Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[Dúvida] Umidificador no Terrario.

HiagoRocha

Cogumelo maduro
Membro Ativo
23/08/2010
136
46
32
Olá Pessoal da CM...


Sou novo para vocês aqui do forum, mas estou a quase 2 anos acompanhando esses trabalhos e absorvendo todo o tipo de informação disponivel aqui e só agora estou pronto para começar meu cultivo com toda força utilizando tudo que aprendi ate agora...

Comecei comprando todo o material que eu irei utilizar, só o que falta ate agora( ja esta vindo por correio ), os esporos que pedi ao ProFungos e TermoHigrometro que adquiri no mercado livre...

Ja tirei quase todas as minhas dúvidas para comecer, e estou com uma ultima que falta para colocar a mão na massa...



Eu comprei um umidificador, que além de deixar o terrario umido, vai trocar o ar com oxigenio, e como o ar é frio também tenho um aquecedor de aquario com termostato pra controlar a temperatura...

Penso que o ar que esteja entrando pelo umidificador possa ir contaminado para dentro do terrario...

1º Pensei em colocar um filtro, mas logo ele estaria todo encharcado e logo poderia ser pior o filtro juntar tanta umidade atraindo mais contaminações

2º Pensei em colocar na agua do umidificador um pouco de agua sanitaria, MAS gostaria de saber se esse pouco de agua pode prejudicar os fungos a evoluirem e enfim acabar com a frutificação....

Se isso realmente prejudicar, vocês tem alguma dica para me dar em como deixar o umidificador sem risco de contaminação....


Muito obrigado, estou esperando respostas!!!
 
1a pergunta: Sim o filtro vai contaminar.
2a pergunta: sim o cloro vai estragar teu cultivo.
3a OPCAO: faz algum recipiente que possa encaixar na tomada de agua do Umidificador, de modo que a agua fique isolada do ambiente.
(uma PET + cola quente pode te ajudar muito)
 
O ruim é que meu umidificador abre ao meio para poder se colocar a agua, e pra fazer ele funcionar é preciso fecha-lo, então seria complicado, se não impossível colocar um recipiente a parte nele.... Bom algum liquido eu acho que não existe mesmo, porque o que mata bactérias, com certeza mata fungos...

Sera que existe ainda alguma outra forma???


Obrigado pela resposta!!^^
 
O ruim é que meu umidificador abre ao meio para poder se colocar a agua, e pra fazer ele funcionar é preciso fecha-lo, então seria complicado, se não impossível colocar um recipiente a parte nele.... Bom algum liquido eu acho que não existe mesmo, porque o que mata bactérias, com certeza mata fungos...

Sera que existe ainda alguma outra forma???


Obrigado pela resposta!!^^
se ele eh vedado, limpe-o com cloro a cada nova troca de agua e pronto.
 
Realmente isso deve ajudar...

Minha preocupação seria o ar que ele aspira para mandar o vapor frio para dentro do terrario... Sera que se eu colocar o umidificador dentro de um outro pote vedado com apenas uma entrada de ar com filtro resolve o problema?
 
Acho melhor investir em algum esquema de filtro, hiago.

Ou desativar a troca de ar do umidificador, se possível, e fazer a troca de ar simplesmente por aberturas tampadas com filtro.
 
É que é assim... O umidificador automaticamente manda o ar para dentro do terrario para ele "empurrar" a umidade... Sem o ar a umidade simplismente nao entra...

O terrario ja vai ter uma abertura na parte inferior com filtro claro, para poder estar mandando o CO² para fora...

Pensei ate em colocar o umidificador dentro do terrario, só que são muitos contras...
1 - Apesar de ele ser compacto ele iria diminuir significativamente o espaço do terrario( Caixa plastica organizadora de 20L )
2 - Não teria a troca de ar, ja que ele iria usar o ar de dentro
3 - Iria precisar abrir o terrario tanto para a troca de ar, como para desligar o aparelho para manter a umidade estavel...

Estou pensando em varias formas de como resolver esse problema, a ajuda de vocês é indispensavel!
 
É que é assim... O umidificador automaticamente manda o ar para dentro do terrario para ele "empurrar" a umidade... Sem o ar a umidade simplismente nao entra...

O terrario ja vai ter uma abertura na parte inferior com filtro claro, para poder estar mandando o CO² para fora...

Pensei ate em colocar o umidificador dentro do terrario, só que são muitos contras...
1 - Apesar de ele ser compacto ele iria diminuir significativamente o espaço do terrario( Caixa plastica organizadora de 20L )
2 - Não teria a troca de ar, ja que ele iria usar o ar de dentro
3 - Iria precisar abrir o terrario tanto para a troca de ar, como para desligar o aparelho para manter a umidade estavel...

Estou pensando em varias formas de como resolver esse problema, a ajuda de vocês é indispensavel!

Meu conselho é:

Deixa esse umidificador de lado, e usa perlita úmida + furos no terrário tampado com filtro pra troca gasosa como disseram ai, se você precisar de mais ventilação de ar vc pode abanar o terrário com algo 1 ou 2 vezes por dia . Funciona 100% eficaz e é um método bem simples, e assim você não tem que ocupar tanto espaço do seu terrário com o umidificador.

Sorte ai :pos:
 
Hiago, existe um post antigo que pode lhe abrir mais as idéias sobre o uso do umidificador

https://teonanacatl.org/threads/umidificador-ultrasonico-quem-tem.3887/

Esqueçe a história de abrir o terrário para abanar, vc só vai estar abrindo portas para contaminações, ok.
Encha o reservatório do seu umidificador com água e 4-5 gotas de cloro por litro, deixe esta solução agir por uns 10 minutos, depois escoe, deixe escorrer e novamente encha o reservatório com água mineral ou água doce fervida. Se optar pela água fervida, após a fervura coloque um papel toalha no bico da chaleira até esfriar. Pode utilizar sem medo.

A névoa não deve ser a mais densa, e o umidificador fica poucos minutos ligados a cada ciclo, digo, 5-6 vezes por dia. Quando surgirem os cogumelos, pode-se diminuir ainda mais a umidade.

Qualquer dúvida, pode postar que à medida do possível eu lhe auxilio quando ao uso do umidificador.

P.s. neste tópico, no post #11, há imagens de como utilizo o umidificador, a névoa fina é injetada no terrário utilizando um sifão de pia, desses sanfonados, vc encontra em loja de material de contrução/hidráulico.
https://teonanacatl.org/threads/terrário-muilok-controle-digital-de-temperatura.1138/
 
É ai é hitech mesmo em muilok :eek:, um dia chego lá, abanar abre portas pra contaminação mesmo, mas na falta de espaço e grana optei pelo simples metodo...

hiago26 estando ao alcance de poder aplicar isso, melhor seguir os conselhos do muilok mesmo :):)
 
é o que muitoloko falou, limpar bem o recipiente do umidificador e usar água "esterilizada".

E solução de água mais água oxigenada???? elimina esporos de fungos contaminantes, não sei se causa algum problema ao umidificador!
 
E solução de água mais água oxigenada???? elimina esporos de fungos contaminantes, não sei se causa algum problema ao umidificador!

nao entendo a utilidade disso no cultivo.
bolos sadios nao precisam de nenhuma protecao "extra" alem do micro-clima fornecido no terrario.
Esses agentes devem ser utilizados na profilaxia, nao na prevencao de contaminantes.
limpa-se o terrario ANTES de colocar os bolos, depois deixa a natureza fazer a parte dela, e SE contaminar usa-se os agentes pra matar a contaminacao.
 
nao entendo a utilidade disso no cultivo.
bolos sadios nao precisam de nenhuma protecao "extra" alem do micro-clima fornecido no terrario.
Esses agentes devem ser utilizados na profilaxia, nao na prevencao de contaminantes.
limpa-se o terrario ANTES de colocar os bolos, depois deixa a natureza fazer a parte dela, e SE contaminar usa-se os agentes pra matar a contaminacao.

Eu também pensei nisso...

Vou realmente apelar, na parte de esterilização em todos os processos, enquanto estiver colonizando ele vai estar "100%" seguro = um bolo sadio e resistente...
Talvez apenas usando o metodo que o Muilok passou sobre a esterilização do umidificador seja o suficiente...

O medo é esse TALVEZ...

Como estava no serviço não tive tempo de estudar as dicas do MuiLok....

Vou dar uma lida nos links que ele mandou...
 
Eu também pensei nisso...

Vou realmente apelar, na parte de esterilização em todos os processos, enquanto estiver colonizando ele vai estar "100%" seguro = um bolo sadio e resistente...
Talvez apenas usando o metodo que o Muilok passou sobre a esterilização do umidificador seja o suficiente...

O medo é esse TALVEZ...

Como estava no serviço não tive tempo de estudar as dicas do MuiLok....

Vou dar uma lida nos links que ele mandou...
Montar um terrario eficiente e simples ja eh meio caminho andado.
saber que a cada 15 dias deve-se OBRIGATORIAMENTE desmontar tudo, limpar todo o terrario e re-montar o mesmo ja ajuda na hora da confeccao do terrario.
evite gambiarras, canos soltos, DUREX e DUREPOXI.
 
Galera, consegui resolver...

Me baseando em todas as opiniões que me deram + os projetos que o MuiLok mandou fiz o seguinte:

O umificador ira ficar em um isopor isolado ( todo ant-bac ), nele terá entradas de ar com filtro e a água utilizada será mineral ou fervida

A ligação vai ser feita por um pedaço de mangueira vedada qualquer passagem para contaminações...

Basicamente um segundo terrario...

Isso será suficiente para que o cultivo siga normalmente, se eu fizer tudo perfeitamente

-------

Se não tiver faltando nada que eu possa ter esquecido, eu agradeço muito a TODOS que tiveram aqui me ajudando, me auxiliando mesmo quanto eu tive novas dúvidas, ou não entendi alguns passos que me passaram...

Desejo a todos que estejam cada vez mais próximos dos cogumelos, que realmente os sintam, não como vejo por ai sendo vendido apenas como droga para diversão e alucinação


Good Trip

Great Reflection On Life
 
cara tem tudo pra dar certo.
nao esquece da regra numero um de assepssia - facilidade na montagem garante que voce vai desmontar tudo e limpar a cada 15 dias.
 
Concerteza, ja esta no meu livro de cultivo !!!

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda essencial ^^
 
Back
Top