Após reler o tópico sobre longevidade de carimbos, me dei conta que eu tinha duas seringas já na casa dos 6 meses ou mais de vida, e ao mesmo tempo queria começar meu sexto cultivo. Também revi meus primeiros cultivos e, agora que dei uma baixada no ritmo de doidera da vida, espero que estes diário e cultivos fiquem mais trabalhados do que os dois últimos.
A Tek pra todos os bolos é a de sempre: PF Tek (guia de cultivo ilustrado) com garrafas pet para o terrário (tópico sobre terrários de garrafas pet). Só pretendo fazer experimentações no inverno, para ter as condições mais favoráveis.
Golden Teacher - 4 bolos inoculados - 6º Cultivo
Foi feito o substrato tradicional no dia 16/01 e levado à PP que, após começar a apitar, ficou no fogo baixo por 1 hora. A inoculação se deu em 17/01, 24 horas depois, com luvas e máscara cirúrgica, sem camisa. Usei toda a seringa de 10 ml de GT, únicos esporos que até hoje obtive em loja on line, com 6 meses já de existência, pela data de envio:
Eis os copos, que foram levados para a geladeira-incubadora no mesmo dia.
Keepers Creepers - 5 bolos inoculados - 7º Cultivo
Fiz o substrato tradicional de sempre, mas desta vez farinhei um pouco mais o arroz integral:
Na foto só aparecem os grãos que ainda ficaram grandinhos, mas ficou bastante farelo.
Levei para 2 PPs os 5 copos em 19/01 e deixei uma hora em fogo baixo depois que começou a sair o vapor. No fim, eu sempre me aproximo agachado do fogão pra desligar o fogo, só por precaução... :roflmao:
Aqui, gostaria de detalhar como foi a confecção do substrato:
O procedimento de inoculação dos KC me chamou muito a atenção pelo seguintes fatos: estava sem camisa, me enrolei muito com as coisas e perdi muito tempo, suei dentro do banheiro a ponto de todas as paredes e do espelho embaçarem e eu ter dificuldade de grudar os pedaços de microporo já cortados na parede pra pegar depois da inoculação... Algumas inoculações fiz até mesmo sem a luva... O chão do banheiro não tava muito limpo... Enfim, se tiver um índice alto de contaminação (caso germinem), será esperado, senão... Bem, não recomendo a ninguém fazer isso no primeiro cultivo ...
E os 5 copos inoculados com KC cerca de 16 horas depois da PP, no dia 20/01.
Esta seringa em especial do KC foi dada pelo saudoso @Azul , e já deve contar com uns 8-9 meses de vida pelo menos... Então usei tudo que tava na seringa pra aumentar as chances de germinarem. Além disso, eu esqueci dos problemas em copos de requeijão: o substrato tem que encher um pouco mais o copo pra agulha poder passar o selo de vermiculita na inoculação, o que me indica visualmente que esta foi realizada.
Na Geladeira-Incubadora
Por acaso, apesar de estar no verão, tem feito relativo frio, então a incubadora agora consegue manter a temperatura de fato ideal pra colonizarem:
Em cima os GT, em baixo os KC.
E agora é torcer pra esses carimbos improváveis darem certo .
A Tek pra todos os bolos é a de sempre: PF Tek (guia de cultivo ilustrado) com garrafas pet para o terrário (tópico sobre terrários de garrafas pet). Só pretendo fazer experimentações no inverno, para ter as condições mais favoráveis.
Golden Teacher - 4 bolos inoculados - 6º Cultivo
Foi feito o substrato tradicional no dia 16/01 e levado à PP que, após começar a apitar, ficou no fogo baixo por 1 hora. A inoculação se deu em 17/01, 24 horas depois, com luvas e máscara cirúrgica, sem camisa. Usei toda a seringa de 10 ml de GT, únicos esporos que até hoje obtive em loja on line, com 6 meses já de existência, pela data de envio:
Eis os copos, que foram levados para a geladeira-incubadora no mesmo dia.
Keepers Creepers - 5 bolos inoculados - 7º Cultivo
Fiz o substrato tradicional de sempre, mas desta vez farinhei um pouco mais o arroz integral:
Na foto só aparecem os grãos que ainda ficaram grandinhos, mas ficou bastante farelo.
Levei para 2 PPs os 5 copos em 19/01 e deixei uma hora em fogo baixo depois que começou a sair o vapor. No fim, eu sempre me aproximo agachado do fogão pra desligar o fogo, só por precaução... :roflmao:
Aqui, gostaria de detalhar como foi a confecção do substrato:
- Sem camisa, sem toca, sem máscara, sem luvas, lavei as mãos com detergente;
- Moído bem moído o arroz integral em moedor de café até mais da metade virar FAI;
- Fui checar meu filho no quarto dele e falei que ia desligar a TV depois de mais um desenho;
- Fiz o subtrato no potão;
- Peguei os copos e botei o substrato dentro;
- Meu filho me chamou, fui verificar, deixei mais um desenho e voltei;
- Aí peguei os guardanapos e limpei as beiradas dos copos, mas tinha esquecido de botar o selo de vermiculita;
- Botei o selo bem fino em todos os copos, conseguindo não sujar de novo as beiradas;
- Fui lá no meu quarto buscar minha tesourinha;
- Peguei o papel alumínio e fui cortando e botando na boca dos copos;
- Botei meu filho pra dormir;
- Enchi as panelas de pressão na medida que estou acostumado;
- Na medida em que colocava os copos eventualmente tirei um cado de água de cada uma das 2 PP pra não ficar muito acima do nível recomendado;
- Botei pra esquentar.
O procedimento de inoculação dos KC me chamou muito a atenção pelo seguintes fatos: estava sem camisa, me enrolei muito com as coisas e perdi muito tempo, suei dentro do banheiro a ponto de todas as paredes e do espelho embaçarem e eu ter dificuldade de grudar os pedaços de microporo já cortados na parede pra pegar depois da inoculação... Algumas inoculações fiz até mesmo sem a luva... O chão do banheiro não tava muito limpo... Enfim, se tiver um índice alto de contaminação (caso germinem), será esperado, senão... Bem, não recomendo a ninguém fazer isso no primeiro cultivo ...
E os 5 copos inoculados com KC cerca de 16 horas depois da PP, no dia 20/01.
Esta seringa em especial do KC foi dada pelo saudoso @Azul , e já deve contar com uns 8-9 meses de vida pelo menos... Então usei tudo que tava na seringa pra aumentar as chances de germinarem. Além disso, eu esqueci dos problemas em copos de requeijão: o substrato tem que encher um pouco mais o copo pra agulha poder passar o selo de vermiculita na inoculação, o que me indica visualmente que esta foi realizada.
Na Geladeira-Incubadora
Por acaso, apesar de estar no verão, tem feito relativo frio, então a incubadora agora consegue manter a temperatura de fato ideal pra colonizarem:
Em cima os GT, em baixo os KC.
E agora é torcer pra esses carimbos improváveis darem certo .
Última edição: