Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Dancig Tiger -Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Dancing Tiger -Primeiro Cultivo

Olá grande amigos do CM,agradeço o apoio de todos.Estou iniciando esse cultivo a fim de obter alguns carimbos,e experiências enteógenas.
Essa espécie foi enviada por um amigo que conheci no orkut,e fez essa grande gentileza.
Fiz 4 copos por enquanto ,ja inoculados lacrados em zip-locks individuais e guardados numa caixa de papelão.
Os copos foram "lacrados" com um filtro de café,e 2 de papel alumínio.
Substrato utilizado foi Trigo p/ quibe,vermiculita e água, adicionados de uma colher de café ,e giz (para o Ph).
Vou fazer o terrário bem simples,uma caixa plástica com argila expandida no fundo,somente.Vi muitos videos que não era utilizado humidificador,nem bombas..enfim ,estou bem humildemente iniciando essa "aventura".

Vamos ver o que acontecerá,acredito que tomei todas condições possíveis em relação a assepcia... seria muito emocionante ver um micélio nascendo.

estou no primeiro cultivo, não posso dar dicas pois não sei nem o que vai rolar no meu...

Boa sorte

abraço

Hoje dia 12/11 fiz mais 3 copos já inoculados estão dentro dum saco de lixo preto ,agora é aguardar...
Estou preparando dois copos grandes de milho,para fazer parte desse mesmo cultivo ,vou seguir a técnica do Mauricio sobre como preparar o milho.
Estou com 2 seringas de 20 ml,uma usei um pouco já ,mas tem muito liquido para fazer inoculações ,por isso pretendo fazer mais copos.
Tenho aqui bastante material para casing,por isso a opção pelo milho tambem.

Estou com dificuldade de postar as fotos... seria algum problema com o forum?

Gostaria de citar grandes amigos do CM, Viniciusc ,Mortandello ,Marca,Muilok,Tiwanaku ,enfim ,vários outros que me deram força !Grande Sorte no caminho de vocês,muita paz e luz !

Olá Math !

Estou aqui pra ver seu cultivo, espero que dê tudo certo...

Esterilizou na panela de pressão? O trigo para quibe absorveu muita água?

Já que você não quer 'gastar', sugiro que você os frutifique em baldes, é a forma mais barata para mim (porque não precisa nem de argila expandida, água ou bomba de ar: está tudo na camada que você aplica depois do substrato estar 100% colonizado e a ventilação pode ser feita manualmente).

Desejo muita sorte a você, até logo!

Khrin ,brigado ...e pra você tambem boa sorte!

Fala Viniciusc,boa sorte para todos nós !
Esterelizei na panela de pressão .Os potes estavam lacrados com papel filtro ,e o aluminio com um pequeno furo ,para não explodir.Depois de a panela esfriar ,levei pro local de inoculação,e imediatamente após abrir tapei o buraco com fita.

Realmente viniciusc,eu tenho um balde bacana aqui e pretendo fazer isso mesmo!

Fala galera,atualizando aqui:
Alguns copos não tiveram uma vedação adequada e foram contaminados(possivelmente por bactérias decompositoras).
No momento to com 9 copos,5 de wisky e 4 grandes(600 ml),variando o substrato entre PF-tek(cremogema) e grãos de milho. Os copos aparentam estar bem ,ja vejo focos de micélio nos potes de milho(inoculados dias mais cedo) ,agora é só aguardar.
abrass

Beleza math !!
continue no capricho da assepsia na fase de incubação também :pos:

Fala mano a que temperatura esta incubando estes copos? Pode ter certeza que se vc seguiu o guia de esterelização do Mauricio pode ficar tranquilo, é normal as vezes algum ou outro contaminar, mas se perceber uma taxa grande de copos perdidos vale a pena rever os porcedimentos, no demais boa sorte, e uma ótima colheita valeu!

tupy ,Hemerson valeu pela força!

Os copos estão na incubadora escura mantendo uma faixa de 29 graus .Tenho um termomêtro aqui e verifico sem abrir a incubadora porque ela é transaparente,os copos estão dentro dum saco de lixo preto,assim não pegam luz .

Vixe galera,,parece que não deu nada certo até agora, mortandello viu umas fotos do cultivo ,e parece que o milho não era de boa qualidade... O trigo pra quibe não colonizou nada ,acho que fiz errado tudo mesmo...
Boa sorte na próxima vez... Vou seguir meu caminho solitário aqui e tentarei novamente..

olá mathgordo

não deu certo de primeira, nenhum problema. 'catar' o milho, como nossas avós fazem, é muito interessante pra eliminar os que já contém ovos de insetos etc

mas eu iria de pf tek normal, muito mais garantia

e tu não estás sozinho, muita gente acompanhou e ajudou durante o processo

até logo e boa sorte no próximo :pos:

é bixo não desanima,
meu primeiro cultivo também não deu certo, mas depois q pega o jeito
vai embora :D :pos:

abraço.

Fala galera,estou com alguns copos feitos com trigo,e APARECEU micélio!Segui as dicas do mortandello ,sobre manter a temperatura constante ,utilizo um aquecedor pra isso_Os copos tão na incubadora a 27 graus.vlw !
DSC00228.JPG

Dia 15/12 O copo mais desenvolvido, outros 2 apresentam micelio tambm..
copo.jpgcopo2.jpg

Parece contaminado, mas a foto está ruim, não consegui ver direito.

Escolheu uma ótima strain pra começar, Dancing Tiger é uma strain fantástica, amei cultivar os tigres, me deram as melhores Trips de minha vida :pos:

Micélio sempre é branco clarinho,
pode ficar meio amarelado se ele
der uma mijadinha, e azulado se
está meio seco, mas fora isso tem
que ser branquinho. Pontos de outras
cores ou coisas bizarras fluorescentes
geralmente são contaminantes...

Na foto parece estar mais escuro do que
deveria... o que pode fazer se for contaminação
leve, é enterra-lo e ir regando a terra.
Se der sorte nasce uns bonitos! :)

Abraço! Paz e luz!

Fala Vincent

Está bem branquinho ,e tem essa "mijada" do micélio ,falei com um amigo,ele disse haver bactérias ,disse tambem pra deixar colonizar o resto e ver o que vira.Farei isso.
Farei outros copos aqui ,ta na panela tudo!

Fala galera, atualizando aqui.Fiz a transferencia do micélio!Ele tava com um cheiro bom ,e bem colonizado ,bastante algodoado em todas partes do copo,mandei pro balde ,coloquei a camada em baixo com um pouco de humus e vermiculita ,quebrei o bolo em cima ,e cobri com vermiculita+fibra de coco esterelizadas.Agora é só torcer.
E os outros copos que fiz,apareceu micelio em 1 com 3 dias,duma seringa nova que fiz (strain b+) ,e tem outro copo avançando rapido .Muito bacana o cultivo ,e emocionante ... e assim vou levando minha vida rumo a morte,em grande estilo ...e aprendendo coisas no caminho...

vlw,abraço!

Back