar a umidade necessária para a pinagem.

Caixas de Terrários.jpg Por fim, a configuração atual dos terrários dentro das caixas de terrários.

Os dois primeiros terrários já contam com bolos aniversariados há 6 dias, que não apresentam qualquer sinal de pinagem. O prazo normal nos meus cultivos, principalmente quando a temperatura está fora do ideal, é de uma semana ou mais para pinarem. Só me preocupo mesmo depois de 2 semanas :coffee:, mas já tive pinagem depois deste prazo.



7º Cultivo - KC
Finalmente dois dos bolos finalizaram os 100% e vão agora pra uma semana de espera. Contudo, um deles está com problema de contaminação:
71 e 72 colonizados 2.jpg #1 e #2 --> os dois chegaram aos 100% hoje.
71 mancha de colonização.jpg #1 (contaminação) --> uma pequena contaminação incomoda o bolo #1. Se ela não sumir em até uma semana, ele será separado com a contaminação do 6º cultivo. Por enquanto, está dentro da incubadora.
73 e 74 a.jpg 73 e 74 b.jpg #3 e #4 --> falta pouco pros dois. Sem qualquer sinal de contaminantes e com micélios extremamente vigorosos :contente:.

No mais, mal consigo expressar a saudade que estou dos cogus... :love: Que venham as colheitas! :eba:
 
Última edição:
6º Cultivo - GT
Finalmente, depois de 10 dias de aniversariado, vi os primeiros pins deste cultivo surgindo :eba::
GT2 a.jpg GT2 b pinando close.jpg GT-2 --> O terrário que já pinou, à esquerda, e um close nos pins, à direita :fotos:.


Agora é esperar pelos cogumelos!!! :fome::blackalien:

Em relação aos outros três terrários:
GT1.jpg GT-1 --> segue sem chamar atenção para nada no momento. Aguardando a pinagem.
GT3.jpg GT-3 --> também segue sem qualquer desvio dos demais: condensação e felizmente o micélio parou de buscar ar, então creio que resolvi o problema de troca de gás afrouxando as tampas e colocando o ventilador perto dos terrários pelo menos durante o dia, que é mais quente.
GT4.jpg GT-4 --> este chama atenção em relação aos outros três terrários porque, quando ligado o ventilador, a troca de gases fica tão intensa que quase chega a sumir toda a condensação nas paredes da garrafa. Parei para reparar se o maior fluxo de ar poderia ser por conta do encaixe entre as partes superior e inferior, mas não há nada de especial. Então creio que seja por conta dos 7 furos embaixo e mais 2 no meio; bem como que o bolo, desde o começo, não umidificou consistentemente a garrafa, como é comum, segundo minha experiência, no primeiro
flush em terrários de garrafas pet, em que o bolo vem com bastante umidade do copo.

7º Cultivo - KC
Bem, vai bem:
71 contaminado a.jpg 71 contaminado b.jpg #1 (contaminação) - pois é, agora está inegável e, além disso, já consigo avaliar que o micélio, se se sobrepuser, não fará tão cedo. Então, achei por bem colocar fora da incubadora, ao lado do copo contaminado do 6º cultivo. Até nas fotos agora fica muito mais clara a diferença entre o micélio de cubensis e o clarinho do contaminante.
73 e 75 quase finalizando.jpg #3 e #5 - falta pouco para terminarem os 100% :).

E em relação ao bolo #2, está firme e forte a caminho da consolidação :).

 
Última edição:
Back
Top